Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tudo sobre BIKEFIT
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tudo sobre BIKEFIT

 Responder Página  <12345 50>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 4 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 03:37
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          Alguem pode dar uma luz aqui??
          Seguinte, na minha planilha deu o flat handlebars (distancia da ponta do banco à parte reta do guidão, onde ele fica preso na mesa, certo??) 55.4 road e 57.1 mtb.
          É 1.7cm  a mais no mtb, no meu guidão drop o rebaixo dos STIs (q é onde deve ser o caimento natural das mãos certo??)  fica 12cm a frente de onde a mesa prende o guidão... quer dizer, na road a pegada vai ser praticamente 10cm mais à frente q na mtb, é isso??
          Espero não ter ficado confuso o texto, valeu!
 
 
          E aí gente, ninguem p dar uma força?
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 12:02
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          Alguem pode dar uma luz aqui??
          Seguinte, na minha planilha deu o flat handlebars (distancia da ponta do banco à parte reta do guidão, onde ele fica preso na mesa, certo??) 55.4 road e 57.1 mtb.
          É 1.7cm  a mais no mtb, no meu guidão drop o rebaixo dos STIs (q é onde deve ser o caimento natural das mãos certo??)  fica 12cm a frente de onde a mesa prende o guidão... quer dizer, na road a pegada vai ser praticamente 10cm mais à frente q na mtb, é isso??
          Espero não ter ficado confuso o texto, valeu!

A pegada do Drop não é "mais a frente" que o Handlebar, como você tem que abaixar para ir no Drop o seu tronco naturalmente se projeta para frente.

Procure no inicio do Fit achar uma posição correta e confortável para a mão sobre o STI (posição de passeio com acesso ao freio). Existem vários modelos de Drop, tem gente que prefere bem fechado e curtinho, outros maiores e mais compridos, etc.


Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 16:33
  
          Valeu Vlsantos!
          Tava cometendo um erro grosso! No fim das contas então a pegada confortável em cima dos STIs vai dar a mesma distancia praticamente da pegada na MTB (flat handlebars). Tava pensando q na road a gente ficava mais esticado... Embarrassed
           Abraço
Voltar ao Topo
MAMOLA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2009
caruaru
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MAMOLA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2010 as 18:07
TTTTTTTTT
Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2010 as 14:24
Doubt!
No quesito flexibilidade. Meus dedos encostam a ponta no chão, assim como também consigo enconstar a dobra dos dedos, mas confortável mesmo eu só fico com os dedos da mão encostando no topo do dedo do pé. O que devo avaliar em questão? Afinal a flexibilidade permite chegar a um certo ponto, mas isso não é confortável.
Editando para colocar outra dúvida:
Quanto a foto do primeiro post do Landim, e a foto da planilha. O que devo levar enconta na hora de medir?
A parte interna do braço como sugere a foto na planilha, ou a extensão total do braço como na foto do 1º post?


Editado por André Santos - 21 Jul 2010 as 14:27
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2010 as 14:52
Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:

Doubt!
No quesito flexibilidade. Meus dedos encostam a ponta no chão, assim como também consigo enconstar a dobra dos dedos, mas confortável mesmo eu só fico com os dedos da mão encostando no topo do dedo do pé. O que devo avaliar em questão? Afinal a flexibilidade permite chegar a um certo ponto, mas isso não é confortável.
Editando para colocar outra dúvida:
Quanto a foto do primeiro post do Landim, e a foto da planilha. O que devo levar enconta na hora de medir?
A parte interna do braço como sugere a foto na planilha, ou a extensão total do braço como na foto do 1º post?


É a flexibilidade atingida sem esforço demasiado e que possa ser mantida por um tempo razoável (1 minuto, mais ou menos). Isso pois se você usar seu limite como parâmetro irá ter uma configuração baseada no limite, e será bem desconfortável para longos períodos.

A distância a ser medida é do ponto de apoio (mesa) até o dedo médio.


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Danuco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danuco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2010 as 11:36
Fala Galera! Preciso de ajuda!
Estou querendo entrar no mundo do ciclismo.
Tenho 1,81m. Cavalo: 85cm, antebraço 46cm. Segundo a planilha deu:
vertical:55,5
horizontal:52,5
 
Pretendo comprar uma caloi sprint. Existem dois modelos, M e G, mas nao tenho ideia das medidas que elas tem. Fui numa loja aqui na Barra-RJ, e medi uma sprint que tinha la (o vendedor nao sabia me dizer se era M ou G). mas tinha 58cm de top, e 55 vertical. Acho que era esta a G, né? alguem sabe a medida da M? Na loja tinha uma strada tambem, em que as medidas era 52 e 52. Devia ser a P, certo?
Poderiam me indicar o melhor tamanho tanto para Sprint como para a Strada?
Obrigado!!
Voltar ao Topo
retokunaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Set 2009
Maringa
Offline
Mensagens:487
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar retokunaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2010 as 17:40
Bom dia pessoal; aproveitando o tópico, estou com uma dívida bastante comum acredito/ meu bikefit virtual ficou entre 52-54 ( tamanho do sit tube)l a dúvida ficou em relação ao tamanho do top tube. hoje "testei" duas bikes da mesma marca 52 e 54 apesar do tamanho da mesa não ter ajudado, o tamanho 54 ficou mais "encaixado"porém me aconselharam pegar o menor e otimizar com uma mesa maior ou seat back , já que era mais próximo do bike fit. segu eanexo bike fit.
The Competitive Fit (cm)
-------------------------------------------
Seat tube range c-c:   52.4 - 52.9
Seat tube range c-t:   54.1 - 54.6
Top tube length:       53.2 - 53.6
Stem Length:           11.2 - 11.8
BB-Saddle Position:    69.3 - 71.3
Saddle-Handlebar:      52.1 - 52.7
Saddle Setback:        5.4 - 5.8

The Eddy Fit (cm)
-------------------------------------------
Seat tube range c-c:   53.6 - 54.1
Seat tube range c-t:   55.3 - 55.8
Top tube length:       53.2 - 53.6
Stem Length:           10.1 - 10.7
BB-Saddle Position:    68.5 - 70.5
Saddle-Handlebar:      52.9 - 53.5
Saddle Setback:        6.6 - 7.0

The French Fit (cm)
-------------------------------------------
Seat tube range c-c:   55.3 - 55.8
Seat tube range c-t:   57.0 - 57.5
Top tube length:       54.4 - 54.8
Stem Length:           10.3 - 10.9
BB-Saddle Position:    66.8 - 68.8
Voltar ao Topo
Neilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2010
campos /rj
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2010 as 01:18
Eu estava querendo comprar 1 quadro 54 pela antigo calculo, mas com esse upgrade da flexibilidade foi para 56.5ConfusedConfused.
O importante e que minha bike atual ta certinha, realmente muito bom o bikefit.
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 02:43

Peço uma ajuda dos amigos, meu flat handlebar na MTB deu 54,5. Essa medida dá bem no meio da minha mesa, se eu medir da ponta do selim até o guidão dá 59. Uso mesa 120mm, e no mesmo bikefit ele me recomenda mesa de exatos 120mm, o que tá errado?

 
No saddle handlebar drop tb diz que meu banco deveria estar mais alto uns 7cm do que  a mesa, e medindo aqui o banco fica paralelo a mesa, minha mesa tem angulação de 6º, deveria eu pegar uma zero grau? o resto bateu quase tudo.
treinando...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 02:45
Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

Peço uma ajuda dos amigos, meu flat handlebar na MTB deu 54,5. Essa medida dá bem no meio da minha mesa, se eu medir da ponta do selim até o guidão dá 59. Uso mesa 120mm, e no mesmo bikefit ele me recomenda mesa de exatos 120mm, o que tá errado?

 
No saddle handlebar drop tb diz que meu banco deveria estar mais alto uns 7cm do que  a mesa, e medindo aqui o banco fica paralelo a mesa, minha mesa tem angulação de 6º, deveria eu pegar uma zero grau? o resto bateu quase tudo.


O recuo do selim em relação ao movimento central está correto? O teu canote é com ou sem seatback, as mesas são diferentes.

Quanto à mesa, inverte ela.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
edu_ars Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2009
Assis
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_ars Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 02:51
vodoo, apenso eu que achei o erro do flatbar, meu quadro mtb (TREK 8500) tem 19" de seat tube (ideal seria 18,5) e quase 60cm de top tube, eu não tinha atualizado o top tube no stem lenghts, quando atualizei, ele passou a mesa pra 9cm.
 
Quanto a mesa fica o porem, como esta mais comprida do que deveria, deixo assim mesmo, ou mesmo estando maior do que o devido inverto ela?
treinando...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2010 as 02:55
Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

vodoo, apenso eu que achei o erro do flatbar, meu quadro mtb (TREK 8500) tem 19" de seat tube (ideal seria 18,5) e quase 60cm de top tube, eu não tinha atualizado o top tube no stem lenghts, quando atualizei, ele passou a mesa pra 9cm.
 
Quanto a mesa fica o porem, como esta mais comprida do que deveria, deixo assim mesmo, ou mesmo estando maior do que o devido inverto ela?


Pois é, agora o ideal é não inverter. Se o fizer, o comprimento total vai ficar maior ainda, induzindo uma posição inadequada.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
beghini Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Nov 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar beghini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 03:05
Muito interessante e de muita valia.
 
obrigado
Voltar ao Topo
mfnunes Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Set 2010
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mfnunes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 05:34
cara, valeu pela tabela, acabei de baixar, mas com certeza ja vai ajudar absurdamente pra regular tudo aqui... sensacional.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 05:51
Planilha atualizada:

Levando em conta agora o comprimento do selim para o setback e cosméticos. 
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2010 as 23:43
O autor dessa planilha tem um conceito, na minha opinião,antiquado em relação ao tamanho de mesa, o que refletiu nas fórmulas:

"Nevertheless, a 13 cm stem means a wrong fitted bike. The perfect fit is considered with a 10 cm stem. And that´s all. Your saddle handlebar drop is huge, because your frameset size is wrong, and in fact it can´t be right with standard framesets".

O cálculo do Saddle-handlebar drop também está muito conservador.

Essa planilha é um bom palpite inicial para cicloturismo LOL
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 19:32
Vlsantos, talvez vc queira ir argumentar lá com autor já que você tem mais embasamento que a maioria de nós:

Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 20:44
Tenho nada Ladim, pelo contrário, só apreendo aqui.

A frase acima é do próprio autor da planilha, eu já tinha acompanhado esse tópico lá na WW. 

Particularmente discordo do autor, que considera o tamanho de mesa ideal de 10 cm para qualquer tamanho de quadro. E isso acabou refletindo nas fórmulas. 

Fiz o teste com algumas pessoas que andam comigo e a planilha chegou a sugerir mesa entre 8 e 9 cm para quadro 56. Esse tipo de mesa acaba tirando as "virtudes" do quadro.


Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 21:43
E quais seriam essas "virtudes"?
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 22:07
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Fiz o teste com algumas pessoas que andam comigo e a planilha chegou a sugerir mesa entre 8 e 9 cm para quadro 56. Esse tipo de mesa acaba tirando as "virtudes" do quadro.




Também acho estranho um quadro 56 com uma mesa de 8. Muito melhor um 54 com uma mesa de 10cm. O quadro mais curto é mais rígido, mais reativo, mais leve e o comprimento total ficaria igual ao 56. Quem já experimentou um quadro maior que o normal sabe que é desengonçado.

Quadro 56 com mesa de 8 seria adequado para uma pessoa que tem um cavalo maior que o normal para a sua altura.
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 22:33
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

E quais seriam essas "virtudes"?

Landim, quando você usa um quadro 56 com uma mesa de 120mm / 130mm o seu corpo fica projetado mais para frente em relação ao quadro do que com uma mesa de 80mm. O projetista moderno de um quadro de tamanho grande >= 54, já espera isso. Seria, a grosso modo,  equivalente a sair com uma lancha de 7 lugares com todas as pessoas sentadas na popa, sem distribuir o peso, a lancha não anda bem, não reage, não manobra.

Mesa longa é igual a pedal clip, quem já conseguiu um Fit em um quadro bom e moderno com a mesa longa , nunca mais volta para uma bike com mesa curta.

A propósito, alguém ve hoje em dia em provas de nível médio para cima, algum ciclista bem colocado usando Fit para mesa curta (< 100mm) ? Não vale anão LOL. O comum é de 120mm para cima. Por isso eu tenho muitas ressalvas em relação a essa planilha de Fit.













Editado por vlsantos - 05 Nov 2010 as 22:40
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2010 as 23:57
Gostaria de algum fonte com relação a essa sua afirmacão do "projetista moderno".

Esse seu terceiro parágrafo eu ja esperava, resumindo, é melhor parecer um profissional do que andar num quadro bem fitado e com conforto. Isso ja foi bastante discutido até e sempre cai nos mesmo argumentos. 



Editado por Landim - 05 Nov 2010 as 23:58
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 01:57
Eu normalmente vejo bikes saindo da fábrica com tamanhos diferentes de mesa.
Em geral quadro 54 sai com 90-100mm, 56cm com 100-110mm e 58 com 110-120mm, dependendo do fabricante.
Tamanho 100mm como padrão eu nunca vi nem li nada a respeito. Acho que não tem muito sentido, porque quanto maior o cara, normalmente, maior vai ser o alcance dele então para um mesmo projeto, com tamanhos diferentes de quadro deve-se utilizar mesas com comprimentos diferentes.
Veja bem, se vc colocar uma mesa de 120mm em um quadro 58 vai ficar tão proporcional quanto uma mesa de 80mm em um quadro 52 e seguindo a sua lógica, uma mesa de 100mm em um quadro 50 vai ser tanta aberração quanto te parece uma mesa de 130mm em um 56.


Editado por FAB1000 - 06 Nov 2010 as 02:00
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 09:05
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Gostaria de algum fonte com relação a essa sua afirmacão do "projetista moderno".

Esse seu terceiro parágrafo eu ja esperava, resumindo, é melhor parecer um profissional do que andar num quadro bem fitado e com conforto. Isso ja foi bastante discutido até e sempre cai nos mesmo argumentos. 


Landim , porque as bikes de DownHill utilizam mesa de 50mm ? Porque os projetos e a mecânica da prova se adaptam melhor nesse setup. Já imaginou você querer disputar uma prova de Downhill com uma mesa de 120mm ? Não funciona, assim como na minha opinião, um quadro road de 58 com mesa de 80mm também não funciona.

Quando o Mr. Beatnik (autor da planilha) afirma "The perfect fit is considered with a 10 cm stem". Ele está ignorando a importância do tamanho da mesa na mecânica do ciclismo.






Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sassota Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 09:44
ajustei minha bike conforme a planilha e não tenho do que reclamar. É conservador o fit? Sei lá... só sei que acabaram as minhas dores nas costas e no joelho. Acho que se foi feito tanto calculo pra chegar a conclusão que a planilha é "conservadora", desenvolve uma planilha pra gente se ajustar de um jeito mais "moderno".
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:18
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Landim , porque as bikes de DownHill utilizam mesa de 50mm ? Porque os projetos e a mecânica da prova se adaptam melhor nesse setup. Já imaginou você querer disputar uma prova de Downhill com uma mesa de 120mm ? Não funciona, assim como na minha opinião, um quadro road de 58 com mesa de 80mm também não funciona.

Quando o Mr. Beatnik (autor da planilha) afirma "The perfect fit is considered with a 10 cm stem". Ele está ignorando a importância do tamanho da mesa na mecânica do ciclismo.


Pera ai, ce ta comparando a downhill com ciclismo estrada? Não da pra comparar nem o MTB quem dirá o Downhill. Que tanta habilidade ou handling é esse que faz tanta diferença no speed? Eu não conheço.

Essa tabela é um ponto de partida, funcionou para mim(e segundo ele próprio pra milhares de pessoas), quadro 55,5 com mesa 10cm, uso 56 com mesa, 11cm, mas com certeza vou trocar pra mesa 10cm e nem de longe minha bike tem um look cicloturista, mas se esse look cicloturista se traduzir em potência e conforto, eu mudo na hora, e eu já usei um quadro com geometria idêntica com tamanho 54 e mesa 12~13 e simplesmente não prestou, totalmente desconforto. 

Agora tem gente com todo tipo de proporções, ou desproporções, rsrsrs, e realmente essa planilha não vai servir. Mas as pessoas que eu apliquei em nenhum caso surgiu colocar mesa de 8cm em quadro( não ser para adaptar um tamanho de quadro errado que a pessoa já possue).
Voltar ao Topo
Neruda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Natal-RN
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neruda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:27
Galera uma duvida de iniciante meu cavalo é de 87,5cm e meu ante-braço é de 50cm,na tabela ele me indica 56,5. O quadro certo seria o 56 ou 58?
Isso é para não compra errado.
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:31
Neruda.. nesta medida, será mais fácil vc achar o quadro 56.. normamente os quadros 58 tem o top de 57,5~58.. ai fica meio grande.
 
Se vc pegar a geo da Spz, Scott, Caad.. vai ver que a maioria dos 56 tem 56,5 de toptube.. ou seja.. perfeito pra vc..rs
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
Neruda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Natal-RN
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neruda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:39
Obrigado Chará pela ajuda.Vou procura a geo da scott pois é dela que vou compra. Me falaram que a 58 da scott é 57,por isso a duvida.
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:40

que quadro vc tá pensando?

O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
Neruda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Natal-RN
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neruda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:46
É o addict sl.
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 13:53
Cara.. vai de 56. Eu estou com um 58 (speedster), meu cavalo é um pouco maior e meu ante braço tb (89 e 51), só que tirei a mesa 120 e coloquei a 110 (este quadro é mais curto e a frente mais alta que o Addict) mas mesmo assim achei ele grande.. se for pra pegar o addict.. acho que iria de 56 tb.. é bem mais race..
não sei se vc conhece.. mas este site é melhor que o do Brasil...rsrs
 
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
Neruda Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2009
Natal-RN
Offline
Mensagens:76
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neruda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 14:02
É to olhando a geometria do quadro ele vai ficar grande mesmo, eu ia ter que usar uma mesa de 90. É uma onda mesmo isso por quasa de 1,5cm!
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 14:04
Fit é muito pessoal.
Embora quase todos tenham mais ou menos as mesmas proporções corporais, sempre aparece uma "aberração" ou outra.
Por exemplo, eu tenho 1,73 e tenho uma bike 51 (53cm de top tube) com mesa de 11cm, mas eu ainda me sinto meio encolhido na bike e penso em pegar uma mesa de 12cm.
Segundo o Landim eu poderia muito  bem usar um quadro 54 com uma mesa menor, mas aí entra a questão da flexibilidade do peão. Os quadros 54 tem o headtube com cerca de 14cm, o que me deixaria muito mais alto na bike. O quadro 51 tá ideal pra mim em relação à altura da mesa/guidão, o resto eu compenso no comprimento da mesa, e é isso que eu acho que deveriam levar em consideração. Primeiro a altura do Headtube, depois que compensem o comprimento do toptube com uma mesa maior/menor.
 
HTFU!
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chará Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 14:05
Mas cara.. este 1,5cm faz uma diferença nas curvas...kkkk
Mas não é só isto, tem toda a parte da frente, é maior, toptube, head tube, tudo fica bem maior, não sei se já tinha acostumado com bike com quadro menor, o 58 é mais confortável, mas o 56 é mais "bike", ela fica mais arisca, faz curvas melhores entre outras coisas, isto eu estou falando pra mim, que sou maior q vc..rsWink

Editado por Chará - 06 Nov 2010 as 14:08
O pior inimigo do MELHOR é o BOM.
Voltar ao Topo
Leonardo Costa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2006
SJC
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leonardo Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 22:32
Rapeize,

tbm tenho umas duvidas:

bike - speed (Caloi Strada 56)

1) depois de tudo ajustado a projeção da ponta do selim fica no centro do pedevela. No desenho a indicação está numa MTB, mas é normal para uma Speed???

2) baixei o canote uns 2 cm e realmente ficou bom, só senti um pouco de desconforto quando pedalo com o tronco na vertical (sem as mãos). será que seria uma boa regular o nivel do selim?

Se minhas perguntas forem idiotas, podem dar risada, só não me contem que riram. hehe

inté
"Tem muita coisa boa mas melhor não tem,
que um rolé de camelinho com meu walkman"
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 23:00
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Agora tem gente com todo tipo de proporções, ou desproporções, rsrsrs, e realmente essa planilha não vai servir.


Olha, eu que sou uma aberração em questão de proporção (pernas longas, tronco curto e braços na média) tive o melhor resultado aplicando as medidas da planilha.
Tenho 1,81 e 89 cm de cavalo e uso quadro 58. No começo usei mesa de 9 cm achando que a bike estava longa, mas depois de alguns meses e ajustes parti para uma mesa de 10 cm e ficou perfeito.
Assim como o Landim tentei usar quadros menores com mesas maiores (54 x 13 cm, 56 x 12 cm) e por mais que tentasse o handling não ficava bom, sempre com a sensação de que a bike estava pequena e instável. Algo que me incomodava muito era a perda de transferência de energia para o solo, nos quadros menores a roda saía do chão ou patinava nos momentos de maior potência.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Madmax1975 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Out 2010
Rio grande
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Madmax1975 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2010 as 15:09
Oi pessoal, meu nome é max e sou novo por aqui, o forum é 10 e pelo que vi o pessoal é 11 rsss.
Estou com duas duvidas, as medidas Flat handlebars e Saddle-handlebar drop são medidas até os punhos?

Abraço

Max
O isopor é meu pastor e ceverveja não me faltará!!!!
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2010 as 03:00
Originalmente postado por Leonardo Costa Leonardo Costa escreveu:


1) depois de tudo ajustado a projeção da ponta do selim fica no centro do pedevela. No desenho a indicação está numa MTB, mas é normal para uma Speed???


Também tenho essa dúvida. Uso um quadro para o meu tamanho 51 e me sinto mais confortável quando a ponta do selim fica  uns 3 cm atrás do mov. central, mas a planilha me indica uma distância  de 7 cm. Para manter essa distância dos 7 cm, tenho que abaixar um pouco o selim, reduzindo a altura indica pela tabela. Como proceder?Ouch
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 50>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X