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Pedivela compacto ou tradidional? |
Responder | Página 123 4> |
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otaviov8
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Postado: 24 Jul 2009 as 04:28 |
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Galera, to montando uma bike e to precisando da ajuda de vocês sobre qual pedivela escolher.
Tenho a opção de escolher entre um Sora do tipo compacto (50-34) e um Tiagra tipo tradicional (52-39), ambos do tipo eixo integrado. A questão é que eu não sei ao certo o que na prática a escolha de um ou de outro, na quetão to tamanho, vai acarretar. O sora por ser menor, vai ser mais leve, certo? E se eu usar um k7 menor tb, eu conseguiria ter velocidade tb? A diferença de preço de um pra outro é pequena, R$50,00 e eu sei que o tiagra está um nivel acima do sora. Minha dúvida está no que a diferença de tamanho de um ou outro vai me trazer para que eu possa escolher. Bom pessoal, é isso. Por favor, relatem suas experiências. Abraço, Otávio. |
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jcsk8
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Em termos de peso, talvez sejam o mesmo, e até mesmo talvez o tiagra possa pesar menos, por se tratar de uma linha superior. A diferença será no "peso" do giro mesmo. Com uma cora de 52, numa catraca de 19, você terá uma velocidade maior, e fará mais força, do que numa coroa de 50 com 19. Isso para uma mesma cadência, ou seja, a mesma velocidade da pedalada.
Em termos gerais, o compacto ajuda que usa muitas subidas, visto que a coroa menor, 39, pode ficar pesada, se a subida for íngreme dependendo do cassete que você estará usando. Eu gosto de pedalar com bastante giro e meu pedivela era tiagra 52-39, com cassete 12-23, não dava. Comprei um 12-25. Deu por um tempo, até eu pegar umas subidas maiores e ver que a cadência caia até pra 60. Então eu arrumei um cassete 12-28, melhorou bem, eu subo basicamente na mesma velocidade, ma num giro maior, cansando menos a perna e com maior fluencia. Mas ainda tem partes mais íngremes que a cadência desce pra 75. Daí eu pedi um compacto desses, 50-34, porque vai manter o giro alto, mesmo nas subidas puxadas. A grande vantagem do compacto na minha opínião é essa, você ter marchas leves o bastante para não ser pego em apuros em subidas. Quando à mais pesada, a perca é bem pouca. Na verdade se vc tiver uma catraca de 11 dentes com coroa de 50 você terá mais velocidade final do que com uma catraca de 12 dentes e uma coroa de 52. E muito pouca gente consegue "empurrar" uma relação dessas 52-12, exceto em descidas. Para efeito de comparação, usaremos uma cadência de 90 RPM coroa 50 com catraca 19 - velocidade de 29.8 Km/h coroa 52 com catraca 19 - velocidade de 31.0 Km/h |
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Xmotta
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Cadastrado em: 13 Set 2005 brasilia - DF Offline Mensagens:1471 |
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Isso de COMPACTO ser "leve" é relativo eu uso Coroas 50/36, com catracas 23/11, portanto minha relação é mais "pesada" que as "tradicionais" 53/39 - 25/12..
O que diferencia é realmente a cadência que se emprega no pedivela.. você completa um giro "mais cedo" afinal sua coroa é menor..
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Adriano Diniz
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A combinação 50/34 e K7 11/25 ( por exemplo) foi criada para amadores que não dispoem de grande tempo para treinar , ou que não tenham este foco mesmo .
Não exite perda , as ddesmultiplicações são bastante parecidas , no caso citado pelo JC acima basta descer um pinhão que ja tera´a velocidade final novamente .
Para velocidade da quase no mesmo , 50/11 chega a ser ligeiramente mais rapida do que 53/12 ( é só fazer a conta )
O que muda bastante é o "escalonamento" , quem troca de pedivela tem que "reaprender" a usar as marchas disponiveis .
Ja usei os dois , hoje tenho ma relação maluca : 53/39 com cassete 11/28 , rapida como um foguete ladeira abaixo e com bom recurso de subida .
Em resumo : vai treinar firme ?? monte o convencional Vai só girar e se divertir ?? monte o compacto.
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Terra : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ? |
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acunha
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Cadastrado em: 12 Abr 2007 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:2388 |
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Eu acho que depende muito mais das montanhas que vc pretende subir... tenho alguns amigos que pedalam na França e participam do L'Etape... muitos deles estao migrando para pedivela com 3 coroas para enfrentar as montanhas "hors categorie"... o que nao é o nosso caso aqui no Brasil...
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Marino
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Eu sou meio contra o compacto. O 50x34 tem um "buraco" em marchas intermediárias, ou seja, ou fica pesado ou fica leve demais. O 50x36 é menos pior, mas tem também.
Mas dependendo se a região que vai pedalar é muito montanhosa e se você não é muito amigo das montanhas pode valer a pena. |
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Exato, como o Acunha disse, depende das subidas. Quando a colocação do Adriano, acho ela relativa. Treinar forte o Contador treina, mas pra encarar o angliru por exemplo ele usou compacta com 28 atrás, ou seja pra ele que é pro a subida é bruta, imagina pra nós amadores (tudo bem que o angliru é uma exceção, mas).
Agora se nao tem súbidas pesadas aí o normal pode te servir bem. Aqui é porque a coisa é casca, tem um percurso que entra uma de 800 m íngreme, depois uma de 1,8 km íngreme e curva, depois uma de 2,2 km idem. Depois dessas se vc entrar numa vila que tem aqui pra comprar um gatorade vai pegar mais umas curtas, tipo 300m só que a inclinação eu creio que dá uns 20%, pq eu giro com 39-28 em pé e fazendo força rsrs. Por isso vou cair pra compacta. |
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vinigrando
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Fisguetti
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Acho interessante o compacto pra entrar em forma fazer a tal da periodização sem estourar os joelhos e claro adaptar-se a rpm mais altas mas depois eu mesmo volto pro 52 ou 53 nas competições
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Ivan Begotti
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emersonchan
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Cadastrado em: 03 Out 2006 Lorena - SP Offline Mensagens:601 |
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Atualmente uso compacto só por causa dos Macacos (Silveiras-SP) com uma combinação de 34x25.
Em outras situações como a serra de Campos por exemplo, uma 39x25 dá e sobra. Endoçando o que os colegas falaram: tudo depende do que vc quer subir. |
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lcgfaria
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Cadastrado em: 24 Dez 2008 Sao Paulo Offline Mensagens:55 |
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Interessante artigo sobre o porquê do pedivela compacto.
http://www.slowtwitch.com/mainheadings/techctr/gearing.html Em resumo: • Higher RPM’s can be maintained on steep climbs because of a lower low gear. • Closer spacing of the gears makes it easer to maintain the optimal cadence as wind gusts and or small changes in elevation cause small speed changes. • Some maximal speed potential on down hills is lost, but unless you are sustaining speeds of over 33mph on the flats this should not be an issue. • The combination of Compact cranks and appropriate cassettes has less rotating mass (lighter) than a conventional set up. |
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LTSOU
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Cadastrado em: 10 Jul 2004 Sao Paulo - SP Offline Mensagens:1469 |
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Eu uso o compacto faz uns 8 meses, até o momento não tenho muito do q reclamar... hehehe pra quem é tá bom!
Como o Adriano disse, vc tem q reaprender a usar a relação, tem hora q fica pesada, tem hora q fica leve e as vezes não da pra achar uma marcha q dê pra manter um bom passo no plano. Uso com k7 12-27, da pra subir tudo, marcha pra subir é o q não falta! Poucas vezes precisei da 27, mas quando precisei foi uma salvação. Mas mesmo curtindo o compact, devo voltar a usar o tradicional no ano q vem, fico com inveja da galera se matando na subida e eu girando leve... rs... |
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dagcosta
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Cadastrado em: 15 Mai 2006 Campinas - SP Offline Mensagens:2697 |
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Está chegando em breve meu 12-27, tambem vou ficar no 53-39 por enquanto.
Cheguei a cotar usar o compacto, mas desisti, já uso 172.5 de braço que gira +, não preciso de compacto neste momento. |
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Aerotech Tour
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Cadastrado em: 16 Jun 2008 São Paulo Offline Mensagens:3073 |
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Eu sempre tive preconceito contra compact, ate ter um. Eu tinha um Campi 9v 53-39 12-27 e agora estou com Campi 10v 50-34 12-25.
Quer minha opiniao? Tanto faz compact ou tradicional, e so questao de descer uma marcha a mais. Voce calibra a relacao no k7. A unica diferenca e quando voce quer marchas mais pesadas ou leves em combinacao com o k7. Se pegar so planos e voce andar travado talvez um 53 11/23 e uma boa. Se pegar muitas montanhas e querer relacoes mais leves um 50 12/27 vai fazer voce subir qq coisa.
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Landim
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Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
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É isso ai, sou da escola do Marino e do Fab1000, compacto e triplo é pra florzinha...
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vigusmao
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Cadastrado em: 01 Jul 2004 Rio de Janeiro Offline Mensagens:1333 |
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Aerotech falou tudo.
Já andei muito tempo com os dois tipos de pedivela e gosto de ambos, justamente porque a diferença é mínima, basta compensar no cassete. Esse suposto "buraco" não existe, você tem transições tão próximas usando compacto quanto as que você tem usando standard. Quem manda na "distância" entre uma relação e a imediatamente mais leve (ou imediatamente mais pesada) na prática é o cassete (a menos que a seqüência crescente de relações que usamos, da mais leve para a mais pesada, compreendesse mais de uma troca de coroa -- da menor pra maior, volta pra menor, de novo pra maior, etc. --, coisa que niguém faz). Na verdade, se você usar um compacto com cassete 11-23, você terá menos "buracos" que usando standard com 11-25 (onde normalmente não existe a catraca de 16 dentes). O compacto te dá menos relações praticamente repetidas e extremos melhores: - 50/11 é mais pesado que 53/12 (ok, se você acha mesmo que precisa de um 53/11 então esqueça o compacto!); - 34/23 é mais leve que 39/25 (e, se preferir, 34/25 é bem mais leve que 39/25) Tudo questão de gosto. Pra mim, se não for fazer subida absurda, tanto faz. Se for, melhor compacto. |
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Xmotta
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Cadastrado em: 13 Set 2005 brasilia - DF Offline Mensagens:1471 |
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Landim vc tirou seu TRIPLO..??
Eu continuo com meu Compacto e quem já andou comigo sabe que dá pra andar legal, nunca atrapalhei treino de ninguém pq estava de 50/36, ou sobrei de treino algum por culpa da relação..!!
Se você treinar vai andar, não tem mágica..!!! Pode ser 53/39, ou 50/36..
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Landim
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Cadastrado em: 08 Abr 2005 Ceará Offline Mensagens:5803 |
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Que é isso rapaz, NUNCA andei de shazan, oh,digo triplo na minha vida!!!! lol
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sevenbr
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Cadastrado em: 08 Fev 2007 Fortaleza - Ceara Offline Mensagens:958 |
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Vinicius Gondim
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Cadastrado em: 20 Mar 2009 Belo Horizonte Offline Mensagens:193 |
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Eu gosto de pedalar com a cadência mais alta e, por isso, aqui em BH, em razão do relevo montanhoso (quem já fez os percursos BH/Rio Acima/BH ou BH/Ouro Preto/BH sabe do que eu estou falando) uso pedevela compact 50-34 e cassete 11-28. Eu usava uma cassete 12-27, mas troquei por uma 11-28 porque perdia muita velocidade final com 50x12. Agora com 50x11 ficou excelente. Agora, se o percurso dos meus treinos fossem menos inclinados, usaria certamente uma relação standard. Até os ciclistas do pro peloton usam relação compact! Tudo depende do relevo. A diferença é que eles tem todas as relações disponíveis e, dependendo do percurso, mandam o seu mecânico particular efetuar a troca...
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FAB1000
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Cadastrado em: 06 Jan 2004 Rio de Janeiro Offline Mensagens:13019 |
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Pô tio... eu só recriminava o Shazam, compacto pode. E tem mais, o Marino pode e gosta de usar tradicional pq é peso pluma né! Mas eu vou pra Campos no final do ano com o tradicional 39x23. Na chegada vc vai ver... |
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Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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carvalhg
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Cadastrado em: 04 Ago 2009 São Paulo Offline Mensagens:83 |
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Uso um 50 x 39, principalmente pelo tipo de treino (faço muitas subidas).
Acho que a definição deve ser baseada no tipo do seu treino.
Abraço,
Gustavo
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Caruso
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Cadastrado em: 30 Mai 2006 Jundiaí - SP Offline Mensagens:9 |
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Tenho um joelho operado e optei por trocar meu pé de vela por um compact. No meu caso caiu como uma luva! Uso cassete 11-25 mas estou pensando em colcar um 11-28... ai sim fico com opcao d sobra para as subidas!
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CID21
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Cadastrado em: 27 Nov 2008 João Pessoa Offline Mensagens:1675 |
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Amigos,estou com a seguinte possibilidade de relação.
53-39 - 11-28 Pedevela dura ace ,cassete dura ace
ou
50-34 12-25 Pedevela dura ace e cassete ultegra 6700.
Qual fica melhor pra subir?
Ja tentei 50-34 ,11-28 mais o mecanico falou que a regulagem não fica legal.
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04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..
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vinigrando
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Cadastrado em: 17 Jan 2007 Ijui/RS Offline Mensagens:2021 |
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34 - 25 é um pouquinho mais curta (ou seja mais leve).
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Porque 50-34 ,11-28 não fica legal? Eu uso assim e funciona normal. Troque de mecânico. E olha que nem mecânico eu sou, mas regulo minha bike.
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CID21
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Cadastrado em: 27 Nov 2008 João Pessoa Offline Mensagens:1675 |
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04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..
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hdab
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Cadastrado em: 17 Ago 2007 SP Offline Mensagens:266 |
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Alguém usa 52/36 ou 52/34? Tava pensando nessa possibilidade mas gostaria de algumas opiniões a respeito. :)
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CID21
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Cadastrado em: 27 Nov 2008 João Pessoa Offline Mensagens:1675 |
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04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..
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hdab
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Cadastrado em: 17 Ago 2007 SP Offline Mensagens:266 |
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Como a FSA oferece coroa de 52 dentes com furação de pedivela compacto, a idéia seria combinar o "melhor dos dois mundos" heheh. Se não me engano, havia gente no TdF 08 usando configuração similar - isso chegou até a ser comentado aqui.
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veloni
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Cadastrado em: 25 Set 2007 São Paulo Offline Mensagens:574 |
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Eu já usei 52/36, é uma ótima configuração.
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Adriano Diniz
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Cadastrado em: 16 Ago 2004 Campinas - São Offline Mensagens:6471 |
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Terra : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ? |
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Essa configuração 52/36 e até 53/34 eu já vi na vuelta. Mas entenda que devido ao braço curto do câmbio, você não esticará a corrente adequadamente, não dá pra cruzar. Tipo, se você estiver na coroa pequena, no máximo, umas quatro catracas para a menor é o que você usará, não terá como usar com a 12 por exemplo, senão as polias do câmbio vão bater nos dentes das catracas.
E oura que o espaçamento ficará absurdo, ora pesado demais, ora leve demais. "li aqui no forum que é a marcha de se rodar" Esqueça o que vc leu aqui no fórum, o que importa é o que funciona pra você, não para os outros. rsrsr. |
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hdab
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Cadastrado em: 17 Ago 2007 SP Offline Mensagens:266 |
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(a)Adriano Quem pode, pode né! heheh Eu estou na condição de reles mortal, e por conta disso, fico apenas pensando nas possibilidades. :) A escolha é demorada, e ainda tem que ser acertada, pra não ficar com aquele elefante branco depois. :P
(a)jcsk8 Normalmente já não dá pra usar 39/13 (menos ainda 39/12). Essas combinações são apenas para descanso da mola do câmbio traseiro. Seria mandatória então a utilização de um long cage para a combinação 52/36? |
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mmcinza
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Cadastrado em: 28 Nov 2009 Sao Paulo Offline Mensagens:146 |
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Recentemente troquei o da minha Cannondale, que tinha 53 e coloquei o compacto 50x34. A idéia era só um teste, pois esse conjunto estava na outra bike de TT. O resultado é que gostei muito da mudança e comprei um. Agora as 2 bikes estão com o mesmo conjunto.
Com relação ao k7, tinha um 11x23 e tbm tenho um 12x27. Então dá para escalar bem de acordo com a necessidade.
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MM
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e-debortoli
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Restrito Cadastrado em: 04 Dez 2009 Florianópolis Offline Mensagens:1184 |
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Xmotta tem a manha!!! Mais o giro não completa mais cedo não, o que completa o giro é o passo do pedivela, a coroa por ser menor te dá o benefício do giro mais leve e rápido, ou seja pra quem tem estilo spinner (famoso ventilador) isso é favorável.
Acho muito legal o pedivela compact para treinos e corridas em montanhas duras, para o plano prefiro as relações tradicionais.
Uma outra opção seria usar o tradicional com pinhas mais altas como as campagnolo record de 29 dentes, acho que teria que ser trocado o câmbio traseiro com cage curto para um com cage médio ou longo. Sai mais barato e como uma relação maior tem menos rotação o desgaste também é menor.
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Respondendo atrasado rsrs. Não, na vuelta eles usaram short cage mesmo. Mas daí, não pode descer abaixo da 16. Eles cm a bike encostada e ela já no meio do cassete. Só pra subida mesmo. É meio inviável pra usar no dia a dia! |
||
Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Como aqui não tem Serra e nem subida taaaaaaao pesada e a bike virá com 50/34, penso em trocar o k7 12/25 ou 12/27 (não sei qual deles virá), por um 11/23, e ai terei marcha pesada e tb leve suficiente com 34 x 23.
E aí???
O problema de colocar muita marcha leve, tipo a 25, é que fica buraco no meio, falta 16, etc
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||
Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Estou usando compacto e acho uma beleza. Dá para usar um cassete 12-23 e ainda assim ter marchas leves para subir o que vier pela frente. E sem burracos na relação.
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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edduds
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Continuando esse post quaaaase recente...
Antes que alguém sinta dor nos ouvidos, acabei de consultar no Houaiss, e lembro que esse nome já foi discussão aqui:
Datação c1992 Acepções ■ substantivo feminino barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal Etimologia lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)- _________________________ Btw... tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela. Qual é o mais comum?
Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm (cassete 27x12, mas pretendo trocar po 28x11). Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudicial também? Esse tamanho atrapalha a configuração do banco, fazendo que tenha que se esticar demais a perna? Perde-se em descida devido ao maior "caminho" que a perna tem que fazer? Tenho estatura mediana -1.75, embora saiba que isso só não seja suficiente, mas as alavancas maiores (tem nome essa alavanca?) são para quem tem maior estatura? Obrigado pelas dicas. |
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