Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela compacto ou tradidional?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela compacto ou tradidional?

 Responder Página  123 4>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
otaviov8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaviov8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela compacto ou tradidional?
    Postado: 24 Jul 2009 as 04:28
 Galera, to montando uma bike e to precisando da ajuda de vocês sobre qual pedivela escolher.
 Tenho a opção de escolher entre um Sora do tipo compacto (50-34) e um Tiagra tipo tradicional (52-39), ambos do tipo eixo integrado.
 A questão é que eu não sei ao certo o que na prática a escolha de um ou de outro, na  quetão to tamanho, vai acarretar. 
 O sora por ser menor, vai ser mais leve, certo? E se eu usar um k7 menor tb, eu conseguiria ter velocidade tb?
 A diferença de preço de um pra outro é pequena, R$50,00 e eu sei que o tiagra está um nivel acima do sora. Minha dúvida está no que a diferença de tamanho de um ou outro vai me trazer para que eu possa escolher.
 
 Bom pessoal, é isso. Por favor, relatem suas experiências.
 Abraço, Otávio.

  

Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2009 as 05:42
Em termos de peso, talvez sejam o mesmo, e até mesmo talvez o tiagra possa pesar menos, por se tratar de uma linha superior. A diferença será no "peso" do giro mesmo. Com uma cora de 52, numa catraca de 19, você terá uma velocidade maior, e fará mais força, do que numa coroa de 50 com 19. Isso para uma mesma cadência, ou seja, a mesma velocidade da pedalada.
Em termos gerais, o compacto ajuda que usa muitas subidas, visto que a coroa menor, 39, pode ficar pesada, se a subida for íngreme dependendo do cassete que você estará usando.
Eu gosto de pedalar com bastante giro e meu pedivela era tiagra 52-39, com cassete 12-23, não dava. Comprei um 12-25. Deu por um tempo, até eu pegar umas subidas maiores e ver que a cadência caia até pra 60.
Então eu arrumei um cassete 12-28, melhorou bem, eu subo basicamente na mesma velocidade, ma num giro maior, cansando menos a perna e com maior fluencia. Mas ainda tem partes mais íngremes que a cadência desce pra 75. Daí eu pedi um compacto desses, 50-34, porque vai manter o giro alto, mesmo nas subidas puxadas.
A grande vantagem do compacto na minha opínião é essa, você ter marchas leves o bastante para não ser pego em apuros em subidas. Quando à mais pesada, a perca é bem pouca. Na verdade se vc tiver uma catraca de 11 dentes com coroa de 50 você terá mais velocidade final do que com uma catraca de 12 dentes e uma coroa de 52.
E muito pouca gente consegue "empurrar" uma relação dessas 52-12, exceto em descidas.
Para efeito de comparação, usaremos uma cadência de 90 RPM
coroa 50 com catraca 19 - velocidade de 29.8 Km/h
coroa 52 com catraca 19 - velocidade de 31.0 Km/h



Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2009 as 22:31
 
 
   Isso de COMPACTO ser "leve" é relativo eu uso Coroas 50/36, com catracas 23/11, portanto minha relação é mais "pesada" que as "tradicionais" 53/39 - 25/12..
 
   O que diferencia é realmente  a cadência que se emprega no pedivela..  você completa um giro "mais cedo" afinal sua coroa é menor..
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2009 as 22:46
A combinação 50/34 e K7 11/25 ( por exemplo) foi criada para amadores que não dispoem de grande tempo para treinar , ou que não tenham este foco mesmo .
 
Não exite perda , as ddesmultiplicações são bastante parecidas , no caso citado pelo JC acima basta descer um pinhão que ja tera´a velocidade final novamente .
 
Para velocidade da quase no mesmo , 50/11 chega a ser ligeiramente mais rapida do que 53/12 ( é só fazer a conta )
 
O que muda bastante é o "escalonamento" , quem troca de pedivela tem que "reaprender" a usar as marchas disponiveis .
 
Ja usei os dois , hoje tenho ma relação maluca : 53/39 com cassete 11/28 , rapida como um foguete ladeira abaixo e com bom recurso de subida .
 
Em resumo : vai treinar firme ?? monte o convencional  Vai só girar e se divertir ?? monte o compacto.
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 00:30
Eu acho que depende muito mais das montanhas que vc pretende subir... tenho alguns amigos que pedalam na França e participam do L'Etape... muitos deles estao migrando para pedivela com 3 coroas para enfrentar as montanhas "hors categorie"... o que nao é o nosso caso aqui no Brasil...
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 00:45
Eu sou meio contra o compacto. O 50x34 tem um "buraco" em marchas intermediárias, ou seja, ou fica pesado ou fica leve demais. O 50x36 é menos pior, mas tem também.

Mas dependendo se a região que vai pedalar é muito montanhosa e se você não é muito amigo das montanhas pode valer a pena.

Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 00:55
Exato, como o Acunha disse, depende das subidas. Quando a colocação do Adriano, acho ela relativa. Treinar forte o Contador treina, mas pra encarar o angliru por exemplo ele usou compacta com 28 atrás, ou seja pra ele que é pro a subida é bruta, imagina pra nós amadores (tudo bem que o angliru é uma exceção, mas).
Agora se nao tem súbidas pesadas aí o normal pode te servir bem.
Aqui é porque a coisa é casca, tem um percurso que entra uma de 800 m íngreme, depois uma de 1,8 km íngreme e curva, depois uma de 2,2 km idem.
Depois dessas se vc entrar numa vila que tem aqui pra comprar um gatorade vai pegar mais umas curtas, tipo 300m só que a inclinação eu creio que dá uns 20%, pq eu giro com 39-28 em pé e fazendo força rsrs. Por isso vou cair pra compacta.

Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 00:57



Voltar ao Topo
Fisguetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fisguetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 02:03
Acho interessante o compacto pra entrar em forma fazer a tal da periodização sem estourar os joelhos e claro adaptar-se a rpm mais altas mas depois eu mesmo volto pro 52 ou 53 nas competições
Ivan Begotti
Voltar ao Topo
emersonchan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2006
Lorena - SP
Offline
Mensagens:601
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar emersonchan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2009 as 14:08
Atualmente uso compacto só por causa dos Macacos (Silveiras-SP) com uma combinação de 34x25.
Em outras situações como a serra de Campos por exemplo, uma 39x25 dá e sobra.

Endoçando o que os colegas falaram: tudo depende do que vc quer subir.
Voltar ao Topo
lcgfaria Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Dez 2008
Sao Paulo
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lcgfaria Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 21:08
Interessante artigo sobre o porquê do pedivela compacto.

http://www.slowtwitch.com/mainheadings/techctr/gearing.html

Em resumo:


• Higher RPM’s can be maintained on steep climbs because of a lower low gear.
• Closer spacing of the gears makes it easer to maintain the optimal cadence as wind gusts and or small changes in elevation cause small speed changes.
• Some maximal speed potential on down hills is lost, but unless you are sustaining speeds of over 33mph on the flats this should not be an issue.
• The combination of Compact cranks and appropriate cassettes has less rotating mass (lighter) than a conventional set up.
Voltar ao Topo
LTSOU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2004
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1469
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LTSOU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 21:53
Eu uso o compacto faz uns 8 meses, até o momento não tenho muito do q reclamar... hehehe pra quem é tá bom!
Como o Adriano disse, vc tem q reaprender a usar a relação, tem hora q fica pesada, tem hora q fica leve e as vezes não da pra achar uma marcha q dê pra manter um bom passo no plano.
Uso com k7 12-27, da pra subir tudo, marcha pra subir é o q não falta! Poucas vezes precisei da 27, mas quando precisei foi uma salvação.
Mas mesmo curtindo o compact, devo voltar a usar o tradicional no ano q vem, fico com inveja da galera se matando na subida e eu girando leve... rs...

Voltar ao Topo
dagcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:2697
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 22:26
Está chegando em breve meu 12-27, tambem vou ficar no 53-39 por enquanto.

Cheguei a cotar usar o compacto, mas desisti, já uso 172.5 de braço que gira +, não preciso de compacto neste momento.


Voltar ao Topo
Aerotech Tour Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jun 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3073
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aerotech Tour Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 22:35
Eu sempre tive preconceito contra compact, ate ter um. Eu tinha um Campi 9v 53-39 12-27 e agora estou com Campi 10v 50-34 12-25.

Quer minha opiniao? Tanto faz compact ou tradicional, e so questao de descer uma marcha a mais. Voce calibra a relacao no k7.

A unica diferenca e quando voce quer marchas mais pesadas ou leves em combinacao com o k7. Se pegar so planos e voce andar travado talvez um 53 11/23 e uma boa. Se pegar muitas montanhas e querer relacoes mais leves um 50 12/27 vai fazer voce subir qq coisa.
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 22:48
É isso ai, sou da escola do Marino e do Fab1000, compacto e triplo é pra florzinha...LOLWink
Voltar ao Topo
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 22:58
Aerotech falou tudo.

Já andei muito tempo com os dois tipos de pedivela e gosto de ambos, justamente porque a diferença é mínima, basta compensar no cassete. Esse suposto "buraco" não existe, você tem transições tão próximas usando compacto quanto as que você tem usando standard. Quem manda na "distância" entre uma relação e a imediatamente mais leve (ou imediatamente mais pesada) na prática é o cassete (a menos que a seqüência crescente de relações que usamos, da mais leve para a mais pesada, compreendesse mais de uma troca de coroa -- da menor pra maior, volta pra menor, de novo pra maior, etc. --, coisa que niguém faz). Na verdade, se você usar um compacto com cassete 11-23, você terá menos "buracos" que usando standard com 11-25 (onde normalmente não existe a catraca de 16 dentes).

O compacto te dá menos relações praticamente repetidas e extremos melhores:
- 50/11 é mais pesado que 53/12 (ok, se você acha mesmo que precisa de um 53/11 então esqueça o compacto!);
- 34/23 é mais leve que 39/25 (e, se preferir, 34/25 é bem mais leve que 39/25)

Tudo questão de gosto. Pra mim, se não for fazer subida absurda, tanto faz. Se for, melhor compacto.
Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 23:19
   Landim vc tirou seu TRIPLO..??
 
   Eu continuo com meu Compacto e quem já andou comigo sabe que dá pra andar legal, nunca atrapalhei treino de ninguém pq estava de 50/36, ou sobrei de treino algum por culpa da relação..!!
 
   Se você treinar vai andar, não tem mágica..!!! Pode ser 53/39, ou 50/36..
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 23:22
Que é isso rapaz, NUNCA andei de shazan, oh,digo triplo na minha vida!!!! lol
Voltar ao Topo
sevenbr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Fev 2007
Fortaleza - Ceara
Offline
Mensagens:958
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sevenbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 01:25
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Que é isso rapaz, NUNCA andei de shazan, oh,digo triplo na minha vida!!!! lol
KKKKKKK, cuspindo no prato que comeu....que coisa feia!!!!!!! LOL
Voltar ao Topo
Vinicius Gondim Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mar 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:193
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Gondim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 01:44
Eu gosto de pedalar com a cadência mais alta e, por isso, aqui em BH, em razão do relevo montanhoso (quem já fez os percursos BH/Rio Acima/BH ou BH/Ouro Preto/BH sabe do que eu estou falando) uso pedevela compact 50-34 e cassete 11-28.

Eu usava uma cassete 12-27, mas troquei por uma 11-28 porque perdia muita velocidade final com 50x12. Agora com 50x11 ficou excelente.

Agora, se o percurso dos meus treinos fossem menos inclinados, usaria certamente uma relação standard.

Até os ciclistas do pro peloton usam relação compact! Tudo depende do relevo. A diferença é que eles tem todas as relações disponíveis e, dependendo do percurso, mandam o seu mecânico particular efetuar a troca... Big smile
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2009 as 01:47
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

É isso ai, sou da escola do Marino e do Fab1000, compacto e triplo é pra florzinha...LOLWink

Pô tio... eu só recriminava o Shazam, compacto pode.LOL
E tem mais, o Marino pode e gosta de usar tradicional pq é peso pluma né!Wink
Mas eu vou pra Campos no final do ano com o tradicional 39x23. Na chegada vc vai ver...Tongue
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
carvalhg Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carvalhg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2009 as 16:59
Uso um 50 x 39, principalmente pelo tipo de treino (faço muitas subidas).
Acho que a definição deve ser baseada no tipo do seu treino.
Abraço,
 
Gustavo
Voltar ao Topo
Caruso Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2006
Jundiaí - SP
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caruso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2009 as 22:24
Tenho um joelho operado e optei por trocar meu pé de vela por um compact. No meu caso caiu como uma luva! Uso cassete 11-25 mas estou pensando em colcar um 11-28... ai sim fico com opcao d sobra para as subidas!
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 20:16
Amigos,estou com a seguinte possibilidade de relação.
53-39 - 11-28 Pedevela dura ace ,cassete dura ace
ou
50-34  12-25 Pedevela dura ace e cassete ultegra 6700.
Qual fica melhor pra subir?
Ja tentei 50-34 ,11-28 mais o mecanico falou que a regulagem não fica legal.
 
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 20:28
34 - 25 é um pouquinho mais curta (ou seja mais leve).


Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 20:46
Porque 50-34 ,11-28 não fica legal? Eu uso assim e funciona normal. Troque de mecânico. E olha que nem mecânico eu sou, mas regulo minha bike.
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 21:04
Originalmente postado por jcsk8 jcsk8 escreveu:

Porque 50-34 ,11-28 não fica legal? Eu uso assim e funciona normal. Troque de mecânico. E olha que nem mecânico eu sou, mas regulo minha bike.
Eh,eu acho que o cara faz o serviço nas coxas,o cara é bom ,o problema é que se vc não fica em cima pra acompanhar,entra varios serviços e o cara fica perdido.
Eu estava tentado a usar a 5034 /12-25 porque o espaço entre as marchas é menor e tem o pinhão 16(li aqui no forum que é a marcha de se rodar).
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hdab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2009 as 21:53
Alguém usa 52/36 ou 52/34? Tava pensando nessa possibilidade mas gostaria de algumas opiniões a respeito. :)
Voltar ao Topo
CID21 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
João Pessoa
Offline
Mensagens:1675
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CID21 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 10:01
Originalmente postado por hp5 hp5 escreveu:

Alguém usa 52/36 ou 52/34? Tava pensando nessa possibilidade mas gostaria de algumas opiniões a respeito. :)
Eu acho que a regulagem do cambio dianteiro vai ficar dificil.Pricipalmente pra subir pro coroão..Mais posso tar falando besteiraLOL
04/02= 106kg,04/06= 93,5kg , rumo aos 80kg..


Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hdab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 14:11
Como a FSA oferece coroa de 52 dentes com furação de pedivela compacto, a idéia seria combinar o "melhor dos dois mundos" heheh. Se não me engano, havia gente no TdF 08 usando configuração similar - isso chegou até a ser comentado aqui.
Voltar ao Topo
veloni Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2007
São Paulo
Offline
Mensagens:574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar veloni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 14:15
Eu já usei 52/36, é uma ótima configuração.
Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano Diniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 15:44
Originalmente postado por hp5 hp5 escreveu:

Como a FSA oferece coroa de 52 dentes com furação de pedivela compacto, a idéia seria combinar o "melhor dos dois mundos" heheh. Se não me engano, havia gente no TdF 08 usando configuração similar - isso chegou até a ser comentado aqui.
Esta e outras , eles se dão ao luxo de variar o setup......outro mundo caro HermesLOL
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 15:45
Essa configuração 52/36 e até 53/34 eu já vi na vuelta. Mas entenda que devido ao braço curto do câmbio, você não esticará a corrente adequadamente, não dá pra cruzar. Tipo, se você estiver na coroa pequena, no máximo, umas quatro catracas para a menor é o que você usará, não terá como usar com a 12 por exemplo, senão as polias do câmbio vão bater nos dentes das catracas.
E oura que o espaçamento ficará absurdo, ora pesado demais, ora leve demais.

"li aqui no forum que é a marcha de se rodar" Esqueça o que vc leu aqui no fórum, o que importa é o que funciona pra você, não para os outros. rsrsr.

Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hdab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2009 as 16:03
(a)Adriano Quem pode, pode né! heheh Eu estou na condição de reles mortal, e por conta disso, fico apenas pensando nas possibilidades. :) A escolha é demorada, e ainda tem que ser acertada, pra não ficar com aquele elefante branco depois. :P

(a)jcsk8 Normalmente já não dá pra usar 39/13 (menos ainda 39/12). Essas combinações são apenas para descanso da mola do câmbio traseiro. Seria mandatória então a utilização de um long cage para a combinação 52/36?
Voltar ao Topo
mmcinza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmcinza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2009 as 10:50
Recentemente troquei o da minha Cannondale, que tinha 53 e coloquei o compacto 50x34. A idéia era só um teste, pois esse conjunto estava na outra bike de TT. O resultado é que gostei muito da mudança e comprei um. Agora as 2 bikes estão com o mesmo conjunto.
Com relação ao k7, tinha um 11x23 e tbm tenho um 12x27. Então dá para escalar bem de acordo com a necessidade.
 
 
MM
Voltar ao Topo
e-debortoli Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Dez 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar e-debortoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2009 as 12:16
Xmotta tem a manha!!! Mais o giro não completa mais cedo não, o que completa o giro é o passo do pedivela, a coroa por ser menor te dá o benefício do giro mais leve e rápido, ou seja pra quem tem estilo spinner (famoso ventilador) isso é favorável.
Acho muito legal o pedivela compact para treinos e corridas em montanhas duras, para o plano prefiro as relações tradicionais.
Uma outra opção seria usar o tradicional com pinhas mais altas como as campagnolo record de 29 dentes, acho que teria que ser trocado o câmbio traseiro com cage curto para um com cage médio ou longo. Sai mais barato e como uma relação maior tem menos rotação o desgaste também é menor.
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2010 as 02:17
Originalmente postado por hdab hdab escreveu:

(a)Adriano Quem pode, pode né! heheh Eu estou na condição de reles mortal, e por conta disso, fico apenas pensando nas possibilidades. :) A escolha é demorada, e ainda tem que ser acertada, pra não ficar com aquele elefante branco depois. :P

(a)jcsk8 Normalmente já não dá pra usar 39/13 (menos ainda 39/12). Essas combinações são apenas para descanso da mola do câmbio traseiro. Seria mandatória então a utilização de um long cage para a combinação 52/36?


Respondendo atrasado rsrs.

Não, na vuelta eles usaram short cage mesmo. Mas daí, não  pode descer abaixo da 16. Eles cm a bike encostada e ela já no meio do cassete. Só pra subida mesmo. É meio inviável pra usar no dia a dia!
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 18:21
Como aqui não tem Serra e nem subida taaaaaaao pesada e a bike virá com 50/34, penso em trocar o k7 12/25 ou 12/27 (não sei qual deles virá), por um 11/23, e ai terei marcha pesada e tb leve suficiente com 34 x 23.
E aí???
O problema de colocar muita marcha leve, tipo a 25, é que fica buraco no meio,  falta 16, etc
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2010 as 18:37
Estou usando compacto e acho uma beleza. Dá para usar um cassete 12-23 e ainda assim ter marchas leves para subir o que vier pela frente. E sem burracos na relação.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
edduds Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:1133
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edduds Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2011 as 14:57
Continuando esse post quaaaase recente...

Antes que alguém sinta dor nos ouvidos, acabei de consultar no Houaiss, e lembro que esse nome já foi discussão aqui:
Pedivela

Datação
c1992

Acepções
 substantivo feminino 
barra metálica rígida que se encaixa em um dos extremos no eixo de movimento da bicicleta e, no outro, no pedal 


Etimologia
lat. pes,pedis 'pé', segundo o modelo de manivela, sob o influxo do it. pedivella (1905) 'id.'; ver ped(i)-
_________________________

Btw... tenho dúvidas sobre o tamanho da alavanca da pedivela. Qual é o mais comum?

Atualmente tenho um conjunto 53x39 com 170mm (cassete 27x12, mas pretendo trocar po 28x11).

Estou querendo pegar uma pedivela compacta. Mudar para 50x34 já é um grande ganho, mas e se além disso mudar o pedal de 170 para um 172.5mm ou até mesmo 175mm? A diferença é perceptível? E prejudicial também? Esse tamanho atrapalha a configuração do banco, fazendo que tenha que se esticar demais a perna? Perde-se em descida devido ao maior "caminho" que a perna tem que fazer? Tenho estatura mediana -1.75, embora saiba que isso só não seja suficiente, mas as alavancas maiores (tem nome essa alavanca?) são para quem tem maior estatura?

Obrigado pelas dicas.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 4>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X