Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Manuntenção de freio de disco(dúvidas)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Manuntenção de freio de disco(dúvidas)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
lucasrcz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2022
Belém
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasrcz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Manuntenção de freio de disco(dúvidas)
    Postado: 24 Mai 2022 as 23:48
Sou novo no ciclismo, comprei uma Houston Foxer Hammer bem simples e estava suprindo minhas necessidades, mas estou pensando em comprar uma bike um pouco melhor com sistemas de freios diferentes da minha atual,freio de disco mecânico, e estava pesquisando e vi que é bem mais caro de dar manuntenção e fiquei um pouco receoso de comprar e ter um custo muito alto na manuntenção e queria perguntar a média de preço e se o meu receio tem fundamento, não uso a bike pra correr altas distâncias fora da cidade, mas de vez enquando eu dou uma peladalada de 30 KM e estou pensando em ir aumentando gradualmente. Desde já agradeço se puderem dar uma ajuda. Clap
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 00:44
A sangria de cada freio deve ficar na faixa dos R$50. Vai ser necessária 1 vez por ano por aí. Depende muito do quanto você vai pedalar e da vedação do sistema. Tem gente que roda anos sem fazer manutenção alguma.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 08:50

Recomendo comprar freios hidráulicos Shimano cuja sangria é fácil e barata.

Uso freios hidráulicos Shimano faz muito tempo (Deore M596 e SLX 665 onde troquei os manetes por M6100) e comprei um kit de sangria no ML:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2154156278-kit-basico-sangria-freio-hidraulico-oleo-mineral-60ml-_JM

Com esse kit, fiz a sangria nas minhas 2 bikes. Peguei algumas instruções no Youtube de como fazer e é tranquilo. Vou comprar depois um litro de óleo Bruns para as próximas sangria.


Editado por furukawa - 25 Mai 2022 as 08:52
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 08:59
Freio hidraulico não é nenhum bicho de 7 cabeças em termos de manutenção, mesmo que precise fazer sangria é R$100 por ano. E tbm se não fizer tudo bem, se usa pouco a bike, já vi freios com mais de 4 anos de pouco uso sem nunca sangrar e estavam mais limpos que os meus que sangro todo o ano.
Vai num hidraulico decente. Shimano, um Absolute até funciona pra cidade mas são borrachudos.
Voltar ao Topo
dmt06 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
Brasília, DF
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmt06 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 10:07
Se vc tem uma Houston e quer algo um pouco melhor, não precisar ser uma com freio a disco, existem boas opções com v-brake, como a linha Riverside da Decathlon. É melhor ter um bom v-brake do que um freio a disco muito básico de entrada. Os freios a disco hidráulicos costumam vir em bicicletas mais caras, já o freio a disco mecânico não usa fluido e é mais barato.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 12:59
Isso realmente, tem freios V-brake muito bons, Hoje em dia não sei se encontra facilmente isso, pois alguns mais novos vem de plástico ou material metalico ruim, é uma bosta. Pega um vbrake shimano/tektro até um logan de alúminio é decente. Eu uso na minha 26 urbana um vbrake da Shimano que é macio demais, freia bem e da até pra usar com apenas um dedo igual hidraulico. Mas já regulei uns freios comuns que pelamor de deus, da caimbra na mão e não seguram a bike.
Na da minha esposa eu coloquei um par de Tourney a disco mecanico, pensa num freio bom pra ser mecânico. Poder de frenagem muito bom, claro que faz um pouco mais de força na manete, mas pra uso urbano e estradão dá. Se fosse eu que faço trilhas a coisa encrespa, até meus MT200 já passam trabalho as vezes, mas os Deore estão caros por hora kk
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:441
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 00:13
Uso Shimano MT200, nada a reclamar, em um ano, uns 6000 Km, nada de problemas ou manutenção, somente troca de pastilhas, que custam uns 10 reais o jogo das paralelas...
Se puder adquirir uma bicicleta com esse freio, é uma excelente opção...
Bons Treinos !!!
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2022 as 09:50
Minha bike tem os freios hidráulicos de entrada da Shimano e já rodou mais de 3 mil km's. Não fiz nenhuma sangria ainda, não senti a necessidade. Porém já troquei 2x de pastilhas.

Mas pastilhas são extremamente simples de trocar, e comprei um pacote com diversos kits de pastilhas e molas, que durarão para os próximos 10 ou 15 mil km's. Gastei menos de 80 reais.

Na minha antiga bike eu fiz uma sangria em casa, na base da gambiarra pois não tinha os equipamentos específicos. Não recomendo, eu fui meio inconsequente. Mas se vc tiver disposto a aprender e quiser adquirir um kit, na internet tá cheio de tutorial e é simples. 
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X