Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cassete de 11V pode ser usado com 12V?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cassete de 11V pode ser usado com 12V?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rodrigo Paste Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2018
ES
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Paste Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cassete de 11V pode ser usado com 12V?
    Postado: 20 Mai 2022 as 14:35
Pessoal, minha Bike era 22V, cassete Shimano. A quase 2 anos fiz um UP e passei para 12V, estranhamente o Freehub tem apresentado desgaste na ranhura da cog de 11 dentes. Já troquei uma vez e novamente a cog de 11 desgastou na ponta do Freehub e se forçar muito ela gira em falso durante o pedal.

Pergunta, existe problema no uso de um Freehub que era usado com cassete de 11v para ser usado em cassete de 12v??

grato
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1813
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2022 as 15:59
Não há problema. Deveria funcionar perfeitamente.


Certeza que o freehub não é de 10? de10 rodando com 11 já vi vários não é o certo. 11 e 12 teoricamente possuem o mesmo tamanho então o desgaste ocorreu por falta de apoio (se for de 10 e minimamente mais curto a ponto de rodar com 11 na gambiarra). nunca vi estourar a ponta ddo freehub. O torque estava correto? não foi deixado espaçador no lado interno? os espaçadores entre os coga são de 12 ou de 11v?

Editado por dimas2dimas - 20 Mai 2022 as 16:00
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Rodrigo Paste Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2018
ES
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Paste Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2022 as 16:13
Boa tarde meu amigo....

Não é de 10 não, é de 11v mesmo. Os espaçadores estavam certinho, tudo beleza... Achei muito esquisito tb, o mecânico que eu levo essa Bike é super qualificado! Agora é tentar rodar mais leve para não ferrar o resto do Freehub!!
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2022 as 17:17
Como já foi dito, realmente não é pra haver problemas!
Também é importante considerar a qualidade das peças usadas.

Aqui estou usando uma configuração bem parecida, e com zero problemas, tinha sido uma troca de 3X9 para 1X12 com k7 e cubos Sram HG.

Agora um problemaaao que eu estou aqui, foi que eu descobri que o Freehub da outra bike é de 10V, e para substituir o 11V só é possível fazendo uma baita gambiarra (desbastando parte do material do K7), pra piorar só dá pra fazer isso com K7 105 ou ainda o Ultegra, o bom e barato Sunshine que eu comprei não dá margem para fazer essa manobra.
Consequência: voltei o K7 e corrente antigos que já estavam em uso, e agora "preciso" comprar uma nova roda para então realizar a troca da relação  completa.

(Não dá pra ganhar todas, mas parece que tem dias que a gente só perde)
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2022 as 21:11
Eu acho que o padrão HG não foi desenvolvido pensando no 12v. Por isso o cog 11 sempre fica pegando de leve o freehub e ocasiona o desgaste, os cassetes Sram de 12v que utilizam padrão HG tbm desgastam o freehub.
Uma maneira de evitar isso é vc usar uma coroa maior, se vc começa a bater com frequência no com 11 no seus pedais é hora de colocar uma coroa maior na frente. Assim vc passa a utilizar mais os cogs 13 e 15 deixando o 11 apenas para situações específicas.
Eu mesmo andava seguido batendo 13 ou 11 em situações planas, ai acabei por colocar uma coroa 36 na frente, exige uma adaptação, pois não é somente perder uma marcha leve e ganhar uma rápida, todo o escalonamento do cassete fica mais pesado e sua perna precisa se acostumar a isso. Mas o que não te tira da zona de conforto não faz evoluir né.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 08:57
Originalmente postado por Rodrigo Paste Rodrigo Paste escreveu:

Pessoal, minha Bike era 22V, cassete Shimano. A quase 2 anos fiz um UP e passei para 12V, estranhamente o Freehub tem apresentado desgaste na ranhura da cog de 11 dentes. Já troquei uma vez e novamente a cog de 11 desgastou na ponta do Freehub e se forçar muito ela gira em falso durante o pedal.

Pergunta, existe problema no uso de um Freehub que era usado com cassete de 11v para ser usado em cassete de 12v??

grato

pelo que você falou parece problema de construção do cassete, alguns realmente folgam e, em tese, poderiam prejudicar o freehub, mas como não dá para resolver isso minha dica é: se você usa muito o cog mais pesado (supondo que você não usa muito o mais leve) troque a coroa da pedivela por uma maior. Eu usava 32, hoje uso 36 e no meu uso dá conta do recado para tudo, apenas quando fui para Bananeiras-PB voltei para a de 32 pontualmente.


Editado por RuanRAC - 23 Mai 2022 as 08:58
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Rodrigo Paste Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2018
ES
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Paste Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 09:29
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por Rodrigo Paste Rodrigo Paste escreveu:

Pessoal, minha Bike era 22V, cassete Shimano. A quase 2 anos fiz um UP e passei para 12V, estranhamente o Freehub tem apresentado desgaste na ranhura da cog de 11 dentes. Já troquei uma vez e novamente a cog de 11 desgastou na ponta do Freehub e se forçar muito ela gira em falso durante o pedal.

Pergunta, existe problema no uso de um Freehub que era usado com cassete de 11v para ser usado em cassete de 12v??

grato


pelo que você falou parece problema de construção do cassete, alguns realmente folgam e, em tese, poderiam prejudicar o freehub, mas como não dá para resolver isso minha dica é: se você usa muito o cog mais pesado (supondo que você não usa muito o mais leve) troque a coroa da pedivela por uma maior. Eu usava 32, hoje uso 36 e no meu uso dá conta do recado para tudo, apenas quando fui para Bananeiras-PB voltei para a de 32 pontualmente.


Então, infelizmente, na minha região que é a região serrana do ES, os pedais são feitos predominantemente nas montanhas... Muitooooooooooo montanhoso aqui, 1000 a 2000 metros de altimetria é normal aqui em um pedal de 50 a 100km!! A 32 atende nas subidas mas também temos as baixadas e aí ela fica muito no ventilador... Infelizmente não sei o que fazer.. Se tiver que trocar o Freehub vou acabar trocando a roda e mudando para XD ou algo assim!!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 12:34
O terreno aí é mais apropriado para ser usado com duas coroas. Com uma coroa você acaba tendo que abrir mão da final ou da redução. Mas imagino que você não pretende seguir esse caminho.

A sua opção de trocar a roda por um cassete xd pode ser boa já que poderá usar um cassete com cog menor que o de 11 dentes. Talvez isso resolva os seus problems num combo só.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 15:48
[/QUOTE]
Então, infelizmente, na minha região que é a região serrana do ES, os pedais são feitos predominantemente nas montanhas... Muitooooooooooo montanhoso aqui, 1000 a 2000 metros de altimetria é normal aqui em um pedal de 50 a 100km!! A 32 atende nas subidas mas também temos as baixadas e aí ela fica muito no ventilador... Infelizmente não sei o que fazer.. Se tiver que trocar o Freehub vou acabar trocando a roda e mudando para XD ou algo assim!![/QUOTE]

Mais barato testar uma coroa 34 então, acho que é uma combinação coringa, não vai faltar no plano, a não ser a descer e sobe relativamente bem.

Até uns dias eu usava a 34, e minha região um pedal de 60km bate de boas uns 1300m se procurar os morros certos.
Caso não se sinta confortável só gastou uns R$100 pilas na coroa.


Editado por Pabloebani - 23 Mai 2022 as 15:51
Voltar ao Topo
Rodrigo Paste Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2018
ES
Offline
Mensagens:38
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodrigo Paste Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2022 as 16:02
Isso aí, tenho que pensar a longo prazo!! Voltar para duas coroas hoje não é uma opção!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X