Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike ideal para estradão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike ideal para estradão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike ideal para estradão
    Postado: 18 Mai 2022 as 11:57
Preciso de ajuda para comprar uma bike para estradão.

Meu tipo de pedal é longo, geralmente mais de 80km, e a maior parte em estrada de chão que não é tão ruim, apenas alguns trechos.

Busco uma bike mais confortável e que seja boa nesse tipo de percurso, e não uma bike super agressiva de XCO, não participo de competições.

Das bikes nacionais achei interessante a Soul sl329 e Audax Adx 100. Bons componentes e garantia vitalícia no quadro, busco esse tipo de garantia pois já precisei uma vez, as demais marcas nacionais não possuem.

Em relação as importadas e com o preço mais atrativo tem a Cannondale Trail e Gt Avalanche, ambas com garantia vitalícia também, e são marcas que têm representantes na minha cidade.

Como não entendo de geometria eu preciso da ajuda de vocês, a Soul me pareceu ter uma geometria mais conservadora para estradão, e as demais para trilhas, posso estar enganado pois não entendo direito.

Já andei numa sense impact e achei a geometria e a posição de pilotagem muito desconfortável para quem passa muitas horas em cima da bike, busco algo oposto a essa bike.

Qual seria a melhor opção ?
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 12:21
Eu sugeriria até mesmo uma gravel, mas o orçamento que pedem numa hoje é meio tenso. Ta na moda né.
Emfim, uma 329 é bem legal em termos de geometria, mas peça nos componentes. Tem algumas Caloi que atendem bem ao mesmo padrão de preço e tem componentes bons.
A Cannondale Trail é muito boa, o quadro já é bem evoluido em termos de geometria pra uma bike de entrada, aceitaria bons upgrades futuros.

Pra estradão não há muito mistério na bike, uma Gravel é bem confortável em termosde posicionamento, embora não tenha suspensão, mas uma bike de XC (não significa que seja somente XCO) atende super bem. A vantagem de uma bike de XC é que vc tem inumeras maneiras de fazer um fit nela, de maneira mais agressiva ou mais confortável, por isso estranhou a Sense, normalmente elas tem um quadro mais alongado, ai vc precisa encurtar a mesa ou pegar um quadro menor. A sense tem geometrias parecidas com Trek e Specialized. Alias tbm tem a Trek Marlin 5 e a Rockhopper que atenderiam muito bem, mas o valor é superior a SL329.

Eu comprei uma Rockhopper 2019 usada esses tempos, com grupo Altus 16v bem simples, e nesse quadro montei as peças da minha antiga bike, deore 12v suspensão a ar, enfim. Mas a mudança na geometria do quadro foi monstra em relação a andar no estradão mais irregular, costelas de vaca. A minha antiga tinha ângulo de direção de 71º, o ângulo da Specialized é de 69,8º, parece bobagem, é pouca coisa, mas essa abridinha na direção já faz a bike transpor melhor alguns obstáculos. Eu pegaria um quadro com no mínimo 70º de direção. É o meio termo entra agilidade e velocidade, pra estradão isso seria o básico, 71º já é mais uso urbano e pra quando se precisa de muita manobrabilidade.

Logo alguém pode citar alguns modelos nacionais com bom custo benefício, não lembro agora qual o modelo da Caloi, acho que é a Explorer, mas não tenho certeza
Voltar ao Topo
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 12:42
Até pensei numa gravel, mas o que me desanimou foi o fato do preço elevado. Outra coisa que não funciona é pedivela de speed, aqui tem muita montanha, tem que ser pedivela reduzido. Tenho uma urbana aro 700x37 e funciona legal, mas para andar aqui na região teria que ser uma gravel com pneus maiores, e a maioria das nacionais não cabem pneus largos. As importadas custam uma fortuna, enfim, não achei muito interessante pelo custo benefício.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 12:50
Gravel com pedivela de Speed é adaptação, nem sei se alguma nacional tem uma gravel decente, tipo que caiba pneus até 45 por exemplo, ai só as importadas e ai a coisa fica cara.
O jeito é ir de MTB mesmo. Se quer rolagem pode por pneus de gravel de 35 a 45mm que fica quase igual. Mas tem pneus de MTB muito bons pra rolar, os Continental são bons custo benefícios. Tente ver alguma bike com relação 2x10, considero a melhor relação pra andar no estradão e pegar subidas quando necessário.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 13:06
Igor,  se puder nos diga quanto pretende gastar com a bike.  Fica mais fácil para a gente indicar algo.

Sobre a questão da geometria, é interessante que você pegue uma bike com a direção mais aberta. Isso deixa o pedal bem mais confortável. Um ângulo entre 68 e 70 é o ideal para quem quer uma bike "boa para tudo", abaixo disoo vai lhe garantir mais segurança nas descidas mas o ato de subir já começa a ficar comprometido.

Claro,  tem outras coisas que também influenciam no conforto mas acho que esse parâmetro é o que merece mais atenção da sua parte.


Editado por hug0.dts - 18 Mai 2022 as 13:07
Voltar ao Topo
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 13:18
Meu orçamento é até 6 mil. Concordo com o que foi dito pelo Pablo, uma bike com relação de duas coroas seria bem mais interessante que uma coroa apenas, para o meu uso dura mais, mais barato de manter e tem mais range. Um 2x9 ou 2x10 funciona legal.  
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 13:42
Isso ai, 2x9 ou 2x10 são o ideial para sua proposta de bike. 

A a linha trail nesta faixa de preço estão com componentes bem inferiores a suas concorrentes de faixa de preço. 

Caloi Explorer Expert R$ 6199,00 Tem deore 2x10 e freio shimano de entrada alem de Suspensão RockShox Judy TK.

ADX 200 - R$ 5.990,00 
Deore 2x10 Freio Shimando de entrada e Suspensão a ar Suntur 32

SL329 - R$ 5990,00
Cambio Sram SX, Freio Sram  e Suspensão Proshock 


Eu ficaria entre a Caloi e a ADX, escolhendo pela melhor relação com o lojista da rua região. 

Eu já tive e nao gostei do grupo SX que vem na SL329

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 13:53
Mais um voto para a Adx200. O único detalhe é que seria interessante você substituir a mesa por uma com maior angulação para lhe dar mais conforto. Ela vem com uma mesa negativa, - 17°.
Voltar ao Topo
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 15:16

Eu gostei da dica da Adx 200, o problema que eu fico com o pé atrás é o fato do movimento ser press fit, já tive uma Oggi e me deu MUITA dor de cabeça com press fit, ainda prefiro o sistema de rosca, vendi a bike por conta disso. Nunca uma bike me deu tanto problema como essa,  pedivela é uma coisa robusta que comigo pelo menos nunca tive problema, até usar o tal do press fit.


Outra coisa que não gostei foi o canote de 27,2, acho um pouco mais frágil, em viagens longas costumo levar bastante coisa na bolsa do selim, mas o press fit eu fico mais preocupado, longe de casa no meio do nada se o pedivela apresenta problema é complicado, não tem gambiarra que resolva.


A SL329 eu não gostei do SX também, mas o logista negocia comigo um outro grupo 2x9 ou 2x10, estou até pensando no alívio, pelo fato de rodar pra muito longe, acho mais fácil achar peça e a manutenção de 9 velocidades é bem mais barato. Não sei se tem muita diferença para o Deore em termos de robustez, visto que o range é o mesmo, e as tecnologias mais tops já chegaram no alívio, como trocador dianteiro com apenas uma manete, trocar 3 marchas no trocador dianteiro, pedivela hollowtech, etc.  


Vou olhar a Caloi também. Obrigado.



Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 15:27
Com relação a preços, a ADX 200 acha por uns $5000, e a Explorer Expert sai uns $5300, fica ligado nas promoções

Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 15:47
Minhas ultimas bikes tem sido sempre com canote 27,2. 
Peso 100kg e já fiz cicloviagem com mais 10kg no preso no canote. não tive problema até hoje


Sobre o pressfit, se tu tens  uma experiencia negativa com ele, talvez vale a pena deixar fora da lista. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:463
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 18:52
Acho que a Sense Rock Evo 2021/22 também se encaixa no que procura pois cabe no orçamento, é bem montada, tem um bom grupo, freios bons, boa suspensão, o movimento central é de rosca e o canote é de 31,6mm, e acho que esse é um bom "mix" do que você quer com o que o pessoal indicou.

Uma curiosidade, qual foi o problema que teve com o pressfit? As vezes o problema que teve foi um caso isolado e está adotando como comum, até entendo ter um "trauma" com uma tecnologia que ti deu dor de cabeça, mas pode ser que a ADX200 que indicaram antes seja A bike pra você e estaria dispensando ela por conta disso.

Sobre o grupo de 12v, acho que ele realmente não é necessário pro seu uso, o 2x10v da Adx ou da Sense vai estar ótimo, mas afirmar que 12v tem custo de manutenção tão alto que seja proibitivo o uso para o que pretende eu já acho exagero, na realidade eu tenho feito as contas das ultimas manutenções e com o Deore de 12v já quase que o "jogo virou", principalmente se abrir mão de usar cassete Shimano.
Voltar ao Topo
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 08:15
O pedivela simplesmente ficava frouxo no quadro. Eu tive que mandar o quadro para garantia, fiquei maior tempão sem a bike, depois quando chegou o novo quadro tive que gastar dinheiro para montar tudo novamente, visto que a garantia da Oggi só cobre a peça, e não a mão de obra.

Eu sei que as novas bikes da Oggi eles tiraram o press fit e voltaram com a rosca, muita gente teve problema, pode ser que na Audax isso não ocorra, mas na Oggi fiquei muito instatisfeito, pedalado a mais de 25 anos, nunca um pedivela deu problema comigo, só com essa Oggi com pressfit.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1089
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 08:51
Originalmente postado por igordepaula igordepaula escreveu:

O pedivela simplesmente ficava frouxo no quadro. Eu tive que mandar o quadro para garantia, fiquei maior tempão sem a bike, depois quando chegou o novo quadro tive que gastar dinheiro para montar tudo novamente, visto que a garantia da Oggi só cobre a peça, e não a mão de obra.

Eu sei que as novas bikes da Oggi eles tiraram o press fit e voltaram com a rosca, muita gente teve problema, pode ser que na Audax isso não ocorra, mas na Oggi fiquei muito instatisfeito, pedalado a mais de 25 anos, nunca um pedivela deu problema comigo, só com essa Oggi com pressfit.

O pressfit nasceu pra ser usado em quadros de carbono, onde o material trabalha pra manter ele sob pressão, no aluminio ele tem maiores chances de aflouxar.

A não ser pela facilidade de manutenção não vejo vantagem sobre um BB52 ou algo superior de rosca.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 13:03
Originalmente postado por igordepaula igordepaula escreveu:

O pedivela simplesmente ficava frouxo no quadro. Eu tive que mandar o quadro para garantia, fiquei maior tempão sem a bike, depois quando chegou o novo quadro tive que gastar dinheiro para montar tudo novamente, visto que a garantia da Oggi só cobre a peça, e não a mão de obra.

Eu sei que as novas bikes da Oggi eles tiraram o press fit e voltaram com a rosca, muita gente teve problema, pode ser que na Audax isso não ocorra, mas na Oggi fiquei muito instatisfeito, pedalado a mais de 25 anos, nunca um pedivela deu problema comigo, só com essa Oggi com pressfit.

Não é a primeira vez que vejo comentários sobre problemas com esse tipo de central. É melhor ir num roscado mesmo. Creio que nesse sentido a Caloi indicada irá lhe atender melhor.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 16:35
Off.

Gravel não está somente na moda, mas também é moda indicar uma.

Lembrei de outras modas que já vi por aqui:

-Indicar uma roda com Mavic/DT Swiss/Chris King;
-Estar com a frase "faça um bike fit" na ponta da língua para qualquer pergunta;
-Mandar botar um pneu slick.

Voltar ao Topo
igordepaula Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2022
mg
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igordepaula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2022 as 13:14
Conforme as dicas dos colegas não vou optar por gravel.

Optarei por um grupo 2x.

Sense eu descartei por inúmeros problemas de quadro quebrando, sei que agora eles mudaram a solda e tudo mais, mas não gosto da marca.

Caloi não tem garantia no quadro, também descartei.

Audax descartei devido ao pressfit, bike muito boa no resto.



Das importadas indicadas são: Spz Rockhopper, Trek Marlin, Cannondale Trail e Gt Avalanche. A Gt vem com caixa tapered, boost141, as outras nem são tapered, todas elas bem pesadas, mas gostei da opção de ter bagageiro, facilita nas minhas viagens, todas elas tem.

Estou tendendo pela Gt Avalanche pela fama de inquebrável, boost, bagageiro e quadro tapered e das nacionais a sl329.

Sl329 consigo com grupo deore 2x10 no lugar do sx, suspensão suntour xcr air, bike relativamente leve, na casa dos 12kg, pneus Vittoria.

Alguém tem mais alguma sugestão? 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2022 as 13:32
Groove e Oggi não tem nada desse tipo?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2397
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2022 as 13:58
Originalmente postado por igordepaula igordepaula escreveu:

Conforme as dicas dos colegas não vou optar por gravel.

Optarei por um grupo 2x.

Sense eu descartei por inúmeros problemas de quadro quebrando, sei que agora eles mudaram a solda e tudo mais, mas não gosto da marca.

Caloi não tem garantia no quadro, também descartei.

Audax descartei devido ao pressfit, bike muito boa no resto.



Das importadas indicadas são: Spz Rockhopper, Trek Marlin, Cannondale Trail e Gt Avalanche. A Gt vem com caixa tapered, boost141, as outras nem são tapered, todas elas bem pesadas, mas gostei da opção de ter bagageiro, facilita nas minhas viagens, todas elas tem.

Estou tendendo pela Gt Avalanche pela fama de inquebrável, boost, bagageiro e quadro tapered e das nacionais a sl329.

Sl329 consigo com grupo deore 2x10 no lugar do sx, suspensão suntour xcr air, bike relativamente leve, na casa dos 12kg, pneus Vittoria.

Alguém tem mais alguma sugestão? 


Como assim a Caloi não tem garantia? São 5 anos noss quadros de alumínio e de carbono. 90 dias é para as demais peças de desgaste.

https://caloi.com/garantia-caloi/


Editado por hug0.dts - 27 Mai 2022 as 14:54
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2022 as 14:25
Originalmente postado por igordepaula igordepaula escreveu:

Conforme as dicas dos colegas não vou optar por gravel.

Optarei por um grupo 2x.

Sense eu descartei por inúmeros problemas de quadro quebrando, sei que agora eles mudaram a solda e tudo mais, mas não gosto da marca.

Caloi não tem garantia no quadro, também descartei.

Audax descartei devido ao pressfit, bike muito boa no resto.



Das importadas indicadas são: Spz Rockhopper, Trek Marlin, Cannondale Trail e Gt Avalanche. A Gt vem com caixa tapered, boost141, as outras nem são tapered, todas elas bem pesadas, mas gostei da opção de ter bagageiro, facilita nas minhas viagens, todas elas tem.

Estou tendendo pela Gt Avalanche pela fama de inquebrável, boost, bagageiro e quadro tapered e das nacionais a sl329.

Sl329 consigo com grupo deore 2x10 no lugar do sx, suspensão suntour xcr air, bike relativamente leve, na casa dos 12kg, pneus Vittoria.

Alguém tem mais alguma sugestão? 


Sense, Caloi e Oggi dão o mesmo prazo de garantia para o alumínio. 5 Anos

A Decathlon tem a Rockrider ST540, que é 1x10

A GT é boa mas vem com componentes bem inferiores as suas opções nacionais de preço equivalente

A Cannondale tem a linha Trail SL que é boost e tem furação pra bagageiro, mas não é fácil de encontrar à venda e o modelo mais barato parte de 8K

Vai na Caloi
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X