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Corrente soltando |
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KevinBT
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Cadastrado em: 30 Abr 2022 Santos/SP Offline Mensagens:17 |
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Postado: 13 Mai 2022 as 00:16 |
Boa noite,
Gostaria de saber se alguém pode ter ideia de como solucionar um novo problema na minha corrente O caso é o seguinte: recentemente a minha corrente estava funcionando normalmente e faz pouco tempo que uma outra peça da bicicleta (guidão) estava começando a apresentar problemas. Levei ela em uma bicicletaria para solucionar o problema relacionado ao guidão, porém fizeram também uma regulagem de marcha. Mas a regulagem de marcha foi mal feita, e a corrente ficou desregulada (quando colocava-se a quinta marcha no passador, a corrente ia para sexta marcha no cassete, quando se colocava a sexta no passador, a corrente ia para a sétima no cassete e quando se colocava a sétima marcha no passador a corrente não passava de marcha no cassete já que a sétima marcha é a minha última marcha do cassete). Quando relatei isso na bicicletaria eles arrumaram a corrente para que a marcha selecionada no passador correspondesse com a marcha que a corrente se encontrava no cassete. Alegaram, ao fazer isso, que iam "enumerar" as marchas. Depois disso, a corrente começar a dar alguns "engasgos" ao trocar as marchas e ela começou a se soltar com frequência. Gostaria de saber se daria para fazer algum ajuste para que isso parasse de acontecer ou se a corrente foi forçada demais e devido a isso será necessário trocar a corrente |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4929 |
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E aí, shock! Beleza?
Você não vai precisar trocar a corrente. O que é necessário fazer é um ajuse fino no teu câmbio traseiro. Nele tem dois parafusos pequenos, um ao lado do outro. Ao lado de cada parafuso tem a letra L e a letra H. Você terá que girar o parafuso da letra H gradativamente até a corrente não cair mais para fora do pinhão. Para você ver se a corrente não vai mais cair para fora do pinhão, você vai ter que dar umas voltas no pedivela para frente. Feito isto, olhe o conduíte de cabo ligado ao câmbio traseiro. No lugar onde o conduíte do cabo de marcha é ligado ao câmbio fica uma pecinha que você terá que rosquear gradativamente no sentido anti-horário e verificar se a marcha parou de pular para o pinhão de baixo e de fazer ruído de marcha desregulada girando o pedivela para frente até você ver que a corrente não cairá mais para o pinhão de baixo nem fará mais ruído de marcha desregulada. Qualquer dúvida, é só chamar aqui de novo. Já é? Valew!
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Pabloebani
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Cadastrado em: 18 Ago 2021 São Francisco d Offline Mensagens:1113 |
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BAh, uma mecânica que não faz direito uma regulagem de marchas de 7v é tenso. Se vc olhar no youtube tem vários vídeos que ensinam a regulagem, isso vc mesmo pode fazer em casa. É só questão de regulagem mesmo, não precisa trocar nadinha.
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KevinBT
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Cadastrado em: 30 Abr 2022 Santos/SP Offline Mensagens:17 |
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Muito obrigado pelas respostas, em particular ao usuário Ironman pela explicação bem didática. Nas próximas vezes irei fazer a regulagem em casa mesmo para evitar o risco de regulagens mal feitas em oficinas.
Uma dúvida em relação à explicação do usuário Ironman: quais ferramentas são necessárias para manusear os parafusos do câmbio traseiro e da pecinha que fica na região do conduíte? Seria uma chave Philips e alguma outra ferramenta para a pecinha que fica na região do conduíte? |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4929 |
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E aí, brôw!
Para os parafusinhos você só precisa de uma chave de fenda ou Phillips. Já a pecinha do câmbio traseiro onde está ligado o conduíte foi feita para ser girada com os dedos. Valew!
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Ironman
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Já ia esquecendo de te falar para verificar se o cabo do câmbio traseiro está frouxo. Se tiver, você vai ter que esticá-lo soltando-o do câmbio com uma chave de boca 8 mm ou Allen 5 mm (dependendo do modelo do câmbio) e, com um alicade, você o puxa pela ponta com ele ainda no câmbio e reaperte com a chave que você usou para soltá-lo do câmbio.
Valew!
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KevinBT
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Ok
Agora tenho uma dúvida em relação à uma outra questão. Alguma coisa está raspando aro da minha bicicleta. Poderia ser a sapata de freio que está raspando no aro ou pode ser por outro motivo? Como eu faria para afastar a sapata de freio do aro para verificar se o problema é realmente esse? (O freio é V-Brake) |
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Ironman
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Fala aí, shock! No freio v-brake tem um parafusinho em cada lado do freio. No lado onde a sapata pode estar raspando você aperta o parafusinho ou afrouxa um pouco o parafusinho do outro lado até não raspar mais. Valew!
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KevinBT
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Ok
Vou tentar fazer esse ajuste do parafuso Espero que dê certo |
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KevinBT
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Cadastrado em: 30 Abr 2022 Santos/SP Offline Mensagens:17 |
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Estou novamente com um problema na minha corrente que só acontece em última marcha (sétima, já que o meu câmbio possui 7 velocidades no cassete), não sei se é porque não estou acertando ainda a regulagem do câmbio:
Ao pedalar para frente, a corrente está rodando normalmente. Porém, ao pedalar um pouco para trás, chega um momento que a roldana do câmbio traseiro para de girar, fazendo com que a corrente comece a se desprender do último pinhão do cassete, momento em que sou obrigado a pedalar novamente para frente para a corrente voltar a girar normalmente e mesmo assim o problema continua persistindo. Ao levar em uma bicicletaria para ver essa questão, eles próprios fizeram várias tentativas de regulagem, não conseguiram solucionar a questão e disseram que iria ter que trocar a relação (corrente/cassete) e/ou o câmbio traseiro, pois a relação já estaria bem gasta (comprometida). Porém, o que acho bem estranho é que a corrente e o cassete foram trocados há apenas 2 meses e meio. O cassete é da própria Shimano (MF-TZ500-7) e o câmbio traseiro é um Shimano Tourney e foi trocado há apenas 1 mês. Seria algo normal ter a relação tão gasta em menos de 3 meses mesmo sob uso freqüente? E esse problema seria mesmo a troca de todo o conjunto novamente ou seria algum ajuste fino que a bicicletaria não conseguiu fazer? |
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dimas2dimas
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Pedalar pra trás? |
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Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas https://www.strava.com/athletes/11470031 https://www.instagram.com/dimas2dimas/ |
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hug0.dts
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A roldana pode estar apertada demais. Solte o parafuso e reaperte apenas o suficiente para ficar travado. Não precisa apertar demais.
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