Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fabricante obriga a montagem em loja especializada
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fabricante obriga a montagem em loja especializada

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fabricante obriga a montagem em loja especializada
    Postado: 12 Mai 2022 as 07:03
Bom dia, comprei uma bike na submarino e tenho 2 anos de garantia de quadro e 180 dias de algumas peças. Mas lendo o termo de garantia diz que a montagem deve ser feita em loja especializada e mediante nota fiscal de serviço. Isso é legal, ou um termo abusivo?
Se eu montar por conta própria e não quiserem me dá a garantia, será que eu consigo recorrer e exercer o direito a garantia?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2022 as 07:40
Pode ter certeza, eles colocam isso para ter uma espécie de "padrão de montagem", feito por alguém específico ligado a ales.

Cai na mesma seara da garantia dos carros, em que tem que fazer as revisões em concessionária (pagando bem mais caro que mecânicas em geral).

Se tu montar e der alguma merda, eles vão alegar que não foi montado na loja autorizada e negar a garantia, e até tu conseguir provar que "focinho de porco não é tomada", vai um bom tempo e custo que provavelmente são maiores que a bike em questão!

Monta na loja!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2022 as 11:05
Um ponto a observar que é a garantia LEGAL para bicicletas é de 90 dias, após esse prazo a garantia ocorre pelo contrato, que é Lei entre as partes. 
Sei que a OGGI tem/tinha a exigência de registrar a bike no site próprio e que a garantia era sumariamente negada no caso do descumprimento do contrato. 
Não sei como os tribunais tratam essa exigência, mas a princípio parece ser válido, já que a fabricante se compromete a "dar" a garantia se o comprador estiver adimplente com os suas obrigações contratuais.

Adicionalmente, veja o §º único do art. 50 do CDC

"Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações."

Entenda como ônus a obrigação de utilizar a especializada para a montagem


Editado por jh1991 - 12 Mai 2022 as 11:10
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2022 as 12:19
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Um ponto a observar que é a garantia LEGAL para bicicletas é de 90 dias, após esse prazo a garantia ocorre pelo contrato, que é Lei entre as partes. 
Sei que a OGGI tem/tinha a exigência de registrar a bike no site próprio e que a garantia era sumariamente negada no caso do descumprimento do contrato. 
Não sei como os tribunais tratam essa exigência, mas a princípio parece ser válido, já que a fabricante se compromete a "dar" a garantia se o comprador estiver adimplente com os suas obrigações contratuais.

Adicionalmente, veja o §º único do art. 50 do CDC

<span style="font-family: Arial; font-size: small; text-align: justify; : rgb255, 255, 255;">"Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações."</span>
<span style="font-family: Arial; font-size: small; text-align: justify; : rgb255, 255, 255;">
</span>
<span style="font-family: Arial; font-size: small; text-align: justify; : rgb255, 255, 255;">Entenda como ônus a obrigação de utilizar a especializada para a montagem</span>


No meu caso tenho a garantia em dobro por ser um benefício do meu cartão de crédito.
E segundo informações passadas da empresa, posso levar em qualquer loja especializada que forneça nota de montagem.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2022 as 12:21
sendo pelo cartão ou não, a garantia é contratual, regida pelo art. 50 do CDC
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Online
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2022 as 09:54
Quando se referem a loja especializada dizem um mecânico profissional que dê nota. Senão o cara monta sozinho em casa de forma errada e depois quer garantia de uma peça que ficou mal montada.
Vc não é obrigado a fazer a montagem lá, mas se não fizer pode perder a garantia. É uma escolha sua.
Voltar ao Topo
dmt06 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
Brasília, DF
Online
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmt06 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2022 as 10:35
Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Bom dia, comprei uma bike na submarino e tenho 2 anos de garantia de quadro e 180 dias de algumas peças. Mas lendo o termo de garantia diz que a montagem deve ser feita em loja especializada e mediante nota fiscal de serviço. Isso é legal, ou um termo abusivo?
Se eu montar por conta própria e não quiserem me dá a garantia, será que eu consigo recorrer e exercer o direito a garantia?

Nunca ouvi falar de uma exigência desse tipo de nenhum fabricante, a bicicleta já vem pré-montada e a montagem final costuma ser bem simples para implicar questões de perda de garantia. Além disso, montar numa loja não quer dizer que o serviço serviço será bem feito, já tive problema de montagem errada em oficina especializada que eu tive de corrigir em casa.

Mesmo com essas considerações acho que o melhor pode ser pagar uma loja para montar e assim não ter dor de cabeça. Depois pode haver um defeito de fabricação sem qualquer relação com montagem e eles criarem problema, eu pessoalmente evitaria uma empresa dessas.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2022 as 13:01
Se tá nos termos de garantia é melhor montar na oficina mesmo tendo conhecimento suficiente para montar em casa.

Eu levaria só pra evitar a dor de cabeça pois tenho asco de levar a bike na loja. A maioria dos mecânicos são meros trocadores de peças e quando um problema aparece resolvem a base da gambiarra.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2022 as 14:41
Originalmente postado por dmt06 dmt06 escreveu:

Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Bom dia, comprei uma bike na submarino e tenho 2 anos de garantia de quadro e 180 dias de algumas peças. Mas lendo o termo de garantia diz que a montagem deve ser feita em loja especializada e mediante nota fiscal de serviço. Isso é legal, ou um termo abusivo?
Se eu montar por conta própria e não quiserem me dá a garantia, será que eu consigo recorrer e exercer o direito a garantia?


Nunca ouvi falar de uma exigência desse tipo de nenhum fabricante, a bicicleta já vem pré-montada e a montagem final costuma ser bem simples para implicar questões de perda de garantia. Além disso, montar numa loja não quer dizer que o serviço serviço será bem feito, já tive problema de montagem errada em oficina especializada que eu tive de corrigir em casa.

Mesmo com essas considerações acho que o melhor pode ser pagar uma loja para montar e assim não ter dor de cabeça. Depois pode haver um defeito de fabricação sem qualquer relação com montagem e eles criarem problema, eu pessoalmente evitaria uma empresa dessas.


Isso é bem comum.
Voltar ao Topo
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2022 as 15:01
É lamentável mas vou ter que levar mesmo e ter que desembolsar R$95 para fazerem o serviço.
Comprei essa bike. https://www.submarino.com.br/produto/4823658840
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 07:47
Colega, isso estava bem claro no anúncio.

MONTAGEM
A bicicleta é montada e engraxada, porém, para acomodação na embalagem e transporte, algumas peças são enviadas desmontadas.
A montagem é de responsabilidade do cliente e é necessário efetuar regulagem de câmbio ao receber o produto conforme o certificado de garantia enviado junto com a bike.

GARANTIA:
não cobre defeitos por mau uso ou pela montagem / revisão inadequada do produto.
A garantia será validada para as montadas e revisadas por uma oficina especializada e é referente apenas ao primeiro proprietário.
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 08:39
[QUOTE=Rv.es]É lamentável mas vou ter que levar mesmo e ter que desembolsar R$95 para fazerem o serviço.
Comprei essa bike. https://www.submarino.com.br/produto/4823658840[/QUOTE]

Bom dia. Me desculpe, mas se isso estava explícito nos termos (que você devia ter lido e não comprado se estava em desacordo) não há nada a ser feito, né? Por isso certas coisas prefiro comprar numa "loja física" mesmo, falando diretamente com o ciclista/lojista que vai montar/revisar ela pra mim, mesmo que tenha que pagar um pouco mais geralmente...
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 09:17
Não é por nada não, cobrar 95 reais para a montagem em loja para ter garantia é o menor dos problemas dessa bike 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 15:51
LOLClap
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 15:53
Acredite, gastar 95,00 pra ter garantia nessa bike é um super investimento. Certamente você vai precisar. 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2022 as 18:51
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Acredite, gastar 95,00 pra ter garantia nessa bike é um super investimento. Certamente você vai precisar. 


Na verdade os 95 reais serão um baita investimento, porque esse tipo de bike de entrada dá muita dor de cabeça pra regular, e depois de algumas pedaladas, desregula tudo....
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 10:02
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Acredite, gastar 95,00 pra ter garantia nessa bike é um super investimento. Certamente você vai precisar. 


Na verdade os 95 reais serão um baita investimento, porque esse tipo de bike de entrada dá muita dor de cabeça pra regular, e depois de algumas pedaladas, desregula tudo....

Embora que acionar a garantia vai ser outro parto.
Voltar ao Topo
dmt06 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2022
Brasília, DF
Online
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dmt06 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 10:54
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Acredite, gastar 95,00 pra ter garantia nessa bike é um super investimento. Certamente você vai precisar. 


Na verdade os 95 reais serão um baita investimento, porque esse tipo de bike de entrada dá muita dor de cabeça pra regular, e depois de algumas pedaladas, desregula tudo....

Embora que acionar a garantia vai ser outro parto.

Verdade, talvez o melhor seja guardar esses R$95 para uma despesa futura. A garantia legal de 90 dias eles não podem negar, principalmente se for numa peça que já veio montada de fábrica (que é a maior parte).
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 15:16
95 reais p uma montagem com regulagem de cambio, freios e ter a garantia, não está um valor alto.
Tem a opção de não pagar e abrir mão da garantia. Não vale a pena.
Existem coisas que é melhor pagar e ficar quieto: montagem de bike, troca de óleo de carro, eletricista, encanador, montagem de móveis, pintor, imposto de importação...
Voltar ao Topo
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 18:01
Eu paguei e o mecânico fez todo o serviço e as marchas estão entrando de boa só que com um porém, se eu trocar de marcha em subida durante a troca está estralando. Isso é normal? Em declive e local plaino ela não faz esses estalos.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 20:41
Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Eu paguei e o mecânico fez todo o serviço e as marchas estão entrando de boa só que com um porém, se eu trocar de marcha em subida durante a troca está estralando. Isso é normal? Em declive e local plaino ela não faz esses estalos.


É preciso aliviar o pedal na subida. Forçar as trocas dessa forma vai detonar a sua relação.

Quando for mudar a marcha force um pouco o giro, troque a marcha na alavanca, e alivie simultaneamente o giro no pedal. A marcha vai ser trocada sem tranco.

Parece complicado mas com o tempo você pega o jeito.

Força, troca, alivia.
Voltar ao Topo
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2022 as 21:02
Valeu, amanhã vou por em prática
Voltar ao Topo
Sukhoi Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Nov 2021
Cachoeiro - ES
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sukhoi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 08:34
O ideal seria trocar de marcha pouco antes da subida, mas em qualquer lugar que esteja pedalando tanto plano, subida e descida alivie a força no pedal quando trocar de marcha, as passagens ficam muito mais suaves e preservam a relação.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 09:00
Mas no MTB é impossível. A subida muda a graduação no meio. Se for longa você se cansa no meio, etc.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 10:17
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas no MTB é impossível. A subida muda a graduação no meio. Se for longa você se cansa no meio, etc.


Impossível não é, muito pelo contrário, mas às vezes a troca só vai forçada mesmo.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 10:47
Não impossível trocar, os novos trocam como se nada estivesse acontecendo. Impossível muitas vezes de prever e trocar antes.
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 11:19
Caso a pessoa tenha uma relação 1X na frente é muito fácil, troca mais tranquilo na traseira, até porque esses câmbios são mais sofisticados. No caso de 2X na frente (o meu caso com meu "véio" Shimano SLX 2X10) quando eu vejo uma lombona eu já alivio primeiro na frente no início dela para depois ir aliviando a de trás, mas sempre dando aquela "aliviada" no pé ao trocar (uma analogia semelhante seria nos carros com câmbio manual a gente pisar na embreagem e tirar o pé do acelerador para a troca)... sem falar que isso evita muito a "sugada de corrente" na frente em dias enlameados...
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Online
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 11:31
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas no MTB é impossível. A subida muda a graduação no meio. Se for longa você se cansa no meio, etc.


Vc precisa manter uma cadencia decente na subida (diria que uns 65rpm no mínimo), se deixar pesar demais a troca vai ser bem lenta e vai forçar mais a troca, mas se vc mantiver sua cadencia normal em subida as trocas acontecem rápidas e dificilmente vai estalar. Esperar o limite da perna pra trocar de marcha é algo danoso, pra bike e pra sua musculatura

Já vi cogs de cassete quebrados por fazerem troca de marcha muito lenta, imagina que por alguns segundo apenas um dente do cassete está segurando toda a força que vc faz pra manter a subida.

Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 12:56
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Não impossível trocar, os novos trocam como se nada estivesse acontecendo. Impossível muitas vezes de prever e trocar antes.

Não é necessário prever,  é necessário sentir a subida e trocar antes da cadência cair demais, tal como disse o Pablo. É preciso ir ajustando a relação conforme a demanda para manter uma cadência mais constante.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2022 as 14:07
Ao contrário do que dizem, 2x é bem mais fácil aliviar de uma vez só.
Voltar ao Topo
Rv.es Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2022
Vitória
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rv.es Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 16:44
Deu certo agora e parou de estalar quando não forço o pedal na troca. Ao pouco tô aprendendo , só que vou levar a bike na oficina assim que puder pois quando jogo na menor coroa dianteira e depois jogo para a segunda coroa, ela não está jogando a corrente e tenho que forçar o trocador para ela mudar de coroa. Já dá 2° para 3° está de boa.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2022 as 18:08
Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Deu certo agora e parou de estalar quando não forço o pedal na troca. Ao pouco tô aprendendo , só que vou levar a bike na oficina assim que puder pois quando jogo na menor coroa dianteira e depois jogo para a segunda coroa, ela não está jogando a corrente e tenho que forçar o trocador para ela mudar de coroa. Já dá 2° para 3° está de boa.

É isso aí!

Quanto ao câmbio, dê 1/4 de volta no sentido anti horário no regulador de tensão do cabo (vai tensionar o cabo). Teste e veja se melhorou. Vá tensionando aos poucos até trocar. Se ficar difícil para a corrente descer, gire pro sentido horário.

O regulador é a peça que fica na saída do cabo de câmbio no trocador dianteiro. A maioria das bikes tem isso.


Editado por hug0.dts - 19 Mai 2022 as 18:09
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2022 as 08:55
Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Deu certo agora e parou de estalar quando não forço o pedal na troca. Ao pouco tô aprendendo , só que vou levar a bike na oficina assim que puder pois quando jogo na menor coroa dianteira e depois jogo para a segunda coroa, ela não está jogando a corrente e tenho que forçar o trocador para ela mudar de coroa. Já dá 2° para 3° está de boa.

Aeee! com o tempo vc pega o jeito e fica tão automático que nem vai notar.

Vejo a galera falando em manter cadência em X na subida...Não sei no MTB mas no ciclismo de estrada tem subida que nem olha pra cadência, só se preocupa em não parar de pedalar.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2022 as 10:06
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Rv.es Rv.es escreveu:

Deu certo agora e parou de estalar quando não forço o pedal na troca. Ao pouco tô aprendendo , só que vou levar a bike na oficina assim que puder pois quando jogo na menor coroa dianteira e depois jogo para a segunda coroa, ela não está jogando a corrente e tenho que forçar o trocador para ela mudar de coroa. Já dá 2° para 3° está de boa.

Aeee! com o tempo vc pega o jeito e fica tão automático que nem vai notar.

Vejo a galera falando em manter cadência em X na subida...Não sei no MTB mas no ciclismo de estrada tem subida que nem olha pra cadência, só se preocupa em não parar de pedalar.


No MTB também não e é ainda pior pela maior variação no terreno. Mencionei a cadência porque fica mais fácil usá-la como referência para justificar uma troca de marchas. Mas isso é algo mais de feeling do que de números.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X