Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - como saber qual movimetno central posso usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


como saber qual movimetno central posso usar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luiz.estacheski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Paraná
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz.estacheski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: como saber qual movimetno central posso usar?
    Postado: 30 Abr 2022 as 17:44
Olá pessoal

Tenho uma velha Volare Boxxer há quase 15 anos que é minha companehira diária para ir trabalhar e aos fds para dar um pedal mais longo.

Eis que depois de tanto tempo devido fazer alguns upgrades nela e chegou a hora agora do pedivela.

Mas o problema é: qual movimento central posso colocar nela?

Pesquisando vi que são dezenas de padrões diferentes e não entendi nada.

Minha intenção era colocar esse pedivela aqui: https://pt.aliexpress.com/item/4001055163772.html?spm=a2g0o.cart.0.0.53403c00n5JryX&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra

Pelo o que medi com uma régua (não tenho instrumento mais preciso) o diâmetro da rosca do mov central do quadro é de 34mm e o comprimento dele é de 68mm

No anúncio em questão o pedivela pode ser acompanhado dos mov central tipo BSA ou BB92. Posso algum dos dois neste quadro? Qual?

Abraços!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2022 as 20:51
Pro seu quadro seria o BSA.
Voltar ao Topo
luiz.estacheski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Paraná
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz.estacheski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2022 as 00:21
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Pro seu quadro seria o BSA.


obrigado pela resposta, mas é certeza que seria o BSA?

pq seria o BSA? quais as características dele?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2022 as 01:06
Originalmente postado por luiz.estacheski luiz.estacheski escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:


Pro seu quadro seria o BSA.


obrigado pela resposta, mas é certeza que seria o BSA?

pq seria o BSA? quais as características dele?

Bsa é de rosca, com 68 ou 73mm (mtb)
BBCX é pressfit, sem rosca e com 86.5(BB72) ou 91.5mm (BB92 mtb)

Pressfit so em poucos quadros leves e a maioria em carbono devido a maior facilidade de construção do quadro. Há reclamações quanto a barulhos mais recorrentes noa quadros PF. BSA e o mais tradicional.

Editado por dimas2dimas - 01 Mai 2022 as 01:09
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
luiz.estacheski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Paraná
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz.estacheski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2022 as 10:59
Entendi...

MUITO obrigado pela explicação e atenção!

SÓ uma última dúvida... E quanto ao diâmetro do "buraco" (qual o nome correto?) do movimento central, por que eu tava com receio de, por se tratar de um quadro mais antigo, ele ser de um diâmetro que não é mais usado. Ou essa medida não varia muito?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2022 as 12:32
Originalmente postado por luiz.estacheski luiz.estacheski escreveu:

Entendi...

MUITO obrigado pela explicação e atenção!

SÓ uma última dúvida... E quanto ao diâmetro do "buraco" (qual o nome correto?) do movimento central, por que eu tava com receio de, por se tratar de um quadro mais antigo, ele ser de um diâmetro que não é mais usado. Ou essa medida não varia muito?


Lá fora usam um termo só, Bottom Bracket (também pode ser referido como BB), cuja tradução seria algo como "suporte inferior". Mas pode chamar de movimento central ou apenas central que todo mundo entende.

Quanto ao diâmetro,  esse padrão BSA tem 33,7mm, perto do que você mediu. Ele é meio que padrão nas bikes mais baratas. Só em bikes mais caras que são usados padrões diferenciados.

 No site da Park Tool tem uma explicação bem clara sobre os inúmeros padrões de movimento central.Está em inglês mas você pode usar o Google tradutor para traduzir a página caso necessite.

https://www.parktool.com/blog/repair-help/bottom-bracket-standards-and-terminology

Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2022 as 17:11
Não estou indicando a marca, mas nesse link você consegue encontrar o padrão para a sua e qual mov. central deve comprar

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X