Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pneu confortável para quem tem problemas na coluna
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pneu confortável para quem tem problemas na coluna

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mfaiock Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Abr 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mfaiock Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pneu confortável para quem tem problemas na coluna
    Postado: 21 Abr 2022 as 00:06
Boa noite amigos,

Comecei a ir de bike pro trabalho 5 km ida e volta, no entanto comprei uma bike que ja tinha os pneus Maxxis Semi Slick de Kevlar. tenho 1.95 e 108kg, o antigo dono me recomendou calibrar com 35 libras, mas pelo meu peso, somado a serem de kevlar, ele fica com uma "barriga" nas laterais, calibrei ele com 50 libras, a barriga diminuiu e a rolagem melhorou bastante, acontece que a bike ficou super dura e passando as minimas irregularidades do asfalto para a minha coluna. Semana passada tive uma crise de lombalgia e a minha coluna travou, suponho que um dos motivos seja a constância dos impactos transferidos pelo selim. Comprei um selim mais confortável e com molas, ainda nao chegou mas imagino que irá minimizar o problema, mas independente disso, procuro novos pneus para a minha magrela, não estou focando tanto na performance, e sim no conforto ao enfrentar as irregularidades do asfalto. Pelo meu peso (108 kg) imagino que os de tecnologolia mais antiga, com arames serão mais resistentes a nao criarem a "barriga" na lateral com uma calibragem mais modesta. 35-40 psi.
Estou correto nesta teoria?
Alguma sugestão em pneus que me ajudariam a aumentar o conforto e diminuir os impactos da minha lombar?
Obrigado e desculpe pelo post longo.
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2022 as 10:11
O pneu com arame tende a ser mais rígido, então mesmo que use uma pressão menor, acredito que não fará diferença.
O que ajudará é comprar o pneu mais largo possível, tem que ver o que cabe na sua bicicleta, por exemplo um pneu 2.5 provavelmente não caiba.
E também ajuda um pneu "garrudo", slick tem menos borracha pra amortecer o impacto. Em um pneu com cravos grandes, os próprios cravos acabam absorvendo as pequenas imperfeições do asfalto.
Mas usando um pneu mais largo, mais "garrudo" e com menos pressão, tenha em mente que sua pedalada ficará bem mais pesada, terá que fazer mais força.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2022 as 10:26
Olha, eu não sofro de problemas na lombar, então não conheço o que pode afetar diretamente. Mas eu tentaria pelo menos fazer um bike fit profissional pra tentar melhorar a sua posição na bike. Geralmente são fisioterapeutas com experiência no esporte e vão poder te ajudar mais nisso.

Sobre os pneus de arame ou Kevlar, acredito que não seja isso que defina a rigidez da lateral. Como eu rodo de 26", quase sempre estou com pneus de arame e já tive alguns muito rígidos (Kenda semi slick, Levorin excess) e outros bastante flexíveis (Chaoyang Victoria), com comportamentos bastante diferentes.

Na verdade, a pressão de cada pneu é especificada pelo fabricante e pelas condições de uso: o Chaoyang, por exemplo, fala de pressão mínima de 40lbs, se bem me lembro, e máxima de 65lbs, o Levorin e o Kenda só indicam a pressão máxima, 45lbs pro Levorin e 65lbs pro Lenda. Outros modelos podem ser bem diferentes nisso.

Ao final das contas, o pneu Chaoyang era bem mais rígido devido à necessidade de maior pressão (foi o melhor dos três), o Kenda deformou antes de desgastar e ficou com um calombo que não saiu mais (e foi descartado), e o Levorin rodou muito, comigo reclamando dele, que não acabava.

Talvez seja o caso de usar um pneu mais largo, que geral.ente exige uma pressão menor, pra aliviar as pancadas. Talvez se vc montar ou adaptar um sistema tubeless, que permite menos pressão (pneu com câmara pode morder a câmara quando tá com pressão muito baixa). Mas isso tudo é só suposição e ciência de botequim. Acho que o verdadeiro ganho vira com um bike fit ter mesmo.

Foi mal pelo texto ainda mais longo. Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2022 as 11:45
Dores no corpo normalmente vão estar relacionadas ao posicionamento na bike do que o equipamento em si (pneus e selim). Não sei se é o seu caso mas se você estiver muito ereto na bike todo o seu peso ficará concentrado numa única região, quadril,  sobrecarregando a sua coluna. Isso é especialmente relevante por conta do seu peso atual. O ideal é que ele se distribua também nos braços para que você fique numa posição mais confortável.

 Assim como sugerido pelo (a)dwsmartins eu também dou mais um voto para que você faça um bike fit antes de fazer as alterações. Você até pode fazer isso sozinho mas será necessário um tempo de estudo para entender quais modificações seriam mais adequadas pro seu caso.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X