Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rolamentos ou peça nova?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rolamentos ou peça nova?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rolamentos ou peça nova?
    Postado: 14 Abr 2022 as 13:49
Boa tarde, noite, dia !
Com tudo nesses preços exorbitantes o brasileiro que não nasceu com o c%$ virado pra lua tem que estar vendo muito bem qual é das coisas na hora de tirar o escorpião do "borso" LOLLOL Peço uma luz a quem puder contribuir informações para um pobre novato

Chegou a hora de dar aquele talento na minha companheira, moeu foi tudo, a coitada solta uns estalos quando dou a passada no pedivela gritando por socorro, havia feito um orçamento em uma oficina outro dia e me passaram quase 600 reais pra trocar os rolamentos correspondentes á direção, central e roda traseira (acho que ja pegaria o cubo e freehub ai ?) 
Hoje em um outro lugar aqui o cara chegou com uma conversa de que não vira trocar os rolamentos porque no processo de sacar eles acaba danificando o espaço que acomoda e que é melhor pegar um central novo de vez, queria saber de vcs que são mais entendidos do assunto se procede essa informação ai? 
A bicicleta é uma chisel expert 2018, o central parece que é hollowtech, nas especificações que procurei na internet esta falando race face rosca, o rapaz aqui de hoje disse que um bb52 serviria, enfim.. 600 pila pra trocar os rolamentos da caixa, central e roda traseira esta condizente com hoje em dia ou da pra dar uma quebrada? Ressaltando que não quero botar porcaria pra economizar, não ligo de gastar, mas também quero ver bem e tentar certificar o que for possivel pra evitar ser ludibriado 
Isso de dar jogo na hora de sacar é verdade ou depende mais de porquisse de mecanico?

Grato desde já
Bom feriado e bons pedais á todos
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2022 as 22:09
Cara tudo depende de quais rolamentos vão ser trocados e quais serão colocados (marcas)
Eu já troquei os rolamentos de movimentos centrais BB52 várias vezes e isso de danificar o alojamento é conversa furada, a menos que o mecânico arranque na marreta, eu mesmo sem um saca rolamento faço esse trabalho com facilidade e sem estragar a peça de aluminio. Faço isso na minha bike, se estragar é meu, mecânico tem que ter a ferramenta certa, principalmente pras rodas.
Afinal qual seria a vantagem de ter rodas rolamentada se tiver que trocar o cubo pq o rolamento não pode ser trocado? Melhor então seria continuar nas esferas, que troca junto com o cone e pista.
Claro que dependendo da marca dos rolamentos eles são caros, principalmente os de rodas. De movimento central com R$100 vc compra um par decente no ML, ou até mesmo alguns de ceramica no Ali.
Eu sou adepto de arrumar o que está estragado e não trocar uma peça inteira a menos que não tenha conserto, vc pode consertar seu movimento central pela metade do preço. Talvez os rolamentos não tenham uma vida util tão grande quanto um original, mas se durar mais da metade do original já se pagou.
Eu acho que esse valor de R$600 está dentro do mercado. Rolamentos de roda são mais caros, muitas vezes específicos, principalmente freehub.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2022 as 22:21
- Caixa Direção, dá pra abrir até em casa, o rolamento nao precisa ser sacado pois só se apóia sobre os copos do quadro, meia hora limpa tudo e troca graxa. Os originais são muito superiores aos de reposição genéricos (Neco e afins). A não ser que você lave muito a bile e caia muita sujeira, vão durar muitos anos. São selados e quase indestrutiveis.

- Rodas: Saque e troque, dwsde que feito com equipamento decente e não na marreta, pode trocar uns 10 que não vai estragar a roda. A medida é meio padronizada e tipo um 18x30x7 custa 20 reais vão custar no máximo 100 reais por roda, o restante é mdo.

- Central: Com im BB52 custando 100 reais no Aliexpress e 150 no Mercadolivre, não há motivo pra se incomodar por não trocar por um novo.

O valor de manutenção está na média para uma revisão mais pesada. Tem mão de obra e equipamentos, além do conhecimento envolvido. Como disse o colega acima, rolamento foi feito pra ser trocado, de forma rápida e eficaz.

Eu sempre faço limpeza da direção em casa, reaperto com torquimetro e tal. Rodas prefiro pagar para manter cubos e ainda uso Shimano esferado numa road com manutençãomenor, mais espaçadas e com rolagem próxima e com manutenção custando 25 reais, sem falar na durabilidade quase infinita. Rolamento é mais simples de trocar, mas precisa de ferramenta.

No mais, não economize na manutenção de uma boa bike como a sua. Confiabilidade é tudo! Já imaginou se um rolamebto folga ou trava na roda dianteira numa descida mais casca grossa?

Editado por dimas2dimas - 14 Abr 2022 as 22:22
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2022 as 13:49
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

- Caixa Direção, dá pra abrir até em casa, o rolamento nao precisa ser sacado pois só se apóia sobre os copos do quadro, meia hora limpa tudo e troca graxa. Os originais são muito superiores aos de reposição genéricos (Neco e afins). A não ser que você lave muito a bile e caia muita sujeira, vão durar muitos anos. São selados e quase indestrutiveis.

- Rodas: Saque e troque, dwsde que feito com equipamento decente e não na marreta, pode trocar uns 10 que não vai estragar a roda. A medida é meio padronizada e tipo um 18x30x7 custa 20 reais vão custar no máximo 100 reais por roda, o restante é mdo.

- Central: Com im BB52 custando 100 reais no Aliexpress e 150 no Mercadolivre, não há motivo pra se incomodar por não trocar por um novo.

O valor de manutenção está na média para uma revisão mais pesada. Tem mão de obra e equipamentos, além do conhecimento envolvido. Como disse o colega acima, rolamento foi feito pra ser trocado, de forma rápida e eficaz.

Eu sempre faço limpeza da direção em casa, reaperto com torquimetro e tal. Rodas prefiro pagar para manter cubos e ainda uso Shimano esferado numa road com manutençãomenor, mais espaçadas e com rolagem próxima e com manutenção custando 25 reais, sem falar na durabilidade quase infinita. Rolamento é mais simples de trocar, mas precisa de ferramenta.

No mais, não economize na manutenção de uma boa bike como a sua. Confiabilidade é tudo! Já imaginou se um rolamebto folga ou trava na roda dianteira numa descida mais casca grossa?

Rolamentos para movimento central pressfit tem por menos de R$ 10,00 cada no Aliexpress, porém todo mecânico diz que quando os rolamentos enferrujarem ou quebrarem, não dá pra substituir, tem que trocar toda a central, será que é verídico isso?
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 09:25
Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:


Rolamentos para movimento central pressfit tem por menos de R$ 10,00 cada no Aliexpress, porém todo mecânico diz que quando os rolamentos enferrujarem ou quebrarem, não dá pra substituir, tem que trocar toda a central, será que é verídico isso?

Eu já troquei rolamentos que se desmancharam ao serem retirados, ficando uma das pistas presas dentro da carcaça de aluminio. Dá um pouco de trabalho, mas é possível retirar sem danificar nada ali. Eu acho que eles não querem é perder tempo fazendo isso.

Algumas mecânicas de bike hoje são iguais mecânica de carro. Cobram o serviço de manutenção por hora num valor fechado e não querem perder mais tempo trocando um rolamento sendo que na loja tem a peça inteira só pra repor. Vc gasta 10 minutos pra trocar um movimento central, se for trocar um rolamento ruim pode perder até uma hora, e vai ganhar somente o valor do rolamento.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 09:33
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:


Rolamentos para movimento central pressfit tem por menos de R$ 10,00 cada no Aliexpress, porém todo mecânico diz que quando os rolamentos enferrujarem ou quebrarem, não dá pra substituir, tem que trocar toda a central, será que é verídico isso?

Eu já troquei rolamentos que se desmancharam ao serem retirados, ficando uma das pistas presas dentro da carcaça de aluminio. Dá um pouco de trabalho, mas é possível retirar sem danificar nada ali. Eu acho que eles não querem é perder tempo fazendo isso.

Algumas mecânicas de bike hoje são iguais mecânica de carro. Cobram o serviço de manutenção por hora num valor fechado e não querem perder mais tempo trocando um rolamento sendo que na loja tem a peça inteira só pra repor. Vc gasta 10 minutos pra trocar um movimento central, se for trocar um rolamento ruim pode perder até uma hora, e vai ganhar somente o valor do rolamento.
Valeu pela resposta Pablo, e depois a durabilidade desse rolamento que foi trocado, é a mesma durabilidade de um rolamento original que integrou o kit completo do movimento central?
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 09:42
Eu troquei pra um colega, ele comprou os rolamentos no Aliexpress uns que vem com esferas de cerâmica, volta e meia pego a bike dele pra ajustar.
Posso dizer que ele deve ter rodado uns 3 mil km até aqui com ela e nadinha de apresentar folga. Isso já vai fazer uns 6 meses e ele usa a bike de forma bem agressiva.
Pra uso mais moderado eu diria que dura bastante. Vai muito da qualidade do rolamento, tem os de R$10 e os de R$100, eu não compraria o de R$10 hehe.

Vantagem que alguns rolamento são modelo 2RS, o que é isso? Ele vem selado nos dois lados, o original da Shimano é apenas RS, ele vem selado apenas de um lado e o outro é a tampa do movimento central que fecha ele. Pode ocorrer de entrar água ali, durante uma lavagem ou pedal que atravesse um rio. No caso do 2RS as chances de entrar água ali são bem menores. Desvantagem do original.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 09:47
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Eu troquei pra um colega, ele comprou os rolamentos no Aliexpress uns que vem com esferas de cerâmica, volta e meia pego a bike dele pra ajustar.
Posso dizer que ele deve ter rodado uns 3 mil km até aqui com ela e nadinha de apresentar folga. Isso já vai fazer uns 6 meses e ele usa a bike de forma bem agressiva.
Pra uso mais moderado eu diria que dura bastante. Vai muito da qualidade do rolamento, tem os de R$10 e os de R$100, eu não compraria o de R$10 hehe.

Vantagem que alguns rolamento são modelo 2RS, o que é isso? Ele vem selado nos dois lados, o original da Shimano é apenas RS, ele vem selado apenas de um lado e o outro é a tampa do movimento central que fecha ele. Pode ocorrer de entrar água ali, durante uma lavagem ou pedal que atravesse um rio. No caso do 2RS as chances de entrar água ali são bem menores. Desvantagem do original.
Não sabia que existia rolamentos selados nos dois lados. Esses rolamentos com esferas de cerâmica que teu amigo usa é na speed né?
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 10:02
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 10:06
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Nops, mountain bike.

Ele pegou dessa marca.
Mesma marca dos rolamentos de R$ 10,00 que comprei pro meu movimento central pressfit, porém nunca usei. E ele notou alguma diferença nas esferas de cerâmica em relação as esferas tradicionais?
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 10:17
Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Nops, mountain bike.

Ele pegou dessa marca.
Mesma marca dos rolamentos de R$ 10,00 que comprei pro meu movimento central pressfit, porém nunca usei. E ele notou alguma diferença nas esferas de cerâmica em relação as esferas tradicionais?
...Em termos de performance.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 11:59
Da pra perceber que giram bem mais leves e silenciosos que os antigos, mas os rolamentos dele estavam detonados, eu andei na bike dele e não senti nada de diferença. Pode se ver em reviews de rolamentos de ceramica que o ganho é na casa de 1% e nas rodas, é muito pouca diferença pra sentir sem um equipamento específico e sem estudos específicos. Ele colocou mais pq se sentiu mais confiável de comprar dessa marca eu acho. Nem foi tanto pela fato de ser cerâmica.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2022 as 14:25
Pois é, acho que a única vantagem do rolamento de cerâmica é a resistência, tendo em vista que não enferruja como os rolamentos de esfera.
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2022 as 16:28
Ai sim, muito obrigado pelas contribuições Hug
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X