Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Renovar duas bikes antigas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Renovar duas bikes antigas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielGomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Renovar duas bikes antigas
    Postado: 22 Jan 2022 as 14:14
Oi pessoal, estou com duas bikes antigas, uma soul SL100 e uma caloi elite 2.4, as duas estão com o mesmo problema, ficam "escapando" ao pedalar com força nas duas coroas maiores, sendo que o pedivela da soul é deore e o da caloi acera, visualmente dá pra perceber que as coroas e correntes já passaram da hora de trocar, mas os cassetes parecem ok, mas não sei se precisarão ser trocados também.

A minha dúvida é sobre o que seria o melhor custo benefício para arrumá-las, pois como são antigas estou com dificuldades de encontrar só as coroas, seria melhor trocar o pedivela todo? Não dá pra usar coroas de outras linhas que são mais baratas por exemplo?

Queria gastar no máximo 500~600 reais pra deixar as duas rodando tranquilo, não preciso que sejam peças top de linha, pois serão apenas passeios leves com a patroa, no máximo uma estrada de terra de vez em quando... O que acham que seria melhor pra fazer? E é possível achar uma boa solução com este orçamento?

Desde já agradeço.
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2022 as 21:10
Fui trocar há pouco tempo as coroas do meu pedivela, um 3x8 Acera, Caloi 2.4, e acabei colocando um pedivela Altus completo, coroas rebitadas. O custo foi bem inferior e, para o que eu pedalo, não fez muita diferença. Pode colocar as coroas que vc quiser, só tendo em mente que tem coroas baratas, de alumínio, mas duram pouco. Eu prefiro as de aço.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2022 as 09:57
Sobre as coroas, vc tem duas soluções: trocar só as coroas, mantendo o pedivela; ou trocar o pedivela inteiro, como o Edd sugeriu. Concordo e reforço o que o Edd disse: as coroas vão ser mais caras que o pedivela rebitado. Do ponto de vista econômico, é mais vantajoso, mas se quiser trocar as coroas, vai ter primeiro de identificar o modelo do pedivela (geralmente as peças da Shimano tem o código do modelo escrito em baixo relevo em uma parte menos visível, procure por FC-algumacoisa, tipo FC-M311 ou algo assim) ou, no mínimo, medir o BCD (distância dos furos dos parafusos das coroas até o centro), que é um pouco mais chato. Tente identificar o modelo primeiro, pq pelo manual do fabricante da pra achar.

Resolvida a dúvida das coroas, vem a questão do desgaste da relação. O que desgasta, do mais frequente para o menos, é a corrente, cassete/catraca e pedivela. Dizem que um cassete dura três correntes, desde que corretamente alternadas, e um pedivela dura três cassetes, desde que trocadas as nove correntes nos momentos certos. Isso é uma generalização e nunca funcionou exatamente comigo, mas da ideia do ponto, que é a maior durabilidade de um em relação ao outro. Devido a isso, a regra geral é substituir a corrente primeiro, depois o cassete e por último o pedivela.

O caso é que a corrente pulando em um pedivela muito desgastado pode significar um cassete tb bastante desgastado. Mas não tome isso por mim: substitua o pedivela e a corrente, e se estiver pulando no cassete, substitua ele também. Infelizmente isso deve ficar mais caro que seu orçamento, já que peças de bike na pandemia acumulam uma inflação considerável...

Na verdade, pelo que eu vejo na sua situação, eu sugiro levar em um mecânico e fazer uma revisão e lubrificação conpletas, já prevendo a troca da relação. O orçamento geralmente é sem compromisso, mas a revisão pode pegar mais itens que estão na "tábua da beirada" e com potencial pra causar acidentes. Se vcs fizerem um passeio mais longo numa estrada de terra, onde uma quebra pode deixar vcs no meio da nada, é melhor ter a bike mais confiável.

Acho que é isso. Desculpa pelo textão, sou notório por cometer essa gafe. Mas gosto de conversar sobre bike, o que fazer? Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielGomes Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2012
Brasília
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2022 as 10:35
Obrigado pelas respostas.

Um pedivela é um FC-m510 e o outro FC-m361.
Estou com dificuldade de encontrar as coroas pra estes modelos, fui em várias lojas aqui e ninguém tinha.
Sabem uma loja que eu posso encontrar online? No mercado livre achei para outros, tipo fc-m590, mas não sei se vai ser compatível.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2022 as 13:46
Gabriel,  os na shopee/Aliexpress/mercado livre. Tem várias coroas com BCD104 e BCD 64 a disposição. Não é uma coroa específica para esses modelos de Pedivela.

Só tome o cuidado de não pegar uma coroas narrow wide que so pasta sistemas conn uma coroa.


Editado por hug0.dts - 27 Jan 2022 as 13:48
Voltar ao Topo
edd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2015
Brasília - DF
Offline
Mensagens:435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2022 as 13:49
Para comprar coroas, tem que saber o BCD o número de dentes, só. Tentar comprar relacionando aos pedivelas que vc tem, maior parte das lojas até nas on-line, vai ser bem difícil
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X