Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cassete 11/32, 11/34 ou 11/36
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cassete 11/32, 11/34 ou 11/36

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cassete 11/32, 11/34 ou 11/36
    Postado: 10 Jan 2022 as 15:14
Boa tarde galerinha do bem.

Tenho uma bike aro 26 e estou dando um UP nela, e recentemente comprei um cubo (aquele de encaixar), porém estou na dúvida de qual a dimensão do cassete (catraca) comprar, pois existem vários tipos como 11/32, 11/34, 11/36 e por aí vai. O meu intuito é andar na cidade (trabalho com entrega) e ter mais performances em subidas e retas. Quem puder me dar dicas e informar o que significa cada dimensão do K7. Obrigado!!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 15:22
Opa, tudo bem??

Inicialmente, por você fazer um upgrade de roda livre para cassete, subentende-se que seu conjunto seja de 21 velocidades. Estou correto?

Partindo dessa informação (saber quantas velocidades a bike possui) você pode manter o conjunto, trocando apenas o cassete ou substituir o passador, cassete e pedivela para migrar para outro tipo de transmissão (16, 18, 24 ou 27v).

Geralmente, cassetes de 7v possuem a relação 11-28 (onde 11 é o tamanho - em dentes - da cog menor e 28 é do cog maior), cassetes 8v com relação 11-32 e cassetes 9v com relação 11-36.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 17:47
Isso, acho que é 21 mesmo. São 7 vel atrás e 3 na frente. Pelo que eu contei é uma catraca 14/28

Eu irei trocar o conjunto todo, o passador, os câmbios e as manetes de câmbio.

Eu irei comprar um cassete que suporta 8v,9v e 10v. E a minha pergunta seria qual a melhor catraca (dimensões) é a melhor pra mim usar, eu subo muito ladeira, então o 11/34 e 11/36 estariam de bom tamanho?
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 17:49
No caso se eu comprar uma catraca de 9v eu compro uma 11/36 então?
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 20:31
Edição
Vi agora que você pretende trocar toda a relação. Sinceramente acho que você não deveria fazer isso. Como você trabalha com entregas, o melhor é manter o custo o mais baixo possível. Quanto maior o número de marchas mais cara é a manutenção e por consequência menor o lucro com o seu trabalho.

Fim da edição

Não, você deve comprar um cassete compatível com o seu trocador direito, que no caso é de 7v. Você pode optar por um cassete de 8v sem problemas só que terá de abrir mão de uma marcha da relação, ou a mais pesada ou a mais leve.

Você até consegue cassete de 7v com essas relações dos cassetes com maior número de cogs mas apenas de marcas chinesas. Ainda assim é mais difícil. Shopee e Aliexpress são seus amigos. 8v facilmente você consegue 11-34.

Quanto a escolha da relação, 11-34 já vai lhe atender na grande maioria das situações. Dificilmente precisará de um cog de 36 usando coroa 22 na cidade. Mas se quiser pode colocar. Só ficará com o pulo entre as marchas ainda maior.

Outro detalhe é que precisará comprar uma corrente nova. Não apenas pelo desgaste mas por a sua corrente atual ser curta demais para o correto funcionamento do câmbio.


Editado por hug0.dts - 10 Jan 2022 as 20:37
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 20:45
Certo entendi a relação de custo, mas mesmo assim eu gostaria de trocar, 7v é muito ruim pra mim e esses componentes da minha bike já estão antigos.

Se eu trocar por uma v8 11/34 (ou até msm 11/32) com câmbios e passadores novos, seria uma boa?

Eu preciso de mais performance (principalmente nas subidas) e sair do v7 14/28 urgente
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 21:33
Como já bem dito cassete "alguma coisa com final 34" é o suficiente. Tenho uma 7V com 11-34 da Sunrace pra ganhar nos extremos embora seja ruim os descompassos típicos pelos intervalos maiores nos pinhões maiores, se não engano de 26 pra 34. 
Conferi agora os intervalos entre os pinhões é 11-13-15-18- intervalos de 3 em 3 até aí, depois pula pra + 4 no próximo ou seja 22 depois + 6 dentes  nos intervalos finais: = 28 e 34. Particularmente se for coroa tripla preferia matar o 11 e em troca ter o 32 ou o 26 nesse recheio. Se fosse 9V seria muito bom ter esses dois pinhões a mais.
Bem, pra resumir o cassete que tenho é Coroa 38 com cassete Sunrace 11-13-15-18-22-28-34. 
Por fim se não ficar caro podendo pule pra 8V ou 9V. Suspeito muito que o 8V hoje é o melhor custo-benefício pra vc, ainda mais que é usuário pesado trabalhando com entregas. Depois nos conte qual foi a sua decisão, pode ser importante pra demais interessados. Obrigado. Thumbs Up
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 21:43
Muito muito obrigado galerinha, vou juntar essas informações e voltar aqui pra mostrar pra vcs como ficou, valeu 🙏🏻
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 21:43
O que você quer fazer é válido e vai resolver o seu problema, que é ter uma relação mais leve para encarar as subidas com mais facilidade. Porém acho que você poderia fazer essas mudanças aos poucos, conforme for necessário. Um componente estar velho não significa que está ruim. A bike do meu pai (que foi minha) está a uns 10 anos com os mesmos componentes da relação (21v - desconsiderando cassete coroa e Pedivela) e funciona como um reloginho só com manutenções básicas. Deve ter rodado mais de 10 mil km nesse período.

O que eu faria no seu lugar:
- continuaria com os Trocadores e câmbios atuais caso estejam funcionando corretamente.
- instalaria um cassete de 8v 11-34 e inutilizaria a marcha mais pesada (cog de 11 dentes) .
- Faria a troca dos cabos (não coloque os comuns baratinho mas sim os inox) e conduítes (teflonados específicos para câmbios - tem gente que instala o de freio).
- Se ainda não usar, colocaria pneus lisos na bike.

Feito isso eu consideraria a troca dos outros componentes apenas conforme a necessidade.

- câmbio não fica regulado ou não troca bem as marchas? Substituição por um melhor. O se preocupe pois câmbios até 9v são compatíveis entre si.
- Ainda assim não funciona bem ou os Trocadores não funcionam corretamente? Substituição por Trocadores 3x8.

Claro, estou trabalhando com o pouco de informações que tenho. Não sei quais peças você tem na bike nem o real estado nelas. Como eu disse no outro post, eu tentaria manter o custo no mínimo, gastando apenas o necessário. É uma escolha bem racional. Mas se o bichinho do upgrade lhe pegou e você quer fazer as trocas assim mesmo, vá em frente! É gostoso rodar com a bike do jeito que a gente quer.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 22:35
Igor, vou colocar algumas questões aqui. Já peço desculpa pelo textão...

Primeiro, vamos diferenciar catraca e cassete:



À esquerda, na imagem acima, tem uma catraca e um cubo convencional de rosca, apropriado pra ela. À direita tem um cassete e o chamado freehub, que é o cubo apropriado pra ele.

A diferença é que a catraca é roscada no cubo convencional, por isso ela incorpora o mecanismo de roda livre (o que permite a roda girar livremente sem pedalar) nela. O cassete é encaixado e preso com uma porca no freehub, então ele é só um conjunto de engrenagens, o mecanismo de roda livre tá dentro do freehub.

A vantagem da catraca é só custo mesmo, de resto é só desvantagem. O sistema de freehub e cassete é mais caro, mas geralmente é muito melhor. Na imagem abaixo ilustra uma dos maiores vantagens, a meu ver, que é a colocação dos rolamentos, as esferas vermelhas nos diagramas abaixo:



Os rolamentos mais espaçados apoiam melhor o eixo traseiro e reduzem a ocorrência de empenamentos ou quebras dele.

Uma outra vantagem do cassete é a possibilidade de engrenagens menores: uma catraca vai ter 14 ou 13 dentes na menor engrenagem, enquanto um cassete geralmente tem 12 ou 11 dentes. Isso permite uma relação com maior velocidade final no plano e descidas, o que não é exatamente uma vantagem pro seu caso, já que vc reclama de dificuldade nas subidas.

Isto explicado, vamos às outras questões. Vc tá saindo do 3x7v e querendo uma relação mais leve pra subidas. Muito bom, mas como já foi citado, existe a questão do custo de manutenção, pois corrente é consumível (e considero o cassete também, mas isso depende de outras questões).

Até 8v, a corrente é igual e tem a mesma largura, mas de 9v pra cima, ela é específica: a corrente 9v é um pouco mais fina que 8v, a corrente 10v é um pouco mais fina que a 9v e aí vai até 12v. Quanto mais fina a corrente, mais cara ela é, pois precisa ter mais engenharia e processos de produção mais caros, pois ela tem que compensar a redução de material e resistência.

Uma corrente KMC X8.1, apropriada pra 8v e abaixo, custa cerca de R$80,00 já com o frete, enquanto a equivalente KMC Z9 pra 9v custa R$120,00. Ambas são correntes básicas e acredito inclusive que a 8v dure mais, pois não há diferença no material delas que compense a redução de resistência.

Por outro lado, na linha da Shimano vc tem cassetes 8v de até 11-34d, sendo que 9v vc tem 11-36d. Isso motivaria usar 9v, mas o ganho de redução (alívio nas subidas) é muito pequeno. Abaixo os cálculos da relação, considerando um pedivela triplo 42-34-24d (o mais comum atualmente) com a catraca atual e cassetes 11-36d 9v, 11-34d 8v e 12-32d 7v:

Marcha mais pesada com cassete 11-36d 9v: (42/11)*2,07=7,90m
Marcha mais leve com cassete 11-36d 9v: (24/36)*2,07=1,38m

Marcha mais pesada com cassete 11-34d 8v: (42/11)*2,07=7,90m
Marcha mais leve com cassete 11-34d 8v: (24/34)*2,07=1,46m

Marcha mais pesada com cassete 12-32d 7v: (42/12)*2,07=7,25m
Marcha mais leve com cassete 12-32d 7v: (24/32)*2,07=1,55m

Marcha mais pesada atual (metros deslocados por pedalada): (42/14)*2,07=6,21m
Marcha mais leve atual: (24/28)*2,07=1,77m

Coloquei a opção 12-32d 7v por completude. Esses são números reais pra cassetes que existem no mercado. O cassete 7v precisaria de um freehub 7v específico ou de um espaçador em freehub 8v e acima, amnos meio chatos de achar.

Uma possibilidade alternativa (que eu inclusive uso) é um cassete amplo 11-40d 8v da SunRace, mas ele dura menos que os Shimano, então vc teria de avaliar se é uma boa. Ele também força um pouco o câmbio e deixa as trocas mais técnicas, então tem que tomar cuidado com isso, mas te daria uma mais leve com 1,24m por pedalada.

Se quiser algo bastante leve em 9v, vc poderia trocar a transmissão toda por 9v colocando pedivela reduzido triplo com 40-30-22d. Vai deixar até a pesada mais leve, então pensa aí se é uma boa: a pesada vai pra 7,53m e a leve pra 1,27m.

Acho que cobri tudo. Diz aí o que acha e as dúvidas que surgirem. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 23:17
Maravilha meu amigo, ótima explicação deu pra entender tudinho, acho que já decidi o que vou fazer, só vou fazer mais uma vasta pesquisa de preços e custo benefício. Mas provavelmente irei comprar um K7 de 8v ou 9v e 11x34 ou 11x36, irei analisar mais os preços.

Uma outra dúvida que eu tenho é em relação ao pedivela, eu não sei qual as medidas do meu, irei medir isso amanhã, então vocês podem dar opinião se será necessário trocar meu pedivela quando eu instalar o K7 8v ou 9v 11x34 ou 11x36, muito obrigado galera, cada resposta aqui me ajudou muito.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 08:21
Necessário, não é. Mas se tá disposto a trocar a relação, considere tb. Eu procuraria um pedivela com coroas removíveis, acho vantagem poder trocar somente a coroa do meio quando desgasta, por exemplo. Não é muito barato, no entanto.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 08:38
Legal, show de bola, vou deixar o pedivela pro futuro então
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 09:35
Vou dar minha opinião a respeito disso.
É preciso ter em mente que essas novas relações que surgiram as de 32/34/36/40 dentes foram desenvolvidas pras bikes de roda 29. Que na prática precisam de mais força pra rodar.
Uma 26 gira mais "fácil" que uma 29, embora mantenha menos energia cinética pra manter inércia.
Eu consigo andar bem com minha relação mínima de 28/28 na GT que tenho e confesso que se usei foi muito pouco essa combinação, geralmente os pedivelas que vem nas bikes 26 são maiores que os que vem nas 29, exemplo, bike 29 geralmente vem com uma configuração de 22/34/44, enquanto a 26 vinha 28/38/48 ou 44, é pra compensar o tamanho menor da roda.
Outra coisa pra ganhar performance no plano o quanto menor for os buracos entre as marchas melhor. então se vai por um cassete grande (tipo um 34) opte por 9v e não 7 ou 8. Compre cassetes de Speed e não MTB se vai rodar na cidade e asfalto.
Não de atenção somente aos extremos dele, observe a diferença entre os cogs do meio.

Não sei o que quis dizer com ganhar performance na subida, mas pra performance uma marcha mais leve vai te fazer ir mais devagar na verdade, vc só vai fazer menos força pq é mais leve, vai poupar mais a perna e trabalhar mais o pulmão.
Eu acredito que um cassete de 8v com 11/32 seja o ideal pra uso de cidade. Mas não sei o tamanho do seu pedivela, se não quer velocidade final optaria até por um 12/32, o miolo dele fica bem suave entre as trocas, nem se sente.

É muito relativo opinar sendo que não se sabe o relevo que vai pedalar
Voltar ao Topo
igorvianag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorvianag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 11:08
Meu pedivela é 22/44 e o relevo que vou andar é muitas subidas
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 11:18
Provavelmente seja um 22-32-44.

Com o cassete 11-36 9v tu sobe bem, até com o 11-34 sobe bem!  



Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 15:36
Depende do perfil do ciclista e do tipo de uso, Gabriel. No meu caso, eu uso a bike pra substituir o carro e acabo tendo de carregar compras na bike, geralmente algo em torno de 30kg. Pra completar, tem um morro de 15% de inclinação só pra sair do meu bairro com uns 40m de desnível.

Minha solução foi um cassete 11-40d de 8v casado com um pedivela personalizado com coroas 48-36-22d. Isso me dá uma pesada de 9,03m por pedalada e uma leve de apenas 1,14m. E a bike é aro 26" tb.

Na subida pesada com carga, eu sigo a meros 4km/h, na mesma velocidade que uma pessoa anda, até com alguma dificuldade de equilibrar, mas com a vantagem de não ter de descer e empurrar. Bike com carga é difícil de subir e descer.

A queixa do Igor foi exatamente o desempenho na subida e minhas sugestões foram exatamente nesse sentido.

Uma curiosidade: observe que eu citei o tempo todo o avanço em metros em função da pedalada. Você disse que uma 29" que precisa de relação mais leve, mas e quando se usa uma relação 2x10v com cassete 11-42d e pedivela 36-22d, o resultado é o seguinte:

Cálculo do diâmetro do conjunto da roda com pneu:
622mm (diâmetro da roda aro 29") + 2 * 58mm (espessura em milímetros de um pneu 2.3") = 738mm

Cálculo do perímetro (distância percorrida por giro):
738mm (diâmetro do conjunto roda+pneu) * 3,14 (constante pi) = 2318mm ou 2,32m

Relação da marcha mais leve:
22 (dentes da menor engrenagem do pedivela) / 42 (dentes da maior engrenagem do cassete) = 0,52

Relação da marcha mais pesada:
36 (dentes da maior engrenagem do pedivela) / 11 (dentes da menor engrenagem do cassete) = 3,27

Deslocamento na marcha mais leve:
2,32 (perímetro da roda+pneu) * 0,52 (relação da marcha mais leve) = 1,21m

Deslocamento na marcha mais pesada:
2,32 (perímetro da roda+pneu) * 3,27 (relação da marcha mais pesada) = 7,59m

Observe que a marcha mais leve vai dar pouca coisa mais pesada que a minha relação: 1,14m por pedalada na minha, contra 1,21m da 29" com relação 2x10v. Curiosamente, a relação 3x9v com pedivela 40-30-22d e cassete 11-36d (uma das que eu descrevi pro Igor) dá uma leve de 1,27m, ainda mais pesada que a 29" citada.

Foi mal o textão aí,as gosto de discutir questões técnicas sobre bike. Espero ter ajudado em alguma coisa. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 15:53
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Depende do perfil do ciclista e do tipo de uso, Gabriel. No meu caso, eu uso a bike pra substituir o carro e acabo tendo de carregar compras na bike, geralmente algo em torno de 30kg. Pra completar, tem um morro de 15% de inclinação só pra sair do meu bairro com uns 40m de desnível.

Digamos que, tu tem um perfil bem diferente da maioria dos ciclistas! 



Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 16:08
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:



Digamos que, tu tem um perfil bem diferente da maioria dos ciclistas! 




Muito! Mas a análise técnica ainda é viável.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 16:13
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Muito! Mas a análise técnica ainda é viável.

Claro! dados técnicos são interessantes! principalmente para comparações!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2022 as 18:04
Vi lá no outro post o modelo de câmbio q quer comprar, por quanto achou ele?
Já q vai fazer entregas, não pode ficar na mão, precisa de equipamento q aguente, as vezes por um pouco mais compra-se algo de qualidade, um Shimano da vida.

*Podia ter colocado a dúvida da gancheira aqui pra não precisar abrir outro tópico ;)

*Sempre q for pedir uma ajuda passe o máximo de informações possíveis, isso ajuda-nos a te ajudar.

Tipo, vc disse q vai ter muitas subidas no seu percurso...
- Quantos anos vc tem?
- Quanto pesa?
- A quanto tempo pedala?
- Qual a média de peso das encomendas q entrega?
- Quantos KM´s e horas gira por dia?

Digo isso pq SP costuma ser uma cidade plana se comparada com outras.

Temos bike courriers q andam de fixa, isso pq tem muito tempo de experiência e por consequência a disposição física. As marchas ajudam sim, mas ser constante nas pedaladas te ajuda muito a enfrentar as subidas


Editado por BrunoRHCP - 11 Jan 2022 as 18:09
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X