Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Qual tipo de movimento central preciso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Qual tipo de movimento central preciso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcgtsr Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcgtsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Qual tipo de movimento central preciso
    Postado: 06 Jan 2022 as 18:32
Boa tarde, tenho uma caloi supra das antigas (2011 mais ou menos). https://www.pedal.com.br/testes-busca-unico.asp?id=3031&cat=Bikes

O movimento central ta fazendo uns barulhos, já lubrifiquei mas ta meio ruim.
Queria comprar um da China, ou do ML mesmo. Queria confirmar qual tipo preciso, é o eixo quadrado?

Ademais se alguém puder me indicar um modelo bom, tenho usado bastante a bike e fora isso ela esta ok.

Obrigado pela ajuda!

Feliz ano novo a todos!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2022 as 18:46
Se for ponta quadrada voce precisa saber o comprimento do eixo dele , e se a rosca é inglesa ou italiana. Em um site gringo eu achei essas duas possibilidades á um tempo atrás. Então para definir isso voce precisa de estar com ele desmontado.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2022 as 19:54
A Supra 2011 tem central de rosca inglesa com ponta quadrada. Meu primo tem uma, já fiz manutenção nela pra ele.

Mas o João colocou uma questão importante: o comprimento do eixo. A caixa do central dela é de 68mm, isso eu sei, mas o eixo eu não tenho certeza. Como ela tem pedivela Shimano FC-M131 (que é um trator de durável), acredito que seja 122,5mm ou 127mm, mas não tenho certeza

Duas possíveis soluções: leve em um mecânico e contrate ele pra fazer o serviço, comprando o central com ele e exigindo garantia do serviço; ou desmonte ambos lados do pedivela e meça o comprimento do eixo com um paquímetro antes de comprar.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2022 as 10:09
Provavelmente que se a bike usa pedivela de 3 coroas é meio padrão vir com central de 122,5.
Então se vc por um de 122,5 ou até 125mm (no máximo) vai ficar bom.
Se vc quer central bom meeeeesmo coloca um Shimano, vai pagar caro, mas ele dura. Ou então existem opções da Neco no mercado, vc pode comprar uns 2 ou 3 com o valor do Shimano e ir trocando conforme da problema. Se vc não for muito hardcore no uso eles duram.
Eu tenho uma GT Aggressor 3.0 de 2014 que tenho usado só no asfalto, ainda tem o central original da Shimano e é de 122,5 com pedivela triplo.
Minha ideia futura é colocar um de 118mm e colocar um pedivela de speed.
Voltar ao Topo
marcgtsr Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcgtsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2022 as 11:31
Obrigado pelas respostas, pessoal!!


É bem mais complicado que eu pensei isso tudo, esses dias levei no mecanico e disse que podiam trocar, mas no fim fizeram uma manutenção apenas e ficou a mesma coisa. acho q vou ir lá e pedir pra me dizerem a medida... Se tivessem feito de uma vez eu gastaria uma vez só... Acho que me ofereceram aqueles da absolute, nao to por dentro dessas marcas, mas imagino q seja rebranding chines?

Olhei aqui um shimano na internet: "Movimento Central Shimano Bb-un101 122,5mm Ponta Quadrada" não fala no anúncio sobre rosca italiana ou inglesa. Até perguntei no anúncio. Bem confuso. Igual vou acabar dependendo do pessoal da bicicletaria, nao tenho ferramentas pra desmontar ela, nem um local apropriado.

Voltar ao Topo
marcgtsr Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcgtsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2022 as 11:37
Encontrei também este "Movimento Central Shimano Un300 34.7mm 73x122.5mm Quadrado" (custa o dobro que o referido no post anterior - 60 para 120), pra mim não faz diferença esse dinheiro, se esse for melhor pra mim ok. Queria que a bike ficasse suave de pedalar.

O que queria confirmar é se estou no caminho certo olhando esses modelos, ou se me confundi aqui! Vlw
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2022 as 20:37
Muito provavelmente não é rosca italiana que geralmente estão nos quadros speed clássicos antigos, novos não sei. Tipicamente é ponta quadrada de 68 mm como o DwsMartins já afirmou. (existe também o de 73  mm, mais raro mas não é o seu caso ).
Medir o comprimento desse eixo nessa ocasião não era difícil, de Absolute corra, de Neco deve ser mediano, Shimano é bom, tive e tenho un-26 rodando há tempos. Só faltaram falar do Sunrace que PARECE bem construído, mas não sei se é realmente bom. Ao menos o encaixe do movimento é, de metal ao contrário da Shimano que é de plástico. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2022 as 22:56
Eu iria na série BB-UN300, que é bem falado e tem ambas as roscas em metal, ao invés do BB-UN100 ou BB-UN101, que têm relatos de baixa durabilidade e roscas de plástico. Ou, se achar estoque antigo, um BB-UN26, que é notoriamente durável.

A especificação do central são dois números: tamanho da caixa do central (68mm ou 73mm, no caso da sua Supra é 68mm) e comprimento do eixo, que tem variações, conforme o número de coroas, número de dentes das coroas e linha de corrente adequada para o pedivela.

O pedivela original da Supra é o FC-M131, que tinha indicação da própria Shimano pra 127mm na configuração 48-38-28D, sob pena de pegar no chainstay (o tubo do quadro que vai da caixa do movimento central até o cubo traseiro). Inclusive eu tinha uma Aspen 2011 que tinha geometria muito parecida com a Supra, onde coloquei esse mesmo pedivela com central com eixo 127mm e funcionou muito bem por anos.

No entanto, se o pedivela for 42-34-24D, ele deve ficar mais próximo do quadro, daí o central indicado pela Shimano pra essa configuração ser de 122mm.

Hoje em dia, 127mm parece ser realmente muito, mas é preciso lembrar que é um pedivela de outra época, diferente dos atuais. Os pedivelas duplos de hoje em dia usam centrais mais curtos e os pedivelas simples usam ainda menos.

Converse com seu mecânico, explique que vc quer trocar o movimento central por outro, preferencialmente Shimano BB-UN300, e veja o que ele acha. Se ele insistir em outra coisa, ou em outra peça, tente entender as motivações dele e coloque suas argumentações. Verifique se ele não está vendo algo mais, talvez um desgaste da relação, que possa não valer a pena trocar o central agora. Se este for o caso, vc trocaria o central agora tendo de trocar o pedivela, corrente e catraca em breve, mas o outro pedivela pode ter indicação pra outro central, e seu mecânico está tentando fazer o que é melhor pro seu bolso...

Mecânica de bike pode ser um pouco complicada. Ao final das contas, ou vc tem um mecânico em que confia ou vc mesmo assume a manutenção de tudo, o que tb tem um custo...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcgtsr Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcgtsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2022 as 11:54
Fui na bicicletaria sexta e ele me falou que seria 122,5mm 68mm.
Mas agora fiquei preocupado pois pelo q eu me recordo o pedivela tem as coroas de medidas maiores mesmo e já comprei o com eixo menor.

Comprei um que BB un26 que encontrei dando sopa, ultima unidade, preço bom vendido através das ameri..., frete gratis, cashback, ficou um ótimo valor, vamos ver se vai chegar.

Estranho que as medidas dele é 123mm em vez de 122,5, na descrição o vendedor especifica isso claramente.

Acho que vou falar com o pessoal da bicicletaria pra checar isso antes de montar, pra não pegar a coroa no quadro. Muito obrigado pela explicação, finalmente entendi os detalhes das medidas, agora é esperar que dê certo.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 21:43
Margem de erro na leitura da medida, meros o,5 mm. Ainda que seja 123 mm, acho que já vi um na KF  Bikes de marca alemã nessa medida mas com corpo de plástico, deve funcionar bem.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 22:48
Curiosamente, tava revendo aqui a documentação técnica: o BB-UN26 tinha eixo 122,5mm e 123mm, tanto pra caixa de 68mm quanto 73mm. O BB-UN300 já não tem essa loucura, é só o 123mm mesmo, em ambas caixas.

O tamanho 127mm existe em todos eles, no entanto, mas não acha fácil no Brasil, só 122,5mm. Pra quem tem pedivela muito antigo, isso pode ser um problema.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcgtsr Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Ago 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcgtsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2022 as 15:33
Passando pra deixar registrado que deu certo o movimento central que comprei.

Tudo ótimo, porém a bike ainda faz um barulhinho quando giro os pedais, porém parece vir do eixo traseiro e nao do movimento central...

Bom, isso já é outra história... valew pela ajuda!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2022 as 20:23
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Curiosamente, tava revendo aqui a documentação técnica: o BB-UN26 tinha eixo 122,5mm e 123mm, tanto pra caixa de 68mm quanto 73mm. O BB-UN300 já não tem essa loucura, é só o 123mm mesmo, em ambas caixas.

O tamanho 127mm existe em todos eles, no entanto, mas não acha fácil no Brasil, só 122,5mm. Pra quem tem pedivela muito antigo, isso pode ser um problema.

Curioso que achava que os antigos movimentos centrais mais comuns eram 110 mm com pedivela 42 x32x22. Mas pra bagunçar a ordem reinante tive até um 110.5 mm. Os  da Caloi Aluminum que tive 92 e 94 eram 110 mm Shimano LP 68. Outra antiga que vi abrindo o movimento central Shimano tinha 113 mm mas a pedivela shimano era 48x38x28. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2022 as 22:30
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Curioso que achava que os antigos movimentos centrais mais comuns eram 110 mm com pedivela 42 x32x22. Mas pra bagunçar a ordem reinante tive até um 110.5 mm. Os  da Caloi Aluminum que tive 92 e 94 eram 110 mm Shimano LP 68. Outra antiga que vi abrindo o movimento central Shimano tinha 113 mm mas a pedivela shimano era 48x38x28. 
Isso depende de alguns fatores, como abertura do triangulo traseiro e número de marchas. 92 e 94 acho que era mais comum 6 marchas atrás, o que é mais estreito do que os atuais cassetes de 8v e acima: a distância entra as porcas-trava dos cubos traseiro eram de 126mm com 6v, 130mm com 7v e 135mm com 8v e acima.

Pra complicar, o guarda chuva ainda faz com que essa distância extra seja colocada do lado da corrente. Isso acaba se traduzindo em um movimento central que ou jogava as coroas mais pra fora, deslocando os pedais pra direita (já testemunhei isso com bikes antigas de 3x6v) ou afastava ambos os pedais igualmente. Acredito que os pedais pra direita tinham centrais com eixos mais curtos, enquanto os mais afastados de ambos os lados tinham eixos mais longos.

Outro fator é a largura do pneu. Antigamente, eram comuns pneus 38mm em MTB e muita bike não cabia pneu 50mm, hoje qualquer bike de supermercado estilo MTB cabe um pneu 58mm. Isso também obriga a linha da corrente a ir mais pra fora.

Uma outra possibilidade que eu pensei: octalink é bastante curto em relação ao ponta quadrada. Não seria o caso?


Editado por dwsmartins - 20 Jan 2022 as 22:32
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X