Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trinca Quadro Down Tube
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trinca Quadro Down Tube

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Michel Luiz Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Dez 2021
Maringá
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Michel Luiz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trinca Quadro Down Tube
    Postado: 14 Dez 2021 as 15:02
Olá, gostaria de compartilhar a imagem do quadro da minha bike se trata de um quadro de carbono Specialized epic 2018 , apresentou um trinco na parte de baixo do Down tube e ficou escondido pelo adesivo protetor que já vem no quadro de fabrica, no primeiro momento pelas fotos a garantia foi negada, por parecer um dano externo, ou seja mau uso, gostaria da opinião de que tipo de mau uso poderia causar este tipo de dano?
Voltar ao Topo
Michel Luiz Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Dez 2021
Maringá
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Michel Luiz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 15:05
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 16:51
Dano de fora para dentro sem marcas de impacto? A Specialized tá levando as mãos isso sim.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 17:16
Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 17:38
Mas houvesse um impacto do tipo, forte o suficiente para trincar o down tube,  certamente haveriam marcas em outros locais. Não me parece ser o caso mas só o OP para dizer.

Por outro lado, ao menos há como consertar a bike. Ainda assim eu correria atrás da garantia.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 17:39
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Mas houvesse um impacto do tipo, forte o suficiente para trincar o down tube,  certamente haveriam marcas em outros locais. Não me parece ser o caso mas só o OP para dizer.

Por outro lado, ao menos há como consertar a bike. Ainda assim eu correria atrás da garantia.


Não necessariamente. Um impacto frontal na roda pode gerar isso.
Inclusive já tivemos casos postados aqui no fórum com essa situação
Voltar ao Topo
clovismr Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Fev 2017
Fernandópolis
Offline
Mensagens:206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clovismr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 18:14
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.


Esse impacto geraria, além da pancada frontal em si (que isolada seria suportada normalmente), um esforço de torção no eixo longitudinal ao quadro onde apareceriam as limitações do carbono. No Al e no aço carbono talvez não acontecesse nada. É isso, ghd?
Mas daí o fabricante dizer que foi uso inadequado vai uma distancia e tanto..
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 18:19
Originalmente postado por clovismr clovismr escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.



Esse impacto geraria, além da pancada frontal em si (que isolada seria suportada normalmente), um esforço de torção no eixo longitudinal ao quadro onde apareceriam as limitações do carbono. No Al e no aço carbono talvez não acontecesse nada. É isso, ghd?
Mas daí o fabricante dizer que foi uso inadequado vai uma distancia e tanto..


Não tem nada a ver com material. Em qualquer material pode acontecer isso.
O caso que teve aqui foi uma Spz alumínio
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 18:24

Eu acho que se houvesse uma forte pancada na roda dianteira para causar esforço de compressão no lado externo do down tube, a chance de trincar o tubo de direção seria maior.

Eu recomendo desmontar o quadro e mandar para a Specialized de SP fazer uma análise de todo o quadro. Quando eu tive o problema com o quadro Crave 2012, a loja autorizada da minha cidade providenciou isso.



Editado por furukawa - 14 Dez 2021 as 18:25
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 18:26
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Eu acho que se houvesse uma forte pancada na roda dianteira para causar esforço de compressão no lado externo down tube, a chance de trincar o tubo de direção seria maior.

Eu recomendo desmontar o quadro e mandar para a Specialized em SP fazer uma análise de todo o quadro. Quando eu tive o problema com o quadro Crave 2012, a loja autorizada da minha cidade providenciou isso.



A cx de direção é extremamente reforçada. Um impacto pra quebrar ela so se for direto nela. Se não for as outras apartes abrem o bico antes.
Voltar ao Topo
clovismr Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Fev 2017
Fernandópolis
Offline
Mensagens:206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clovismr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2021 as 18:49

"Olá, gostaria de compartilhar a imagem do quadro da minha bike se trata de um quadro de carbono Specialized epic 2018 , apresentou um trinco na parte de baixo do Down tube e ficou escondido pelo adesivo protetor que já vem no quadro de fabrica, no primeiro momento pelas fotos a garantia foi negada, por parecer um dano externo, ou seja mau uso, gostaria da opinião de que tipo de mau uso poderia causar este tipo de dano?"

Carbono, nesse caso.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2021 as 10:31
Acho que vale a pena mandar para os caras de SP, o limiar entre o mau uso e o uso normal é bem cinza nesse caso, pode ser que a marca "abra" se você forçar um pouco ressaltando que você não afirmou ter batido de frente com ela - não estamos "em tese" partindo de má fé.

No fim o pior que pode acontecer é que você teria que arcar com o transporte e o trabalho de desmontar a bike o que pode não ser tão caro para vc.

Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2021 as 11:37
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:


Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.


LOL LOL LOL LOL LOL LOL
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2021 as 11:50
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Acho que vale a pena mandar para os caras de SP, o limiar entre o mau uso e o uso normal é bem cinza nesse caso, pode ser que a marca "abra" se você forçar um pouco ressaltando que você não afirmou ter batido de frente com ela - não estamos "em tese" partindo de má fé.

No fim o pior que pode acontecer é que você teria que arcar com o transporte e o trabalho de desmontar a bike o que pode não ser tão caro para vc.

Só não dê uma de querer escolher o modelo e a cor da bicicleta como já tivemos casos por aqui.
E perder essa oportunidade de conseguir uma s works upada no talo??
e no caso do malacarne que estourou a corrente, como faz kkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2021 as 18:04
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Uma pancada de frente, tipo "prensando" as rodas pode gerar um dano assim.


Igual aquele caso da road de alumínio, uma pancada de frente.
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2021 as 09:57
Esquivalized
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Paulopbass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2021
BH
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulopbass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2021 as 22:57
Mas no caso de uma MTB, o quadro não deveria suportar "pancadas"?
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2021 as 08:33
Originalmente postado por Paulopbass Paulopbass escreveu:

Mas no caso de uma MTB, o quadro não deveria suportar "pancadas"?


Sim o quadro é projetado pra suportar pancadas, mas é necessário entender que cada parte suporta um tipo força contrária que é exercida nesse ponto específico. O downtube suporta uma força contrária a que é aplicada no caso de uma batida de frente, mesmo que não seja muito forte, nesse caso sofre o efeito alavanca da suspensão.

Algum engenheiro pode falar melhor mas na foto em azul é o sentido normal de trabalho onde ele vai ser mais resistente, em vermelho o sentido em que não vai ser. No círculo tem a curvatura que já trabalharia no sentido da quebra no caso da batida de frente.

Veja o vídeo desse tópico, ele ilustra esse efeito da alavanca, olha que a bike estava embalada e acabou afetando a parte mais fraca do quadro, se não tivesse estourado o HT poderia ter danificado o downtube.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X