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Atualizar Caloi Strada Claris para Tiagra

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ednaldocaloi Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Dez 2021
Brasil
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Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ednaldocaloi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Atualizar Caloi Strada Claris para Tiagra
    Postado: 03 Dez 2021 as 13:16
Olá pessoal, estou pensando em fazer um upgrade na minha Caloi Strada Claris 2020. Atualmente ela está original, com cassete 8v 11/32 e freehub sora FH RS300, pedivelas FSA Tempo 50/34.
Quero colocar um grupo Tiagra.
Dúvida, para atualizar essa bike para uma relação de 10v eu preciso trocar cubo e pedivela? no site da shimano o cubo traseiro diz comportar 8/9/10 veleocidades, e no site da FSA o pedivela tempo diz comportar até 10 velocidades.
Alguém pode me esclarecer?

Pesquisando se eu tiver o cassete tiagra, corrente, cambios e passadores posso mudar.
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Gustavoct Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
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Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2021 as 13:54
Vai funcionar trocando os STIs, cassete, corrente e câmbio. Sugiro trocar o par dos STIs, para a pegada ser a mesma dos dois lados.
Mas, não seria melhor tentar trocar a bike toda por uma Strada Racing ??
Já vem com o tiagra, garfo de carbono e acho que rodas melhores.
Bons pedais !!
Att.
Gustavo
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F43310 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Dez 2021
sao paulo
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Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar F43310 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2021 as 21:10
O cubo se couber cassete de 8v cabe o de 10v, apenas os cubos de 7v (bem raros que são menores, geralmente eles vem em bike com sti tourney de 7v)

O pedevela se estiver muito rodado, a corrente vai dar uma grilada, fazer uns barulhos, mas nada impeditivo, da pra vc manter, depois q gastar a corrente o pedevela para de fazer barulho.

Cuidado com a pedaginha do Tiagra... 4600 e 4700 são totalmente incompatíveis...

o tiagra 4600 tem puxada antiga, igual aos de 8 e 9v, e o Tiagra 4700 muda a puxada, e não são compativeis entre si os STI e cambios dianteiro e traseiro... (doidera)

conduites e cabos vc tb vai precisar trocar, e de preferencia aos de qualidade, para sti com roteamento interno, conduite meia boca é dor de cabeça.
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dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
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Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2021 as 21:15
O Sora R3000 ja tem cabeamento interno. Trocar o R3000 pelo Tiagra 4700 não traz vantagens que justifiquem.

Os cassetes Tiagra são 12-28 (12-13-14-15-17-19-21-23-25-28) (fica curto numa ponta pra usar com 50-34 ou pesado na outra com 52-36), 11-25 (só usaria com 50-34) ou 11-32 (range enorme mas com mais gaps que o Sora na parte rápida).

O Sora 11-30 11-12-14-16-18-21-24-27-30 tem o escalonamento muito eficiente e o custo da troca é ínfimo (ainda é um dos melhores cassete que usei, muito proximo do 105 de 11v que utilizo atualmente (11-12-13-14-15-17-19-21-24-27-30).

Se for pra fazer upgrade, vai direto pro 105 52-36 x 11-30, pois do Sora pro Tiagra o peso e praticamente o mesmo, e aa diferença é pouca (mesma precisao, mesma ergonomia, mesma qualidade de construção e freios similares). Sao dois grupos basicos, um com 9 e outro com 10v, sem nenhuma tecnologia que justifique um upgrade (no caso do 105, o pivotamento dos freios é diferente, os cambios possuem ajuste diferenciado, o peso e relativamente menor e a qualidade de construçao é perceptivelmebte melhor).


Editado por dimas2dimas - 07 Dez 2021 as 21:25
Dimas C. Prado

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