Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Folga na direção, o que pode ser?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Folga na direção, o que pode ser?

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Folga na direção, o que pode ser?
    Postado: 18 Out 2021 as 23:02
Pega uma latinha de alumínio, corte (se for lata de cerveja puro malte, beba a cerveja antes; se for cerveja de milho, pode jogar no ralo) e coloque uma tira da latinha entre o quadro e a direção. Vai resolver o problema.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2021 as 21:55
Provavelmente esse quadro baratinho não passou por uma avaliação de qualidade boa, então a porção interna ficou mais larga do que deveria.

Você conseguiria resolver isso usando um calço. Talvez um pedaço de folha de aço fina cortada na medida da caixa lhe permita tirar a folga. É uma adaptação técnica mas não vejo outra maneira de resolver o problema.

Quanto à riscos, existe a possibilidade de você danificar o headtube por conta da constante movimentação no local. O ideal é que essa folga não exista.
Voltar ao Topo
PeAugusto4 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2021
Minas Gerais
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PeAugusto4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2021 as 20:57
Boa noite!
Iniciar no MTB sempre foi uma vontade, e sabendo disso meu pai me deu uma aro 29 de presente, porém tem um detalhe: ela é uma daquelas MTB de supermercado, com freio mecânico, garfo rígido e quadro com medida STD. Óbvio que mesmo assim eu fiquei empolgado pra cacete, inclusive decidi que seria uma boa fazer uns upgrades nela.
Tenho a intenção de trocar freios, grupo e etc, mas comecei comprando uma suspensão basiquinha da Absolute pra poder encarar as ruas esburacadas aqui da cidade e uns estradões por aí. Comprei também um quadro de aço usado baratinho na OLX com padrão aheadset só pra ter como instalar a suspensão e ir usando ele até eu comprar outro melhor ano que vem.
O problema começou assim que eu peguei esse quadro: eu medi com uma régua o diâmetro do headtube e apesar de não ser uma medida tão exata quanto a de um paquímetro, vi que como o esperado tava dando cerca de 34mm, mas por algum motivo assim que fui instalar a caixa de direção verifiquei que as bacias não estavam entrando com o aperto necessário. Não era uma folga gigantesca, porém era grande o suficiente pra conseguir instalar elas sem fazer muito esforço, inclusive nem de ferramenta eu precisei, e é óbvio que ficou com folga.
A dúvida é: será que eu comprei uma caixa de direção com defeito? Ou será que o defeito tá no quadro? Acredito que à princípio as medidas estejam corretas sim, pois se fosse um quadro 44mm com uma caixa 34mm, a folga seria bem maior do que realmente é, e até onde eu sei só existem essas duas medidas(além da tapered, é claro).
Considerando que o problema seja o quadro, será que corre o risco de acidente ou de danificar alguma peça se eu rodar com a bike desse jeito até eu poder comprar outro?
Agradeço desde já pela atenção, galera!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X