Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Adaptador Garfo 21,1mm Mesa Aheadset 28,6mm
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Adaptador Garfo 21,1mm Mesa Aheadset 28,6mm

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gpontesfm Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jul 2021
Macaé / RJ
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpontesfm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Adaptador Garfo 21,1mm Mesa Aheadset 28,6mm
    Postado: 27 Set 2021 as 15:31
Boa tarde,

A bicicleta do meu filho tem um garfo com suspensão sem rosca na medida 21,1mm. Quero trocar a mesa por uma 70mm pois a que está nela é muito curta. Não tenho encontrado mesa nessa medida. Vi um adaptador no Mercado Livre e não ficou claro pelo anúncio e nem pelas conversas com o vendedor de como seria feito o ajuste da folga da direção com esse adaptador. Pelas imagens parece que esse adaptador é pra ser usado em garfos com rosca, mas o vendedor diz que pode ser usado em garfos sem rosca. Alguém já utilizou esse tipo de adaptador?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1063276388-canote-adaptador-mesa-ahead-set-bicicleta-garfo-211-mm-_JM?matt_tool=66649777&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14302214874&matt_ad_group_id=124787841086&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539425484545&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=482565329&matt_product_id=MLB1063276388&matt_product_partition_id=1397821710654&matt_target_id=pla-1397821710654&gclid=Cj0KCQjw18WKBhCUARIsAFiW7JxP-U8n5yJ7oeYqOjYHdIm_C76I5qsFdHVNYUiIlbRDTdlsbMRLsF4aAsxREALw_wcB
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 15:41
É para ser utilizado em garfos com rosca mesmo , ele fica no lugar da mesa fixado com um expander , na parte l,isa vc encaixa uma mesa aheadset.

Mais será que vc não está confundindo ? Existe garfo sem rosca standart ( 22.1mm ) mais é algo extremamente raro. Até por isso mesmo vc não está achando uma mesa aheadset nessa medida.
Voltar ao Topo
gpontesfm Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jul 2021
Macaé / RJ
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpontesfm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 16:40
Acho que me enganei na medida, mas o pescoço do garfo é mais fino que a medida de 1 1/8", talvez seja 1", mas de fato não dá pra montar as mesas para 1 1/8" pois é o diâmetro é muito diferente.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 18:37
Originalmente postado por gpontesfm gpontesfm escreveu:

Acho que me enganei na medida, mas o pescoço do garfo é mais fino que a medida de 1 1/8", talvez seja 1", mas de fato não dá pra montar as mesas para 1 1/8" pois é o diâmetro é muito diferente.


Abaixo das espigas oversize (1 1/8'') só as standard  (1'').

Como o garfo dele já é sem rosca, é mais interessante usar uma bucha para ajustar o diâmetro do que usar o adaptador que você postou.


Voltar ao Topo
gpontesfm Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jul 2021
Macaé / RJ
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpontesfm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 19:14
Vou dar uma olhada nessa bucha. Obrigado pela dica. Parece que é bem simples de fabricar uma.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 21:38
Sem rosca eu nunca vi, mas existem mesas com 21,1mm de diâmetro, usadas em bikes infantis, principalmente no estilo BMX.

Como são componentes inferiores, não vejo motivo pra ter um aheadset (sem rosca, com espiga do garfo lisa) nessa medida. A medida standard de 22,2mm já é rara em aheadset, que dirá 21,1mm.

Pela medida informada, suponho que seja uma bike infantil. Recomendo deixá-la como está e não pensar em grandes upgrades, simplesmente não valem a pena.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 23:16
Originalmente postado por gpontesfm gpontesfm escreveu:

Vou dar uma olhada nessa bucha. Obrigado pela dica. Parece que é bem simples de fabricar uma.

Qualquer torneiro consegue fazer isso para você. Basta levar as especificações ou as peças. É uma opção até melhor, já que há essa confusão com a medida do garfo.

Eu nem sabia que existia direção com essa medida, como o dwsmartins colocou.

Edit

Dei uma olhada aqui e essa medida 21,1mm é a medida interna do garfo standard. Por ser de rosca, o avanço/mesa deve ter essa medida externa para encaixar no garfo.

No garfo liso, a medida interna é irrelevante para a escolha da mesa. Neste caso, a medida externa será de 1" ou 25,4mm.


Editado por hug0.dts - 27 Set 2021 as 23:29
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2021 as 00:11
Hugo, pode parecer esquisito (e eu também achei na época) mas existem mesas pra garfo do rosca, com expanders, tanto na medida 21,1mm quanto 22,2mm. A bike antiga da minha filha é assim, eu comprei uma mesa 22,2mm achando que era erro de digitação e confirmei isso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2021 as 21:25
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Hugo, pode parecer esquisito (e eu também achei na época) mas existem mesas pra garfo do rosca, com expanders, tanto na medida 21,1mm quanto 22,2mm. A bike antiga da minha filha é assim, eu comprei uma mesa 22,2mm achando que era erro de digitação e confirmei isso.


Entendi.

Bom, sendo esse o caso dele, melhor um torneiro mesmo. Não vai ter desculpa para não dar certo.
Voltar ao Topo
gpontesfm Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jul 2021
Macaé / RJ
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpontesfm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2021 as 19:53
Atualizando: medi hoje com um paquímetro e o diâmetro externo do pescoço do garfo é 25,4mm (1").
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2021 as 06:32
25,4mm aheadset (sem rosca), como eu disse, é raro, mas existe. A bucha adaptadora pra mesa 28,6mm inclusive tinha na Decathlon até algum tempo atrás. Um torneiro deve ser capaz de fazer isso ou vc consegue no MercadoLivre ou Aliexpress.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gpontesfm Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jul 2021
Macaé / RJ
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpontesfm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 16:18
Comprei essa bucha do link. Problema resolvido. Obrigado a todos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2039275274-bucha-mesa-ahead-set-de-286-mm-alum-para-254-mm-bicicleta-_JM
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X