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Montagem de rodas MTB |
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Guiomar Junior
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Postado: 27 Set 2021 as 13:34 |
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Pessoal, uso na minha Sense Impact Race as rodas originais que pesam 2,110 kg, afim de aumentar a performance queria umas rodas mais leves, pesquisei e cheguei a conclusão que dá pra montar um jogo de rodas razoável e por um preço honesto, conforme segue:
-02 aros Vzan Everest XC 28 furos, no Mercado Livre o valor é R$ 680,00 o par, peso: 880 gramas. -Par de Cubos Novatec D711SB-B15 e D712SB-B12, no Aliexpress o valor é R$ 460,93, peso: 432 gramas -56 Raios Pillar 1420 4,5 gramas por raio, com Niples, no Aliexpress o valor é R$ 389,55, peso 252 gramas. Peso das rodas sem fita tubeless, líquido selante e válvula: 1.564 gramas o par. Total gasto R$ 1.530,48 considerando que os raios e cubos não serão taxado pela Receita Federal, cubos já comprei dois pares e não taxou nenhum. Cubos Novatec eu já uso em duas outras bikes e dispensam comentários, os aros Everest XC também nunca ouvi ninguém falar mal, minha dúvida são esses raios Pillar, são pouco usados aqui no Brasil, só ouço falar dos Sapim CX-Ray, porém custam o dobro. Pensei em comprar um par de rodas de carbono no Aliexpress, mas custam no mínimo R$ 3.000,00 e ainda tem a taxação que é certa. Qual a opinião de vocês sobre esse up grade, valeria a pena? Trocariam algum item? |
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jh1991
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pesquisei rapidamente e achei que o aro (https://www.vzan.com.br/produto/aro-roda-everest-xc-29-28f-preto-v19-110533) tem míseros 20 mm de largura interna. Não sei se seria UPgrande além da redução do peso usar um aro tão estreito e antigo.
Aliás, essa é uma reclamação recorrente dos aros everest. Como 200g a mais e mesmo investimento vc monta rodas mais atualizadas que as do seu projeto, usando o aro overland.
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Guiomar Junior
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Realmente esse aro é muito estreito, agora que vi esse detalhe. Com o aro Vzan Overland o peso iria pra 1.784 gramas, o que também não é ruim, pois baixaria 326 gramas em relação ao par de rodas originais. O ideal seria um aro mais leve, tipo um ZTR Crest MK3 que pesam 364 gramas, mas custam R$ 2.182,00 o par. Baixaira o peso da rodas para 1.412 gramas no par, porém elevaria o custo para R$ 3.032,48.
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Davi Silva
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sou bastante ignorance no assunto, mas gostei da ideia e ate fui no site da Chain Reaction ver os preços e rodas que eles tem.
Pergunta.
Vi algumas rodas da DT Swiss por menos de 80 euros. Não vale a pena pegar um produto de marca reconhecida? |
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jh1991
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Amigo, acho que você considerou o preço de 1 unidade e não o par de rodas, não? (falo em relação a esse modelo https://www.chainreactioncycles.com/br/pt/dt-swiss-c1800-spline-disc-boost-front-wheel/rp-prod208059) Como ela está em falta, consultei a disponível com preço mais próximo pra olhar o frete e são 29 USD e, considerando mais 60% (no mínimo de impostos na entrada, mais IOF), cada roda vai sair por volta de 1k
Editado por jh1991 - 27 Set 2021 as 17:22 |
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Davi Silva
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https://www.chainreactioncycles.com/ie/en/rims?f=2258,4294962437,2181&sort=pricelow
Tem alguns modelos aqui. A ideia de montar a própria roda é ótima, especialmente para as pessoas pesadas, você compra as melhores peças e monta uma roda decente sem quebrar o banco.
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Davi Silva
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eu não faço MTB, parece que as rodas de MTB são mais em cont que Speed.
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Guiomar Junior
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Exatamente, tenho 82 kg, rodo só em estradão com bastante buraco e pedra solta, não dá pra arriscar em qualquer roda. |
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Davi Silva
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Boa sorte na montagem, como eu disse, já que vai montar uma roda, que monte uma boa roda.
Compre rodas da DT Swiss, faça vários pedidos ao invés de um só. Se puder, compre a ferramenta de verificar a tensão, muito importante. Eu tenho certeza que nao poderia montar uma, certamente você vai economizar uma boa grana e se montar uma roda boa pode até vender seus serviços para seus amigos.
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FelipeV
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Qual parte é pesada na sua roda ? Qual largura interna ou externa do seu aro ? E qual peso do seu aro ? Pois existe uma GRANDE chance dele pesar o mesmo que qquer outro aro de preço acessivel na mesma medida, beirando os +500 gramas, então esta trocando 6 por meia duzia. Specialized usava o mesmo aro da Roval Control na roda OEM, mudando cubos e raios, de +1.9kg para -1.7Kg. Não é peso da balança, é a posição do peso, vc pode ter uma roda de 2Kg, aros de carbono levinho 300 gramas, mas com cubos de esferas, aço e outra de 1,5kg com cubos Dtswiss 240, raios trefilados e aros de bike de mercado de 800gramas. A primeira roda vai ser melhor, mesmo pesando mais. Pra tirar peso no aro vc vai ter que partir pra ZTR ou DT Swiss, Dt está meio sumido do mercado. Então talvez só trocar os cubos ja vai te dar o mesmo peso, porem, não vai sentir muita coisa. E vc tbem pode deixar os cubos e somente gastar e aros levinhos que terá mais efeito, mesmo a balança não mudando muito. Crest ache alguem que sabe montar, ele é bem sensivel a aperto errado, estoura nos furos. |
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ghd
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Compre Crest só se voce quiser ter dor de cabeça. Sem garantia então, nem sonhe...
Se não quiser muitos problemas procure aros DT Swiss (achei nenhum disponível em 28 furos) tipo o XR 331. Agora trocar a roda por aros estreitos eu acho que é andar de lado. Ao meu ver não vale a pena. Se for pra gastar parte pra um aro de 25mm internos pelo menos. Abaixo de 23mm eu nem cogitaria. Esse mercado de rodas na faixa de 1500 a 1800 gramas é PESSIMO. Tem a Roval Control que hoje custa 5400 reais (ha 2 anos era 3700), as Session A25 não são leves e nem baratas, as Session C26 mais caras ainda, as rodas com Stans ZTR Crest MK3 são leves mas quebram, as Token são estreitas... No fim voce vai possivelmente chegar a conclusão que a melhor opção é pegar uma roda de 25mm interno aro de carbono do Aliexpress, vai sair uns 3300 reais e pesar pouco menos de 1,5kg. Mas aí tem que ter cabeça pra demora, taxação, garantia (lenta ou ate mesmo inexistente), etc. Edit: Ah, outro detalhe. Esse peso dos raios é de 260mm certo? Voce não vai montar rodas com raios de 260mm. E ainda tem o peso do niples.
Editado por ghd - 28 Set 2021 as 10:29 |
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Davi Silva
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Rodas não deveriam ser rated por seu peso. Pra mim é uma besteira economizar 300 gramas e comprometer em qualidade e segurança. A indústria criou essa imagem que as mais leves são melhores mas nao é bem assim, um ciclista de 100 kg precisa de uma roda que sustente o peso dele.
Desde do início eu gostei da ideia da montagem pois você pode colocar as melhores peças e montar uma roda boa e que dure por muito tempo. O problema maior nisso tudo é o preço, nada que venha com a palavra “sob medida” vai ser de fato barato. Quando você coloca todo o dinheiro e tempo gasto vai notar que uma roda na loja poderia ter custado o mesmo valor e não te daria stress. Mas pra mim é ainda válido tentar, embora eu não faria o mesmo. NÃO ESQUECE DE VOLTAR AQUI PRA MOSTRAR O RESULTADO. 😎
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jh1991
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com o crest vc tem alguma (grande) chance dele quebrar. Eu quebrei um na traseira e um amigo que acredito ser mais leve que você quebrou na dianteira. Os dois deram garantia, eu preferi não monta-lo novamente e vendi, meu amigo remontou e quebrou novamente. Talvez o ponto de diferença seja que a época da quebra nem eu nem meu amigo andávamos primordialmente de speed rural (estradão com buracos) então a exigência aparentemente era maior que a que vc terá.
Os colegas Felipe e GHD foram assertivos, não sei se vale a pena investir num aro que pode quebrar e te fazer investir novamente. Vai tirar peso na bike e dinheiro do bolso. Editado por jh1991 - 28 Set 2021 as 10:26 |
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Guiomar Junior
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Eu não desmontei as rodas atuais pra pesar cada componente, o que eu sei é que ambos os cubos são Sentec, pelo que fiquei sabendo a Sentec não fabrica cubos, apenas compra e identifica com a marca deles, os que equipam a Sense Impact Race são os Novatec D462SB-SL-B12 pesando 433 gramas e Novatec D791SB-B12 pesando 211 gramas, somando 644 gramas no par. Os Novatec (D711SB-B15 e D712SB-B12) que eu pretendo comprar são bem mais leves, pesando 432 gramas, mas desconheço a resistências deles. Há quem diga que cubos leves consequentemente são mais frágeis, não sei se isso se confirma com os Novatec. Pensei também em comprar somente os cubos e montar nas rodas atuais, elas ficariam com 1,9 kg, o que eu ainda acho bem pesado. Uma ótima opção de aro seria também o DT Swiss M462 (https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/dt-swiss-m-462-disc/137985637/p), o par sairia por R$ 670,00 na Bikeinn mais a taxação que calculo que fique por volta de uns 300,00, mesmo assim sairia uns R$1.000,00. Nessa configuração (Aros DT Swiss M462, Cubos Novatec D711SB-B15 e D712SB-B12 e Raios Pillar 1420) as rodas ficariam com 1.644 gramas e custaria por volta de uns R$ 1.850,00. Na minha visão um excelente custo benefício.
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Guiomar Junior
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Com certeza não vale a pena, não sabia dessa fragilidade dos aros Crest. Pra mim não rola mesmo. Pra começar a oficina que vai montar as rodas fica a 60 km da minha casa, imagina esperar chegar todos os componentes levar lá, usar pouco tempo e o aro quebrar, é um desgosto que não estou disposto a enfrentar.
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eduoaraujo
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Cadastrado em: 07 Set 2009 Joao Pessoa/PB Offline Mensagens:64 |
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Ola pessoal,
Estou querendo fazer um UP na minha bike e quero trocar a roda WTB STP i19 original da bike. Andei pesquisando as ZTR CREST(pq já tive em outra bike) e não estou conseguindo encontrar nos lojistas nem tão pouco na web. Alguém pode sugerir uma outra lâmina? os cubos estou querendo adquirir novatec, os raios dt swiss competition(se tiver outro e melhor, aceito sugestão). Obrigado!
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jh1991
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Cadastrado em: 24 Out 2016 bh Offline Mensagens:1582 |
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Certeza que procurou? |
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eduoaraujo
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Cadastrado em: 07 Set 2009 Joao Pessoa/PB Offline Mensagens:64 |
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Olá, obrigado pela resposta. Eu vi esse anuncio no ML, só que o aro é de 28F e procuro o de 32f. Mas de acordo com a sua experiência.... aro com 28furos, aguenta ciclista de 80kg?
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jh1991
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Cadastrado em: 24 Out 2016 bh Offline Mensagens:1582 |
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32 furos http://www.bikepointsc.com.br/produto/Aro-Stans-Notubes-ZTR-Flow-MK3-29-32-Furos-18110?gclid=CjwKCAjwh5qLBhALEiwAioods_0DFBmj6GXNuzxNweR9w1Eg_FkalqcoIYGcdF3vgjX3VDvJ0SGd7hoCmZ8QAvD_BwE Sinceramente, nem sei se o 32 furos aguentaria, esse aro é super frágil |
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FelipeV
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Cadastrado em: 17 Out 2013 Gaspar SC Offline Mensagens:393 |
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Não é tão fragil assim tbem, eu tive 3 bikes com aros Crest MK3, só tive problema na última roda, mas todo mundo que comprou as bikes da Caloi Carbon, Racing e Team do ano 2019 tiveram problemas com os aros a Caloi não trocou na garantia mas a Stan arcou com tudo pois da 2 anos de garantia. Meu palplite visto que o problema era nos furos dos raios, foi que veio apertado demais de fábrica. E eu peso 80Kg sem equipamento.
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Seu comentário só confirma que é extremamente frágil |
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Guiomar Junior
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Cadastrado em: 08 Mai 2020 Pirapó/RS Offline Mensagens:443 |
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E os aros Dt Swiss X 432, aguentam porrada?
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True
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Bloqueado Cadastrado em: 29 Abr 2021 . Offline Mensagens:124 |
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Aro DT É um dos melhores.
Os raios eu tentaria fugir dos DT. Não vale o preço pro que entrega. Vai de Sapin cx-ray que é muito mais top. Não é muito mais caro mas é beeeeem mais resistente e leve.
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FelipeV
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Cadastrado em: 17 Out 2013 Gaspar SC Offline Mensagens:393 |
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Realmente.. Mas toda roda estraga se apertar os raios acima do especificado, até de carbono, mas essas estragam com o tempo, mesmo estando tudo apertado certo Temos que parar pra ver que é um aro de aluminio que pesa o mesmo que maioria dos aros de carbono, até mais leve que muitos por ai, então acho que seguir a risca o manual é bom, é um aro que usa bem baixa tensão de raios, basta pegar um mecanico que sabe tudo de "cabeça" que ja joga um 120 a 130kg e kaboom. |
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eduoaraujo
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Cadastrado em: 07 Set 2009 Joao Pessoa/PB Offline Mensagens:64 |
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Ola amigos, continuo na minha peregrinação a procura de um upgrade na bike, e agora com mais urgência pois a roda original da bike, a parede do aro abriu, não sei como foi isso.. mas enfim encontrei essa roda na bikepointsc:
https://www.bikepointsc.com.br/produto/Rodas-FSA-Afterburner-Wider-MTB-29-Tubeless-48378 Quero saber dos amigos se é uma boa roda para upgrade desde já obrigado! Foto do prejuizo! |
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BrunoRHCP
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Cadastrado em: 12 Set 2018 Campinas Offline Mensagens:472 |
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Quantos furos seu cubo? Se não estiver precisando fazer up de roda ou a grana estiver curta, vai só de aro mesmo. A minha WTB original da Cannondale começou a trincar o aro nos nipples, comprei só o aro da Vzan.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2678787538-aro-29-bike-vzan-overland-xc-28-furos-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic Já compra um com largura interna boa >26mm. Quais pneus usa? Tubeless? Pressão? Não lembro se foi esse modelo q comprei, mas foi um com largura boa, da Vzan msm, lá pro fim (nunca acaba çapoha) da pandemia, paguei 300-400 |
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https://www.strava.com/athletes/605290
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AndreKC
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Cadastrado em: 02 Abr 2021 São Paulo Offline Mensagens:616 |
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Parece que é problema crônico dessas linhas WTB STX i19, 21 e 23 |
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2082 |
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Uso aro WTB i19 na bike trail, desde 2015, os nipples estouram por fadiga, mas o aro e os raios estão completamente íntegros, deve ser essa linha que veio com problema mesmo.
Peso perto dos 100kg |
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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