Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda: Reformar uma mtb dos anos 90
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda: Reformar uma mtb dos anos 90

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gaioski42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2021
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaioski42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda: Reformar uma mtb dos anos 90
    Postado: 20 Set 2021 as 16:03
E aí, galera, tudo bem? Sou recém-chegado ao fórum.
Entrei aqui em busca de ajuda e opinião a respeito de uma reforma que estou pensando em fazer numa bike antiguinha aqui de casa. A bike em questão é uma Three Heads Hunter. Não encontro nada sobre ela na internet além de umas fotos do Boris Casoy andando numa. Ela é bem simples, mas aguentou firme todo esse tempo, nunca ficou muitos anos sem uso e funciona perfeitamente.
Abri o photoshop e fiz uma projeção meramente ilustrativa de como espero que ela fique, mais ou menos como uma "mini gravel retrô". Meu objetivo é aprender a lidar com a mecânica de bikes e gastar o mínimo possível, nada que ultrapasse uns 800 reais, e como não sou experiente achei que seria melhor uma segunda opinião, até pra ver se vale a pena fazer.
As trocas que pretendo fazer seriam: pneus (provavelmente mistos) de faixa amarela, adaptar o pedal monobloco para pedivela, trocar mesa e guidão para um guidão drop (que aliás nunca usei e não sei se ficaria bom), canote e selim, além de polir as peças, retirar ferrugem e etc. Os câmbios e trocadores são shimano antigos, mas não sei dizer quais, mas estão em dia e pretendo manter. Aros, catraca e freios também pretendo manter. Uma das dúvidas que tenho é se conseguiria manter os trocadores atuais mesmo com o guidão drop. Também não tenho muita ideia de que produtos eu precisaria usar. Aqui em casa só tenho graxa, lubrificante e wd-40, e por sorte um arsenal de ferramentas. 
Enfim, peço uma opinião, e, se valer a pena, uma ajuda com os componentes que preciso comprar e algumas dicas úteis. Obrigado!




Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2021 as 20:57
Comece procurando um eixo transformer pra adaptar pedivelas de ponta quadrada no central americano. Ou procure um torneiro pra fazer um embuchamento como o que o Edu Capivara fez nesse vídeo:



Nesse outro vídeo ele mostra o uso do eixo transformer:



Resolvendo o pedivela, recomendo atenção ao guidão e mesa, pois ela é standard de rosca e não tem muito o que fazer nisso: ou mantém o padrão ou coloca um adaptador aheadset, que eu não tenho uma boa experiência (não chegou a quebrar, mas rachou e eu vi isso numa revisão periódica), então não vou recomendar. As mesas atuais nesse padrão (standard de rosca) são iguais ou até piores do que essa que ela já tem, então recomendo manter e restaurar, se necessário. Isso vai te limitar na escolha do guidão, pois os atuais geralmente exigem pinça de maior diâmetro (31,8mm ao invés de 25,4mm ou até 22,2mm a terior), então pense se vai realmente valer a pena trocar o guidão pra drop. Lembrando que os manetes de freio e passadores (integrados ou não) são diferentes para guidão flat e drop, então ou mantém no flat ou troca tudo.

Todo o resto é mais tranquilo. Talvez você tenha de trocar a catraca/cassete, devido a desgaste ou a serem compatíveis com o padrão Uniglide, já extinto. Não vejo porque os câmbios não funcionariam com passadores e engrenagens modernas, no entanto.

De resto, uma pintura, lubrificada geral, pneus novos e ela deve ficar como você quer. Se animar de fazer você mesmo, ainda vai aprender coisa nova: o canal Pedaleria tem muita coisa e recomendo o canal da Park Tool internacional pra isso.

Boa sorte aí!


Editado por dwsmartins - 20 Set 2021 as 21:04
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gaioski42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2021
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaioski42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 17:33
Obrigado pela ajuda! Depois de ler sua resposta acabei tirando da cabeça essa ideia do guidão drop.. pelo menos o processo de desmontar ela toda, pintar e remontar já vai ser suficiente pra minha brincadeira. A pedivela vou tentar mesmo montar esse eixo transformer, espero que dê certo. Valeu!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 18:57
Originalmente postado por gaioski42 gaioski42 escreveu:

Obrigado pela ajuda! Depois de ler sua resposta acabei tirando da cabeça essa ideia do guidão drop.. pelo menos o processo de desmontar ela toda, pintar e remontar já vai ser suficiente pra minha brincadeira. A pedivela vou tentar mesmo montar esse eixo transformer, espero que dê certo. Valeu!


Não é que me deparei com um raríssimo garfo aheadset + caixa de direção standard no mercado livre? Só precisará de uma bucha para poder usar mesas atuais, o que o vendedor também tem. Segue o link:


Pode ser uma aquisição interessante pro seu projeto.

Quanto ao adaptador de espiga,  se pensar em usar opte pelo de aço por ser bem mais resistente que o de alumínio. Na Aluminum herdada pelo meu pai, o adaptador está firme e forte a anos (uns 10) mesmo rodando com ela com bastante frequência, inclusive em estrada de terra.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2398
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 19:06
Só um detalhe: na frente da sua bike está instalado um V-brake e atrás um cantilever. A Manetes para esses dois tipos freio são diferentes, então é preciso que você veja qual é a que está instalada na bike.  Se a manete for para cantilever,  você até pode manter o V-brake mas precisar de adaptador para ajustar a puxada do cabo. Segue o link:

Pensando no uso de STIs, surge o mesmo problema. Se for usar v-brake,  precisará do adaptador.  Se for no cantilever, a puxada do sti é compatível.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 21:07
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Não é que me deparei com um raríssimo garfo aheadset + caixa de direção standard no mercado livre? Só precisará de uma bucha para poder usar mesas atuais, o que o vendedor também tem. Segue o link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1041399053-garfo-de-aluminio-fib-aro-26-preto-standard-aheadsetdireco-_JM

Pode ser uma aquisição interessante pro seu projeto.

Quanto ao adaptador de espiga,  se pensar em usar opte pelo de aço por ser bem mais resistente que o de alumínio. Na Aluminum herdada pelo meu pai, o adaptador está firme e forte a anos (uns 10) mesmo rodando com ela com bastante frequência, inclusive em estrada de terra.


Assino embaixo com o Hugo. Um garfo aheadset da menos manutenção que um de rosca. Vai ter de remover as pistas do quadro, mas não é nada que um mecânico não faça (ou você mesmo, com uma chave de fenda larga, martelo e paciência).

Esse garfo vai resolver qualquer coisa que vc tenha com relação à frente. O resto, como eu disse, é mais simples.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 21:11
Uma outra questão: não recomendo que troque os cubos, apenas de manutenção neles, provavelmente trocando as esferas e, talvez, cones e bacias. Colocar um cubo atual com aperto rápido não vai prender a roda traseira bem no dropout horizontal, já passei por isso.

Na verdade, eu deslocava a roda pra frente no dropout horizontal a cada vez que encarava uma subida íngreme, mesmo com eixo sólido com porcas. Se vc não passar pelos morros que existem aqui em Belo Horizonte, não vai ser problema. Pra poder trocar uma câmara de pneu furada no meio do caminho, recomendo uma chave biela 15mm incluída no kit de ferramentas, é a mais forte e ao mesmo tempo compacta que vc vai encontrar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gaioski42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2021
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaioski42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 23:57
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Só um detalhe: na frente da sua bike está instalado um V-brake e atrás um cantilever. A Manetes para esses dois tipos freio são diferentes, então é preciso que você veja qual é a que está instalada na bike.  Se a manete for para cantilever,  você até pode manter o V-brake mas precisar de adaptador para ajustar a puxada do cabo. Segue o link:
https://shopee.com.br/product/296122297/11447576397?smtt=0.293673615-1632348351.9 - https://shopee.com.br/product/296122297/11447576397?smtt=0.293673615-1632348351.9

Pensando no uso de STIs, surge o mesmo problema. Se for usar v-brake,  precisará do adaptador.  Se for no cantilever, a puxada do sti é compatível.

Aí você me pegou.. não sabia que as manetes dependiam do tipo do freio.. mesmo assim nunca deram problema, funcionam normalmente e freiam bem.  
Voltar ao Topo
gaioski42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2021
Ponta Grossa PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gaioski42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2021 as 00:03
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Uma outra questão: não recomendo que troque os cubos, apenas de manutenção neles, provavelmente trocando as esferas e, talvez, cones e bacias. Colocar um cubo atual com aperto rápido não vai prender a roda traseira bem no dropout horizontal, já passei por isso.

Na verdade, eu deslocava a roda pra frente no dropout horizontal a cada vez que encarava uma subida íngreme, mesmo com eixo sólido com porcas. Se vc não passar pelos morros que existem aqui em Belo Horizonte, não vai ser problema. Pra poder trocar uma câmara de pneu furada no meio do caminho, recomendo uma chave biela 15mm incluída no kit de ferramentas, é a mais forte e ao mesmo tempo compacta que vc vai encontrar.

Tinha até cogitado trocar por uma blocagem, mais uma ideia que você tirou da minha cabeça hahahah não estou com nenhum plano sério pra ela, entrei há pouco tempo no mundo da bike, comprei uma nova faz menos de um ano e acabei bem interessado com a mecânica das magrelas, até pra não ficar dependendo sempre de bicicletaria, então essa reforma seria mesmo pra aprender a lidar, mas não vou colocar essa aí em apuros, só pra curtir mesmo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2021 as 10:30
Sou totalmente favorável a meter a mão na massa e fazer a própria manutenção da magrela! Eu passei a fazer a manutenção das bikes daqui de casa por conta de cagadas de mecânicos daqui da minha área. Claro que tem uns dois em quem confio, mas geralmente o "cachê" deles tb é mais alto.

Sobre o caso da roda deslizar pra frente com dropout horizontal: eu sou obeso (120kg+ e 1,76m), mas não fujo de morro, o que significa que minha pedalada é forte e lenta, o que não é propriamente uma vantagem. Tenho no "currículo" de peças detonadas uma catraca chinesa 7v, uma Shimano TZ21 tb 7v, um núcleo de um freehub RM30-8 e outro de um freehub M430. E além desses componentes, responsáveis diretos por transmitir a força aplicada à roda, ainda há duas correntes SunRace partidas (antes mesmo de alongar!), diversas engrenagens do cassete e pedivela, ambos SunRace, entortadas (em um caso dobrou completamente a 5ª sobre a 6ª) e um braço de um pedivela Shimano M131 rachado (mas esse foi guerreiro, durou quase 10 anos).

O que eu quero dizer é que a porca do eixo traseiro da bike que eu tinha na época tinha a tarefa hercúlea de segurar a roda no lugar, enquanto eu jogava a marcha mais leve (na época era 28/34) e fazia força pra subir os morros da minha região (só pra sair do meu bairro tem um de 15% com cerca de 40m de desnível, não é fichinha!). Esse quadro rachou na solda do dropout, inclusive (por que será, né? ) e foi trocado por outro com dropout vertical.

O dropout vertical simplifica as coisas, apoiando inteiramente o eixo na tração e deixando pro aperto rápido a função de apenas não deixar a roda cair (não é tão simples assim, mas só pra dar uma ideia).

Mas não se preocupe. Só use um eixo com porca, como os que vc já tem, e siga a vida feliz. Se você não for tão pesado (e fominha por morros) quanto eu, não vai ter problema algum.

Mudando o assunto (já falei demais de mim...), pesquisa nos vídeos do canal Pedaleria e Onde Pedalar, que eles tem muito conteúdo instrucional pra manutenção. O Pedaleria tem dois vídeos de montagens completas de bike, uma speed e outra MTB, que são bastante informativos. O Onde Pedalar é até mais técnico, mas o áudio dos vídeos dele é bastante ruim e acaba irritando um bocado.

Outra fonte ótima de informação são os vídeos da Park Tool internacional (a divisão brasileira é inútil, sinceramente), mas esses estão em inglês. Se o idioma não for barreira, é MUITO mais abrangente que os dois que citei anteriormente.

Você vai precisar de algum ferramental. A não ser que queira transformar a manutenção de bike em um hobby, não recomendo comprar ferramentas específicas como extratores de movimento central, catraca e pedivela (não vale a pena comprar daqueles baratinhos, vão destruir a peça) ou prensa de caixa de direção (esse dá pra improvisar com barra roscada grossa, duas porcas gigantes e arruelas, mas só usa de vez em nunca). Quando for mexer com isso, leve numa oficina que é melhor. Eu mesmo tenho essas ferramentas e investi uma grana nelas, mas aqui em casa são três bikes (quatro no momento, mas uma vai ser vendida). Trocando o garfo pelo aheadset standard que o Hugo indicou, vc não vai precisar da (enorme e desajeitada) chave de caixa de direção roscada.

As ferramentas não específicas incluem chaves combinadas (boca numa ponta e estriada na outra) nos tamanhos 9mm a 15mm (pelo menos), chaves de parafuso fenda e Philips (duas de cada, uma pequena e outra grande), jogo de chave Allen de 2,5mm a 6mm (pode ser numa multiferramenta, mas acho o jogo mais produtivo e não tão mais caro assim), alicate universal, alicate de corte de cabo de aço até 5mm (pra cortar conduítes de câmbio e cabos de câmbio e freio, use o alicate universal pra cortar o conduíte de freio), chave inglesa 10" ou 12" (maior tem mais alavanca) e uma lima murça (eu uso pra acertar as pontas dos conduítes de freio antes de colocar as ponteiras deles). Uma jogo de chave de catraca (não confunda com extrator de catraca) vai te dar mais produtividade a um custo maior, mas isso é um plus.

Ferramentas específicas que vale a pena ter incluem espátulas para pneu (prefira as plásticas, pra não marcar o aro, na Decathlon tem umas baratinhas), chaves de cone 14mm a 17mm (pode pegar umas chaves de boca e esmerilhar pra deixar mais estreitas, ficam resistentes e ainda são mais baratas), chave de abrir corrente (não precisa ser a mais cara, mas a mais barata é chatinha de usar) e uma chave de raio (mas aprenda antes sobre raiação de roda).

Arranje um par de raios velhos numa bicicletaria qualquer e faça uma ponta afiada em um deles (no esmeril, talvez a bicicletaria até faça isso pra vc, se for gente boa com o mecânico) e uma dobra em U fechado no outro, tipo a imagem abaixo:



O raio apontado vai servir como agulhão pra abrir conduíte recém cortado e o dobrado vai servir pra segurar a corrente enquanto você dimensiona e coloca a emenda.

De resto, fita isolante serve como uma fita de aro decente (dê pelo menos três voltas), abraçadeiras zip tie são ótimas pra organizar os conduítes e prender coisas na bike, e laquê de cabelo é ótimo pra fixar as manoplas no guidão (sim, vc leu certo, e pode pegar aquele vencido que a patroa tá jogando fora que vai funcionar bem).

Na área de lubrificação: WD-40 ou similar (gosto do M1), óleo de corrente (pode ser o Algoo PTFE, que é barato, mas faz uma sujeira enorme), e graxa para bicicletas (a Algoo PM600 já vai te atender bem).

Falando de corrente, considere uma máquina de lavar corrente, das chinesas mesmo, que são baratas (mas toma cuidado que são frágeis). Ela agiliza bastante a lavagem da corrente e vai prolongar a vida da relação como um todo, vale bastante a pena. Ter um pouco de querosene pra usar nela também é uma boa.

Acho que é "só". Desculpa o textão, já disse que gosto de falar sobre questões técnicas de manutenção de bike. É um hobby pra mim e eu acabo fazendo a manutenção de bikes de amigos e familiares tb. Espero ter ajudado!

Boa sorte aí!

Editado por dwsmartins - 23 Set 2021 as 10:37
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2021 as 18:07
gaioski42, comprei hoje mesmo uma Three Head Hunter de um vizinho que estava querendo desocupar espaço, meu plano era uma monstercross (meio que uma gravel/mtb).

assim como voce, pesquisei a respeito e não achei nada alem do boris casoy kkkk mas pelo que vi, a mtb do artigo que fala dele é o modelo mais top, é a 'super' hunter... toda alívio, 21 marchas, quadro cromado.

a minha é cassete(ou catraca?) de 6 velocidades e 3 coroas, shimano sys acho que é, com trocadores não indexados (isso com certeza vou trocar, nem que tenha de trocar todo câmbio). não descarto deixar câmbio só atras e na frente tirar fora o cambio e deixar uma única coroa, pra simplificar.

tambem gosto da função de brincar nas bikes. mais tarde posto umas fotos do hoje (antes) e futuramente postarei o depois. essas atualizações de movimento central, caixa de direção etc pretendo fazer tbm.

curto fazer trilhas e tal, nao pretendo poupar muito ela.. quero botar no uso mesmo. e tbm vai ser a bike opção pra andar naqueles lugares mais sinistros de assalto, e dai deixar a minha mtb 'boa' em casa kkk


Editado por guster - 12 Nov 2021 as 18:09
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2021 as 23:23
Originalmente postado por guster guster escreveu:

gaioski42, comprei hoje mesmo uma Three Head Hunter de um vizinho que estava querendo desocupar espaço, meu plano era uma monstercross (meio que uma gravel/mtb).

assim como voce, pesquisei a respeito e não achei nada alem do boris casoy kkkk mas pelo que vi, a mtb do artigo que fala dele é o modelo mais top, é a 'super' hunter... toda alívio, 21 marchas, quadro cromado.

a minha é cassete(ou catraca?) de 6 velocidades e 3 coroas, shimano sys acho que é, com trocadores não indexados (isso com certeza vou trocar, nem que tenha de trocar todo câmbio). não descarto deixar câmbio só atras e na frente tirar fora o cambio e deixar uma única coroa, pra simplificar.

tambem gosto da função de brincar nas bikes. mais tarde posto umas fotos do hoje (antes) e futuramente postarei o depois. essas atualizações de movimento central, caixa de direção etc pretendo fazer tbm.

curto fazer trilhas e tal, nao pretendo poupar muito ela.. quero botar no uso mesmo. e tbm vai ser a bike opção pra andar naqueles lugares mais sinistros de assalto, e dai deixar a minha mtb 'boa' em casa kkk

Já fiz uma boa limpeza na relação, tirei folgas nos cubos e caixa de direção.

Aí estão as imagens da minha old school 26, no dia em que peguei ela...


Comparando com a bike que o gaioski42 postou, notei algumas diferenças:
- garfo dianteiro, o meu eh mais afinado na parte de fixação do eixo/cubo;
- freio cantilever no meu diant/tras; na do gaioski42 tem v-brake na dianteira;
- pedivela na minha é alumínio (parece), na do gaioski42 é aço;
- manetes em nylon na minha; alumínio na do gaioski42;

Dúvidas que tenho dela (sou inexperiente no assunto mecânica de bikes):
- alguém sabe me dizer que tipo de movimento central tenho nela?
- o cambio dianteiro não troca p coroa menor, pois o aro do trocador encosta no pneu! (acho que esse trocador não é do msm cj do traseiro, que é shimano sys);
- qual o tamanho máximo de pneu que encaixa no aro? (no aro consta 26x1.75; ela tem um pneu 1.95 instalado já.. queria por um pouco maior ainda, talvez 2.1; parece que esse 1.95 é 50-559 e dai não se isso é o limite, ou, por exemplo, conseguiria colocar um 54-559? to meio perdido nesse aspecto, queria usar um pneu largão p dar conforto etc, especialmente na frente.. e perfil offroad..);

Upgrades que pretendo fazer em breve:
- par de pneus kenda k816 2.1 (?)
- conjunto v-brake em alumínio (como os manetes são em nylon, uma porcaria, pensei em ja trocar tudo... mas poderia tb manter o cantilever e só trocar manetes por algum de alumínio);
- pintar cj cubos/raios/rodas;
- manoplas nova;
- remoção dos bar ends (?);

Sugestões?

Ainda não decidi se vou mexer na caixa de direção;

E tbm não to pensando em trocar a catraca por enqto (talvez quando moer a relação);

abs!



Editado por guster - 03 Jan 2022 as 12:41
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2021 as 11:42
agora que entendi, parece que existem 3 modelos da Three Heads até então:

- Hunter (do amigo que originou este post, gaioski42, que estou supondo ser quadro de aço, pedivela de aço, rodas de aço(?) etc);
- Hunter Aluminum (minha, que já tem quadro de alumínio, pedivela de alumínio, rodas de aluminio etc);
- Special Hunter (do Boris Casoy kkk toda em alumínio e toda grupo shimano alivio);

... conforme o trecho da entrevista onde citam a bike, "Boris possuiu também uma moderna mountain bike de alumínio, a Special Hunter, da Three Heads, de 21 marchas e com o conjunto completo Shimano Alívio".

GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X