Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Devo gravelizar ou esperar achar Gravel usada??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Devo gravelizar ou esperar achar Gravel usada??

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Devo gravelizar ou esperar achar Gravel usada??
    Postado: 01 Set 2021 as 07:16
Amigos, bom dia.

Ando de bike com aquelas bikes mais simples das lojas, (tipo aquelas que você ganha em sorteio). Na semana ando em asfalto (cidade) e final de semana vou para o sítio (tem estrada de terra e partes de asfalto).

Além destes caminhos, quero começar a participar de grupos de bike começando por km baixas, como 20k... depois 30k, até chegar em 100km no máximo. Sem pressa, na progressão adequada.

Tenho lido que como ando em vários tipos de terrenos, a Gravel cairia bem ou uma gravelização de uma speed, pois eu não precisaria de uma bike para cada terreno.

Comparando preços das Gravel lá fora e no Brasil, é difícil aceitar. Uma Trek que custa $ 1,6k lá fora, chega no Brasil a R$ 25k.

As Gravel usadas dificilmente estou achando no meu tamanho (tenho 1.84m). A Sense maior é tamanho 54 e li que é pequena pra mim.
Quando encontro uma gravelizada 55 ou 56, o câmbio é no guidão, onde teria que tirar a mão do controle da bike para trocar de marcha. A
Devo fazer um trabalho mental para aceitar pagar até R$ 10k numa Gravel de entrada?

Meu receio com o preço é começar já com uma bike cara em algo que eu estaria iniciando ainda. Queria começar com uma usada.

O que pensam a respeito?
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:614
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 07:36
Não da pra gravelizar uma speed pois não tem clearence -abertura - para pneus maiores que  28 ou 32, em média. As bicicletas mais gravelizaveis são as híbridas, mas não vale o investimento.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 07:37
Opa

Cara, gravel é um pato (anda, nada e voa, mas não faz bem nenhuma).
Eu iria pegar uma gravel, mas com o único intuito de ser uma speed com opção de pneus maiores.

Antes de investir numa, faça um test drive! 

Com toda essa grana, tu compra uma MTB nova razoável ou uma melhor usadinha, e pode ter 2 jogos de rodas (uma MTB e outra voltada ao Gravel) que tu estará melhor servido!

edit: evita criar tópicos duplicados!!


Editado por GabrielSL329 - 01 Set 2021 as 07:37
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 07:54
Realmente vc tem que experimentar, no mínimo, uma speed pra vc ver como é essa "nova posição de pedalada", mesmo usando bikes pererecas a pilotagem é bem diferente de uma speed, normalmente bem menos confortável por conta da posição e pneus mais finos, que podem então bagunçar com o ciclista que vem de outra modalidade e não tem o costume de usá-las. Tv a opção mais correta caso vc não tenha como experimentar (experimentar não é dar uma volta, é ficar uns dois dias andando uns 20Km com ela) uma speed seria pegar um mtb minimamente decente e trocar os pneus que vem nela por unidades mistas, ou seja, que servem pra asfalto e para terra. Como opção de gravel, tem a Velloce Disk da Oggi, foi até uma que eu quase comprei mas deu zebra.

Ah, não vai nessa de "pato", eu queria saber voar (mesmo que não muito bem...) qdo desse pane em um avião e este começasse a cair, ou saber nadar (sei nadar, é só pra exemplificar) qdo o barco de pesca que eu costumo usar em pescarias afundasse, hehehehe... Wink
Voltar ao Topo
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 09:53
Obrigado.

Botei pneus finos na MTB e gostei da leveza e velocidade que ganhei.
Voltar ao Topo
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 09:53
Obrigado. No valor atual, concordo com a relação custo/benefício pois ainda não testei uma speed.
Voltar ao Topo
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 09:56
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Opa

Cara, gravel é um pato (anda, nada e voa, mas não faz bem nenhuma).
Eu iria pegar uma gravel, mas com o único intuito de ser uma speed com opção de pneus maiores.

Antes de investir numa, faça um test drive! 

Com toda essa grana, tu compra uma MTB nova razoável ou uma melhor usadinha, e pode ter 2 jogos de rodas (uma MTB e outra voltada ao Gravel) que tu estará melhor servido!

edit: evita criar tópicos duplicados!!



Obrigado Gabriel. Não quero uma MTB devido ao guidão. Quero aquele lindão de Speed, mas sem ter que ficar trocando de pneu. Esse é o intuito da Gravel.

Sobre o pato, concordaria se eu fosse um cara de competir por podium. Quero apenas participar de grupos de corrida, passear no meu sitio e ter uma bike de início não tão cara.
Voltar ao Topo
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 10:03
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Realmente vc tem que experimentar, no mínimo, uma speed pra vc ver como é essa "nova posição de pedalada", mesmo usando bikes pererecas a pilotagem é bem diferente de uma speed, normalmente bem menos confortável por conta da posição e pneus mais finos, que podem então bagunçar com o ciclista que vem de outra modalidade e não tem o costume de usá-las. Tv a opção mais correta caso vc não tenha como experimentar (experimentar não é dar uma volta, é ficar uns dois dias andando uns 20Km com ela) uma speed seria pegar um mtb minimamente decente e trocar os pneus que vem nela por unidades mistas, ou seja, que servem pra asfalto e para terra. Como opção de gravel, tem a Velloce Disk da Oggi, foi até uma que eu quase comprei mas deu zebra.

Ah, não vai nessa de "pato", eu queria saber voar (mesmo que não muito bem...) qdo desse pane em um avião e este começasse a cair, ou saber nadar (sei nadar, é só pra exemplificar) qdo o barco de pesca que eu costumo usar em pescarias afundasse, hehehehe... Wink


A ideia é ótima. Vou pesquisar bikes Speed usadas para passar um tempo usando. E aplico uma grana pra futuramente pegar uma Gravel usada de quem tá pagando 6k agora.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 15:04
Tem pro seu tamanho, preço não ta fora por ser algo por encomenda no seu gosto.

Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 20:38
Eu montei uma híbrida, digo gravel flat bar) com quadro em aço do Miyamura...mas obviamente sem STI. Gastei uns 2500 reais Fevereiro, pois tinha a relação 2x9v. Gostei, é um projeto único ao meu gosto. Acho que se fosse comprar uma relação de speed gastaria mais 1500 no Ali, total 4000 reais...mas não era meu objetivo.
jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2021 as 21:08
Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Eu montei uma híbrida, digo gravel flat bar) com quadro em aço do Miyamura...mas obviamente sem STI. Gastei uns 2500 reais Fevereiro, pois tinha a relação 2x9v. Gostei, é um projeto único ao meu gosto. Acho que se fosse comprar uma relação de speed gastaria mais 1500 no Ali, total 4000 reais...mas não era meu objetivo.


Conte mais sobre a flat. Usou quadro com toptube maior, a dirigibilidade ficou ok? Tô querendo montar uma ratoeira pra rodar no estradao! Qual freio usou? Fotos da danada tens?
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2021 as 06:44
Cacetada, 8k uma bike mais ou menos... Uma Scooter de 110cc ou uma Pop da Honda custa mais ou menos isso e uma de 50cc da vida menos ainda... Os preços das bikes estão irreais mesmo... Ouch

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Tem pro seu tamanho, preço não ta fora por ser algo por encomenda no seu gosto.

Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2021 as 22:22
Eu já montei 2 "gravelsizadas" (talvez estejam mais para monstercross, ciclocross, sei lá):
Uma Caloi 12 Chumbinho com pneus urbanos 700x40.
Uma MTB GT aro 26 com garfo rígido e pneus 26x2.0. (Gastei uns 2.300,00 com peças do Aliexpress e quadro usado)
Nunca andei numa gravel de verdade, mas fiquei satisfeito com as duas bikes. A GT é um pouco mais macia pra buraqueira.
Uma coisa que enche o saco é que o freio de speed não é compatível com v-brake nem disco de MTB (puxa menos o cabo).
O câmbio dianteiro (não uso) também tem problema de compatibilidade speed x MTB (puxada diferente).
Fora isso, praticamente abandonei minha MTB.
Meço 1,80m.
Sugiro você tentar pegar uma gravel ou gravelizada emprestada e ver se fica bom pra você.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 01:46
Originalmente postado por Shazan Xerife e Cia Shazan Xerife e Cia escreveu:

Uma coisa que enche o saco é que o freio de speed não é compatível com v-brake nem disco de MTB (puxa menos o cabo).

Você pode usar freios cantilever mini v-brake com os STIs. V-brake tradicional só via funcionar bem com um adaptador para reduzir a quantidade de cabo puxado - travel  agent.
Voltar ao Topo
Race Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Race Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 09:44
Shazan, acho que sem querer gravelizei uma MTB... rsrsrsrs...

A minha está na mesma configuração que a sua, garfo rígido (alumínio) e pneus 26x2,0. 

Nela, coloquei uma relação reduzida (22x32x42) com 14x34. 

A bike ficou uma delicia, apesar de ter pouca final, sobe qualquer parede e está bem confortável e ágil. Já fiz caminho da fé com essa configuração e não tive do que reclamar, apenas reduzi um pouco a velocidade nas decidas com pedras por conta da falta de amortecimento.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 10:33
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Cara, gravel é um pato (anda, nada e voa, mas não faz bem nenhuma).
Eu iria pegar uma gravel, mas com o único intuito de ser uma speed com opção de pneus maiores.



A galera chuta o balde com as gravels, claro que não é uma bike pra andar forte na estrada como uma speed ou pegar pesado nas trilhas como uma MTB, mas pra andar no transito de São Paulo a bike é um foguete, dá pra andar na mesma velocidade dos carros em muitas avenidas, sem medo de pegar algum buraco mais cascudo e com freio pra parar a tempo caso leve alguma fechada.

Eu gravelizei minha MTB, não é o resultado ideal por que a geometria fica cagada, mas gostei muito dos resultados, imagino que uma gravel puro sangue deve ser ainda mais esperta no transito, mas pelo preço que elas estão não devo ter uma tão cedo, então vou me virando com meu frankenstein mesmo.
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 10:36
Olá, Dimas.
Preferi o flat porque queria freio hidráulico, uso o Freeforce, além de achar caro o STI. Outra coisa, a dirigibilidade ficou ótima com chainstay de 425mm pro meu uso urbano, muito ágil. Já usei em estradão mas não gostei muito quando tem muita buraqueira (aguenta, mas o pneu 700x38 acho fino). O quadro foi baseado na geometria da Specialized Diverge EVO que é flat bar. Veja que pra usar guidão drop, teria que reduzir uns 30 a 50mm no comprimento do top tube.

jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 12:13
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Opa

Cara, gravel é um pato (anda, nada e voa, mas não faz bem nenhuma).
Eu iria pegar uma gravel, mas com o único intuito de ser uma speed com opção de pneus maiores.


Acho essa visão de gravel muito errada/ultrapassada, pois não há nada melhor que uma gravel para estradões (a não ser que o estradão q vc ande seja uma semi-trilha) LOL

Muitos e muitos mountain bikers que torciam o nariz para as gravel, depois de experimentar viciaram.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2021 as 13:23
Originalmente postado por tupete11 tupete11 escreveu:

Acho essa visão de gravel muito errada/ultrapassada, pois não há nada melhor que uma gravel para estradões (a não ser que o estradão q vc ande seja uma semi-trilhaLOL

Muitos e muitos mountain bikers que torciam o nariz para as gravel, depois de experimentar viciaram.

Vamos dizer que...

Nos asfaltos daqui.... Gravel
Nos estradões.... MTB
Nas trilhas.... nem se fale!

Estradão aqui é em meio as montanhas..... cada chuva abre costeleta, canaleta de agua,..... Fora a buraqueira! Gravel aqui é só pra passar raiva!


Editado por GabrielSL329 - 03 Set 2021 as 13:26
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2021 as 10:35
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por tupete11 tupete11 escreveu:

Acho essa visão de gravel muito errada/ultrapassada, pois não há nada melhor que uma gravel para estradões (a não ser que o estradão q vc ande seja uma semi-trilhaLOL

Muitos e muitos mountain bikers que torciam o nariz para as gravel, depois de experimentar viciaram.


Vamos dizer que...

Nos asfaltos daqui.... Gravel
Nos estradões.... MTB
Nas trilhas.... nem se fale!

Estradão aqui é em meio as montanhas..... cada chuva abre costeleta, canaleta de agua,..... Fora a buraqueira! Gravel aqui é só pra passar raiva!



Eu incluiria estrada de paralelepípedos na lista de terrenos que a gravel vai bem e não é regra, mas tem muito estradão no Brasil com terreno bom pra gravel, apesar de a maioria ser ruim demais.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2021 as 11:30
Só que no Brasil, dependendo onde for os tais estradões de terra, vão ter subidas absurdas, e gravel não tem relação para isso. Exemplo disso é a região da Serra da Cantareira aqui em São Paulo. Estradões para todo lado (se a gravel suportar os buracos e erosões) só que com subidas que faz carro peidar.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2021 as 11:32


Editado por Fabio - 04 Set 2021 as 11:34
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2021 as 19:00
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Só que no Brasil, dependendo onde for os tais estradões de terra, vão ter subidas absurdas, e gravel não tem relação para isso. Exemplo disso é a região da Serra da Cantareira aqui em São Paulo. Estradões para todo lado (se a gravel suportar os buracos e erosões) só que com subidas que faz carro peidar.


A escolha de uma relação que vai atender o ciclista é uma etapa importante, mas muita gente ignora.

Nessa situação que você colocou, um cassete maior e um pedivela duplo compacto garantiriam um desempenho bem mais interessante ao aumentar a amplitude da relação. Resultado = maior versatilidade.

Claro que algumas adaptações seriam necessárias dependendo dos componentes da relação, mas o resultado final seria melhor que o de uma Gravel padrão, por assim dizer.

Artigo interessante discutindo o assunto:
Voltar ao Topo
tmsbr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2012
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tmsbr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Set 2021 as 19:14
Eu recomendo que você de uma olhada na Velloce disk 2022, acho que ela tem cleareance pra 700 x 38, o que pra mim pessoalmente, já é suficiente pra ambientes de gravel. A oggi não chama essa bike de gravel, mas o aumento de clearence que eles fizeram de ano pra ca, pra esse ano, claramente demonstra que eles querem o pessoal gravelizando essa bike. 

https://www.youtube.com/watch?v=6XnL7qbrtJM

Esse cara aí fez um reviewzinho dela, se não me engano ele adaptou uma 2021 também pra uso em gravel. 
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 18:20
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Shazan Xerife e Cia Shazan Xerife e Cia escreveu:

Uma coisa que enche o saco é que o freio de speed não é compatível com v-brake nem disco de MTB (puxa menos o cabo).

Você pode usar freios cantilever mini v-brake com os STIs. V-brake tradicional só via funcionar bem com um adaptador para reduzir a quantidade de cabo puxado - travel  agent.

Sim, na minha eu coloquei cantilever. Não é assim uma Brastemp mas quebra o galho.
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 18:25
Originalmente postado por Race Race escreveu:

Shazan, acho que sem querer gravelizei uma MTB... rsrsrsrs...

A minha está na mesma configuração que a sua, garfo rígido (alumínio) e pneus 26x2,0. 

Nela, coloquei uma relação reduzida (22x32x42) com 14x34. 

A bike ficou uma delicia, apesar de ter pouca final, sobe qualquer parede e está bem confortável e ágil. Já fiz caminho da fé com essa configuração e não tive do que reclamar, apenas reduzi um pouco a velocidade nas decidas com pedras por conta da falta de amortecimento.

Olha como ficou a minha (a relação é 32 na frente e 11-46 8v atrás, do aliexpress):


Voltar ao Topo
Pedro_Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2009
Recife - PE
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro_Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 13:57
Tenho uma Oggi Velloce Disc 2020.
Após assistir a alguns vídeos no YT, decidi colocar pneus kenda 700x38.
Cabem? Sim, mas...
Primeiro ficou com o pneu traseiro encostando no quadro pois foi colocado sem estar perfeitamente encaixado no aro, então a leve deformação do pneu encostava.
Algum tempo após resolver isso, ocorreu de a roda desalinhar um pouco, e o pneu voltou a encostar no quadro.
Comprei cubos rolamentados e pedi para trocarem, deixei só as rodas (fui de carro, mais fácil de transportar). Recebi as rodas bem alinhadas, mas quando coloquei na bicicleta, a roda traseira ficou encostando de novo no quadro. Teve que mexer no guarda-chuva da roda pra desalinhar o suficiente para não encostar no quadro.
Desde que comecei a usar esses pneus tive muitos furos nas câmaras, e nunca achei nada que tivesse furado. Minha conclusão é que os aros originais são muito finos para receberem pneus dessa medida, então o pneu deve ficar beliscando a câmara e causando furos consecutivos.
Voltei a usar pneus slick 700x28 e não tive mais esses problemas.
Pra fechar, ontem pude fazer um pedal numa gravel de verdade, a sense versa. Resultado: vou anunciar minha Oggi e comprar a versa quando puder.
Os pneus x38 podem ter dado certo para outras pessoas, mas a minha experiência (apenas uma pessoa, não serve de estatística) não foi boa.
Voltar ao Topo
Dawnsic Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2021
Floripa
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dawnsic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2021 as 23:07
Pra encerrar, agradeço as respostas. Achei uma Oggi zVelloci usada muito bem cuidada pelo dono anterior. Atende ao que eu procurava e deu no meu bolso. Obrigado pessoal.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X