Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cog para k7 single
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cog para k7 single

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cog para k7 single
    Postado: 12 Ago 2021 as 21:55
Fala pessoal,
Então, tô usando essa bike pro meu dia a dia e tô adorando. Mas estou com um problema: ou a corrente fica caindo toda hora, ou, se aperto demais, fica dando uns estalos.

A configuração original da bike é pra ser usada como single speed mesmo, já que ela ja vem com os espaçadores do k7 de fábrica.

Recentemente troquei o pedivela, que era um ponta quadrada, por um hollowtech e coroa narrow wide.
Também troquei o cog, já que o original dela gastou, e pus um cog de cassete que tinha aqui.

Minha dúvida é: Esse problema na relação pode estar sendo causado pelo cog? já que o que estou usando é indexado. Se sim, um cog de bmx compatível com freehub tipo shimano resolveria? Ou um cog de marcha, mesmo indexado, não deveria dar esse tipo de problema?

PS: já mexi de todas as maneiras no chainline.
PS2: Já testei corrente grossa e corrente fina.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Ago 2021 as 21:23
E a corrente Half Link? Não poderia ser?...
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2021 as 09:16
A expressão "cog de cassete indexado" me faz entender que vc desmontou um cassete múltiplo (com marchas) e aproveitou uma única engrenagem. Vou seguir essa linha de raciocínio

Uma característica que pode estar causando esse problema é o fato da engrenagem HG ou similar (pra marcha) ter os dentes baixos e com rampas pra facilitar a troca das marchas. Ele não vai segurar tão bem a corrente quanto um sistema projetado para singles. No entanto, vamos esclarecer algumas dúvidas antes de recomendar compras ou trocas:

1. A engrenagem do pedivela é específica pra singles ou é com marchas e adaptada? Se adaptada, pra quantas marchas ela é indicada?

2. Igualmente, quantas marchas o cassete de onde foi tirada a engrenagem tinha?

3. Onde a corrente está caindo, na coroa ou no cassete? Pra qual direção, dentro ou fora?

4. Consegue medir com precisão o chainline atual? Preferencialmente tirando uma foto da medição?

5. O freehub do cubo é feito pra 7v ou 8v+? Quantos espaçadores e de qual medida tem antes (entre a roda e a engrenagem, pra dentro da bike) e depois (entre a engrenagem e a gancheira, pra fora da bike) da engrenagem?

Eu ainda tentaria verificar como tá o tensionamento da corrente, mas você disse que fica caindo ou fica estalando, daí considero que vc já tentou isso. O chainline ainda me parece algo que pode ter a ver, apesar de vc já ter experimentado com ele.

Passa as informações aí. No momento, parece que a solução seria trocar por engrenagens específicas pra single, mas vamos ver primeiro o que da pra tirar da pedra.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Ago 2021 as 04:45
Pela foto a corrente parece estar tensionada, mas como a gancheira dele é, ou pelo menos parece ser igual de um quadro com marcha, pode estar contribuindo para que a corrente caia, soma-se o fato de utilizar um cog retirado de um K7.

Já usei cogs assim, mas na minha bike a gancheira é horizontal, consigo ajustar a roda e deixar a corrente tensionada, evita que escape.

Coloca uma foto mostrando o cog, você cita que é um quadro para single, mas como faz para tensionar a corrente, se a gancheira for horintal, não seria ao caso de usar um esticador de corrente, qundo pedala a roda não desalimha um pouco?

Que quadro top esse, qual o modelo?

Editado por viniciusrpa - 24 Ago 2021 as 04:49
Voltar ao Topo
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2021 as 08:18
Fala pessoal! Desculpa a demora...
Terminei esquecendo completamente esse post porque no dia 16 de agosto sofri um acidente com a bike e quebrei o braço, cirurgia, placas e parafusos, enfim... Tô me recuperando...

Então, respondendo algumas coisas:

1) O pedivela tá com coroa narrow wide, ou seja, não vai a corrente.
2) A corrente tá caindo no cog.
3) O cog que tô usando é de 13 dentes retirado de um cassete de 10v (eu acho)
4) Os espaçadores são os originais que vem na bike, como é formado por apenas duas partes, não dá muita opção pra chainline.

Mas atualizando...
Comprei o cog específico pra single speed, tem os dentes mais altos e sem as ranhuras do indexado.
Justamente no dia que voltava pra casa do trabalho pra instalá- lo sofri o acidente.
Então por enquanto tá tudo em suspenso.

Aproveitando o tempo pra desmontar ela, limpar, e acho que vou até pintar...

Ah sim!
A bike é uma Specialized Centrum.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2021 as 23:26
Originalmente postado por Pabllov Pabllov escreveu:

Fala pessoal! Desculpa a demora...
Terminei esquecendo completamente esse post porque no dia 16 de agosto sofri um acidente com a bike e quebrei o braço, cirurgia, placas e parafusos, enfim... Tô me recuperando...

Então, respondendo algumas coisas:

1) O pedivela tá com coroa narrow wide, ou seja, não vai a corrente.
2) A corrente tá caindo no cog.
3) O cog que tô usando é de 13 dentes retirado de um cassete de 10v (eu acho)
4) Os espaçadores são os originais que vem na bike, como é formado por apenas duas partes, não dá muita opção pra chainline.

Mas atualizando...
Comprei o cog específico pra single speed, tem os dentes mais altos e sem as ranhuras do indexado.
Justamente no dia que voltava pra casa do trabalho pra instalá- lo sofri o acidente.
Então por enquanto tá tudo em suspenso.

Aproveitando o tempo pra desmontar ela, limpar, e acho que vou até pintar...

Ah sim!
A bike é uma Specialized Centrum.


Melhoras!
Quando se recuperar e finalizar a montagem, coloca a avaliação!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2021 as 09:34
Estou migrando para s Single speed. Depois de anos gastando horrores em relação de bike resolvi migrar para o minimalismo funcional. Só falta comprar ou desmontar um k7 pra utilizar um cog. Alguma ideia de quem já fez isso. Pois não quero gastar em um cog e espcadoder pronto. Alguma ideia sobre? Me ajudem. Depois posto fotos de minha bike.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2021 as 09:36
Originalmente postado por Pabllov Pabllov escreveu:

Fala pessoal,
Então, tô usando essa bike pro meu dia a dia e tô adorando. Mas estou com um problema: ou a corrente fica caindo toda hora, ou, se aperto demais, fica dando uns estalos.

A configuração original da bike é pra ser usada como single speed mesmo, já que ela ja vem com os espaçadores do k7 de fábrica.

Recentemente troquei o pedivela, que era um ponta quadrada, por um hollowtech e coroa narrow wide.
Também troquei o cog, já que o original dela gastou, e pus um cog de cassete que tinha aqui.

Minha dúvida é: Esse problema na relação pode estar sendo causado pelo cog? já que o que estou usando é indexado. Se sim, um cog de bmx compatível com freehub tipo shimano resolveria? Ou um cog de marcha, mesmo indexado, não deveria dar esse tipo de problema?

PS: já mexi de todas as maneiras no chainline.
PS2: Já testei corrente grossa e corrente fina.
ficou muito legal. A região que vc mora é muito montanhosa, ou é mais plana? No meu caso a relação boa é de cog 14/16 x ccoroa de 32
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2021 as 21:54
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Originalmente postado por Pabllov Pabllov escreveu:

Fala pessoal,
Então, tô usando essa bike pro meu dia a dia e tô adorando. Mas estou com um problema: ou a corrente fica caindo toda hora, ou, se aperto demais, fica dando uns estalos.

A configuração original da bike é pra ser usada como single speed mesmo, já que ela ja vem com os espaçadores do k7 de fábrica.

Recentemente troquei o pedivela, que era um ponta quadrada, por um hollowtech e coroa narrow wide.
Também troquei o cog, já que o original dela gastou, e pus um cog de cassete que tinha aqui.

Minha dúvida é: Esse problema na relação pode estar sendo causado pelo cog? já que o que estou usando é indexado. Se sim, um cog de bmx compatível com freehub tipo shimano resolveria? Ou um cog de marcha, mesmo indexado, não deveria dar esse tipo de problema?

PS: já mexi de todas as maneiras no chainline.
PS2: Já testei corrente grossa e corrente fina.
ficou muito legal. A região que vc mora é muito montanhosa, ou é mais plana? No meu caso a relação boa é de cog 14/16 x ccoroa de 32


Se a região for bem plana, 32x14 é excelente, caso ontrário tem que usar um cog maior, atualmente uso 34x19 e tem algumas subidas aqui na região que tenho que empurrar!
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2021 as 22:44
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Estou migrando para s Single speed. Depois de anos gastando horrores em relação de bike resolvi migrar para o minimalismo funcional. Só falta comprar ou desmontar um k7 pra utilizar um cog. Alguma ideia de quem já fez isso. Pois não quero gastar em um cog e espcadoder pronto. Alguma ideia sobre? Me ajudem. Depois posto fotos de minha bike.


O cog que uso atualmnete é da Nottable, 19d é de boa qualidade, não desgasta, resistente mesmo e utilizo corrente de bmx, de 1/8. Outro ponto é que é bem dificil de escapar a corrente, mantendo ela com o minimo de tensão nao escapa.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2021 as 11:54
Originalmente postado por viniciusrpa viniciusrpa escreveu:

Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Estou migrando para s Single speed. Depois de anos gastando horrores em relação de bike resolvi migrar para o minimalismo funcional. Só falta comprar ou desmontar um k7 pra utilizar um cog. Alguma ideia de quem já fez isso. Pois não quero gastar em um cog e espcadoder pronto. Alguma ideia sobre? Me ajudem. Depois posto fotos de minha bike.


O cog que uso atualmnete é da Nottable, 19d é de boa qualidade, não desgasta, resistente mesmo e utilizo corrente de bmx, de 1/8. Outro ponto é que é bem dificil de escapar a corrente, mantendo ela com o minimo de tensão nao escapa.
Esse cog vc comprou onde, poderia me passar o link ou se foi em loja física.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2021 as 17:12
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Originalmente postado por viniciusrpa viniciusrpa escreveu:

Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Estou migrando para s Single speed. Depois de anos gastando horrores em relação de bike resolvi migrar para o minimalismo funcional. Só falta comprar ou desmontar um k7 pra utilizar um cog. Alguma ideia de quem já fez isso. Pois não quero gastar em um cog e espcadoder pronto. Alguma ideia sobre? Me ajudem. Depois posto fotos de minha bike.


O cog que uso atualmnete é da Nottable, 19d é de boa qualidade, não desgasta, resistente mesmo e utilizo corrente de bmx, de 1/8. Outro ponto é que é bem dificil de escapar a corrente, mantendo ela com o minimo de tensão nao escapa.
Esse cog vc comprou onde, poderia me passar o link ou se foi em loja física.


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1984124546-pinho-cog-nottable-bmx-single-speed-p-cubo-padro-shimano-_JM?searchVariation=94726667802#searchVariation=94726667802&position=2&search_layout=stack&type=item&tracking_id=45c96d91-356e-474f-b9a6-8849c84ec1b8

Comprei no ml, na epoca estava mais barato lembro que foi 78 se não me engano, mas compensa, os espaçadores pode usar de um k7 desmontado!


Editado por viniciusrpa - 21 Out 2021 as 17:14
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X