Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fazendo aos poucos um upgrade.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Fazendo aos poucos um upgrade.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GustavoKnevitz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2021
RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GustavoKnevitz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fazendo aos poucos um upgrade.
    Postado: 02 Ago 2021 as 23:43
Salve, salve, galera, tudo certo?
Tenho uma bike 21v e quero botar 27v. Por questões financeiras, vou fazer o upgrade aos poucos. Como minha bike é freio mecânico, estou dando prioridade para botar o hidráulico (já tenho os freios hidráulicos, só falta instalar). Decidi comprar os passadores, pois já que vou ter que troca-los de qualquer forma, eu já boto direto os de 27v (pois meu freio é junto com o passador de 21v, logo, para botar o freio hidráulico, tenho que trocar os passadores). E é aí que vem a duvida... tem como eu usar os passadores de 27v na relação 21v? Provavelmente não vai ficar do jeito que deveria, mas será que vai ter algum problema? Pretendo botar assim para quebrar um galho enquanto eu junto uma grana para comprar o restante das peças de 27v (câmbio, K7 e corrente), para que eu não precise comprar uns passadores novos de 21v e logo depois comprar outros novamente para fazer o upgrade que eu quero. 
O que vocês acham?
Abraço!
Bom pedal!  
obs: toda a relação é shimano, inclusive os novos passadores de 27v que ainda nao foram instalados.

Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 23:59
Não vai funcionar. O passador tem um range que ele cobre entre a marcha mais leve e a mais pesada e essa medida é sempre a mesma ou muito próxima entre diferentes quantidades de marchas. O que muda é o intervalo entre um cog de marcha e outro. Aí por mais que os dois passadores trabalhem com a mesma distância final entre a primeira e a ultima marcha, no meio do caminho estará tudo embaralhado ao misturar. Não vai dar regulagem em nada. Os trocadores e o cassete tem que estar sempre casados para a operação toda funcionar. Aliás bons trocadores dizem mais sobre sua qualidade de trocas de marcha do que o câmbio traseiro.

Já pensou em montar uma bike com 2x9? Acho que hoje em dia está sendo mais negócio do que investir nas 3 coroas.
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 09:44
Eu seguiria a sugestão do Caiobiker, usando 2x9

Você provavelmente precisará mexer na relação inteira (cubos, corrente, cassete, cambio, passadores) Monta uma relação com Altus M2000 / Acera M3000 / Alivio M3100 e cassete 11-36, assim não vai te faltar marcha pra nada. Se você já comprou os passadores para 3x9 não tem problema, a alavanca de 3v funciona pra 2 coroas

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2021 as 22:52
Se estiver falando de Shimano é possível sim um trocador 27v, trocar 21V ou 24V. A própria Shimano tem uma opção de roteamento de cabo pra que isso se torne possível. Nesse tópico aqui https://www.pedal.com.br/forum/cambio-sem-solucao_topic99415.html, mostra a opção de roteamento no último post.

Editado por Hugobh77 - 03 Ago 2021 as 22:53
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 05:47
Hugo, fui eu quem postei a imagem, mas onde eu consegui ela não indicava pra essa situação. Na verdade, acredito que não vá funcionar ou que fique bastante inconstante ou impreciso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 21:05
dwsmartins, eu já usei trocador 9V em 24V por bastante tempo, usava a rota invertida. Procurei o artigo que fala desse recurso mas não encontrei. Vou dar mais uma pesquisada, era até de um blog de um membro daqui. Esqueci o nome dele.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 21:12
É aquela imagem mesmo. Achei o blog, o usuário é o Ogum.
https://www.google.com.br/amp/s/asbicicletas.wordpress.com/2012/07/23/shimano-trocador-de-9v-cassete-de-8v-7v/amp/

Foi por aqui que fiz a adaptação.

Editado por Hugobh77 - 04 Ago 2021 as 21:12
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2021 as 23:53
Aproveito para pedir perdão pelo comentário inicial sobre não ser possível essa adaptação. Desconhecia a possibilidade de roteamento alternativo do cabeamento. Nos informe se conseguir com sucesso!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2021 as 08:02
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

É aquela imagem mesmo. Achei o blog, o usuário é o Ogum.
https://www.google.com.br/amp/s/asbicicletas.wordpress.com/2012/07/23/shimano-trocador-de-9v-cassete-de-8v-7v/amp/

Foi por aqui que fiz a adaptação.

Rapaz! Vivendo e aprendendo!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2021 as 12:43
Galera é magaiver. Kkkkkkk
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2021 as 12:54
Como fala no artigo, é uma solução da própria Shimano para que pudesse manter a compatibilidade em uma época que 9V era o ápice e seria uma mancada não atender as pessoas que usavam 8V, fazendo com que elas tivessem que trocar tudo.

Obs. Tenho um câmbio Microshift Advent de 9V, não é compatível com trocador Shimano 9V, mas pasmem, ele funciona com um Deore 5100 que é 11V.🤷🏽‍♂️
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X