Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desgaste da Corrente e Relação
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desgaste da Corrente e Relação

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Lukas Gabriel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Dez 2020
Brasília
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lukas Gabriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Desgaste da Corrente e Relação
    Postado: 02 Ago 2021 as 01:40
minha mtb (que infelizmente uso na cidade por estar quebrado para uma roadOuch) tá com uma quilometragem considerável, algo em torno de 4700km pra mais, e desde que peguei ela nova nunca troquei nem corrente nem cassetes, mas sempre manti a lubrificação em dia. Eu comecei a reparar, não sei se por que a mola do passador cedeu ou a corrente envelheceu, mas a corrente parece mais "frouxa", tipo solta. E eu não tenho aquela ferramente de medir o desgaste Confused. Tava querendo trocar logo direto a corrente, por ja ter uma quilometragem considerável, mas meu pai (ex mecanico de bicicleta) me disse que é preciso trocar a relação inteira, se não vai pular dentes e etc...

o que vocês, semideuses do pedal, me recomendam? Tongue
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 05:50
Cara, teu pai é ex mecânico, tem experiência, tá te recomendando algo bom, mas você tá aqui pedindo opinião (e ainda babando ovo!) de quem vc não conhece? Tá precisando levar uma orientação errada e se fuder pra aprender a respeitar!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 07:32
Teu pai está certo!

Mas, faço minhas as palavras do dwsmartins.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 13:30
Primeiramente recomendo ignorar os comentários completamente desnecessários acima.

Seu pai está parcialmente correto, mas acredito que não nesse caso.

A corrente afrouxa mesmo com o uso, é extramente recomendado ter o medidor. A vida média de uma corrente é em torno de 3500 km, mas depende e muito da qualidade dela, uso e cuidado na manutenção. É um item de desgaste natural e de troca relativamente frequente.

Se você não trocar, ela danifica o cassete, e em casos MUITO extremos, a coroa.

Pelo seu relato, de 4700 km, talvez tenha danificado o cassete, talvez não. A coroa provavelmente não. Já tive uma bicicleta onde deixei a corrente chegar em estado crítico 3 vezes, troquei 3 cassetes, e a coroa ainda estava razoável.

Recomendo trocar a corrente, se ficar pulando, trocar o cassete, e comprar o medidor para acompanhar no futuro.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2021 as 16:01
Rodomiro, desnecessário mesmo é fazer diagnóstico remoto de bicicleta quando o cara tem alguém do lado dele, com experiência e disponibilidade, pra fazer isso no presencial. E nem citei o fato de ser o pai do cara, que fique claro.

Segue o fluxo!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 16:26
em teoria seu pai está certo.

mas eu morreria de dó de trocar a relação com apenas 4700km rsrsr
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Ago 2021 as 18:38
Um bom mecânico consegue avaliar sua relação "no olho" e ver se o desgaste já está prolongado. Se não puder fazer essa avaliação, recomendaria trocar somente a corrente e se necessário a relação.
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 21:15
Pode-se medir desgaste de correntecom um paquímetro, ou mesmo com régua.

Cada elo "novo" tem exatamente 1 polegada;

https://conteudo.cyclia.bike/artigos/mecanica/como-saber-se-a-corrente-da-bike-esta-gasta-2/#:~:text=Medir%20a%20corrente%20com%20uma%20r%C3%A9gua&text=Os%20elos%20da%20corrente%20da,hora%20de%20trocar%20a%20corrente.

"Os elos da corrente da bicicleta possuem exatamente uma polegada, ou 25,4 mm. Portanto, 12 elos devem somar exatamente 12 polegadas – ou 304,8mm. Para medir com exatidão, marque um elo de medição e conte 23 pinos – se a medição passar de 306.39mm, chegou a hora de trocar a corrente"


Editado por Igor_DH - 08 Set 2021 as 21:15
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2021 as 09:06
pessoal ta certo, mas parcialmente
voce tem alguem experiente do teu lado, seja pai ou mecanico da oficina de confiança, e tem condições de estar olhando a bike pessoalmente, avaliando as peças, a opinião vale sim mais pq tem muita coisa que nao tem como entender/avaliar por descrição, e msm por fotos é difícil

o comentario ta certo, se o desgaste é muito alto a corrente começa a "comer" o cassete e (em mais tempo) a coroa, e colocar uma corrente nova vai fazer com que as peças não encaixem perfeitamente - o recomendado é rodizio exatamente pra evitar esse tipo de desgaste precoce e prolongar a vida útil, e quando chega a hora de trocar é trocar tudo msm

MAS acho 4700km pouco, pouquissimo msm, ainda mais com vc falando que só pedala na cidade.. se voce cuida da relação, não deixa sujar demais, lubrifica direitinho, é pra durar bem mais
pra ter ideia, na minha bike de estrada com Tiagra eu levei uma KMC x10 até 9.000km, meu cassette tá com 14.000km, e mesmo com corrente nova os pulos são muito raros

e mesmo que o desgaste da corrente esteja msm muito alto, é estranho isso de sentir frouxa, pois o cambio traseiro deveria garantir a tensão.. talvez a corrente esteja muito longa também

o negócio é mesmo fazer uma verificação geral em toda a relação.. busque os videos da Pedaleria, tem ensinando muita coisa de manutenção, ou da Park Tool que é completissimo (mas em inglês).. e chame teu pai pra te ajudar tb ja que ele tem experiencia.. da pra medir o desgaste da corrente na regua, verificar o comprimento dela (elos), verificar tensao do cambio, etc e resolver
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X