Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Graxa Azul ou Graxa Branca ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Graxa Azul ou Graxa Branca ?

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
edulpj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2017
Bauru - SP
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edulpj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Graxa Azul ou Graxa Branca ?
    Postado: 27 Mar 2017 as 19:53
Cada fabricante coloca o CORANTE que acha melhor... Graxa não tem preconceito de cor.

O que importa na graxa, não é a cor e sim suas características físico-químicas.

Para as temperaturas e condições de pó e umidade que uma bicicleta enfrenta, só existe uma graxa que realmente vale a pena: Molykote BR2... Que não é azul nem branca...
Onde há anarguridade, não pode haver espótica!
Voltar ao Topo
ajunior Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mai 2011
Jaguaquara-BA
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 19:27
A graxa PM600, dizem ser a melhor opção, alguém conhece e já utilizou? o que achou? < ="text/">.lingualy-translate-close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_normal.png") no-repeat;}.lingualy-translate-close:hover {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/translate/x_over.png");}.lingualy_popup .lingualy_close {background: url("chrome-extension://iilcekgoelpgecpjnnoikhbleipnjdhf/lookup/assets/andy-sprite.png") no-repeat 0 -50px;}
Junior
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 19:02
E qual o problema com a graxa marrom comum? Sempre usei ela a vida toda e nunca tive problemas. Hoje em dia com essa infinidade de graxas e cores, já fiquei até cismado de perguntar.LOL
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2012 as 19:56
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

A graxa azul é feita à base de sabão de lítio, tem boa resistência a altas temperaturas, e menor resistência a água, mas corrói os retentores de borracha, se houverem nos componentes nos quais vai usar. A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul. Na verdade, na bike, o ideal não seria nenhuma das duas, e sim as graxas à base de silicone, que une as melhores características de ambas e não tem o mesmo efeito colateral. Não quer dizer que as outras duas vão fazer com que suas peças derretam, só que a vida útil dos componentes seriam um tanto menores. Mas eles não foram feitos para durar para sempre mesmo.


Então, posso usar essa graxa de silicone em mesa, cubos, pedais, pedivela por exemplo?

Achei na net isso:

Graxa de Silicone

Os tipos de graxa de silicone são classificados com base no sabão utilizado em sua fabricação.

Graxa de silicone à base de alumínio: macia; quase sempre filamentosa; resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de até 71°C. É utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis.


Graxa de silicone à base de cálcio: resistente à água; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de até 77°C. É aplicada em chassis e em bombas d’água.

Não deve ser usada em temperaturas acima de 70°C, pois havendo evaporação da água, o sabão e o óleo se separam.

Graxa de silicone à base de sódio: geralmente fibrosa; em geral não resiste à água; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de até 150°C. É aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc.


Graxa de silicone à base de lítio: vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente à água; pode trabalhar em temperaturas de até 150°C. É utilizada em veículos automotivos e na aviação. São as graxas denominadas de múltiplas aplicações As graxas de lítio foram desenvolvidas particularmente para a aviação.

São usadas Tanto no campo automotivo como industrial ( lubrificação de mancais de buchas e rolamentos,pinos e chassis e em todas as máquinas e veículos sujeitos à umidade, calor, poeira, choque).

Graxa de silicone à base de bário: características gerais semelhantes às graxas à base de lítio.

Graxa de silicone mista: é constituída por uma mistura de sabões. Assim, temos graxas mistas à base de sódio-cálcio, sódio-alumínio etc.


Grato


Editado por RATTUS - 13 Mar 2012 as 19:58
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2012 as 09:56
A graxa azul é feita à base de sabão de lítio, tem boa resistência a altas temperaturas, e menor resistência a água, mas corrói os retentores de borracha, se houverem nos componentes nos quais vai usar. A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul. Na verdade, na bike, o ideal não seria nenhuma das duas, e sim as graxas à base de silicone, que une as melhores características de ambas e não tem o mesmo efeito colateral. Não quer dizer que as outras duas vão fazer com que suas peças derretam, só que a vida útil dos componentes seriam um tanto menores. Mas eles não foram feitos para durar para sempre mesmo.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2012 as 04:04
Originalmente postado por Cuahutemoc Cuahutemoc escreveu:

Caracas, seus cubos são antigos quantos os meus, que também são Parallax porém LX, e tive que abrir-los para fazer lubrificação, pois as esferas estavam secas depois de oito anos de rodagem, já o seu tópico é diferente. Se nunca foram usados apesar de ter oito anos não há necessidade de abrir-los e lubrificar, é só rodar 1.000 km e depois você pensar e fazer lubrificação nelas. Espero que tenha te ajudado. Um abraço e boas pedaladas.ClapClap

Pois é cara, estavam parados aqui, nunca usados,,,,mais acabei abrindo, limpando tudo e lubrificando, com graxa azul para rolamentos, mais voce tinha razao...a graxa apesar de antiga estava super nova e com nada de ressecamento.......nao precisava ter aberto..mais agora j[a fiz e ficou ótimo...abraço.
Voltar ao Topo
Cuahutemoc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuahutemoc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2012 as 20:20
Caracas, seus cubos são antigos quantos os meus, que também são Parallax porém LX, e tive que abrir-los para fazer lubrificação, pois as esferas estavam secas depois de oito anos de rodagem, já o seu tópico é diferente. Se nunca foram usados apesar de ter oito anos não há necessidade de abrir-los e lubrificar, é só rodar 1.000 km e depois você pensar e fazer lubrificação nelas. Espero que tenha te ajudado. Um abraço e boas pedaladas.ClapClap
Pedala Robinho!!!
Voltar ao Topo
RT Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 12 Nov 2009
sao paulo
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RT Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2012 as 02:47
DUVIDA SOBRE MEUS VELHOS NOVOS CUBOS.

Tenho um par de cubos Alivio Parallax aqui, são novos nunca usados mais bem antigos, talvez uns 8 anos parado. Alguem pode me informar se é necessário abri-lo para renovar a graxa ou a original nao perde suas propriedades por nunca ter sido usado??

abraços pessoal. 
Voltar ao Topo
korgis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2008
sao paulo
Offline
Mensagens:264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar korgis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2010 as 07:45
o que eu não gosto na graxa azul é cheiroThumbs Down mesmo assim prefiro ela do que as demais 

Editado por korgis - 29 Jul 2010 as 07:46
Voltar ao Topo
Cuahutemoc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:60
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuahutemoc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2010 as 01:02
amiguinho, veja esse link, e você verá vários tipos de graxas e quanto às suas utilizações.
Pedala Robinho!!!
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2009 as 02:59
De forma geral posso usar graxa branca pra lubrificar tudo? eixo das rodas, e caixa de direção?
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 18:26
quanto ao finish line eu so ouvi dizer que se usa na corrente. pra outras peças como buchas das roldanas, rolamentos das rodas e caixa de direção é graxa mesmo. especifique melhor qual a utiliação pretendida.
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 18:22
existe mais do que graxa azul e graxa branca!
 
 
aqui tem os tipos!
Voltar ao Topo
Rafaveloso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2009
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaveloso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 17:59
Aproveitando o tópico...
o q é melhor, graxa ou aqueles lubrificantes finish line?
O finish line tb tem um esquema. F.L. Seco e o F. L. Humedo.
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 17:33
Graxa azul some com qualquer chuva, é impressionante!
Estou precisando dessa graxa branca, alguma indicação?
Voltar ao Topo
Miler Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Fev 2005
Santos - SP
Offline
Mensagens:1788
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2009 as 14:04
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

graxa azul onde nao entra agua... branca onde entra agua...


Obrigado rapaz, sinceramente achei que fosse ao contrário, pela viscosidade da azul !

Miler
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2009 as 23:33
graxa azul onde nao entra agua... branca onde entra agua...
Voltar ao Topo
Miler Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 02 Fev 2005
Santos - SP
Offline
Mensagens:1788
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miler Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2009 as 22:09
Amigos,

Mais uma vez eu querendo saber sobre manutenção, qual a diferença entre graxa azul e a branca, onde se usa cada uma ?

Outra coisa, Anticorrosivo, pode ser usado nas peças ?

Abraços e obrigado desde já !

Miler
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X