Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Tiagra 4600 vs Ultegra 6600
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tiagra 4600 vs Ultegra 6600

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
irioncampello Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2018
Joinville
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar irioncampello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Tiagra 4600 vs Ultegra 6600
    Postado: 26 Jul 2021 as 14:21
Recentemente me surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do meu conjunto Tiagra 4600 por um conjunto Ultegra 6600. O Tiagra tem me servido muito bem (já está agendada a revisão para o mês de agosto), porém, esse upgrade também seria bem vindo.
Vale a pena (e faz setido) o Upgrade?
O conjunto Ultegra está em bom estado, vem completo, inclusive com 4 jogos de pastilhas de freio (2 usadas e 2 novas). O valor dele é R$ 1.800,00, o preço está bom?
A manutenção do Ultegra seria mais caro que o Tiagra?

Agradeço desde já.
Voltar ao Topo
Davi Silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2019
Dublin
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Davi Silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2021 as 16:05
comparar os dois é impossível pra mim, entretanto pra muitos os benefícios que o Grupo Ultegra trará vai ser muito pouco e quase não compensa gastar o valor. Certamente as peças dos grupos Ultegra são maiores e se amanhã você quebre um passador por exemplo, muito provavelmente terá que comprar o Ultegra da mais nova versão.

Nunca usei Tiagra mas o que eu sentia com o antigo 105 era que ela não era tão rápido quanto o Ultegra, sei que a nova versão do 105 é muito parecida e talvez nem compensa comprar o Ultegra. Você já pensou em comprar o 105 novo ao invés de um Ultegra usado?
Kr >>> DV
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2021 as 22:56
além da questão de manutenção/reposição no longo prazo, comentado pelo Davi

acho que vale dar uma boa pesquisada se ainda valeria investir num grupo antigo assim...
pq ainda que seja Ultegra, a cada nova geração há um cascateamento de tecnologia, vem novidades no grupo mais top e os abaixo vão recebendo upgrades derivados do grupo acima da geração anterior
ou seja, o Tiagra atual (4700) é bem equivalente ao 105 da geração anterior, que é bem equivalente ao Ultegra da anterior (2 atrás)
isso que além do cascateamento ainda sempre entra alguma outra novidade junto..
claro, ainda pega na questão de materiais e peso, mas teria vantagem na relação, fluidez das marchas, otimização do mecanismo, cabeamento interno, e ainda a disponibilidade de peças e compatibilidade
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 08:41
Originalmente postado por irioncampello irioncampello escreveu:

Recentemente me surgiu a oportunidade de fazer um upgrade do meu conjunto Tiagra 4600 por um conjunto Ultegra 6600. O Tiagra tem me servido muito bem (já está agendada a revisão para o mês de agosto), porém, esse upgrade também seria bem vindo.
Vale a pena (e faz setido) o Upgrade?
O conjunto Ultegra está em bom estado, vem completo, inclusive com 4 jogos de pastilhas de freio (2 usadas e 2 novas). O valor dele é R$ 1.800,00, o preço está bom?
A manutenção do Ultegra seria mais caro que o Tiagra?

Agradeço desde já.

Eu uso o Ultegra 6700 de 10v. Ótimo grupo. Rápido, leve, bonito, preciso... bem, talvez pelo desgaste do tempo, eu venho (ou vinha, pois meu mecânico acho que acertou a mão dessa vez LOL) sofrendo com as trocas de marchas, principalmente para subir no K7... qdo eu clicava para subir marcha, dava dois cliques de uma vez e subia 1 no K7... ai tinha q dar um clique pra baixo e dai outro pra cima, para encaixar certinho. 

Conversando com colegas de pedal aqui da cidade, um deles havia me comentado que isso era tipo um "problema crônico" dessa série do Ultegra/105 (6700/5700)... que a Shimano "não tinha acertado a mão" nestes modelos... que os que ele teve era essa lenga-lenga ai por mim comentada... até que ele fez o up para o modelo 6800, que já eh 11v.

Bem, como mencionei... depois da ultima revisão, o grupo tá um relógio! o mecânico disse que trocou o cabo do cambio e lubrificou o mecanismo interno do STI... tá zero!! quero nem gava muito! kkkk

Sobre o 6600, os STI´s não são cabeamento interno né? Também não são de carbono, como o modelo 6700, certo? neste caso, eu acho que daria 6 por meia dúzia a troca... seria mais para "ah, minha bike tem grupo Ultegra!" do que realmente algum ganho funcional no conjunto. Claro que uma diferença entre eles haverá, como beleza, peso... funcionamento... talvez vc nem perceba!

No seu lugar, eu seguraria essa grana e deixaria para fazer um up que realmente trouxesse um ganho real, ou seja, passaria para 11v, mesmo que fosse um 105 da linha 5800 (e não esse mais novo, o R7000). Mas, se sua bike está precisando trocar componentes e surgiu essa oportunidade de colocar o Ultegra 6600 onde as peças estão em excelente estado... manda bala!

Aqui a gente opina... vc aceita se quiser! huahsuhasuhasuha...

Siga seu s2

Aquele abraço.

[EDIT]
Ah... e como comentado mais acima sobre reposição...

Tenha isso em mente (e já campeie pelo ML e sites por aí afora)... é muito mais fácil achar cambio, STI e até borrachas do STI para o Tiagra do que para o Ultegra... numa possivel queda onde vc comprometa o STI Ultegra ou a borracha, terá como encontrar outro para repor? #ficaadica


Editado por fzpereira - 27 Jul 2021 as 08:43
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 09:17
Originalmente postado por irioncampello irioncampello escreveu:

Vale a pena (e faz setido) o Upgrade?
(...)
A manutenção do Ultegra seria mais caro que o Tiagra?
voltando só pra adicionar uns pontinhos...

manutenção vai ser mais cara com certeza, é possível que precise fazer manutenções mais frequentes e as peças são mais caras.. sem nem entrar na questão "disponibilidade" já comentada

e sobre valer a pena resume como o fzpereira acima comentou, acredito que vai ser mto mais voce falar que tem um Ultegra do que perceber ganho mesmo
além de que, na minha visão, se for pra fazer upgrade vale mais pegar um grupo moderno msm, você vai gastar menos que isso ai e possivelmente terá mais ganhos

tem esse video do GCN que compara 105 R7000 vs Dura-Ace 7900 e pega bem nesses pontos de um grupo mais baixo mas moderno ter vantagens contra um top de linha antigo..

Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:723
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2021 as 16:41
O Ultegra 6600 é de 2005. E tem aquela saída de cambio na frente cruzando o cockpit.

Comprar um usado hoje em dia só se for para restauração de um projeto Vintage muito específico.


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X