Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Raios quebrando com frequência
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Raios quebrando com frequência

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
andersonkoester Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonkoester Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Raios quebrando com frequência
    Postado: 18 Jul 2021 as 22:42
Olá galera, tudo certo?

Então, estou com um problema recorrente de quebra de raios no pneu traseito, (1 ao menos a cada 2~3 meses). Estou acima do peso (117kg), troquei toda a raiação (agora com Richman 292mm 2.0, antes tinha outro que não lembro a marca 1.8) pensando que iria resolver, porém continuam quebrando. 
Eu pedalo em estradão e algumas trilhas, pneu Maxxis Ikon 2.0 +/- 36psi de pressão.

Normalmente as quebras são junto ao niple. O que gera uma dor de cabeça enorme, pois preciso refazer o tubeless.

Preciso de um help da galera, estou pensando em trocar a raiação para 2.2, mas não encontro no tamanho 292mm. Ou alguem teria uma marca mais resistente ou até mesmo uma dica do que pode estar ocorrendo ou do que estou fazendo errado. 

OBS.: Não troco em casa, levo para um mecanico "especializado".
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 00:46
Originalmente postado por andersonkoester andersonkoester escreveu:

Olá galera, tudo certo?

Então, estou com um problema recorrente de quebra de raios no pneu traseito, (1 ao menos a cada 2~3 meses). Estou acima do peso (117kg), troquei toda a raiação (agora com Richman 292mm 2.0, antes tinha outro que não lembro a marca 1.8) pensando que iria resolver, porém continuam quebrando. 
Eu pedalo em estradão e algumas trilhas, pneu Maxxis Ikon 2.0 +/- 36psi de pressão.

Normalmente as quebras são junto ao niple. O que gera uma dor de cabeça enorme, pois preciso refazer o tubeless.

Preciso de um help da galera, estou pensando em trocar a raiação para 2.2, mas não encontro no tamanho 292mm. Ou alguem teria uma marca mais resistente ou até mesmo uma dica do que pode estar ocorrendo ou do que estou fazendo errado. 

OBS.: Não troco em casa, levo para um mecanico "especializado".


Optaria trocar de mecânico, os niples começam a estourar ou por fadiga, ou tensão incorreta, mas o sobrepeso ajuda a acontecer com mais frequência
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 01:49
Raios grossos tendem a arrancar os nipples do aro, pois não se alongam quando o necessário. Acho que somente vai trocar de problema, se seguir por esse caminho.

Atualmente o padrão é 32 raios, ao invés dos tradicionais 36, que estão ficando difíceis de encontrar. Mais raios certamente ajudam com sobrepeso, mas um um mecânico com equipamentos adequados (medidor de tensão de raios, centralizador e verificador de guarda chuva) e experiência consegue melhorar isso consideravelmente.

Soluções: mude de mecânico ou mude o conjunto aro/cubo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 08:17
Originalmente postado por andersonkoester andersonkoester escreveu:

Olá galera, tudo certo?

Então, estou com um problema recorrente de quebra de raios no pneu traseito, (1 ao menos a cada 2~3 meses). Estou acima do peso (117kg), troquei toda a raiação (agora com Richman 292mm 2.0, antes tinha outro que não lembro a marca 1.8) pensando que iria resolver, porém continuam quebrando. 
Eu pedalo em estradão e algumas trilhas, pneu Maxxis Ikon 2.0 +/- 36psi de pressão.

Normalmente as quebras são junto ao niple. O que gera uma dor de cabeça enorme, pois preciso refazer o tubeless.

Preciso de um help da galera, estou pensando em trocar a raiação para 2.2, mas não encontro no tamanho 292mm. Ou alguem teria uma marca mais resistente ou até mesmo uma dica do que pode estar ocorrendo ou do que estou fazendo errado. 

OBS.: Não troco em casa, levo para um mecanico "especializado".

Tenho mais ou menos a sua configuração de tipo de pedal e peso sobre a bike. 
alem de dois amigos e um com 125kg. 

Já tivemos problemas com raios e conosco era o mecânico, que não media a tensão dos raios. Em um dos casos, foi colocado raios mais resistentes e a bronca foi para o aros, que trincou todo. 

Eu tentaria outro mecânico, que usa medidor de tensão e principalmente, tenha experiência com isso. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 11:16
já testou usar menos pressão nos pneus? 29-30 por exemplo?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 12:09

Bom dia.

Tenho 96 KG's e recentemente passei por alguns problemas desse tipo, cada pedal uma surpresa.

Em resumo é o que os colegas falaram acima, tensão dos raios e pressão mais baixa nos pneus. Ja cheguei a rodar com mais de 35 PSI, hoje sempre a baixo de 30. E isso resolveu. 

Alguns mecanicos nem sabem o que é tensionar raios, falam que fazem mas não sabem que existe uma tabela de peso x tensão certa.

Ja cheguei a pensar em trocar aros e raios, porém nao precisei. Claro que nao estou isento de quebrar raios, mas antes era a cada pedal e agora é algo esporádico.
Voltar ao Topo
andersonkoester Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
RS
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andersonkoester Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 16:24
Valeu galera.... Fico mais aliviado em saber que posso resolver de forma simples. 

Vou verificar e fazer a nova raiação (não sei quais podem estar danificados pela tensão incorreta) com outro mecanico. 
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2021 as 20:59
Richmann pra mim é o nome de raio custo benefcio. Não os acho ruins apesar de não serem levinhos, mas tem bom acabamento e nunca enferrujaram, embora não more AINDA em área litorânea. Chore. Peso 80 kg e o mecânico que levo não é de griffe mas tem larga experiência na montagem e não sei o que é raio/aro quebrado/trincado.
Voltar ao Topo
silasfab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Nov 2020
BELO HORIZONTE
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silasfab Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2022 as 08:34
Bom dia, ressucitando o fórum. 

Depois de um tempo (04 meses ) após trocar a raiação meu problema com troca de raio voltou. Troquei o aro e toda raiação novamenteo (Coloquei os richman) porém depois de 2 meses já quebrou 02 raios novamente. 

Meu mecânico toda vez ao trocar os raios confere a tensão de toda a roda, nisso ele tem vasta experiência.

Vi um posto do Thiago Mecânico sobre a raiação correta, raio de força e tração e a minha está conforme ele indica.

Algum amigo teria uma dica/sugestão adicional?

Fico agradecido, tá dificil viu. Um jogo de raios DT estão acima de R$ 600,00 e e não sei se vai resolver de fato o problema.
Voltar ao Topo
esilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Ago 2023
Fortaleza
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar esilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2023 as 16:43
Originalmente postado por silasfab silasfab escreveu:

Bom dia, ressucitando o fórum. 

Depois de um tempo (04 meses ) após trocar a raiação meu problema com troca de raio voltou. Troquei o aro e toda raiação novamenteo (Coloquei os richman) porém depois de 2 meses já quebrou 02 raios novamente. 

Meu mecânico toda vez ao trocar os raios confere a tensão de toda a roda, nisso ele tem vasta experiência.

Vi um posto do Thiago Mecânico sobre a raiação correta, raio de força e tração e a minha está conforme ele indica.

Algum amigo teria uma dica/sugestão adicional?

Fico agradecido, tá dificil viu. Um jogo de raios DT estão acima de R$ 600,00 e e não sei se vai resolver de fato o problema.

Boa tarde,

Você conseguiu resolver o problema ? Eu tenho uma bike GT Avalanche que ultimamente está ocorrendo o mesmo problema.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2023 as 11:18
Contribuindo aqui, um amigo meu roda de bike full aro 29, e ele começou com esse mesmo problema, quebrou um raio da roda traseira, ele levou em uma bike shop aqui, reporam e desempenaram, aí depois de bem pouco tempo, quebrou outro, vou resumir aqui para não ficar grande, depois dele quebrar uns 5 raios e sempre ficar essa novelinha, um outro amigo nosso resolveu por conta própria e competencia a conferir e apertar os raios da bike e acreditem, a bike parou de quebrar os raios. Não quero de maneira nenhuma estar indiretamente criticando mecanicos ou algo do tipo, mas isso aconteceu aqui.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2023 as 11:24
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Contribuindo aqui, um amigo meu roda de bike full aro 29, e ele começou com esse mesmo problema, quebrou um raio da roda traseira, ele levou em uma bike shop aqui, reporam e desempenaram, aí depois de bem pouco tempo, quebrou outro, vou resumir aqui para não ficar grande, depois dele quebrar uns 5 raios e sempre ficar essa novelinha, um outro amigo nosso resolveu por conta própria e competencia a conferir e apertar os raios da bike e acreditem, a bike parou de quebrar os raios. Não quero de maneira nenhuma estar indiretamente criticando mecanicos ou algo do tipo, mas isso aconteceu aqui.


Precisa fazer de maneira indireta não. A maioria sequer lê o manual de instalação das peças e você fazendo cagada. Mas nem dá para criticar muito, já que muitos desses cobram uma mixaria para fazer o serviço. Isso quando não é a própria loja que paga pouco pro mecânico.
Voltar ao Topo
Speed_racer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2009
Jacareí/SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Speed_racer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2023 as 19:07
Salve pessoal, comentando um pouco sobre montagem e manutenção das rodas... tem muitas variáveis, no meu caso que sou mais pesado, raios em inox e aço, com o tempo de uso pode ocorrer a fadiga dos raios e os mesmos começam a quebrar na parte mais frágil, curva do "J" ou próximo à rosca, onde há maior concentração de tensão.
Outro ponto, caso tenha instalado raio fabricado com material diferente, fabricante diferente, há também o desbalanceamento das tensões nos raios, coeficiente elástico, etc. sobrecarregando os demais.
Outro ponto ainda, seria a qualidade do serviço, onde o mecânico não equlizou as tensões dos raios e simplesmente intalou o raio novo tensionando o raio apenas para alinhar o aro sem se preocupar com a equalização das tensões.
Speed_Racer
Voltar ao Topo
amarelofff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Taquara-RS
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amarelofff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2023 as 05:58
Bom dia. 

Estou atualmente com 135 kg.

Já cheguei a pesar 166 kg, e pedalava tambem. Usava raios Vzan Extreme, e quebrava raios semanalmente em pedais normais (Leves). Comentei sobre isso com um amigo meu mais entendido na época, me disse que a bicicletaria atual que eu levava pra manutenção, o cara era muito relaxado. 
Me indicou outra numa cidade vizinha, mandei centrar a roda lá... levou quase 1 ano pra quebrar UM raio. 

Então acredito que um bom mecânico faça toda a diferença.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X