Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela Shimano 48/38/28 TY301xTX801xM171xM361
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela Shimano 48/38/28 TY301xTX801xM171xM361

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela Shimano 48/38/28 TY301xTX801xM171xM361
    Postado: 01 Jul 2021 as 14:22
Olá pessoal, tudo bem?! Tenho uma bike GT Aggressor 3.0 (mtb aro 26'', câmbio Altus) que uso basicamente pra ir trabalhar e pra lazer, trajetos no asfalto, majoritariamente planos ou com subidas leves. Hoje ela tem um pedivela Shimano M191 (acredito que também seja Altus como o câmbio) com relação 42/32/24 e quero trocar por um pedivela com relação 48/38/28. Sendo assim, me deparei com 4 modelos, todos da Shimano:

- Tourney TY301;
- Tourney TX801;
- Altus M171;
- Acera M361.

Todos têm relação 48/38/28, pra serem usados com movimento central de ponta quadrada, com braços com comprimento de 175mm.

Peso: entre eles varia pouco, então é uma variável que pode ser descartada. 

Possibilidade de troca indepentente de coroas: não prevejo trocar coroas separadamente no futuro.

Valores:
- Tourney TY301 - R$ 150
- Tourney TX801 - R$ 190
- Altus M171 - R$ 222
- Acera M361 - R$ 340

Gostaria de saber se tem algo que não estou vendo e que justifique eu pagar mais que os R$ 150 do TY301, considerando o meu uso urbano leve.

Obrigado!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 14:48
Opa

tudo bem?

a maior justificativa aí pode ser o peso e o uso de coroas removíveis....

Geralmente as linhas mais simples tem as coroas rebitadas, e se uma desgastar, tem que trocar o pedivela inteiro, enquanto as linhas mais superiores usam coroas parafusadas, possibilitando a troca das coroas, seja por desgaste ou por modificar a relação de marchas!

edit:
Somente o Acera tem coroas removíveis, restante é rebitado! 




Editado por GabrielSL329 - 01 Jul 2021 as 15:08
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Caule Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caule Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 14:56
Ola tdc!
Comprei esse pedivela há mais ou menos duas semanas, o de modelo Tourney TY301, e nesse tempo já andei uns 120km com ele (nos quais 100km num único dia, pegando rodovia e uns morros bem longos)
E o que posso dizer desse modelo em específico, na minha bike 21v é que só tive benefícios!
No início é notável a diferença na relação, que fica mais pesadinha, mas a perna se ajeita.(e se atente ao comprimento da corrente, é legal adicionar alguns elos, ou só não usar nas coroas maiores simultaneamente)
Quanto ao peso, é mais leve que meu anterior 42-32-24 original da minha Gonew Endorphine 5.3 e passa mais segurança na construção.
Esse TY é o mais simples, porem gosto do visual mais "enxuto" dele. Não vejo muito porquê gastar tanto a mais num componente Altus ou Acera, para o seu uso. Recomendo!
No meu caso ainda tirei a capinha de plástico pra facilitar nas limpezas, e pra ficar mais "naked" e evitar barulhos.
Voltar ao Topo
Caule Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caule Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 14:59
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Opa

tudo bem?

a maior justificativa aí pode ser o peso e o uso de coroas removíveis....

Geralmente as linhas mais simples tem as coroas rebitadas, e se uma desgastar, tem que trocar o pedivela inteiro, enquanto as linhas mais superiores usam coroas parafusadas, possibilitando a troca das coroas, seja por desgaste ou por modificar a relação de marchas!




Verdade! Falhei no meu comentário! Essas coroas substituíveis são um ponto legal. E esse modelo Acera tem parafusos Allen pro movimento central, legal pra tirar alguma folga se estiver na rua (no meu caso, as coroas removíveis não me convenceram no preço ainda, e os parafusos Allen logo mais já estão chegando.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 15:11
Originalmente postado por Caule Caule escreveu:


Verdade! Falhei no meu comentário! Essas coroas substituíveis são um ponto legal. E esse modelo Acera tem parafusos Allen pro movimento central, legal pra tirar alguma folga se estiver na rua (no meu caso, as coroas removíveis não me convenceram no preço ainda, e os parafusos Allen logo mais já estão chegando.

tu vai ver a vantagem das coroas removíveis quando necessitar trocar! e te digo: o dia em que estiver pulando marcha, é a ultima coisa que o pessoal analisa!

Meu caso, Alivio 27v, paguei 120 pratas no jogo das 3 coroas! Pedivela inteiro sai bem mais que isso se fossem coroas rebitadas!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 15:24
Oi GabrielSL329, tudo bem e vc? Pelo que vi, os pesos são bem parecidos (1050g, 1090g, 1040g e 995g), acho que não justificaria. Quanto à possibilidade de trocar as coroas, não tinha me atentado ao fato de poder trocar caso haja algum desgaste, bem lembrado! Porém, pro meu uso, que é bem leve, acredito que isso pudesse acontecer só se amassar, ou em algum acidente, porque essa bike é 2012, e nesse tempo todo não houve nenhum desgaste aparente (considerando meu uso). Ainda assim, dentre os modelos apenas o Acera possibilita essa troca independente, e é mais que o dobro do valor do TY301. Não achei esse seu Alivio por nada perto desse valor, será que tem com essa relação que eu busco?

Oi Caule, tudo bem?
Ótimo saber isso! E olha que meu uso não vai chegar nem perto do seu. Meus trajetos são curtos e no ciclo urbano, com subidas bem leves. Se já dá conta pra vc, acredito que pra mim seja mais que o suficiente então. A minha mudança de relação vai ser exatamente igual à sua foi, meu pedivela atual tem a mesma relação que o seu original (42/32/24) e eu não lembro de ter usado as marchas mais leves mais que uma ou duas vezes e pra teste ainda, ficam leves demais (cassete 34/14).
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 15:35
Originalmente postado por tdc tdc escreveu:

Oi GabrielSL329, tudo bem e vc? Pelo que vi, os pesos são bem parecidos (1050g, 1090g, 1040g e 995g), acho que não justificaria. Quanto à possibilidade de trocar as coroas, não tinha me atentado ao fato de poder trocar caso haja algum desgaste, bem lembrado! Porém, pro meu uso, que é bem leve, acredito que isso pudesse acontecer só se amassar, ou em algum acidente, porque essa bike é 2012, e nesse tempo todo não houve nenhum desgaste aparente (considerando meu uso). Ainda assim, dentre os modelos apenas o Acera possibilita essa troca independente, e é mais que o dobro do valor do TY301. Não achei esse seu Alivio por nada perto desse valor, será que tem com essa relação que eu busco?

Alívio tem uma opção em 26-36-48, o T4060, mas ele requer um movimento central integrado, elevando ainda mais teu custo! Eu uso a relação 22-30-40 do M4000/M4050, que é adequado ao meu uso!

Esses pedivelas são para no máximo 8v atrás, que a torção da corrente é menor e o desgate menor ainda! 

Se tu faz questão da coroa removível para trocas/upgrade, vai no Acera, senão escolhe um dos Tourney mesmo! Eu, em 4 anos, já troquei as coroas uma vez!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 15:57
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Alívio tem uma opção em 26-36-48, o T4060, mas ele requer um movimento central integrado, elevando ainda mais teu custo! Eu uso a relação 22-30-40 do M4000/M4050, que é adequado ao meu uso!

Esses pedivelas são para no máximo 8v atrás, que a torção da corrente é menor e o desgate menor ainda! 

Se tu faz questão da coroa removível para trocas/upgrade, vai no Acera, senão escolhe um dos Tourney mesmo! Eu, em 4 anos, já troquei as coroas uma vez!

Bom saber! A relação do T4060 seria adequada pra mim também, sendo a maior coroa com 48 dentes, tá tudo certo! Porém, como vc falou, ficaria muito mais caro, com benefícios que eu acho que não iria aproveitar. Quanto à torção da corrente, que vc mencionou, a minha bike é 21v, são só 7v atrás. Quer dizer que teoricamente eu teria um desgaste menor?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 16:35
Originalmente postado por tdc tdc escreveu:

Bom saber! A relação do T4060 seria adequada pra mim também, sendo a maior coroa com 48 dentes, tá tudo certo! Porém, como vc falou, ficaria muito mais caro, com benefícios que eu acho que não iria aproveitar. Quanto à torção da corrente, que vc mencionou, a minha bike é 21v, são só 7v atrás. Quer dizer que teoricamente eu teria um desgaste menor?

Sim, torce menos e as peças são bem mais baratas!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 16:50
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Sim, torce menos e as peças são bem mais baratas!!

Legal! Não sabia que o desgaste era menor, nunca me atentei pra isso. Mas também, sempre tive 21v e me serviu bem. Acho que vou continuar com a 7v hehe...
Voltar ao Topo
Caule Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caule Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 21:32
Poisé, minha vontade mesmo era um pedivela duplo ou único, de coroas substituíveis e de eixo integrado. Mas deixa pro futuro, o precinho foi quem me ganhou, e pelo investimento, deu super certo. Moro em BH, e aqui é morro demais, acabo usando realmente todas as coroas, e quando chega a hora de trocar, o desgaste tá bem distribuído. Mas é a possobilidade de personalizar que me chama a atenção nos de coroas removíveis. De todo modo valeu pela dica também!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2021 as 07:48
Originalmente postado por tdc tdc escreveu:

Olá pessoal, tudo bem?! Tenho uma bike GT Aggressor 3.0 (mtb aro 26'', câmbio Altus) que uso basicamente pra ir trabalhar e pra lazer, trajetos no asfalto, majoritariamente planos ou com subidas leves. Hoje ela tem um pedivela Shimano M191 (acredito que também seja Altus como o câmbio) com relação 42/32/24 e quero trocar por um pedivela com relação 48/38/28. Sendo assim, me deparei com 4 modelos, todos da Shimano:

- Tourney TY301;
- Tourney TX801;
- Altus M171;
- Acera M361.

Todos têm relação 48/38/28, pra serem usados com movimento central de ponta quadrada, com braços com comprimento de 175mm.

Peso: entre eles varia pouco, então é uma variável que pode ser descartada. 

Possibilidade de troca indepentente de coroas: não prevejo trocar coroas separadamente no futuro.

Valores:
- Tourney TY301 - R$ 150
- Tourney TX801 - R$ 190
- Altus M171 - R$ 222
- Acera M361 - R$ 340

Gostaria de saber se tem algo que não estou vendo e que justifique eu pagar mais que os R$ 150 do TY301, considerando o meu uso urbano leve.


Obrigado!

Ah se todas as dúvidas fossem bem expostas como a sua. Objetividade, clareza e finalidade bem descritas. 
Em tempo: sempre gostei de coroas removíveis mas o custo atual de pedivela rebitada deve ser comparado ao custo de aquisição da pedivela com coroa  removível. Das antigas como as primeiras Alivio que era rebitada a durabilidade se não eterna era quase. Se o custo da pedivela Acera for mesmo o Dobro em termos financeiros - meramente pela estética é apenas interessante- das pedivelas básicas, suspeito que não valha a pena. Imagina se comprasse duas pedivelas das básicas, pelo custo de uma Acera e considerando o  mesmo padrão de durabilidade, ainda estaria na vantagem pois o custo de coroas substítuíveis avulsas além do custo adicional da pedivela Acera também não é barato (também tem que atentar se o BCD dela é dos mais comuns) ainda que geralmente somente a coroa do meio é que mia primeiro, a segunda sacrificada é a coroa maior e a vovozinha é a que ironicamente dura mais. LOL
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2021 as 08:10
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Ah se todas as dúvidas fossem bem expostas como a sua. Objetividade, clareza e finalidade bem descritas. 
Em tempo: sempre gostei de coroas removíveis mas o custo atual de pedivela rebitada deve ser comparado ao custo de aquisição da pedivela com coroa  removível. Das antigas como as primeiras Alivio que era rebitada a durabilidade se não eterna era quase. Se o custo da pedivela Acera for mesmo o Dobro em termos financeiros - meramente pela estética é apenas interessante- das pedivelas básicas, suspeito que não valha a pena. Imagina se comprasse duas pedivelas das básicas, pelo custo de uma Acera e considerando o  mesmo padrão de durabilidade, ainda estaria na vantagem pois o custo de coroas substítuíveis avulsas além do custo adicional da pedivela Acera também não é barato (também tem que atentar se o BCD dela é dos mais comuns) ainda que geralmente somente a coroa do meio é que mia primeiro, a segunda sacrificada é a coroa maior e a vovozinha é a que ironicamente dura maisLOL

Aqui a maior é original ainda! já troquei as duas menores! mas também, andando na Serra Gaúcha, a maior é a que menos ocupa!

Ademais, é de dar os parabéns pela clareza no questionamento!


Editado por GabrielSL329 - 02 Jul 2021 as 08:11
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2021 as 16:43
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Ah se todas as dúvidas fossem bem expostas como a sua. Objetividade, clareza e finalidade bem descritas.

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Ademais, é de dar os parabéns pela clareza no questionamento!

Agradeço pelas palavras dos amigos e pela ajuda de todos: GabrielSL329, Caule e Ligeirinho. Acabei optando pelo TY 301 no valor de R$ 150. Acredito que após ajuda e esclarecimentos, vai me atender no momento. Deixo para o futuro um upgrade para um pedivela com movimento central integrado como sugeriram, um Hollowtech II para diminuição de peso. Obrigado!
Voltar ao Topo
luizholanda29 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2021
Recife
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizholanda29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2021 as 23:31
Agradeço pelas palavras dos amigos e pela ajuda de todos: GabrielSL329, Caule e Ligeirinho. Acabei optando pelo TY 301 no valor de R$ 150. Acredito que após ajuda e esclarecimentos, vai me atender no momento. Deixo para o futuro um upgrade para um pedivela com movimento central integrado como sugeriram, um Hollowtech II para diminuição de peso. Obrigado!
[/QUOTE]

Boa noite. Como ficou o pedivela na bike ? Por acaso a coroa menor bateu no quadro ? Tenho uma gt agressor 1.0 e quero mudar o pedivela de 42/34/24 para 48/38/28, mas tenho medo de pegar no chainstay.
Voltar ao Topo
tdc Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2021
FLN
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tdc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2021 as 02:00
Originalmente postado por luizholanda29 luizholanda29 escreveu:



Boa noite. Como ficou o pedivela na bike ? Por acaso a coroa menor bateu no quadro ? Tenho uma gt agressor 1.0 e quero mudar o pedivela de 42/34/24 para 48/38/28, mas tenho medo de pegar no chainstay.


Olá amigo, ficou perfeito pro uso e sem problemas na instalação. Pode ir sem medo. Abs!
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2021 as 13:17
Eu troquei o meu 22/32/44 por 26/36/48, fiquei super feliz com essa troca, pois agora de verdade estou usando as 3 coroas, antes a 22 não era muito usada, conseguia zerar todas as subidas na coroa de 32... em conjunto com o cassete 11/34...

Eu acredito que 28 ficaria muito pesado para pedais mais longos... é uma bike urbana, uso para deslocamento na cidade e as vezes alguns pedais na castelo Branco. .
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X