Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvidas com passador e câmbio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvidas com passador e câmbio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvidas com passador e câmbio
    Postado: 24 Jun 2021 as 17:21
Fala, galera.

Estou com uma pequena dúvida quanto a um passador que veio, original de fábrica, em minha bike (tão de entrada que nunca ouvi falar o nome e não me lembro, no momento, de cabeça).

Enfim... a dúvida é a seguinte: assim que peguei a bike pra andar pela primeira vez, ao jogar todas as marchas mais leves para "zerar" uma subida, a corrente logo arrebentou comigo. Inexperiente que sou, levei a bike em uma oficina que, até então, julgo entregar um serviço bom.

Pedi que o mecânico recuperasse a corrente e ajustasse os câmbios. Ao buscá-la, o mesmo me informou (e eu atestei), que para usar a coroa maior (de 3 velocidades), eu teria que colocar mais força no rapid fire, e para reduzir, ela estava caindo direto da maior para a menor coroa, tendo que voltar mais uma para usar a do meio, se for o caso. E que o passador não é de uma marca tão boa, e que o ideal seria substituí-los.

A questão é: Somente o passador pode influenciar nessa história, ou é lorota do mecânico (que pode não ter conseguido ajustar), me induzindo à troca do mesmo? Ou ainda, os câmbios podem estar com defeito de fábrica?

Agradeço a ajuda de todos desde já.
Voltar ao Topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2021 as 20:37
O passador pode influenciar sim, porém isso tá com cara de regulagem mal feita... consegue dar mais detalhes da marca dos componentes? Tem muitos componentes simples que se bem regulados conseguem cumprir bem seu papel.
Voltar ao Topo
humberto ssa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2008
- salvador
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humberto ssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2021 as 08:30
Acho que foi lorota do mecânico... 
ginasticadeacademia.blogspot.comVisitem!!!
Voltar ao Topo
phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2021 as 14:08
Originalmente postado por gustavoclx gustavoclx escreveu:

O passador pode influenciar sim, porém isso tá com cara de regulagem mal feita... consegue dar mais detalhes da marca dos componentes? Tem muitos componentes simples que se bem regulados conseguem cumprir bem seu papel.

Está assim descriminado no site onde comprei:

> ALAVANCA: Ez fire 24v alumínio preto
Marca: Importado
> CAMBIO DIANTEIRO: Over top pull preto
Marca: Importado
> CAMBIO TRASEIRO: Tz500 8V index s/ gancheira preto
Marca: Importado
> CORRENTE: 24V index 116e
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2021 as 09:14
Corrente não arrebenta assim do nada! Ou tu trocou as marchas e fez a troca forçando a pedalada ou a corrente é muito ruim mesmo!

Ademais, esses componentes "importados" tendem a não ter um funcionamento pleno, pois são feitos para ser baratos, não eficientes! A regulagem para eles funcionarem de forma adequada até é possível, mas provavelmente será constante.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2021 as 16:09
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Corrente não arrebenta assim do nada! Ou tu trocou as marchas e fez a troca forçando a pedalada ou a corrente é muito ruim mesmo!

Ademais, esses componentes "importados" tendem a não ter um funcionamento pleno, pois são feitos para ser baratos, não eficientes! A regulagem para eles funcionarem de forma adequada até é possível, mas provavelmente será constante.

Acredite... Fiz as trocas corretas das marchas para não ficarem cruzadas. A questão foi que senti que para jogar para a última marcha (a mais leve), precisei de um pouco mais de força no passador. Chegou a trocar, mas assim que desempenhei a força no pedal, a corrente arrebentou.

Depois de o mecânico ter "consertado" o problema, consegui passar todas as marchas, mas com esse defeito citado na pergunta. Pra ir pra coroa maior, necessito de mais força nos passadores, e pra ir pra coroa do meio, ela cai direto para a menor, e eu tenho que subir pra entrar corretamente.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2021 as 16:51
Originalmente postado por phenrique1020 phenrique1020 escreveu:

Acredite... Fiz as trocas corretas das marchas para não ficarem cruzadas. A questão foi que senti que para jogar para a última marcha (a mais leve), precisei de um pouco mais de força no passador. Chegou a trocar, mas assim que desempenhei a força no pedal, a corrente arrebentou.

Depois de o mecânico ter "consertado" o problema, consegui passar todas as marchas, mas com esse defeito citado na pergunta. Pra ir pra coroa maior, necessito de mais força nos passadores, e pra ir pra coroa do meio, ela cai direto para a menor, e eu tenho que subir pra entrar corretamente.

pode ser uma característica do passador, como são de baixo custo, seu funcionamento não será igual a um de gama superior!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2021 as 19:44
 Isso que tá acontecendo não é normal. Seguem algumas sugestões :


-Tentou fazer uma nova regulagem? Da para fazer em casa. É algo simples.
- a rota do cabo está certa?
- o cabo está se movimentando livremente ao trocar as marchas?
- Já considerou trocar o cabo do câmbio por um inox?
- Já considerou a possibilidade de trocar o trocado?

Voltar ao Topo
phenrique1020 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Fev 2015
Goiânia
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar phenrique1020 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jul 2021 as 08:35
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

 Isso que tá acontecendo não é normal. Seguem algumas sugestões :


-Tentou fazer uma nova regulagem? Da para fazer em casa. É algo simples.
- a rota do cabo está certa?
- o cabo está se movimentando livremente ao trocar as marchas?
- Já considerou trocar o cabo do câmbio por um inox?
- Já considerou a possibilidade de trocar o trocado?


Vou levar em outro mecânico, e tirar a dúvida, de uma vez por todas, se o problema está no outro mecânico, ou no grupo instalado de fábrica.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X