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Assentamento da corrente ou falta de ajuste

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black_ovelha Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Nov 2019
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    Postado: 22 Jun 2021 as 13:12
Boa tarde, colegas.

Acabei de adquirir a Blackburn 2021. Devo ter rodado só uns 70km com ela ainda. Ela vem equipada com Deore M4100 de 10 velocidades, pedivela Deore 36/26 e câmbio traseiro Shimano Deore RD-M5120. Corrente KMC.

Apesar das trocas de disco e pinhão estarem perfeitas, noto que na coroa maior e terceira marcha (terceiro maior pinhão) a corrente pula um pouco quando faço força. Não é algo que faça muito barulho ou chegue a pular para outra marcha, mas dá pra sentir no pé o "pulo" da corrente. Só acontece quando coloco força. Descartei ser problema de tamanho da corrente pois no segundo e no pinhão maior o problema não ocorre (mesmo com o cruzamento). Na coroa menor também ele é mais sutil.

Pode ser assentamento da corrente nova? Ou seria o caso de algum ajuste fino?

Ou nenhuma das anteriores? LOLLOLLOL

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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2021 as 13:28
De cara penso que pode ser ajuste de tensão do cabo, defeito em uma das peças ou desgaste. Leve em uma loja boa, eles vão dar um veredicto, ser for vício de antes da compra vc pode até solicitar a garantia. 
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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sascencio Ver Drop Down
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SJosé Campos-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2021 as 18:45

Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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black_ovelha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2021 as 10:03
Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...

Mas é possível a regulagem de um único pinhão? Porque tanto os anteriores e os posteriores a ele não apresentam o problema...
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RegisVB Ver Drop Down


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Itapipoca CE
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RegisVB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2021 as 10:26
Meu câmbio SLX 2015,  2 x 10, pedivela 22 - 36, cassete 11 - 42, começou a escapar corrente com aproximadamente 18.000 KM (3 anos), com todos os componentes trocados na mesma época, inclusive a corrente. Se eu tivesse avaliado a corrente com mais frequência, será que teria conseguido uma vida maior para o cassete e demais componentes? Sempre mantenho a limpeza e lubrificação, mas não controlei o desgaste da corrente.
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l.gustavo Ver Drop Down


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Guarulhos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2021 as 11:25
Originalmente postado por RegisVB RegisVB escreveu:

Meu câmbio SLX 2015,  2 x 10, pedivela 22 - 36, cassete 11 - 42, começou a escapar corrente com aproximadamente 18.000 KM (3 anos), com todos os componentes trocados na mesma época, inclusive a corrente. Se eu tivesse avaliado a corrente com mais frequência, será que teria conseguido uma vida maior para o cassete e demais componentes? Sempre mantenho a limpeza e lubrificação, mas não controlei o desgaste da corrente.

Cara, creio eu que 18k Km é uma bela de uma marca!
Eu ainda não pedalei nem perto disso, mas as referência do pessoal é que mesmo com rodízio de correntes não chegue tão longe assim.
Então se você usou o mesmo conjunto por todo esse tempo, opino que tenha extraído o máximo mesmo que poderia.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2021 as 12:27
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...


Mas é possível a regulagem de um único pinhão? Porque tanto os anteriores e os posteriores a ele não apresentam o problema...


Sim é possível, muitas vezes só se nota a falta de regulagem em determinado cog, envolve a tensão da corrente naquela posição, Chain Line torção do quadro etc.
Normal nos primeiros quilômetros o cabo ceder e desregular as marchas também.
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black_ovelha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2021 as 13:40
Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...

Por curiosidade: pra alguém bem leigo LOL é difícil fazer esse ajuste fino?


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jonatascarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonatascarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2021 as 14:29
Queria aproveitar o conteúdo do post para perguntar algo semelhante que acontece comigo, só que de forma mais forte.

Quando estou no segundo cog (o segundo mais pesado, segundo menor) às vezes a corrente cai para o menor cog e depois de umas pedalas volta para o segundo menor. Sinto ainda que existe uma certa tensão na corrente na pedivela, a ponto de fazer pequenos, quase inaudíveis, estalos na coroa. Levei no mecanico que faz a revisão (inclusive isso começou a acontecer após uma revisão) e ele disse que isso não poderia acontecer (da corrente ir para o menor cog e voltar) pois, segundo ele, o cabo estava bem tensionado e não há sinais de desgastes. Ele, inclusive, andou na bike e isso, infelizmente, não aconteceu no minuto que ele ficou andando. Assim, ele ficou insinuando que eu não sabia passar a marcha e estava apertando o passador mais do que devia, dá para crer?

Caso alguém tenha uma luz, fico no aguardo.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2021 as 07:19
Originalmente postado por jonatascarlo jonatascarlo escreveu:

Queria aproveitar o conteúdo do post para perguntar algo semelhante que acontece comigo, só que de forma mais forte.

Quando estou no segundo cog (o segundo mais pesado, segundo menor) às vezes a corrente cai para o menor cog e depois de umas pedalas volta para o segundo menor. Sinto ainda que existe uma certa tensão na corrente na pedivela, a ponto de fazer pequenos, quase inaudíveis, estalos na coroa. Levei no mecanico que faz a revisão (inclusive isso começou a acontecer após uma revisão) e ele disse que isso não poderia acontecer (da corrente ir para o menor cog e voltar) pois, segundo ele, o cabo estava bem tensionado e não há sinais de desgastes. Ele, inclusive, andou na bike e isso, infelizmente, não aconteceu no minuto que ele ficou andando. Assim, ele ficou insinuando que eu não sabia passar a marcha e estava apertando o passador mais do que devia, dá para crer?

Caso alguém tenha uma luz, fico no aguardo.

Vou colocar a hipótese de flexionamento do quadro. É algo que acontece comigo por ser pesado e é a principal razão de evitar pedalar em pé.

O quadro flexiona em torno do central, no meu caso, mas já acompanhei casos de flexionar no triângulo traseiro também. Com roteamento dos cabos dos câmbios por baixo do central, isso pode fazer com que o cabo seja esticado (ou afrouxado, no caso do triângulo traseiro) e mude a marcha sozinho.

Entenda: tenho 120kg+ e uma cadência lenta e forte que já entortou engrenagens do cassete e do pedivela, além de partir correntes e entortar os macaquinhos de catraca e de freehub. Hoje eu procuro usar marchas mais leves e não forçar tanto a relação (o bolso agradece). O cara que eu acompanhei o caso tinha uma speed 2x11 e gostava de sentar a bota na bike, pedalando em pé e dando sprints.

Talvez seja o caso de aliviar um pouco a perna, mas é uma hipótese.
Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2021 as 07:23
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Por curiosidade: pra alguém bem leigo LOL é difícil fazer esse ajuste fino?

Alguém bem leigo precisaria aprender antes. Regulagem de câmbio não é complexa, mas o aprendizado tem seu processo de erros repetidos antes de finalmente acertar. Pode ser melhor levar num mecânico.
Bora pedalar, senão estressa!
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FelipeV Ver Drop Down
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Gaspar SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2021 as 10:36
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...

Por curiosidade: pra alguém bem leigo LOL é difícil fazer esse ajuste fino?




Normalmente curso no MIT e estagio no JPL antes de poder fazer isso.

Ou

Aquela porquinha no trocador, girando pra frente estica pra tras afroxa.

Se corrente pula pra cima, solta um tiquinho do cabo, se qndo passa a marcha ela demora a subir, raspa, raspa e sobe, estica o cabo.

Mas não faça com a bike de cabeça pra baixo como muita gente faz, não da certo.

Após 3 tentativas erradas a bike reseta e vc precisa levar na autorizada, essa é a parte chata Wink




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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2021 as 11:01
No YouTube tem uma infinidade de vídeos sobre regulagem de câmbio e fora os manuais de instalação que tem essa informação.
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black_ovelha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2021 as 13:29
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Se todas as peças são novas, com certeza só pode ser desregulagem do câmbio traseiro ou até a  gancheira torta.

É só levar no mecânico para fazer conferir...

Por curiosidade: pra alguém bem leigo LOL é difícil fazer esse ajuste fino?




Normalmente curso no MIT e estagio no JPL antes de poder fazer isso.

Ou

Aquela porquinha no trocador, girando pra frente estica pra tras afroxa.

Se corrente pula pra cima, solta um tiquinho do cabo, se qndo passa a marcha ela demora a subir, raspa, raspa e sobe, estica o cabo.

Mas não faça com a bike de cabeça pra baixo como muita gente faz, não da certo.

Após 3 tentativas erradas a bike reseta e vc precisa levar na autorizada, essa é a parte chata Wink





As marchas estão passando bem como mencionei, o incômodo mesmo é nos estalos quando uso força no terceiro cog, mesmo assim o aperto dessa peça deve resolver?
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black_ovelha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2021 as 13:30
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Por curiosidade: pra alguém bem leigo LOL é difícil fazer esse ajuste fino?

Alguém bem leigo precisaria aprender antes. Regulagem de câmbio não é complexa, mas o aprendizado tem seu processo de erros repetidos antes de finalmente acertar. Pode ser melhor levar num mecânico.

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FelipeV Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2021 as 14:40
Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:


As marchas estão passando bem como mencionei, o incômodo mesmo é nos estalos quando uso força no terceiro cog, mesmo assim o aperto dessa peça deve resolver?


Então, considerando que é bike nova e tudo esta OK, menos regulagem.

Vc deve soltar um pouco de tensão no cabo, bem pouca coisa e faça o teste.

Pra afrouxar vc gira ela pra trás, como acelerador de moto, pouca coisa.

Poucos milimetros podem ser que qndo vc faz força nessa combinação de marcha a corrente queira pular.

Coloque no menor cog, retire um pouco de tensão, e faça as trocas.

Shimano 10V e 11V sempre achei bem "audiveis" qquer coisa fora ele avisa.

Bike não explode, não quebra, no maximo se vc não der jeito vai ter que levar no mecanico, mas de qquer maneira vc iria acabar levando lá.


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black_ovelha Ver Drop Down
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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:


As marchas estão passando bem como mencionei, o incômodo mesmo é nos estalos quando uso força no terceiro cog, mesmo assim o aperto dessa peça deve resolver?




Bike não explode, não quebra, no maximo se vc não der jeito vai ter que levar no mecanico, mas de qquer maneira vc iria acabar levando lá.



#thezoeiraneverends LOL

Vou tentar aqui antes de levar. Obrigado pela dica!!!


Editado por black_ovelha - 05 Jul 2021 as 16:35
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dwsmartins Ver Drop Down
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Os melhores vídeos sobre regulagem de câmbio que eu já vi no YouTube:





Tem outros no mesmo canal informando como que o câmbio funciona, solução avançada de problemas, etc. Não são longos, sugiro assistir todos.
Bora pedalar, senão estressa!
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black_ovelha Ver Drop Down
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Os melhores vídeos sobre regulagem de câmbio que eu já vi no YouTube:





Tem outros no mesmo canal informando como que o câmbio funciona, solução avançada de problemas, etc. Não são longos, sugiro assistir todos.


Realmente, excelentes vídeos
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black_ovelha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2021 as 16:36
Prezados, obrigado. O ajuste usando a porquinha do trocador funcionou. Deixou lisa a marcha do terceiro pinhão.

Aproveitando e só para não criar um novo tópico, é normal que a corrente fique muito esticada quando esteja na maior coroa e maior pinhão, a ponto de segurar o pedivela quando você com a mão usa força para girar pra trás? Quando faço isso em outras marchas, o pedivela dá uma ou duas voltas pois tá bem livre, mas na relação que deixa a corrente esticada ao máximo ela chega a segurar esse movimento, o pedivela não chega a dar uma volta. 

Dá a impressão da corrente estar "curta". Mas não sei se é característica dessa relação Deore, do shadow plus, ou outro fator.

Na GT 3X9 com Alívio isso não acontecia.


Editado por black_ovelha - 15 Jul 2021 as 16:37
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Caiobiker Ver Drop Down
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É normal até certo ponto mas relações de 1 coroa. Às vezes a corrente até cai pra cogs menores ao girar pra trás, depende de como é o quadro em relação a linha de corrente. Se estiver esticado em demasia aí é corrente curta, mas não se assuste com a cara de "esticadão" dele, é assim mesmo e a trava do câmbio deixa tudo um pouco mais firme.

Editado por Caiobiker - 15 Jul 2021 as 17:03
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Prezados, obrigado. O ajuste usando a porquinha do trocador funcionou. Deixou lisa a marcha do terceiro pinhão.

Aproveitando e só para não criar um novo tópico, é normal que a corrente fique muito esticada quando esteja na maior coroa e maior pinhão, a ponto de segurar o pedivela quando você com a mão usa força para girar pra trás? Quando faço isso em outras marchas, o pedivela dá uma ou duas voltas pois tá bem livre, mas na relação que deixa a corrente esticada ao máximo ela chega a segurar esse movimento, o pedivela não chega a dar uma volta. 

Dá a impressão da corrente estar "curta". Mas não sei se é característica dessa relação Deore, do shadow plus, ou outro fator.

Na GT 3X9 com Alívio isso não acontecia.


É possível que a sua corrente esteja mais curta do que deveria. Normalmente a corrente não volta em nenhuma combinação. Para verificar, a regra de ouro é soltar a corrente, passar pela coroa e pinhão maiores (sem passar pelo câmbio), juntar as pontas e somar dois elos.


Editado por hug0.dts - 15 Jul 2021 as 18:47
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black_ovelha Ver Drop Down
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Prezados, obrigado. O ajuste usando a porquinha do trocador funcionou. Deixou lisa a marcha do terceiro pinhão.

Aproveitando e só para não criar um novo tópico, é normal que a corrente fique muito esticada quando esteja na maior coroa e maior pinhão, a ponto de segurar o pedivela quando você com a mão usa força para girar pra trás? Quando faço isso em outras marchas, o pedivela dá uma ou duas voltas pois tá bem livre, mas na relação que deixa a corrente esticada ao máximo ela chega a segurar esse movimento, o pedivela não chega a dar uma volta. 

Dá a impressão da corrente estar "curta". Mas não sei se é característica dessa relação Deore, do shadow plus, ou outro fator.

Na GT 3X9 com Alívio isso não acontecia.


É possível que a sua corrente esteja mais curta do que deveria. Normalmente a corrente não volta em nenhuma combinação. Para verificar, a regra de ouro é soltar a corrente, passar pela coroa e pinhão maiores (sem passar pelo câmbio), juntar as pontas e somar dois elos.

Hugo, não entendi essa questão da corrente "voltar" que você falou. Rodando o pedivela pra trás a corrente não cai para cogs menores. Ela somente segura um pouco o pedivela. Em outras palavras, ele não roda tão solto pra trás quanto nos outros cogs.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por black_ovelha black_ovelha escreveu:

Prezados, obrigado. O ajuste usando a porquinha do trocador funcionou. Deixou lisa a marcha do terceiro pinhão.

Aproveitando e só para não criar um novo tópico, é normal que a corrente fique muito esticada quando esteja na maior coroa e maior pinhão, a ponto de segurar o pedivela quando você com a mão usa força para girar pra trás? Quando faço isso em outras marchas, o pedivela dá uma ou duas voltas pois tá bem livre, mas na relação que deixa a corrente esticada ao máximo ela chega a segurar esse movimento, o pedivela não chega a dar uma volta. 

Dá a impressão da corrente estar "curta". Mas não sei se é característica dessa relação Deore, do shadow plus, ou outro fator.

Na GT 3X9 com Alívio isso não acontecia.


É possível que a sua corrente esteja mais curta do que deveria. Normalmente a corrente não volta em nenhuma combinação. Para verificar, a regra de ouro é soltar a corrente, passar pela coroa e pinhão maiores (sem passar pelo câmbio), juntar as pontas e somar dois elos.

Hugo, não entendi essa questão da corrente "voltar" que você falou. Rodando o pedivela pra trás a corrente não cai para cogs menores. Ela somente segura um pouco o pedivela. Em outras palavras, ele não roda tão solto pra trás quanto nos outros cogs.


Eu havia entendido que a corrente meio que volta quando você solta o pedal. De qualquer maneira, ainda não ficou muito claro para mim qual é exatamente o problema.

Com base o que você colocou agora, talvez a segurada nessa posição (maior-maior), pode ser devido à maior torção da corrente, que gera essa maior resistência (acredito que no pedal você nem note).

Em teoria no 2x10 você pode usar todas as 20 combinações, mas na prática várias delas se repetem. Eu evitaria usar os extremos (maior-maior ou menor-menor) e buscaria outra combinação com a mesma relação para evitar esse problema.

Outra possibilidade é que a linha de corrente esteja mais para fora do que seria o ideal, forçado a corrente além do que deveria. Pode ser por conta da posição do movimento central ou por  conta do desenho do quadro. Neste caso, não daria para resolver de maneira simples.


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