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Roda 26 em bike 29 |
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rafnunes
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Cadastrado em: 20 Jun 2021 Vitória-ES Offline Mensagens:6 |
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Postado: 20 Jun 2021 as 16:59 |
Boa tarde, amigos.
Sou leigo no assunto e gostaria de perguntar uma coisa um tanto estranha. Uso minha bike para passear com meu filho no bagageiro traseiro. Possuo uma MTB de aro 29" e quadro 21". Tenho sofrido muito com quebras de raios mesmo sem usar a bike em vias esburacadas. Os raios costumam quebrar, acredito, por excesso de peso combinado (eu e meu filho) durante esforços de torção lateral (quando inclino o corpo numa curva por ex.). Tenho 1,92m e uns 90kg, mais o meu filho que tem uns 27kg. Assim, procurei rodas com raios mais reforçados, mas só encontrei para o tamanho 26". A pergunta é: Seria possível colocar uma roda 26" numa bike 29"? Veja bem, não é o contrário... Muito obrigado desde já. |
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dimas2dimas
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Cadastrado em: 03 Jul 2014 Cascavel (PR) Offline Mensagens:1810 |
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Tem algo de errado na sua bike. Um aro duplo de 28 furos aguenta pancada a vontade. Eu mesmo com 88kg quando andava de MTB fazia longas descidas com muitas pedras sem aliviar e nunca desalinho um aro. Roda 26 não serve pra 29, o raio é 3,15cm menor e baixando isto vai pegar o pedivrla e m todas as curvas além de ser visualmente questionável. Procure por uma roda bem montada. |
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Dimas C. Prado
https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas https://www.strava.com/athletes/11470031 https://www.instagram.com/dimas2dimas/ |
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Hugobh77
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Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2550 |
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Não é pra acontecer, nesse caso você usa a cadeirinha na parte traseira da bike, correto?
Meio genérica a sua pergunta devido falta de informação sobre a bike em si e a configuração da roda. Geralmente as bike suportam entre 100 e 120kg, desde que tenham o mínimo de qualidade. Existe diâmetros diferentes de raios e qualidade de material, mas é como disse, como indicar algo melhor se não temos as informações básicas. Quanto a roda 26", vai servir,mas a bike vai ficar com o central mais baixo e consequentemente o pedal vai pegar no chão com mais facilidade em curvas, o que pode render um desastroso tombo. |
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hug0.dts
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Cadastrado em: 21 Nov 2009 DF Offline Mensagens:2400 |
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Das duas uma: ou a roda foi mal montada, o que exigiria que você levasse num bom mecânico para avaliar a roda, ou você precisará substituir os raios. No caso da substituição, é recomendado usar raios Inox, são mais resistentes que os básicos zincados que vem nas bikes mais simples. Você também pode reforçar as rodas aumentando o número de cruzamentos dos raios. O mínimo para se ter uma roda resistente são três cruzamentos (quantas vezes um único raio cruza com outros. Basta seguir a peça e contar). Será preciso substituí-los por novos, mais longos, no entanto, envolvendo os dois procedimentos que mencionei acima. Sobre a troca por rodas 26, não é recomendável. A sua bike ficará mais baixa com risco do pedal pegar no chão numa curva ou do câmbio tocar no chão por conta do mesmo processo.
Editado por hug0.dts - 20 Jun 2021 as 17:31 |
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True
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Bloqueado Cadastrado em: 29 Abr 2021 . Offline Mensagens:124 |
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rafnunes
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Olá, pessoal!
Em primeiro lugar, agradeço enormemente as respostas. Dá para ver que sou muito leigo. Nem havia me atentado para o fato de que a pedivela ficaria mais baixa e com risco de colisão com o solo. Bom, com relação ao número de cruzamentos, eu devo contar apenas os que ocorrem com raios que saem do mesmo lado do cubo, correto? Os cruzamentos onde os raios passam bem perto um dos outros, né? Contando assim, essa bike só tem 2 cruzamentos. Uma bike da carga que temos aqui em casa possui 3, além de que os raios têm uma seção transversal bem maior. Uma coisa que eu notei é que as quebras ocorrem sempre na fixação dos raios ao cubo. Agradeço mais uma vez toda atenção. |
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rafnunes
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hug0.dts
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Cadastrado em: 21 Nov 2009 DF Offline Mensagens:2400 |
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Isso explicaria a fragilidade. Uma coisa que você pode fazer para tentar resolver de forma simples, sem precisar mexer na roda como um todo, é o sugerido pelo Edu Capivara no vídeo abaixo. Basicamente amarrar os raios com uma linha forte e pingar cola instantânea (super bonder). Editado por hug0.dts - 20 Jun 2021 as 20:53 |
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TomSemFreio
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Cadastrado em: 15 Set 2015 São Paulo Offline Mensagens:211 |
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Raios quebrando é um problema chato e que quando coneça parece não ter fim. É difícil equilibrar as tensões e o problema continua. Só vejo 2 saídas:
1 desmontar e montar toda a roda com raios novos. Com o serviço feito por quem entende muito de rodas, de preferência com medidor de tensão. 2 Roda com mais raios. No meu caso, só resolvi quando comprei roda de 36 raios. Dizem que são ultrapassadas, pesadas, que não faz sentido, blá, blá, blá... Mas foi a única coisa que resolveu p mim, que estou na casa dos 100Kg. Roda traseira com 36 e não tive mais problemas. |
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Antonio Carlos
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dwsmartins
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Cadastrado em: 16 Abr 2018 Belo Horizonte Offline Mensagens:1515 |
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Reforçando a receita que já foi dita e acrescentando alguns itens: mecânico com boa experiência em raiação, cubos com 36 furos, raios em inox e aros 36 furos mais fortes. Só vou recomendar que não use raios mais grossos, pois aí o problema passa pro aro, que pode deformar ou rachar.
Considere se nessa troca toda já não seria vantagem migrar pra cassete. Os eixos no sistema de catraca tendem a empenar com mais facilidade, principalmente sob carga. Se for gastar isso tudo nas rodas, um cassete 7v não vai ser muito mais. Minha sugestão de peças: - Aros VZan Extreme Pro 36 furos (é melhor, mas tá difícil de achar e é apenas pra freio a disco) ou Vnine 36 furos (um pouco mais barato e fácil de achar, tem pra disco e v-brake). Vai dar algo em torno de R$200,00. - Raios em inox 2,0mm no comprimento que seu mecânico indicar. O jogo geralmente já vem com os nipples em inox, o que vai dar uns R$100,00. - Cubos Shimano HB-RM40 na frente e FH-RM30 na traseira (pra v-brake, o traseiro tem versão pra cassete 7v, que aceita somente cassete 7v, e 8v, que pode receber um cassete 7v se colocar um calço próprio, cheque com seu mecânico) ou um par HB-TX505 e FH-TX505 (pra disco, obriga o calço com cassete 7v). Vai variar entre R$200,00 e R$300,00, conforme a situação. - Cassete Shimano CS-HG41-7, SunRace CSM40 ou Shimano CS-HG200-7 (precisa checar se o seu câmbio aceita o tamanho). Todos estão girando em torno de R$100,00. Se não for migrar pra cassete, pega um par de cubos convencionais de rosca com 36 furos que você fica bem. Mas como não é o mais caro dessa lista, sugiro a migração. Da pra colocar um cassete 8v também, mas aí teria de trocar passadores e talvez o câmbio junto. Como sempre, avalie se não vale mais a pena vender a bike atual e trocar por outra que já tenha isso. Cheque com um mecânico de confiança se não há algum impeditivo pra fazer a alteração antes de meter a mão no bolso e lembre-se que ele pode ter as peças em estoque já (geralmente eles embutem o preço da mão de obra no valor das peças). |
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Bora pedalar, senão estressa!
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GabrielSL329
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Cadastrado em: 09 Mar 2019 Farroupilha Offline Mensagens:1715 |
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Tchê
Eu tenho 130 kg e não arrebento tanto raio assim! Andando de boas, sem saltar, dificilmente quebra!
E olha que eu não alivio pra buraqueira! mas tô usando aros VZan Extreme PRO de 32 raios com pneus Raceking calibrados acima da média pra andar razoavelmente bem com meu peso! |
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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rafnunes
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Boa tarde, pessoal.
Vocês são demais. Muito obrigado pelos feedbacks. Vou ver se arrumo um bom mecânico que entenda de rodas. Pensando aqui eu acho que realmente deve estar faltando atrito entre os raios para dar mais estabilidade à roda. Às vezes eu sentia como se a roda traseira estivesse solta (ou com o pneu muito murcho). Acho que são sintomas de que os raios estão permitindo muito jogo lateral, certo? E com o tempo ocorre a fadiga. Vou correr atrás do especialista. Mais uma vez muito agradecido. Quando resolver, posto o resultado para vocês. |
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rafnunes
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Eu vi esse vídeo. Há duas maneiras indicadas. Uma usando linha e cola e outra fios de cobre e solda de estanho. Vou ver se faço isso. Mas como já há raios quebrados e terei de levar a roda para dar manutenção, talvez já peça para recolocar raios mais longos e pedir que façam com 3 cruzamentos. Mas obrigado pela dica, Hugo. |
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hug0.dts
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Eu nunca observei esse movimento lateral, mas me veio a cabeça outras questões, que de talho abaixo. Sobre o atrito, é um fator importante pois isso ajuda a distribuir o impacto por mais pontos na roda. É aqui que entra a questão do número de cruzamentos. Mas o principal, independente do número de furos e cruzamentos ou formato dos raios, é que a roda seja capaz de distribuir a tensão de maneira igual entre todos os raios. É isso que realmente torna uma roda forte (com as devidas limitações) , mas só é possível alcançar isso com uma roda bem montada. Quando existem raios muito ou pouco tensionados, são criados pontos de fragilidade que podem resultar no que você está observando na sua bike. Para saber se a roda foi tensionada corretamente, basta comparar manualmente a tensão dos raios. Puxe um pouco e compare com o seguinte. Eles devem ter sido tensionados de maneira similar para distribuir a carga por toda a roda. Se algum estiver tensionado demais, esse será um ponto de fragilidade e estará mais propenso a quebrar. Se algum estiver pouco tensionado, significa que os raios adjacentes estão recebendo mais carga do que deveriam. Sobre o que você deve fazer (a substituição dos raios), acredito que resolva. Fazer isso vai lhe poupar tempo (e dor de cabeça) tentando isolar o problema, apesar de o custo ser maior. É uma boa fazer logo isso.
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