Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio hidráulico Absolute.. é ruim assim mesmo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio hidráulico Absolute.. é ruim assim mesmo?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio hidráulico Absolute.. é ruim assim mesmo?
    Postado: 17 Jun 2021 as 07:22
Estou com um freio desses Absolute hidráulico faz 1 ano em uma bike mais utilizada pra pedais leves. Ontem fui dar uma volta pq fazia tempo q não andava com ela, e que freios terríveis. Não tem "pegada" da pinça, o freio não tem força quase, tem que fazer uma força enorme na manete pra conseguir frear alguma coisa. Fui descer uma trilha e ficou até perigoso por conta dos freios. Tentei jogar um pouco de lama nos rotores, não melhorou nada. O freio aparenta ser fraco demais, me lembro os Tektro que vem na GT avalanche que são terríveis tb.

Já pensando em vender essa naba, abri o anuncio do ML que comprei ano passado pra ver quanto tinha pago neles, e acabei me deparando com diversos reviews positivos, pessoas falando que são muito bons, sem contar q ele dobrou de preço de 1 ano pra cá.

Pois bem, a montagem está perfeita, o freio foi pouco usado, os rotores são originais que vieram com ele. Acredito que n tenha nada errado.. minha dúvida é,
Alguém tenha esse freio e ele é tão ruim assim mesmo ou dá pra fazer algo p tentar melhorar ele?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 08:37
Não tenho bike com freio a disco, mas acabo sendo o mecânico/consultor da turma que eu conheço no presencial por gostar de mecânica. Nesse meio rolou uma história curiosa com um colega que comprou freios hidráulicos desse fabricante, provavelmente desse modelo.

O colega saiu do v-brake xingando eles. Pegava muita descida em estradão e havia levado um tombo feio, segundo ele pq o v-brake era um lixo. Testei rapidamente e pra mim estavam OK, hastes genéricas em alumínio, porém com frenagem adequada pra levantar a traseira numa emergência no asfalto e provavelmente travar a dianteira numa terra. Em suma, tão fortes quanto se poderia querer, mas ele insistiu e foi no hidráulico da Absolute.

Ele já tinha cubos pra disco nas rodas e a bike tinha os encaixes, então foi só comprar e instalar, sem treta. Não vejo ele sempre, apenas ocasionalmente nos finais de semana, isso antes da pandemia. Passei por ele logo depois da troca e ele comentou que agora tinha que tomar cuidado pra não travar as rodas, de tão “bom” que estava. Recomendou os freios e seguiu o caminho, feliz da vida.

Numa ocasião que o pessoal combinou de encontrar e bater um papo, encontrei ele e perguntei sobre o freio. Tava dizendo maravilhas e pedi pra experimentar. Tive a nítida impressão que eram muito fracos, pelo menos muito mais fracos que os meus v-brakes. Comentei que havia algo errado e ele veio com a velha história de que eu sou da antiga. Ofereci a minha bike pra ele experimentar e o cara quase voou por cima do guidão, perguntando o que eu havia feito pra deixar daquele jeito. Na época ainda estava com v-brakes GTS em alumínio, mas com sapatas de refil de três cores, não me lembro se Baradine ou Kool Stop (saudades). Expliquei que não ficam daquele jeito na chuva, mas que me atendiam bem. Isso colocou uma pulga atrás da orelha do cara.

Pegou meu contato no WhatsApp, eu passei e expliquei que não tinha internet no celular na época, mas que sempre que estivesse numa Wi-Fi eu responderia. Uns dias adiante me mandou uma mensagem dizendo que o mecânico achou um vazamento de óleo na vedação dos pistões e que estava trocando os o-rings, descontaminando os discos, trocando as pastilhas e recolocando o óleo. Queria que eu olhasse a bike depois disso é combinamos de encontrar no meio do caminho na volta do trabalho.

Até melhorou, mas continuei achando o hidráulico fraco e ele achando meu v-brake um exagero. Meteu na cabeça que iria melhorar depois de um tempo e seguiu o caminho dele. Aí veio a pandemia e eu só vi ele de longe duas vezes nesse tempo.

A impressão que ficou comigo é que ele havia se convencido que os freios eram bons e que estavam melhores do que os v-brakes que ele tinha antes, pelo menos inicialmente. Quando eu testei a bike dele e dei a chance de fazer um teste lado a lado ele tomou consciência do problema e a percepção psicológica desapareceu e ele percebeu a realidade.

Na época eu usava sapatas boas nos meus v-brakes, gastava quase R$100,00 no jogo e ficava tranquilo, hoje eu não acho elas mais, pelo menos não a um preço decente, daí estou com aquelas genéricas de R$30,00 o jogo (R$25,00 se chorar e pagar no PIX ou dinheiro), provavelmente ele não iria se impressionar pelo que eu uso hoje.

Existem pesquisas feitas com testes cegos que o marketing é muito importante a qualidade percebida do produto. A mesma sobremesa colocada em um pratinho plástico e vendida por R$2,00 em uma lanchonete barata vai ser qualificada como inferior à ela mesma, porém servida em pratos finos em um bistrô por R$20,00. Eu trabalhei por anos na formação de publicitários e acompanhei os estudos deles nessa área, não vou dizer que sou imune a isso, mas consigo identificar as estratégias usadas.

Se você consegue ver além do que outras pessoas vêem, enxergando que esse é um produto inferior, apesar do marketing e do efeito “brinquedo novo”, provavelmente tem um senso crítico acima da média, como a maioria dos membros mais ativos do fórum quando se fala sobre análise de bikes e peças. De certa forma é um elogio, mas já digo que a média brasileira é medíocre, então não se convença...

Na minha humilde opinião, todos os produtos da Absolute são bastante ruins, com uma ou outra exceção aqui e ali. Não tive boa durabilidade de nenhum produto deles que eu comprei e não ouço boas experiências de quem eu acompanho. O marketing deles tem sido pesado, no entanto, principalmente nas oficinas de bairro, onde a gente pode escutar MUITA groselha de lojista/mecânico que quer bater meta de venda dos produtos da Isapa (a marca por trás da Absolute) pra conseguir descontos. A Isapa é gigante por aqui, fica difícil fugir deles em tudo, daí a gente acaba naquela falta de produtos concorrentes ou, pior ainda, no enorme número de submarcas da mesma empresa.

Sugiro que venda esses freios. Pra quem se convencer de que são bons, eles serão bons. Não vejo como “passar uma goiaba pra frente”, apenas como “dar ao povo o que o povo quer”. E essa afirmação fica no limite da ética pra mim, mas com um público que coloca freio a disco pra enfeitar a bike, ao invés de cumprir uma função, o que se pode dizer?

Foi mal pelo textão, mas espero ter ajudado. Boa sorte aí!

TL;DR:
Produtos ruins com bom marketing ainda são bem avaliados pela maioria. Venda e faça a alegria de quem considere eles bons.

Editado por dwsmartins - 17 Jun 2021 as 08:38
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 08:47
excelente colocação, obrigado.

sim minha base pra comparação é meio cruel com esses freios Absolute, pq nas bikes por  aqui tenho:
Saint com rotores 180
Zee com rotores 203
Deore 615 com pinças 4 pistões 420 rotores 180
Deore 615 padrão rotores 180/160
Slx 666 (antigo, lá por 2010) com rotores 180/160

todos esses freios tem uma qualidade de frenagem espetacular, enquanto o Absolute é vergonhoso e dá medo de encarar as descidas pq quando precisa de freio, não tem. 

Acho q vou passar pra frente mesmo e vou atrás de comprar algo Shimano mesmo q tenha q importar, aí não tem erro.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 12:21
A qualidade é equivalente ao preço que eles custam. Se tem opções melhores pelo mesmo preço desconheço.
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 12:25
Tô com eles aqui na minha bike também. Pelo visual chego a desconfiar que sejam os próprios Tektro com o nome Absolute. Realmente são mais fracos e o traseiro precisa sangrar, deve ter alguma bolha. Depois disso deve me atender até que possa investir em outra coisa

Editado por Caiobiker - 17 Jun 2021 as 13:28
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 12:42
Problema é que ninguém usa freio forte e por isso acham bom qualquer coisa.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 13:18
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Não tenho bike com freio a disco, mas acabo sendo o mecânico/consultor da turma que eu conheço no presencial por gostar de mecânica. Nesse meio rolou uma história curiosa com um colega que comprou freios hidráulicos desse fabricante, provavelmente desse modelo.

O colega saiu do v-brake xingando eles. Pegava muita descida em estradão e havia levado um tombo feio, segundo ele pq o v-brake era um lixo. Testei rapidamente e pra mim estavam OK, hastes genéricas em alumínio, porém com frenagem adequada pra levantar a traseira numa emergência no asfalto e provavelmente travar a dianteira numa terra. Em suma, tão fortes quanto se poderia querer, mas ele insistiu e foi no hidráulico da Absolute.

Ele já tinha cubos pra disco nas rodas e a bike tinha os encaixes, então foi só comprar e instalar, sem treta. Não vejo ele sempre, apenas ocasionalmente nos finais de semana, isso antes da pandemia. Passei por ele logo depois da troca e ele comentou que agora tinha que tomar cuidado pra não travar as rodas, de tão “bom” que estava. Recomendou os freios e seguiu o caminho, feliz da vida.

Numa ocasião que o pessoal combinou de encontrar e bater um papo, encontrei ele e perguntei sobre o freio. Tava dizendo maravilhas e pedi pra experimentar. Tive a nítida impressão que eram muito fracos, pelo menos muito mais fracos que os meus v-brakes. Comentei que havia algo errado e ele veio com a velha história de que eu sou da antiga. Ofereci a minha bike pra ele experimentar e o cara quase voou por cima do guidão, perguntando o que eu havia feito pra deixar daquele jeito. Na época ainda estava com v-brakes GTS em alumínio, mas com sapatas de refil de três cores, não me lembro se Baradine ou Kool Stop (saudades). Expliquei que não ficam daquele jeito na chuva, mas que me atendiam bem. Isso colocou uma pulga atrás da orelha do cara.

Pegou meu contato no WhatsApp, eu passei e expliquei que não tinha internet no celular na época, mas que sempre que estivesse numa Wi-Fi eu responderia. Uns dias adiante me mandou uma mensagem dizendo que o mecânico achou um vazamento de óleo na vedação dos pistões e que estava trocando os o-rings, descontaminando os discos, trocando as pastilhas e recolocando o óleo. Queria que eu olhasse a bike depois disso é combinamos de encontrar no meio do caminho na volta do trabalho.

Até melhorou, mas continuei achando o hidráulico fraco e ele achando meu v-brake um exagero. Meteu na cabeça que iria melhorar depois de um tempo e seguiu o caminho dele. Aí veio a pandemia e eu só vi ele de longe duas vezes nesse tempo.

A impressão que ficou comigo é que ele havia se convencido que os freios eram bons e que estavam melhores do que os v-brakes que ele tinha antes, pelo menos inicialmente. Quando eu testei a bike dele e dei a chance de fazer um teste lado a lado ele tomou consciência do problema e a percepção psicológica desapareceu e ele percebeu a realidade.

Na época eu usava sapatas boas nos meus v-brakes, gastava quase R$100,00 no jogo e ficava tranquilo, hoje eu não acho elas mais, pelo menos não a um preço decente, daí estou com aquelas genéricas de R$30,00 o jogo (R$25,00 se chorar e pagar no PIX ou dinheiro), provavelmente ele não iria se impressionar pelo que eu uso hoje.

Existem pesquisas feitas com testes cegos que o marketing é muito importante a qualidade percebida do produto. A mesma sobremesa colocada em um pratinho plástico e vendida por R$2,00 em uma lanchonete barata vai ser qualificada como inferior à ela mesma, porém servida em pratos finos em um bistrô por R$20,00. Eu trabalhei por anos na formação de publicitários e acompanhei os estudos deles nessa área, não vou dizer que sou imune a isso, mas consigo identificar as estratégias usadas.

Se você consegue ver além do que outras pessoas vêem, enxergando que esse é um produto inferior, apesar do marketing e do efeito “brinquedo novo”, provavelmente tem um senso crítico acima da média, como a maioria dos membros mais ativos do fórum quando se fala sobre análise de bikes e peças. De certa forma é um elogio, mas já digo que a média brasileira é medíocre, então não se convença...

Na minha humilde opinião, todos os produtos da Absolute são bastante ruins, com uma ou outra exceção aqui e ali. Não tive boa durabilidade de nenhum produto deles que eu comprei e não ouço boas experiências de quem eu acompanho. O marketing deles tem sido pesado, no entanto, principalmente nas oficinas de bairro, onde a gente pode escutar MUITA groselha de lojista/mecânico que quer bater meta de venda dos produtos da Isapa (a marca por trás da Absolute) pra conseguir descontos. A Isapa é gigante por aqui, fica difícil fugir deles em tudo, daí a gente acaba naquela falta de produtos concorrentes ou, pior ainda, no enorme número de submarcas da mesma empresa.

Sugiro que venda esses freios. Pra quem se convencer de que são bons, eles serão bons. Não vejo como “passar uma goiaba pra frente”, apenas como “dar ao povo o que o povo quer”. E essa afirmação fica no limite da ética pra mim, mas com um público que coloca freio a disco pra enfeitar a bike, ao invés de cumprir uma função, o que se pode dizer?

Foi mal pelo textão, mas espero ter ajudado. Boa sorte aí!

TL;DR:
Produtos ruins com bom marketing ainda são bem avaliados pela maioria. Venda e faça a alegria de quem considere eles bons.


Nessa questão do marketing, uma coisa que ajuda a ficar "imune" é olhar as notas nos sites que disponibilizam a avaliação de produtos, considerando as avaliações 4 estrelas para baixo.

Isso faz com que você filtre as avaliações apaixonadas de produtos novos e leia a opinião de pessoas que tenham maior critério no momento da compra.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 13:36
aproveitando o assunto, um amigo falou maravilhas do freio "GTS" que comprou no ML. E realmente é um cara que anda no enduro, já teve vários outros freios, então considero que seja realmente bom.
Só que aí até pensei em substituir esse absolute por um GTS desses, mas fico pensando se n é desperdiçar dinheiro porque a durabilidade é duvidosa.

No fim das contas vou segurar a onda mais um pouco e comprar um Shimano, esse sei que funciona bem e dura décadas sem incomodar.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 13:49
Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Tô com eles aqui na minha bike também. Pelo visual chego a desconfiar que sejam os próprios Tektro com o nome Absolute. Realmente são mais fracos e o traseiro precisa sangrar, deve ter alguma bolha. Depois disso deve me atender até que possa investir em outra coisa

pois é, esse negócio de "não posso gastar agora" é complicado mesmo. E as vezes acaba saindo bem mais caro depois. Vc gasta em um produto inferior, ele estraga rápido de modo q vc nem consegue revender mais, e ainda tem que gastar de novo em um melhor.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 14:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Caiobiker Caiobiker escreveu:

Tô com eles aqui na minha bike também. Pelo visual chego a desconfiar que sejam os próprios Tektro com o nome Absolute. Realmente são mais fracos e o traseiro precisa sangrar, deve ter alguma bolha. Depois disso deve me atender até que possa investir em outra coisa


pois é, esse negócio de "não posso gastar agora" é complicado mesmo. E as vezes acaba saindo bem mais caro depois. Vc gasta em um produto inferior, ele estraga rápido de modo q vc nem consegue revender mais, e ainda tem que gastar de novo em um melhor.


Preciso parar logo com essa coisa de não ter dinheiro. Cansei já rsrsrs
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 14:44
Nunca usei, tenho Shimano mais básico e me atende bem pro meu uso. Mas às vezes aprecem coisas que despertam a curiosidade, se é pra gastar com algo duvidoso que seja com alguma coisa que não tenha no nosso mercado. Apesar que no ML tem um parecido.
R$ 188,42 36%de desconto | Meroca mt420 mtb freio de bicicleta hidráulico 160mm freio a disco de quatro pistão dianteiro direito/esquerda freio traseiro 800 / 1400mm bicicleta freio a óleo
https://a.aliexpress.com/_mNvOv5j
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 14:52
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Nunca usei, tenho Shimano mais básico e me atende bem pro meu uso. Mas às vezes aprecem coisas que despertam a curiosidade, se é pra gastar com algo duvidoso que seja com alguma coisa que não tenha no nosso mercado. Apesar que no ML tem um parecido.
R$ 188,42 36%de desconto | Meroca mt420 mtb freio de bicicleta hidráulico 160mm freio a disco de quatro pistão dianteiro direito/esquerda freio traseiro 800 / 1400mm bicicleta freio a óleo
https://a.aliexpress.com/_mNvOv5j

MEROCA....

o medo é que esse OC seja na verdade um D escondido.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 14:57
uma que me irrita no aliexpress são vendedores q colocam produtos bem mais baratos como opção em um anúncio de outra coisa, pra chamar a atenção pelo preço. 

por exemplo nesse aí do freio, quando vc compartilha o link, aparece a foto do conjunto de freios e o preço 188 reais. Mas quando clica, na verdade 188 é só um freio, o par custa 300 e tantos.

além de atrapalhar muito na busca e organização dos produtos, ainda distorce avaliações pq as vezes é dificil saber qual das opções a pessoa realmente avaliou.


Editado por TheLittle - 17 Jun 2021 as 14:59
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 15:07
Virou uma prática comum, chinês aprendeu a colocar anúncio a partir de ....
Outro dia estávamos discutindo o que um freio tem pra ser melhor que outro. Diâmetro de mangueiras, quantidade de óleo no reservatório? No caso dos Shimano, no Deore acima tem aquele tecnologia servowave ali no embolo da manete. Aí ficam umas dúvidas, se ao combinar por exemplo uma manete Deore com uma pinça MT200 o freio seria melhor?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 15:15
a questão é que independente de qualquer característica técnica, o Shimano (e outros de marcas mais conceituadas) tem uma boa qualidade de construção, com materiais bons, e que apresentam poucos problemas a longo prazo.

Meu SLX 666 tem uns 10 anos de uso e ainda freia bem, quase nada de manutenção foi feita nele. 
Meu Saint teve um problema de desgaste do corpo da manete, mas foi negligência minha com manutenção.. troquei a manete e tá funcionando de novo.

sobre manete vs pinça, montei uma manete 615 com pinças 420 (4 pistões, que a manete 400 original não tem servowave) e ficou excelente!

uma combinação muito utilizada antigamente eram manetes XT ou XTR com pinças Zee ou Saint, até que finalmente a shimano lançou os freios 4 pistões pra linha trail/enduro. Hoje os pilotos pro de DH usam XT e XTR ao invés de Saint e Zee.


Editado por TheLittle - 17 Jun 2021 as 15:18
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 17:33
Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 08:52
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra

curioso como as coisas tomam uma proporção esquisita.

nessa época, começo de 2020, um shimano de entrada custava em torno de 350 reais pelo que me lembro, enquanto esse absolute girava nessa faixa de 100~120. por aí vc já tinha uma idéia da qualidade deles.

eu comprei em maio de 2020 e paguei 189 com frete, ou seja, ainda tava aceitável pq o frete geralmente é bem caro.

Hoje o shimano subiu para uns 550, mas esse Absolute foi pra 350 reais! subiu 350%. Isso leva até um leigo achar que ele é quase tão bom quanto um shimano pq não custa tão menos assim.. 
mas mesmo depois da alta era pra ele estar custando 200 reais e não 350.

Vendo um cenário como um todo, percebemos que essa Absolute (ISAPA) é uma marca bastante oportunista, pois está tentando emplacar produtos de baixíssima qualidade, peças baratinhas do aliexpress que colocam a marca deles, por um preço próximo a componentes tradicionalmente de qualidade. Até um tempo atrás isso não era ruim, pois vc podia comprar as mesmas peças do aliexpress pouca coisa mais caro, mas sem ter q esperar o tempo longo de entrega, sem risco de taxas e com uma certa garantia de uma marca nacional. Era uma opção mais em conta e o custo benefício compensava em alguns produtos, bastaria saber identificar quais.

Só que agora com a escassez de peças shimano no mercado, estão montando umas bikes em que fazem uma salada de componentes, suspensão e freios absolute, montam isso tudo num quadro absolute de 400 reais e colocam um câmbio traseiro XT pra tentar emplacar com preço próximo a 10 mil reais. Mesmo as bikes mais baratas deles, por serem montadas com várias coisas baratas e genéricas, não valem a pena pelo preço. E pior é que tem gente q compra..


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:02
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra

Acho que esse é um excelente ponto mesmo. Vai funcionar com o poder menor de frenagem dele e sabe-se lá por quanto tempo. Se durar sem abrir o bico rápido atingiu o objetivo. Acho que vc vai gostar do quadro da Show... Achei ele acima da média nessa faixa de preço, dá para compor uma bike interessante tanto em geometria quanto em visual usando ele.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:10
Tá ai um item que eu quero sempre ter o melhor: meus freios!

Ando com o XT M8020 de 4 pistões e discos 203/180.

Enquanto o pessoal cozinha os freios aqui na região (principalmente os mais simples), os meus malemal ficam mornos! e desgastam muito pouco!

Eu não arriscaria com componentes duvidosos, pode ser a diferença entre ir pra casa são e salvo ou ir parar no Hospital / IML! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:10
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra

curioso como as coisas tomam uma proporção esquisita.

nessa época, começo de 2020, um shimano de entrada custava em torno de 350 reais pelo que me lembro, enquanto esse absolute girava nessa faixa de 100~120. por aí vc já tinha uma idéia da qualidade deles.

eu comprei em maio de 2020 e paguei 189 com frete, ou seja, ainda tava aceitável pq o frete geralmente é bem caro.

Hoje o shimano subiu para uns 550, mas esse Absolute foi pra 350 reais! subiu 350%. Isso leva até um leigo achar que ele é quase tão bom quanto um shimano pq não custa tão menos assim.. 
mas mesmo depois da alta era pra ele estar custando 200 reais e não 350.

Vendo um cenário como um todo, percebemos que essa Absolute (ISAPA) é uma marca bastante oportunista, pois está tentando emplacar produtos de baixíssima qualidade, peças baratinhas do aliexpress que colocam a marca deles, por um preço próximo a componentes tradicionalmente de qualidade. Até um tempo atrás isso não era ruim, pois vc podia comprar as mesmas peças do aliexpress pouca coisa mais caro, mas sem ter q esperar o tempo longo de entrega, sem risco de taxas e com uma certa garantia de uma marca nacional. Era uma opção mais em conta e o custo benefício compensava em alguns produtos, bastaria saber identificar quais.

Só que agora com a escassez de peças shimano no mercado, estão montando umas bikes em que fazem uma salada de componentes, suspensão e freios absolute, montam isso tudo num quadro absolute de 400 reais e colocam um câmbio traseiro XT pra tentar emplacar com preço próximo a 10 mil reais. Mesmo as bikes mais baratas deles, por serem montadas com várias coisas baratas e genéricas, não valem a pena pelo preço. E pior é que tem gente q compra..



É profundamente a verdade......

Peguei eles por 299 em uma baixa de preço desses 350 atuais. Esse deveria ser o preço dos MT200, mas quando acha eles aparecem por uma facada. Dá saudade dos meus antigos Deore, mas a vida é cheia dessas. Montei com 180 na dianteira e até que está parando sem tomar sustos (tenho 80kg). Acho que o pior mesmo é a pegada dos manetes... Como falado aí acima vc tem que ir buscar os manetes quase lá no chão com os dedos e isso atrasa muito a reação em uma frenagem de emergência. Impede de andar com os dedos no gatilho com mais frequência.

Ah, e recentemente vi um vídeo de um cara dizendo que comprou um par e vieram freios completamente diferentes desses "padrão Tektro". Segundo ele no início os manetes pareciam os MT200, depois viraram esses Tektro e agora tá uma coisa bizarra, com as pinças enormes e feio demais. Realmente eles vão importanto o que ofecerem ao menor preço e chamam de Absolute. Ainda se fosse um produto só com consistência de importação dava pra ter esperança de melhorias e manutenção.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:23

Eu usava freios Shimano SLX M665 e não gostava da força deles pois em outra bike minha com freios Deore 596 a frenagem era mais forte. Ambas as bikes tem a mesma configuração de rotores: 180 mm na dianteira, 160 na traseira. Ambos os freios usam a mesma pastilha de freios.

Em abril desse ano, troquei somente os manetes do SLX M665 pelos novos Deore M6100. A frenagem melhorou muito a ponto de superar a do M596.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:33
eu montei esses absolute novos na bike da minha mãe e só ela usa pra pedal de leve, ela usou algumas vezes desde então, e nos ultimos 2 meses a bike fcou parada.
 
Como eu n costumo fazer pedais XC, nem tenho bike pra isso.  Essa semana decidi q queria fazer uns pedais mais longos de estradão (aprox 40km cada) , foi aí então que comecei a usar esses freios de fato na bike dela. 

No primeiro pedal, antes de descer uma trilha joguei uma lama nos rotores e percebi q o freio deu uma leve melhora, mas bem pouco. talvez um dos fatores era a falta daquele "burn in" das pastilhas. ontem no final do segundo pedal de 40km os freios estavam um pouco melhores.

percebi também depois disso, por conta das marcas de terra no disco, que a pastilha não encosta por igual no, parece que pega só em 2 pontos e no meio não encosta.

vou dar uma lixada nas pastilhas a hora q sobrar um tempo, vai q melhora.

outra coisa que dá pra tentar é utilizar pastilhas shimano originais, provavelmente vai melhorar o freio, só q aí começa a perder o sentido de ser um freio barato.




Editado por TheLittle - 18 Jun 2021 as 11:34
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 11:46
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Eu usava freios Shimano SLX M665 e não gostava da força deles pois em outra bike minha com freios Deore 596 a frenagem era mais forte. Ambas as bikes tem a mesma configuração de rotores: 180 mm na dianteira, 160 na traseira. Ambos os freios usam a mesma pastilha de freios.

Em abril desse ano, troquei somente os manetes do SLX M665 pelos novos Deore M6100. A frenagem melhorou muito a ponto de superar a do M596.

agora que me toquei, meus freios são 665 mesmo iguais aos seus. Aquele SLX antigão de manete grande. Eles não tem a mesma força que os 615 e similares realmente, mas freiam muito bem mesmo depois de mais de 10 anos de uso.

eu já tive um 596, por um breve período e nem lembro pq vendi ele.. acho q foi em alguma bike junto. me lembro q era muito similar ao 615, a manete era praticamente igual mas ele usava outro modelo de pinça e pastilha, igual a do 665.


o 6100 nunca tive, falam muito bem desses freios. Nessa série resolveram os probleminhas das séries 6000. Pode ser que pelo fato de vc desmontar e sangrar pra trocar as manetes o freio tenha melhorado.

ps: ainda tem essas manetes do 665? chama no privado rs.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 12:03
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


outra coisa que dá pra tentar é utilizar pastilhas shimano originais, provavelmente vai melhorar o freio, só q aí começa a perder o sentido de ser um freio barato.



Troca os discos de freio e as pastilhas para shimano, o oleo mineral para oleo shimano. Faz o teste aí para ver se melhora.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 12:05
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


outra coisa que dá pra tentar é utilizar pastilhas shimano originais, provavelmente vai melhorar o freio, só q aí começa a perder o sentido de ser um freio barato.



Troca os discos de freio e as pastilhas para shimano, o oleo mineral para oleo shimano. Faz o teste aí para ver se melhora.

aí melhor jogar no lixo e comprar um shimano kkk

sim deve melhorar, o freio é novo, qdo desgastar e precisar de sangria vou fazer isso. 
pastilhas shimano n garanto mas pelo menos tenho umas china q funcionam bem nos freios shimano.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 13:01
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


outra coisa que dá pra tentar é utilizar pastilhas shimano originais, provavelmente vai melhorar o freio, só q aí começa a perder o sentido de ser um freio barato.



Troca os discos de freio e as pastilhas para shimano, o oleo mineral para oleo shimano. Faz o teste aí para ver se melhora.

Os meus vou fazer sangria nesse fds. Tenho o kit aqui e acho que o óleo é shimano msm. Teria que fazer de qualquer forma pra diminuir os conduítes, e o de trás veio com algum ar dentro acho. Depois atualizo como ficou, mas de fato não gastaria com isso se não tivesse os equipamentos e um óleo dando sopa.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 13:58
ele ficou assim após 2 dias de uso mais "sério"


não sei se alguma pedra ficou no meio dos furos e comeu a pastilha, em todo caso nunca vi acontecer isso nos outros freios que tive. e aconteceu na dianteira e traseira.

lixei a pastilha dianteira, depois vou ver se consigo fazer um teste na trilha pra ver se adiantou algo.


Editado por TheLittle - 18 Jun 2021 as 13:59
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 14:08

Vários rotores que uso e já usei ficam com a parte onde há furos/rasgos (para alivio de peso e resfriamento) apresente desgaste maior. Dessa forma, uma pastilha nova vai apresentar essas marcas até que ela alcance sua parte central e case com a do rotor.


Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 16:01
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra


curioso como as coisas tomam uma proporção esquisita.

nessa época, começo de 2020, um shimano de entrada custava em torno de 350 reais pelo que me lembro, enquanto esse absolute girava nessa faixa de 100~120. por aí vc já tinha uma idéia da qualidade deles.

eu comprei em maio de 2020 e paguei 189 com frete, ou seja, ainda tava aceitável pq o frete geralmente é bem caro.

Hoje o shimano subiu para uns 550, mas esse Absolute foi pra 350 reais! subiu 350%. Isso leva até um leigo achar que ele é quase tão bom quanto um shimano pq não custa tão menos assim.. 
mas mesmo depois da alta era pra ele estar custando 200 reais e não 350.

Vendo um cenário como um todo, percebemos que essa Absolute (ISAPA) é uma marca bastante oportunista, pois está tentando emplacar produtos de baixíssima qualidade, peças baratinhas do aliexpress que colocam a marca deles, por um preço próximo a componentes tradicionalmente de qualidade. Até um tempo atrás isso não era ruim, pois vc podia comprar as mesmas peças do aliexpress pouca coisa mais caro, mas sem ter q esperar o tempo longo de entrega, sem risco de taxas e com uma certa garantia de uma marca nacional. Era uma opção mais em conta e o custo benefício compensava em alguns produtos, bastaria saber identificar quais.

Só que agora com a escassez de peças shimano no mercado, estão montando umas bikes em que fazem uma salada de componentes, suspensão e freios absolute, montam isso tudo num quadro absolute de 400 reais e colocam um câmbio traseiro XT pra tentar emplacar com preço próximo a 10 mil reais. Mesmo as bikes mais baratas deles, por serem montadas com várias coisas baratas e genéricas, não valem a pena pelo preço. E pior é que tem gente q compra..




Bike estranha, com peça esquisita e genérica? Vi uma Oggi na Bike Ponint SC com passador LTwoo e freio Logan.... vai vendo onde isso vai parar.

Logo,logo "shimano tourney" será peça de grife
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Caiobiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2012
SJC
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caiobiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 17:37
Poxa, mas o freio Logan é um clássico da época dos V-brakes de entrada. Acho que várias bikes usavam. Não que o comentário esteja errado a respeito da qualidade da peça na coitada da bike da Oggi kkkkk.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 18:55
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Eu não tenho larga experiência em feios, tampouco freios shimano de gama elevada.

Tinha um série 315 na Avalanche 2019. Na 2020 uso os 446 (nível alivio) com discos shimano XT. Ambos os casos 160 frente/trás.

Quanto montava a bike do meu filho comprei um kit desses absolute (com discos saiu 99,00 o par (início 2020). Desconfiado,.coloquei na GT 2019 para testes. Usei um tempo, me atendeu no pedal relaxado que faço. Mas notava uma nítida superioridade do 315 (que tinha manetes maiores e tbem mais responsivas).

Para o uso do meu filho seria "sem novidades". So não deu muito certo pelo "tamanho" das manetes... pois meu filho ia completar 9 anos e tinha mãos pequenas. Dai comprei MT200 no Ali... saiu perto de 200 o par com o frete.

Disso digo que é um freio adequado para bikes urbanas e passeios descomprometidos em estradas de terra.... que é o uso de boa parte das pessoas.

Estou com um projeto de montar uma bike urbana/estrada. E pretendo usá-los nela. Será uma mecânica simples: quadro Show Nextep, um garfo rigido Surly 1x1 que tenho aqui, Canote Thomson Elite (que já tenho) selim Brooks B17 (que ja tenho) rodas cubos novatec c/ vzan extreme e transmissão shimano 2x8.

Os asfaltos aqui são terríveis, e andar de speed está inviável (tenho uma KHS que vou acabar vendendo) e essa bike vai ser para role nos acostamentose nas ciclofaixas. A GT fica pra ir pra terra


curioso como as coisas tomam uma proporção esquisita.

nessa época, começo de 2020, um shimano de entrada custava em torno de 350 reais pelo que me lembro, enquanto esse absolute girava nessa faixa de 100~120. por aí vc já tinha uma idéia da qualidade deles.

eu comprei em maio de 2020 e paguei 189 com frete, ou seja, ainda tava aceitável pq o frete geralmente é bem caro.

Hoje o shimano subiu para uns 550, mas esse Absolute foi pra 350 reais! subiu 350%. Isso leva até um leigo achar que ele é quase tão bom quanto um shimano pq não custa tão menos assim.. 
mas mesmo depois da alta era pra ele estar custando 200 reais e não 350.

Vendo um cenário como um todo, percebemos que essa Absolute (ISAPA) é uma marca bastante oportunista, pois está tentando emplacar produtos de baixíssima qualidade, peças baratinhas do aliexpress que colocam a marca deles, por um preço próximo a componentes tradicionalmente de qualidade. Até um tempo atrás isso não era ruim, pois vc podia comprar as mesmas peças do aliexpress pouca coisa mais caro, mas sem ter q esperar o tempo longo de entrega, sem risco de taxas e com uma certa garantia de uma marca nacional. Era uma opção mais em conta e o custo benefício compensava em alguns produtos, bastaria saber identificar quais.

Só que agora com a escassez de peças shimano no mercado, estão montando umas bikes em que fazem uma salada de componentes, suspensão e freios absolute, montam isso tudo num quadro absolute de 400 reais e colocam um câmbio traseiro XT pra tentar emplacar com preço próximo a 10 mil reais. Mesmo as bikes mais baratas deles, por serem montadas com várias coisas baratas e genéricas, não valem a pena pelo preço. E pior é que tem gente q compra..




Bike estranha, com peça esquisita e genérica? Vi uma Oggi na Bike Ponint SC com passador LTwoo e freio Logan.... vai vendo onde isso vai parar.

Logo,logo "shimano tourney" será peça de grife



Tá bem isso. Dá impressão que a Isapa está inundando o mercado com peças Absolute a preço de Shimano ao mesmo tempo que eleva Shimano para um status de peças elitizadas. Estamos é ferrados. Não tem como comprar de fora. Aliexpress dizem que é praticamente certeza que são falsos. Ferrou

Editado por Fabio - 19 Jun 2021 as 12:25
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 21:28
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

ele ficou assim após 2 dias de uso mais "sério"


não sei se alguma pedra ficou no meio dos furos e comeu a pastilha, em todo caso nunca vi acontecer isso nos outros freios que tive. e aconteceu na dianteira e traseira.

lixei a pastilha dianteira, depois vou ver se consigo fazer um teste na trilha pra ver se adiantou algo.


Esses discos de freios genéricos também não ajudam muito.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 21:41
são os discos originais q acompanham o freio.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 23:27
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

são os discos originais q acompanham o freio.


Sim. Eu sei. Mas são genéricos. São os mais básicos que tem no mercado.


Editado por LeoSilva - 18 Jun 2021 as 23:29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2021 as 23:51
pois é, juntaram tudo q não presta e montaram isso aí kkkkkkkkk

mais uma lição que o barato sai caro. ao invés de ter comprado um shimano de 400 na época, "economizei" 200 reais pra ter q gastar 600 agora rs.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 00:17
O shimano não vem com os rotores. Tem que comprar separado.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 10:30
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Tá ai um item que eu quero sempre ter o melhor: meus freios!

Ando com o XT M8020 de 4 pistões e discos 203/180.

Enquanto o pessoal cozinha os freios aqui na região (principalmente os mais simples), os meus malemal ficam mornos! e desgastam muito pouco!

Eu não arriscaria com componentes duvidosos, pode ser a diferença entre ir pra casa são e salvo ou ir parar no Hospital / IML! 


Como sou pesado (105KG) em descidas bem forte, com pedras soltas etc (tenho varias aqui), meu freio sofre (MT500), logo esquenta e tenho que me cuidar para nao ficar sem, coisa que já aconteceu.

Estou esperando a hora de investir em um 4 pistões para melhor segurança; 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 11:52
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

 
Como sou pesado (105KG) em descidas bem forte, com pedras soltas etc (tenho varias aqui), meu freio sofre (MT500), logo esquenta e tenho que me cuidar para nao ficar sem, coisa que já aconteceu.

Estou esperando a hora de investir em um 4 pistões para melhor segurança; 


Tenho um amigo nessa situação, ele colocou um rotor de 203 mm na dianteira e gostou da resposta do freio dianteiro (antes era 180 mm).

Se sua suspensão dianteira permitir, creio ser um teste válido antes de trocar os freios.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 12:26
Certeza. Primeiro passo antes de gastas com freio é trocar o disco por um maior.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 13:49
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Estou esperando a hora de investir em um 4 pistões para melhor segurança; 

ClapClapClap
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X