Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vídeo - Como aumentar a espiga da bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vídeo - Como aumentar a espiga da bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcio Reibolt Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2012
Petrópolis - RJ
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcio Reibolt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vídeo - Como aumentar a espiga da bike
    Postado: 13 Jun 2021 as 18:17
Fala pessoal, 

Seguinte, eu tinha uma suspensão daquelas que não prestam para nada na bike, arrumei uma suntour xcr32 a ar, só que infelizmente a espiga dela era curta para meu quadro, decidi então aumentar a espiga, segue o vídeo de como fiz e espero que possa ajudar quem está com esse problema.

Valeu


Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2021 as 18:57
Caraca, meu ídalo! Big smile
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 06:38
O serviço ficou com boa aparência, realmente. Mas eu não arriscaria não...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 08:34
Eu acho que se não fizesse o serviço de "alisamento" da solda (já que ela vai ficar dentro do tubo de direção) e aumentasse a área de solda ficaria mais seguro para uso, sei lá, um se tratando de bike qq coisa pode dar errado, hehehe...

Editado por sidserra - 14 Jun 2021 as 08:35
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 09:13
Amigo, gostei muito do trabalho feito. Usou um tubo interno de reforço, que é o certo a se fazer e pelo arame na mão, imagino que usou solda TIG.

Tenho plena convicção que essa espiga ficou mais resistente que uma original, sem sombra de dúvidas.

Pessoal é meio cabreiro com solda, mas anda num quadro que é repleto de soldas kkkkkkkk não consigo entender isso.

Uma solda bem feita é mais resistente que o material de base. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 09:14
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu acho que se não fizesse o serviço de "alisamento" da solda (já que ela vai ficar dentro do tubo de direção) e aumentasse a área de solda ficaria mais seguro para uso, sei lá, um se tratando de bike qq coisa pode dar errado, hehehe...

Se deixar o reforço da solda, não passa o rolamento. E não, deixando o reforço a solda não fica mais resistente. Pelo contrário, esse tipo de solda (solda de topo) o melhor é alisar para não concentrar tensão. 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 09:24
Gm1987, eu acho que há diferenças entre uma solda feita de "modo crú" e aquelas que são usinadas, niveladas e outras "adas" nos processos industriais de fabricação de quadros e deve ser essa a bronca da moçada que fica encucada com esse exemplo de soldagem da espiga e as bikes comerciais com "500 soldas" nos quadros. É basicamente o mesmo princípio (bem a grosso modo, claro) do, por exemplo, Anderson Silva, depois que ele quebrou a perna daquele jeito ele nunca mais foi o mesmo ao usar a perna quebrada por mais que os médicos digam que "está tudo ok" já que, na cabeça dele (e no tocante à mecânica) o osso "remendado" não é mais tão resistente qto o era antes de quebrar.

Não estou dizendo que não é válido o que é mostrado no vídeo, acho muito melhor do que os tais extensores comerciais que tem por aí MAS sabe como é que é, hehehehe...

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Amigo, gostei muito do trabalho feito. Usou um tubo interno de reforço, que é o certo a se fazer e pelo arame na mão, imagino que usou solda TIG.

Tenho plena convicção que essa espiga ficou mais resistente que uma original, sem sombra de dúvidas.

Pessoal é meio cabreiro com solda, mas anda num quadro que é repleto de soldas kkkkkkkk não consigo entender isso.

Uma solda bem feita é mais resistente que o material de base. 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 09:26
Vixi, nem me liguei que tinha os rolamentos pra passar, parece o português que emassou a calçada com o carro na calçada, hehehehe... LOL

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu acho que se não fizesse o serviço de "alisamento" da solda (já que ela vai ficar dentro do tubo de direção) e aumentasse a área de solda ficaria mais seguro para uso, sei lá, um se tratando de bike qq coisa pode dar errado, hehehe...

Se deixar o reforço da solda, não passa o rolamento. E não, deixando o reforço a solda não fica mais resistente. Pelo contrário, esse tipo de solda (solda de topo) o melhor é alisar para não concentrar tensão. 
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2021 as 22:25
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Amigo, gostei muito do trabalho feito. Usou um tubo interno de reforço, que é o certo a se fazer e pelo arame na mão, imagino que usou solda TIG.

Tenho plena convicção que essa espiga ficou mais resistente que uma original, sem sombra de dúvidas.

Pessoal é meio cabreiro com solda, mas anda num quadro que é repleto de soldas kkkkkkkk não consigo entender isso.

Uma solda bem feita é mais resistente que o material de base. 

Bem isso, a não ser as de carbono... as outras bikes são cheias de solda LOL
e em lugar que sofrem bem mais pressão Wacko
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2021 as 13:58
boa solução!

e pra perguntar aos mais entendidos: existe a possibilidade de substituição inteira da espiga??
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2021 as 16:55
Gambitech de primeira. 👏👏👏👏
Pode acontecer, mas do jeito que foi feito a probabilidade de dar ruim é desprezível.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2021 as 17:42
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

boa solução!

e pra perguntar aos mais entendidos: existe a possibilidade de substituição inteira da espiga??

Sim. Usando prensa hidráulica. Tem uns mecânicos que fazem esse servido. Não fica barato.
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 15:07
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

boa solução!

e pra perguntar aos mais entendidos: existe a possibilidade de substituição inteira da espiga??
Uma loja aqui da região postou uma foto com umas pra substituição, tem até de carbono.
marca é ndtuned
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2021 as 16:24
Originalmente postado por mountainbabylon mountainbabylon escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

boa solução!

e pra perguntar aos mais entendidos: existe a possibilidade de substituição inteira da espiga??

Uma loja aqui da região postou uma foto com umas pra substituição, tem até de carbono.
marca é ndtuned



Essa ND Tuned é uma empresa portuguesa. O representante dela fica em Araraquara/SP. Alguns mecânicos estão utilizando os produtos dela.
Abaixo um vídeo de extração da espiga.

https://www.instagram.com/p/B6kuJlxlR1X/?utm_medium=copy_link

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X