Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento Central Ponta Quadrada x Octalink
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento Central Ponta Quadrada x Octalink

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
atmosphericabyss Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mai 2021
Recife
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar atmosphericabyss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento Central Ponta Quadrada x Octalink
    Postado: 05 Jun 2021 as 14:12
Há diferença de desempenho entre um ponta quadrada e um octalink?
Voltar ao Topo
gabrielselvatice Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2021
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gabrielselvatice Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2021 as 19:29
De desempenho? Se tiver, é desconsiderável, pois os dois oferecem quase a mesma resistência na hora que vc gira. O que muda é a durabilidade, peso e tal. 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2021 as 06:51
Octalink obriga o uso de esferas muito pequenas, devido aos rolamentos ainda dentro do tubo do central, porém com eixo de diâmetro maior. O eixo ficou mais forte, mas a lógica aponta pra menor durabilidade dos rolamentos. Os relatos de baixa durabilidade que se lê e ouve confirmam isso.

Pra ser sincero, sugiro pular o octalink e partir pro hollowfech direto. Menos relatos de problemas em relação ao octalink por um preço algo superior, mas que ainda vale a pena. E falo isso apesar de ter tido problemas com hollowfech (já solucionados, ainda bem).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2021 as 13:21
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Octalink obriga o uso de esferas muito pequenas, devido aos rolamentos ainda dentro do tubo do central, porém com eixo de diâmetro maior. O eixo ficou mais forte, mas a lógica aponta pra menor durabilidade dos rolamentos. Os relatos de baixa durabilidade que se lê e ouve confirmam isso.

Pra ser sincero, sugiro pular o octalink e partir pro hollowfech direto. Menos relatos de problemas em relação ao octalink por um preço algo superior, mas que ainda vale a pena. E falo isso apesar de ter tido problemas com hollowfech (já solucionados, ainda bem).

Já tive os 3 tipos e o que incomodou menos em termos de manutenção, foi o octalink pois os rolamentos ficam menos expostos a água e lama do que o hollow tech... este, apesar do rolamento durar mais, tenho que abrir mais vezes pra limpar e lubrificar.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 08:06
Pra ser sincero, o que menos me deu problema foi o ponta quadrada BB-UN26, que parou de fabricar mas ainda acha sobra de estoque. Durou cerca de 12000km ou mais comigo, me aguentando com 157kg no início em meados de 2011 até reduzir pra 114kg em final de 2019. Uso urbano, que fique claro, mas foi bastante exigido.

A razão de eu ter migrado pra central hollowtech foi uma má experiência com um pedivela ponta quadrada da Sunrace, que veio com o furo fora do centro. Cheguei a substituir o central, achando que seria ele o culpado, mas um colega torneiro mecânico com olho clínico percebeu e mediu pra confirmar: 0,65mm fora do centro e algum ângulo torto, suficiente pra causar um desalinhamento nas coroas.

Como não achei algo que aceite coroas removíveis e encaixe com ponta quadrada na época, fui num pedivela hollowtech recuperado do lixo, literalmente. Já contei essa história antes. Me deu algum problema no início, mas agora é só alegria.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 10:30
O Octalink é muito bom, mas o hollowtech é melhor para uso extremo, sem dúvidas.

Já para uso urbano ou cicloturismo é meio que desnecessário, a meu ver.

Com o preço de um holowtech dá pra sustentar um pedivela ponta quadrada muito bom por muitos anos, usando até esguelar, comprar outro e usar até vc morrer de velhice. Eu pedalo há um bom tempo e a única vez que tive problema foi com uma Caloi Aspen basicona, há quase dez anos. 

Fora a facilidade na manutenção em qualquer lugar que vc estiver.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 12:54
Eu já usei o ponta quadrada por muitos anos e dentre as 2 bikes que tenho aqui, 1 delas ainda tem o mesmo e a outra usa eixo integrado (hollowtech). Igual falaram aí acima, o hollowtech exige manutenção nos rolamentos de tempos em tempos, eu mesmo já tive que abrir 2 vezes o de eixo integrado para lubrificar e só . Tambem concordo que dependendo do uso o hollowtech não se faz necessário.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X