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Garfo rígido para uma MTB

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almor67 Ver Drop Down
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    Postado: 02 Jun 2021 as 19:14
Boa noite, 

Procurei aqui e só encontrei tópicos muito antigos sobre o assunto. Espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é sobre um garfo rígido numa MTB. Quero comprar uma MTB, tirar a suspensão e colocar um garfo rígido, mas já me explicaram que tem que ser no tamanho certo, caso contrário muda toda a geometria da bike, a frente pode ficar muito baixa. Tem que ser para freios a disco e eixo boost (eixo passante). Preferia que fosse de carbono, mas pode ser de outro material. Pelo que vi o único garfo de carbono que eu encontrei é o da Niner e está custando R$ 5.000,00, totalmente fora do que pretendo pagar. Não encontro nenhum garfo nacional, de nenhum material, com as características corretas. Não existe no Brasil, só encontro um da própria TSW, totalmente fora dos padrões corretos.


Ontem eu descobri um cara que faz garfos sob medida, ele se chama Igor Myiamura. Conhecem ele? Bati um papo com ele e gostei muito dele, o garfo sairia bem barato, seria de aço. Pergunto se alguém conhece porque afinal de contas um garfo, se quebrar no meio de um role, pode causar um acidente muito grave, então é sempre bom ter referências.

Já vi os garfos da Surly e parece que esse abaixo serviria, mas eu simulei o pedido e vai sair por R$1.061,17 sem contar imposto. Se eu colocar os 60% vai para R$ 1.700,00. No entanto meu medo maior é me cobrarem ainda mais que isso e esse garfo ir parar em R$ 3.000,00 ou mais. Já vi coisa parecida acontecer.


A explicação do porque eu quero essa bike, para me entenderem melhor:
Eu tenho uma MTB, a intenção é ter uma segunda bike para rodar só no asfalto. Não quero speed nem gravel porque já tive e não ando com speedeiros, nem aguento...rs... os speedeiros que conheço aqui na minha cidade são bem mais novos, eu já tenho 54 anos. Enfim, a intenção não é andar em pelotão de speed, é ter uma bicicleta específica para meus rolês de asfalto e eventualmente pegar em estradão com ela, mas só se houver necessidade. Se eu sair de casa sabendo que vou pegar terra, uso a MTB que já tenho. É para minha satisfação pessoal de ter uma segunda bike, só para asfalto. Além do que o asfalto aqui é péssimo e mesmo uma gravel fica muito desconfortável, já vivi isso. Pelo que já vi aqui no fórum seria melhor um garfo de cromo ou aço, pois o de alumínio é extremamente duro. Claro, imagino que uma MTB vai ficar mais confortável pelo tamanho do pneu e geometria do quadro.

Além do garfo, pretendo fazer apenas mais duas mudanças. Colocar uma coroa maior, 38 ou 42 se couber, mas acho que a 38 vai me atender e colocar pneus 29 x 2.1 mais "slicks" para asfalto.

Acham viável meu projetinho pessoal ou é doideira? rs

Se tiverem outras ideias estou aberto a sugestões.

Desculpem a longa mensagem, mas quis ser bem completo na minha pergunta. Pode tirar dúvidas de muitas pessoas.

Abraços a todos e muito obrigado.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2021 as 22:13
Originalmente postado por almor67 almor67 escreveu:

Boa noite, 

Procurei aqui e só encontrei tópicos muito antigos sobre o assunto. Espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é sobre um garfo rígido numa MTB. Quero comprar uma MTB, tirar a suspensão e colocar um garfo rígido, mas já me explicaram que tem que ser no tamanho certo, caso contrário muda toda a geometria da bike, a frente pode ficar muito baixa. Tem que ser para freios a disco e eixo boost (eixo passante). Preferia que fosse de carbono, mas pode ser de outro material. Pelo que vi o único garfo de carbono que eu encontrei é o da Niner e está custando R$ 5.000,00, totalmente fora do que pretendo pagar. Não encontro nenhum garfo nacional, de nenhum material, com as características corretas. Não existe no Brasil, só encontro um da própria TSW, totalmente fora dos padrões corretos.


Ontem eu descobri um cara que faz garfos sob medida, ele se chama Igor Myiamura. Conhecem ele? Bati um papo com ele e gostei muito dele, o garfo sairia bem barato, seria de aço. Pergunto se alguém conhece porque afinal de contas um garfo, se quebrar no meio de um role, pode causar um acidente muito grave, então é sempre bom ter referências.

Já vi os garfos da Surly e parece que esse abaixo serviria, mas eu simulei o pedido e vai sair por R$1.061,17 sem contar imposto. Se eu colocar os 60% vai para R$ 1.700,00. No entanto meu medo maior é me cobrarem ainda mais que isso e esse garfo ir parar em R$ 3.000,00 ou mais. Já vi coisa parecida acontecer.


A explicação do porque eu quero essa bike, para me entenderem melhor:
Eu tenho uma MTB, a intenção é ter uma segunda bike para rodar só no asfalto. Não quero speed nem gravel porque já tive e não ando com speedeiros, nem aguento...rs... os speedeiros que conheço aqui na minha cidade são bem mais novos, eu já tenho 54 anos. Enfim, a intenção não é andar em pelotão de speed, é ter uma bicicleta específica para meus rolês de asfalto e eventualmente pegar em estradão com ela, mas só se houver necessidade. Se eu sair de casa sabendo que vou pegar terra, uso a MTB que já tenho. É para minha satisfação pessoal de ter uma segunda bike, só para asfalto. Além do que o asfalto aqui é péssimo e mesmo uma gravel fica muito desconfortável, já vivi isso. Pelo que já vi aqui no fórum seria melhor um garfo de cromo ou aço, pois o de alumínio é extremamente duro. Claro, imagino que uma MTB vai ficar mais confortável pelo tamanho do pneu e geometria do quadro.

Além do garfo, pretendo fazer apenas mais duas mudanças. Colocar uma coroa maior, 38 ou 42 se couber, mas acho que a 38 vai me atender e colocar pneus 29 x 2.1 mais "slicks" para asfalto.

Acham viável meu projetinho pessoal ou é doideira? rs

Se tiverem outras ideias estou aberto a sugestões.

Desculpem a longa mensagem, mas quis ser bem completo na minha pergunta. Pode tirar dúvidas de muitas pessoas.

Abraços a todos e muito obrigado.


Acho que nao vale o investimento. Só vai encontrar produtos duvidosos.

Eu recomendaria uma bike mais de aventura ou mesmo uma gravel. Eu não foco performance e estou rodando diariamente com uma Caad14 com pneus 32 e guidao mais alto com bastante conforto e desempenho.

Por experiência, MTB com garfo rígido e pneu fino fica muito desconfortável, muito pior que uma road equivalente.

Quem sabe uma Gravel/Road Flatbar seja a solução.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

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Originalmente postado por almor67 almor67 escreveu:

Boa noite, 

Procurei aqui e só encontrei tópicos muito antigos sobre o assunto. Espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é sobre um garfo rígido numa MTB. Quero comprar uma MTB, tirar a suspensão e colocar um garfo rígido, mas já me explicaram que tem que ser no tamanho certo, caso contrário muda toda a geometria da bike, a frente pode ficar muito baixa. Tem que ser para freios a disco e eixo boost (eixo passante). Preferia que fosse de carbono, mas pode ser de outro material. Pelo que vi o único garfo de carbono que eu encontrei é o da Niner e está custando R$ 5.000,00, totalmente fora do que pretendo pagar. Não encontro nenhum garfo nacional, de nenhum material, com as características corretas. Não existe no Brasil, só encontro um da própria TSW, totalmente fora dos padrões corretos.


Ontem eu descobri um cara que faz garfos sob medida, ele se chama Igor Myiamura. Conhecem ele? Bati um papo com ele e gostei muito dele, o garfo sairia bem barato, seria de aço. Pergunto se alguém conhece porque afinal de contas um garfo, se quebrar no meio de um role, pode causar um acidente muito grave, então é sempre bom ter referências.

Já vi os garfos da Surly e parece que esse abaixo serviria, mas eu simulei o pedido e vai sair por R$1.061,17 sem contar imposto. Se eu colocar os 60% vai para R$ 1.700,00. No entanto meu medo maior é me cobrarem ainda mais que isso e esse garfo ir parar em R$ 3.000,00 ou mais. Já vi coisa parecida acontecer.


A explicação do porque eu quero essa bike, para me entenderem melhor:
Eu tenho uma MTB, a intenção é ter uma segunda bike para rodar só no asfalto. Não quero speed nem gravel porque já tive e não ando com speedeiros, nem aguento...rs... os speedeiros que conheço aqui na minha cidade são bem mais novos, eu já tenho 54 anos. Enfim, a intenção não é andar em pelotão de speed, é ter uma bicicleta específica para meus rolês de asfalto e eventualmente pegar em estradão com ela, mas só se houver necessidade. Se eu sair de casa sabendo que vou pegar terra, uso a MTB que já tenho. É para minha satisfação pessoal de ter uma segunda bike, só para asfalto. Além do que o asfalto aqui é péssimo e mesmo uma gravel fica muito desconfortável, já vivi isso. Pelo que já vi aqui no fórum seria melhor um garfo de cromo ou aço, pois o de alumínio é extremamente duro. Claro, imagino que uma MTB vai ficar mais confortável pelo tamanho do pneu e geometria do quadro.

Além do garfo, pretendo fazer apenas mais duas mudanças. Colocar uma coroa maior, 38 ou 42 se couber, mas acho que a 38 vai me atender e colocar pneus 29 x 2.1 mais "slicks" para asfalto.

Acham viável meu projetinho pessoal ou é doideira? rs

Se tiverem outras ideias estou aberto a sugestões.

Desculpem a longa mensagem, mas quis ser bem completo na minha pergunta. Pode tirar dúvidas de muitas pessoas.

Abraços a todos e muito obrigado.


Sim, o Myamura é bem conhecido. Os produtos dele tem boa qualidade e tem um valor bem acessível. Muita gente já encomendou bikes completas com ele. Por curiosidade, quanto ele pediu no garfo e qual o prazo para entregar?

Esses garfos da Surly são bons pelos relatosaqui  mas pagar R$1000-R$1700 num garfo acho complicado. Isso já é o valor de uma boa suspensão aqui no BR.
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Boa noite Dimas, 

Muito obrigado por sua resposta. Como eu expliquei já tive uma gravel e não é o que estou buscando nesse momento. Essa bike virou um projeto pessoal, que como qualquer outro, pode dar errado. Se assim acontecer, eu posso voltar a rodar com ela com a suspensão, caso não a venda.

Faz muitos anos, quando eu não entendia quase nada de bike, rodei por mais de 5 anos com uma bike assim e me atendia muito bem, rodava apenas no Rio, em distâncias mais curtas, com menos pretensões, mas adorava a bike... ainda tinha uma suspensão de mesa que deve ser considerada um sacrilégio hoje.

 
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Dimas, 

Eu esqueci de comentar. A opção de uma road flat bar, que não conhecia, pode ser uma boa ideia.

Abraços,

Achilles

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por almor67 almor67 escreveu:

Boa noite, 

Procurei aqui e só encontrei tópicos muito antigos sobre o assunto. Espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é sobre um garfo rígido numa MTB. Quero comprar uma MTB, tirar a suspensão e colocar um garfo rígido, mas já me explicaram que tem que ser no tamanho certo, caso contrário muda toda a geometria da bike, a frente pode ficar muito baixa. Tem que ser para freios a disco e eixo boost (eixo passante). Preferia que fosse de carbono, mas pode ser de outro material. Pelo que vi o único garfo de carbono que eu encontrei é o da Niner e está custando R$ 5.000,00, totalmente fora do que pretendo pagar. Não encontro nenhum garfo nacional, de nenhum material, com as características corretas. Não existe no Brasil, só encontro um da própria TSW, totalmente fora dos padrões corretos.


Ontem eu descobri um cara que faz garfos sob medida, ele se chama Igor Myiamura. Conhecem ele? Bati um papo com ele e gostei muito dele, o garfo sairia bem barato, seria de aço. Pergunto se alguém conhece porque afinal de contas um garfo, se quebrar no meio de um role, pode causar um acidente muito grave, então é sempre bom ter referências.

Já vi os garfos da Surly e parece que esse abaixo serviria, mas eu simulei o pedido e vai sair por R$1.061,17 sem contar imposto. Se eu colocar os 60% vai para R$ 1.700,00. No entanto meu medo maior é me cobrarem ainda mais que isso e esse garfo ir parar em R$ 3.000,00 ou mais. Já vi coisa parecida acontecer.


A explicação do porque eu quero essa bike, para me entenderem melhor:
Eu tenho uma MTB, a intenção é ter uma segunda bike para rodar só no asfalto. Não quero speed nem gravel porque já tive e não ando com speedeiros, nem aguento...rs... os speedeiros que conheço aqui na minha cidade são bem mais novos, eu já tenho 54 anos. Enfim, a intenção não é andar em pelotão de speed, é ter uma bicicleta específica para meus rolês de asfalto e eventualmente pegar em estradão com ela, mas só se houver necessidade. Se eu sair de casa sabendo que vou pegar terra, uso a MTB que já tenho. É para minha satisfação pessoal de ter uma segunda bike, só para asfalto. Além do que o asfalto aqui é péssimo e mesmo uma gravel fica muito desconfortável, já vivi isso. Pelo que já vi aqui no fórum seria melhor um garfo de cromo ou aço, pois o de alumínio é extremamente duro. Claro, imagino que uma MTB vai ficar mais confortável pelo tamanho do pneu e geometria do quadro.

Além do garfo, pretendo fazer apenas mais duas mudanças. Colocar uma coroa maior, 38 ou 42 se couber, mas acho que a 38 vai me atender e colocar pneus 29 x 2.1 mais "slicks" para asfalto.

Acham viável meu projetinho pessoal ou é doideira? rs

Se tiverem outras ideias estou aberto a sugestões.

Desculpem a longa mensagem, mas quis ser bem completo na minha pergunta. Pode tirar dúvidas de muitas pessoas.

Abraços a todos e muito obrigado.


Acho que nao vale o investimento. Só vai encontrar produtos duvidosos.

Eu recomendaria uma bike mais de aventura ou mesmo uma gravel. Eu não foco performance e estou rodando diariamente com uma Caad14 com pneus 32 e guidao mais alto com bastante conforto e desempenho.

Por experiência, MTB com garfo rígido e pneu fino fica muito desconfortável, muito pior que uma road equivalente.

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almor67 Ver Drop Down
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Boa noite hug0.dts,

Obrigado pelas informações sobre o Myiamura, ainda estou conversando com ele. Ele precisava saber exatamente as medidas da suspensão para saber como seria o garfo. Por alto ele me deu um valor de R$ 400,00 que eu achei uma piada, no bom sentido, de tão barato. Seria de aço. Não sei como é um garfo de aço, não sei peso, nem mais detalhes, nem se fica bom, mas me informei e parece que o garfo de aço fica mais confortável que o de alumínio, apesar de mais pesado. Eu não ligo tanto para peso, desde de que não fique com o mesmo peso de uma suspensão...rs. Quanto ao prazo não perguntei, ainda preciso conversar mais com ele. Ele estava atolado com uma encomenda. 

O garfo da Surly é caro mesmo, mas seria um último recurso caso eu não encontrasse mais nada. Se eu não tiver outra opção, ou compro esse garfo ou fico rodando com a bike com suspensão original e pneus para asfalto. Não descarto essa possibilidade, no entanto eu vou ficar com duas bikes praticamente iguais e não era essa a intenção.

Obrigado, abraços.


Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por almor67 almor67 escreveu:

Boa noite, 

Procurei aqui e só encontrei tópicos muito antigos sobre o assunto. Espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é sobre um garfo rígido numa MTB. Quero comprar uma MTB, tirar a suspensão e colocar um garfo rígido, mas já me explicaram que tem que ser no tamanho certo, caso contrário muda toda a geometria da bike, a frente pode ficar muito baixa. Tem que ser para freios a disco e eixo boost (eixo passante). Preferia que fosse de carbono, mas pode ser de outro material. Pelo que vi o único garfo de carbono que eu encontrei é o da Niner e está custando R$ 5.000,00, totalmente fora do que pretendo pagar. Não encontro nenhum garfo nacional, de nenhum material, com as características corretas. Não existe no Brasil, só encontro um da própria TSW, totalmente fora dos padrões corretos.


Ontem eu descobri um cara que faz garfos sob medida, ele se chama Igor Myiamura. Conhecem ele? Bati um papo com ele e gostei muito dele, o garfo sairia bem barato, seria de aço. Pergunto se alguém conhece porque afinal de contas um garfo, se quebrar no meio de um role, pode causar um acidente muito grave, então é sempre bom ter referências.

Já vi os garfos da Surly e parece que esse abaixo serviria, mas eu simulei o pedido e vai sair por R$1.061,17 sem contar imposto. Se eu colocar os 60% vai para R$ 1.700,00. No entanto meu medo maior é me cobrarem ainda mais que isso e esse garfo ir parar em R$ 3.000,00 ou mais. Já vi coisa parecida acontecer.


A explicação do porque eu quero essa bike, para me entenderem melhor:
Eu tenho uma MTB, a intenção é ter uma segunda bike para rodar só no asfalto. Não quero speed nem gravel porque já tive e não ando com speedeiros, nem aguento...rs... os speedeiros que conheço aqui na minha cidade são bem mais novos, eu já tenho 54 anos. Enfim, a intenção não é andar em pelotão de speed, é ter uma bicicleta específica para meus rolês de asfalto e eventualmente pegar em estradão com ela, mas só se houver necessidade. Se eu sair de casa sabendo que vou pegar terra, uso a MTB que já tenho. É para minha satisfação pessoal de ter uma segunda bike, só para asfalto. Além do que o asfalto aqui é péssimo e mesmo uma gravel fica muito desconfortável, já vivi isso. Pelo que já vi aqui no fórum seria melhor um garfo de cromo ou aço, pois o de alumínio é extremamente duro. Claro, imagino que uma MTB vai ficar mais confortável pelo tamanho do pneu e geometria do quadro.

Além do garfo, pretendo fazer apenas mais duas mudanças. Colocar uma coroa maior, 38 ou 42 se couber, mas acho que a 38 vai me atender e colocar pneus 29 x 2.1 mais "slicks" para asfalto.

Acham viável meu projetinho pessoal ou é doideira? rs

Se tiverem outras ideias estou aberto a sugestões.

Desculpem a longa mensagem, mas quis ser bem completo na minha pergunta. Pode tirar dúvidas de muitas pessoas.

Abraços a todos e muito obrigado.


Sim, o Myamura é bem conhecido. Os produtos dele tem boa qualidade e tem um valor bem acessível. Muita gente já encomendou bikes completas com ele. Por curiosidade, quanto ele pediu no garfo e qual o prazo para entregar?

Esses garfos da Surly são bons pelos relatosaqui  mas pagar R$1000-R$1700 num garfo acho complicado. Isso já é o valor de uma boa suspensão aqui no BR.
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almor67 Ver Drop Down
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Apenas um adendo....

De vez em quando vejo fotos de bikes da forma como eu descrevi e me parecem ótimas.
Esse aqui é um exemplo que eu achei online. Por coincidência com esse garfo Surly.

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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2021 as 11:21
Boa dia amigo, você já comprou a bike ou vai comprar e fazer a alteração?
Vai matar a bike, tirar o que é a vantagem dela sobre as outras, a geometria. A suspensão é de 120mm o que dificulta ainda mais encontrar um garfo rígido ideal para ela.
Uma opção seria procurar uma bike da linha mais urbana.
Ex: Cannodale Bad Boy, Specialized Sirrus.
Pessoal citou as gravel, o que não é ruim, mas pega uma com guidão flat.
A vantagem entre uma bike dessa e uma MTB com garfo rígido é que elas tem um triângulo traseiro mais curto, o que melhora a resposta de aceleração da bike rodando no asfalto e fica mais fácil manter a velocidade.

Já fiz um quadro e garfo com o Miyamura, são bem construídos mas o peso do garfo vai ficar próximo do de uma suspensão a ar. Passei a bike pra frente, justamente por um erro de projeto meu. A bike ficou com a traseira muito longa e não rendia bem no asfalto. Hoje tenho uma road e uma MTB.

Bike Myiamura, aí com um garfo TSW que coloquei no lugar do de aço. Troquei por causa do peso e pra deixar a frente mais alta.Eu já tinha o TSW. Pneu 2.1 de MTB


Aqui ela com pneu 700x28


Minha Road, ela está com os mesmos pneus 700x28, olha a diferença do tamanho do triângulo traseiro, o pneu aqui quase raspa no seat tube.
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jefmello Ver Drop Down
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Bom dia. Já fiz 3 quadros e 2 garfos em aço com o Igor. Gostei. Penso até em fazer mais um ainda. A questão é vc fazer as especificações pra seu uso (medidas espiga, eixo-coroa, offset, tipo de eixo... etc).
Esse é o mais recente com o garfo:
jefmello-sorocaba
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Esse seu quadro ficou mais acertado que o meu, triângulo traseiro mais curto. Lá a ideia era fazer cicloturismo aí tinha espaço para paralamas, o que fez a traseira ficar muito longa.
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Boa tarde Hugobh77,

Eu ja encomendei a MTB, não dá para voltar atrás, vai ter que ser desse jeito mesmo. Ou coloco o garfo, ou mantenho a suspensão e troco só os pneus e a coroa. Como o cassete é 11 x 50, se não me engano, para andar no asfalto dá para colocar uma coroa bem maior. Quero manter uma coroa só, acho bem melhor. O Miyamura disse que faz o garfo nas medidas certas. Ele falou em aço, vou ver a possibilidade de outros materiais e ainda estou pesquisando outros frame builders. Ainda assim vou dar uma olhada nessas bikes que você citou. Lá em cima expliquei porque não quero uma gravel ou um speed, já tive a experiência, que foi ótima, mas quero alguma coisa diferente. Conheço quem tenha posto garfo rígido em MTB e usou até em competição a bike. A minha é só para meus passeios/treinos de asfalto. Não "corro" de bike, uso bike como hobby e atividade física e já me aventurei em um pedal de 217 km, meu máximo até hoje. Foi só asfalto, mas usei a MTB. É apenas para isso que eu quero as bikes, diversão e atividade física, sem competição, sem correria.

Dei uma olha por curiosidade nas bikes que você sugeriu. A cannondale é barata, mas achei os componentes ruins. As Specialized, além de componentes que não me agradaram, estão mais de R$ 10.000,00 e não tem para venda. 

Linda essa bike do Miyamura.

Muito obrigado pela sua opinião, todas são muito válidas.


Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Boa dia amigo, você já comprou a bike ou vai comprar e fazer a alteração?
Vai matar a bike, tirar o que é a vantagem dela sobre as outras, a geometria. A suspensão é de 120mm o que dificulta ainda mais encontrar um garfo rígido ideal para ela.
Uma opção seria procurar uma bike da linha mais urbana.
Ex: Cannodale Bad Boy, Specialized Sirrus.
Pessoal citou as gravel, o que não é ruim, mas pega uma com guidão flat.
A vantagem entre uma bike dessa e uma MTB com garfo rígido é que elas tem um triângulo traseiro mais curto, o que melhora a resposta de aceleração da bike rodando no asfalto e fica mais fácil manter a velocidade.

Já fiz um quadro e garfo com o Miyamura, são bem construídos mas o peso do garfo vai ficar próximo do de uma suspensão a ar. Passei a bike pra frente, justamente por um erro de projeto meu. A bike ficou com a traseira muito longa e não rendia bem no asfalto. Hoje tenho uma road e uma MTB.

Bike Myiamura, aí com um garfo TSW que coloquei no lugar do de aço. Troquei por causa do peso e pra deixar a frente mais alta.Eu já tinha o TSW. Pneu 2.1 de MTB


Aqui ela com pneu 700x28


Minha Road, ela está com os mesmos pneus 700x28, olha a diferença do tamanho do triângulo traseiro, o pneu aqui quase raspa no seat tube.
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Boa tarde jefmello,

Muito obrigado por sua opinião. Já vi que o Igor faz um bom trabalho e posso ficar seguro quanto a isso. Essa era um informação importante que eu precisava e vocês me passaram.

Abraços,


Originalmente postado por jefmello jefmello escreveu:

Bom dia. Já fiz 3 quadros e 2 garfos em aço com o Igor. Gostei. Penso até em fazer mais um ainda. A questão é vc fazer as especificações pra seu uso (medidas espiga, eixo-coroa, offset, tipo de eixo... etc).
Esse é o mais recente com o garfo:
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Aí entra gosto pessoal e adaptação ao tipo de geometria.Uma observação, a TSW é bem legal.
A vantagem de colocar um garfo rígido logo que pegar a bike é que pode passar a suspensão sem uso, o que valoriza a revenda. 🤜🤛
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Pois é Hugo, tenho pensado nisso.

Se eu fizer um garfo com o Myiamura por R$ 500,00 que seja, mesmo que tenha que vender a suspensão bem mais barata, ainda assim o valor total da bike vai ficar bem mais em conta. 

Abraços.

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Aí entra gosto pessoal e adaptação ao tipo de geometria.Uma observação, a TSW é bem legal.
A vantagem de colocar um garfo rígido logo que pegar a bike é que pode passar a suspensão sem uso, o que valoriza a revenda. 🤜🤛
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Gabriel G Santos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel G Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 11:38
Tenho uma 29 também e inventei de pôr um Pirelli Tornado Alfa 700x25 (100psi) quando eu era iniciante (Hoje sou um iniciante melhorado). A bike ficou extremamente rápida, principalmente no trânsito. Era uma insanidade de aceleração, parecia até carro quando você pisa fundo, dava pra sentir a força G positiva. Meu pensamento era que como eu andava principalmente no asfalto (coisa de iniciante), era melhor ter um pneu de asfalto. Mas a bike ficou tão rápida que praticamente não tinha treinamento, eu era um peba total empurrando os brutos só por causa dos pneus, aí eu tive que tirar. Foi psicologicamente difícil ter que voltar pro final do pelotão kkkkkk

Mas a princípio, eu não achei desconfortável (isso sem usar bretelle ou shorts com forro), até porque minha bike sempre teve a suspensão travada por ferrugem, igual um garfo rígido exceto pelo peso. Minha cidade também tem péssimas ruas, mas com o tempo você vai se acostumando a desviar deles, na verdade você começa a gravar onde estão os piores. Minha única reclamação quanto a ele (e aos pneus de speed em geral) é que são bastantes inseguros, você sente que ele pode te trair e virar o guidão a qualquer momento. É um pouco complicado se acostumar com isso, principalmente em vias que tem muitos galhos, frutas, pedras, etc.

Até hoje tenho os pneus aqui. Um dia desses só de curiosidade eu vou colocar ele de voltar e dar uns sprints com ele, se já andava uma insanidade quando eu fazia 21 km/h de média com pneus 2.1, imagino agora que faço 28 km/h nos mesmos percursos com os mesmos 2.1, quanto seria com esses 700x25...
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jh1991 Ver Drop Down


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bh
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 13:47
Originalmente postado por Gabriel G Santos Gabriel G Santos escreveu:

Tenho uma 29 também e inventei de pôr um Pirelli Tornado Alfa 700x25 (100psi) quando eu era iniciante (Hoje sou um iniciante melhorado). A bike ficou extremamente rápida, principalmente no trânsito. Era uma insanidade de aceleração, parecia até carro quando você pisa fundo, dava pra sentir a força G positiva. Meu pensamento era que como eu andava principalmente no asfalto (coisa de iniciante), era melhor ter um pneu de asfalto. Mas a bike ficou tão rápida que praticamente não tinha treinamento, eu era um peba total empurrando os brutos só por causa dos pneus, aí eu tive que tirar. Foi psicologicamente difícil ter que voltar pro final do pelotão kkkkkk

Mas a princípio, eu não achei desconfortável (isso sem usar bretelle ou shorts com forro), até porque minha bike sempre teve a suspensão travada por ferrugem, igual um garfo rígido exceto pelo peso. Minha cidade também tem péssimas ruas, mas com o tempo você vai se acostumando a desviar deles, na verdade você começa a gravar onde estão os piores. Minha única reclamação quanto a ele (e aos pneus de speed em geral) é que são bastantes inseguros, você sente que ele pode te trair e virar o guidão a qualquer momento. É um pouco complicado se acostumar com isso, principalmente em vias que tem muitos galhos, frutas, pedras, etc.

Até hoje tenho os pneus aqui. Um dia desses só de curiosidade eu vou colocar ele de voltar e dar uns sprints com ele, se já andava uma insanidade quando eu fazia 21 km/h de média com pneus 2.1, imagino agora que faço 28 km/h nos mesmos percursos com os mesmos 2.1, quanto seria com esses 700x25...

Não sei se isso é trolagem ou problema de labirintite
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 14:04
Um pneu deste deveria é ter a venda proibida. Capaz de matar um ciclista inexperiente tamanha insanidade e aceleração...

Agora sobre o garfo rígido: se vai comprar uma MTB nova pra fazer isso, eu não aconselho. Compre uma bike já com garfo, seja uma urbana, híbrida ou road flatbar. A ideia do garfo seria válida se já tivesse uma MTB meio parada, com a suspa ruim ou estragada, e fosse transformar a bike numa híbrida.
strava.com/athletes/6410495
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adrianomtb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 14:36
Originalmente postado por Gabriel G Santos Gabriel G Santos escreveu:

Tenho uma 29 também e inventei de pôr um Pirelli Tornado Alfa 700x25 (100psi) quando eu era iniciante (Hoje sou um iniciante melhorado). A bike ficou extremamente rápida, principalmente no trânsito. Era uma insanidade de aceleração, parecia até carro quando você pisa fundo, dava pra sentir a força G positiva.

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gabriel G Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 15:07
LOLLOLLOL
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por Gabriel G Santos Gabriel G Santos escreveu:

Tenho uma 29 também e inventei de pôr um Pirelli Tornado Alfa 700x25 (100psi) quando eu era iniciante (Hoje sou um iniciante melhorado). A bike ficou extremamente rápida, principalmente no trânsito. Era uma insanidade de aceleração, parecia até carro quando você pisa fundo, dava pra sentir a força G positiva.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando eu disse "insanidade de aceleração" me referia aos padrões do MTB, a minha chegava a pelo menos 24km/h com +-2,5 segundos. É claro que é muito menos do que a força G de um carro, mas pelo menos pra mim as únicas vezes que eu senti aquela sensação de aceleração foi com esses pneus.

Repito: Padrões do MTB
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almor67 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar almor67 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 17:02
Também não acho que pneus façam essa enorme diferença que você descreveu, mas obrigado pelo seu relato. De qualquer forma minha intenção é colocar pneis 29 x 2.10, provavelmente esse aqui, mas aceito sugestões.


Obrigado.

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por Gabriel G Santos Gabriel G Santos escreveu:

Tenho uma 29 também e inventei de pôr um Pirelli Tornado Alfa 700x25 (100psi) quando eu era iniciante (Hoje sou um iniciante melhorado). A bike ficou extremamente rápida, principalmente no trânsito. Era uma insanidade de aceleração, parecia até carro quando você pisa fundo, dava pra sentir a força G positiva. Meu pensamento era que como eu andava principalmente no asfalto (coisa de iniciante), era melhor ter um pneu de asfalto. Mas a bike ficou tão rápida que praticamente não tinha treinamento, eu era um peba total empurrando os brutos só por causa dos pneus, aí eu tive que tirar. Foi psicologicamente difícil ter que voltar pro final do pelotão kkkkkk

Mas a princípio, eu não achei desconfortável (isso sem usar bretelle ou shorts com forro), até porque minha bike sempre teve a suspensão travada por ferrugem, igual um garfo rígido exceto pelo peso. Minha cidade também tem péssimas ruas, mas com o tempo você vai se acostumando a desviar deles, na verdade você começa a gravar onde estão os piores. Minha única reclamação quanto a ele (e aos pneus de speed em geral) é que são bastantes inseguros, você sente que ele pode te trair e virar o guidão a qualquer momento. É um pouco complicado se acostumar com isso, principalmente em vias que tem muitos galhos, frutas, pedras, etc.

Até hoje tenho os pneus aqui. Um dia desses só de curiosidade eu vou colocar ele de voltar e dar uns sprints com ele, se já andava uma insanidade quando eu fazia 21 km/h de média com pneus 2.1, imagino agora que faço 28 km/h nos mesmos percursos com os mesmos 2.1, quanto seria com esses 700x25...

Não sei se isso é trolagem ou problema de labirintite
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almor67 Ver Drop Down
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Obrigado por sua opinião, mas uma uma urbana, híbrida ou road flatbar decente, com um bom grupo vai passar dos R$ 10.000,00, bem mais do que eu vou gastar nessa "gambiarra". De qualquer forma a bike já foi encomendada, então... é achar o garfo certo ou rodar com a suspensão, trocando só os pneus e a coroa.

Abraços.

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Um pneu deste deveria é ter a venda proibida. Capaz de matar um ciclista inexperiente tamanha insanidade e aceleração...

Agora sobre o garfo rígido: se vai comprar uma MTB nova pra fazer isso, eu não aconselho. Compre uma bike já com garfo, seja uma urbana, híbrida ou road flatbar. A ideia do garfo seria válida se já tivesse uma MTB meio parada, com a suspa ruim ou estragada, e fosse transformar a bike numa híbrida.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2021 as 17:21
Cada um entende sua necessidade, no meu caso não usaria um pneu 2.1 mesmo com garfo rígido e sonora rodar no asfalto. Sei que já relatou que a bike vai ser ForFun, nada como objetivo de rendimento.
Um pneu 1.75 acredito ser suficiente. Esse aqui por exemplo.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1861428703-pneu-29-slick-kevlar-innova-pro-aro-29x175-delta-force-545g-_JM?variation=82380241547#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-boost-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=febb96f8-3c87-4bb3-8b49-2f0071fc5393

Essa marca é boa, já usei na minha MTB, mas outro modelo e 2.1, ainda tenho eles aqui, é que troquei por Continental.

Editado por Hugobh77 - 04 Jun 2021 as 17:21
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almor67 Ver Drop Down
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A opção é boa também. Pensei em um pneu um pouco mais largo porque eventualmente posso querer fazer longas distâncias, mais de 100 km e precisar pegar algum trecho de terra num desses longões. Acha que o pneu 1.75 daria conta? É for fun, mas é atividade física também, só não tem competição nem correria. Onde eu moro tem muuuuiiiito morro, então o exercício físico já é garantido para qualquer lado que eu vá. É sério, para eu sair de casa e chegar na BR040 já pego alguns morrinhos bons.

Wink

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Cada um entende sua necessidade, no meu caso não usaria um pneu 2.1 mesmo com garfo rígido e sonora rodar no asfalto. Sei que já relatou que a bike vai ser ForFun, nada como objetivo de rendimento.
Um pneu 1.75 acredito ser suficiente. Esse aqui por exemplo.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1861428703-pneu-29-slick-kevlar-innova-pro-aro-29x175-delta-force-545g-_JM?variation=82380241547#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-v2p-pdp-boost-v2&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-v2p&reco_id=febb96f8-3c87-4bb3-8b49-2f0071fc5393

Essa marca é boa, já usei na minha MTB, mas outro modelo e 2.1, ainda tenho eles aqui, é que troquei por Continental.
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almor67 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar almor67 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2021 as 19:22
Boa noite a todos, 

Só para fazer uma atualização. Resolvi encomendar o garfo com o Igor Miyamura. Vai sair por R$ 400,00 mais o frete. Uma bagatela perto do que eu gastaria com o garfo da Surly, no mínimo uns R$ 1.700,00. 

Encomendei hoje e posso dizer que o Igor foi extremamente atencioso e paciente comigo, tirou todas as minha dúvidas. Eu perguntei a ele se queria algum tipo de sinal, ele me disse que não, pagamento só quando o garfo ficar pronto. 

Alguém me perguntou aqui sobre peso e prazo. Ele imagina que vai ficar por volta de 1.5 kg por ser de aço (peso para mim não é problema). A suspensão da minha bike deve pesar uns 2 kg. Ele me explicou que faz o garfo bem reforçado, priorizando a segurança. Cá entre nós prefiro um garfo resistente a um osso quebrado ou pior.

Quanto ao prazo ele falou em 15 dias.

Agora é aguardar.

Abraços a todos.

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eucalis Ver Drop Down
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MUTAMBEIRO
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MUTAMBEIRO
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Muito bonita a bike. É essa a intenção.

Originalmente postado por eucalis eucalis escreveu:

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