Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cassete 9v forçando corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cassete 9v forçando corrente

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cassete 9v forçando corrente
    Postado: 11 Mai 2021 as 16:06
Boa tarde. Sou novato nas bikes. Qualquer deslize, me desculpem.
Montei uma bike aro 29 da alfameq, quadro stroll.
Coloquei uma coroa unica de 32T.
Cassete 9v da sunrun (parece ser bom).
Passador shimano 9v
Corrente Kmc z9
Cubo cassete roletado Ltx.
Cambio ty 300 torney ( dando conta).
Pois bem. Troca de marchas, precisao, alcance, tudo perfeito na bike.
Linha da corrente certinha. Agora o problema...
Quando uso no maior cog (36t) a corrente força muito fazendo um barulho como se tivesse roçando o cassete.na coroa vai de boa.
Agora, existe soluçao para minimizar essa torçao da corrente?
Um cassete melhor (nao sao padronizados?).
A corrente Kmc z9, seria ruim?
Idéias e criticas sao bem vindas.
A bike é para eu iniciar nas 29. Sou piloto de estrada e ciclovias ainda.

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 16:28
Cara, geralmente, correntes 9v não são feitas pra coroa única. Maioria é para 2 ou 3 coroas, portanto ela não é preparada pra aguentar a torção a longo prazo!

Se tu ajustar o chainline pra não fazer isso no cog 36, provavelmente o faça no cog 11.

Uma ideia bem fora da casinha: testa uma corrente para 10v e verifica se há alguma melhora!

Te digo isso porque na antiga bike aro 26 que eu tinha, ela era de 21v, mas eu usava corrente de 9v porque tinha nela um pedivela Deore M590 pra 27v. Funcionava muito bem!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 18:24
Pois entao. Eu vi relatos dessa idéia de por corrente para 10v.
A questão é saber se as de 10v aguentao mesmo mais torçao por serem mais finas.
Chain line ta perfeito.
O cog 11 pega de boa. Só a de 36 que range.
Boa ideia a sua. .
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 18:28
A corrente está com o tamanho certo ? Não está muito curta não ?
Voltar ao Topo
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 18:34
Ta perfeita. Tamanho certinho. E nao pula nenhuma. Só a torçao é demasiado.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 20:25
Concordando com tudo que a galera sugeriu, vou colocar mais uma questão: o câmbio TY300 é apropriado pra relação 6v ou 7v com até 34 dentes no maior cog. O ângulo do movimento dele, do maior pro menor cog, não é projetado pra cog 36d.

É só uma hipótese. Se esse for o problema, talvez de pra compensar isso ajustando o parafuso B e afastando o câmbio do cassete. Mas achei importante colocar.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 20:36
Esse ty 300 por ter uma roldana deslocada do eixo, segura ate 40t. Na net tem muitos que usam. Ate 9v vai de boa.
Nem extensor de gancheira usei. Tem folga ainda com o de 36.
O ranger e evidente na parte de cima da corrente.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 20:57
Como disse, é só uma hipótese.

Eu mesmo uso um RD-M370 que é apropriado, conforme o manual, pra cassete 9v de até 11-34d e pedivela com diferença máxima de 22d entre a maior e a menor (48-36-26d ou 44-32-22d), mas o meu setup tem cassete 8v 11-40d e pedivela personalizado 48-36-22d. O manual apenas indica o uso conforme o projeto, mas a prática é realmente diferente.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2021 as 00:42
Pelo jeito, vou pegar uma x10 da kmc e ver como se comporta. 2 amigos aí já usam ou usaram correntes acima. Vou testar aqui. É irrisório a diferença de medida da x9 e x10. Vale a pena testar.
Essa z9 que peguei é bem basicona.
Valew pessoal. Vou seguir as dicas.
Obrigado.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2021 as 07:42
Nos informe se fizer esse teste!
Bom pro conhecimento geral!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2021 as 11:16
Só para efeito de contribuição, eu já vi uma bike zero km aqui na minha região, em exposição para venda em uma bikeshop, na época era o 2X10, e a bike estava com kit sram 2X10 porem a corrente tambem era sram só que o modelo para 9v nesse kit. Me lembro que cheguei perto e observei sem falar nada, é claro. Outro teste que voce pode fazer, se tiver como, é pegar um outro modelo de cambio e colocar aí na relação e ver o comportamento , se o barulho persiste ou diminui ou acaba.
Voltar ao Topo
97636 Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mai 2021
Ourinhos
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 97636 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2021 as 19:06
Testei...
Na bancada agora depois de 15km, percebi comportamento diferente da antiga Z9 por essa x10.
A de 9v torce focando quadrada na catraca e na coroa, como um grafico de leitor digital. Muito interessante.
Já essa x10 ela forma uma onda na catraca e coroa, bem suave. Acho que foi por isso que parou de roçar o cog maior.
Ficou mais firme e preciso as passagens de marcha tanto subindo como descendo.
Só o stop do cog menor precisou de ajuste pela corrente torcer diferente.
Top a corrente.
Quem deu a idéia, obrigado pela força.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X