Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda - Garfo Cromoly para TREK 4300
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda - Garfo Cromoly para TREK 4300

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda - Garfo Cromoly para TREK 4300
    Postado: 26 Dez 2021 as 07:56






Coloquei na minha Trek 4500 um Surly 1x1 Chromoly, suspension corrected.

Não cortei a espiga pois a bike é para cicloturismo. Uma pena que não tenho usado a bike há 3 anos (tô com outras). Coloquei ela a venda (lá na secção e classificados).

Mas se ainda não achou o garfo, esse tá Surly é o que de melhor existe. Vale o investimento.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2021 as 22:01
E o Fibizão nao aguenta o tranco não? Espiga de aço e pernas em alumínio nao sei como fazem a junção entre os dois, dever ser por encaixe sob pressão absurda presumo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2021 as 08:33
Olha, eu não confio em soldas em partes estruturais. A espiga da direção sofre uma boa tensão durante as frenagens, segurando a mesa e o guidão, que recebem o seu peso e te apoiam.

Um exemplo da minha própria experiência foi um adaptador de rosca oversized pra aheadset também oversized. Estava feliz e contente usando ele, aí veio a revisão semestral que eu faço nas bikes daqui de casa e eu descobri uma rachadura nele. Se não tivesse feito a revisão, eu teria descoberto levando um tombo bastante feio.

Solda de arco elétrico tende a deixar o metal quebradiço, o certo seria usar MIG ou TIG, o que é pouco provável que ele vá usar. Além do mais, o tubo da espiga não é muito grosso, não tem muita área pra aderir à solda, é muito difícil de fazer algo resistente. Tem mais coisa contra do que a favor na equação, um garfo encomendado seria mais recomendável. Ou comprar na gringa um garfo com as medidas apropriadas.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
cassiopedrosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassiopedrosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2021 as 12:11
Puxa vida, não sabia que tava difícil dessa maneira, tem tempos que não vou a uma bicicletaria para ver peças.

Encontrei um garfo da Trek de cromoly em bom estado, porem a espiga é curta.

Tem um cara aqui em BH que parece fazer um bom trabalho de emenda de espiga, segundo o que apurei fica seguro.

O garfo é esse preto abaixo, que vai sair a R$60,00 + custo da mão de obra, será que vale a pena?


Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 07:08
Cara, garfos pra aro 26” bons estão difíceis de encontrar. Talvez sua melhor opção seja encomendar de um framebuilder, aí ele pode ser do jeito que vc quiser, ainda que por uma grana.

Inclusive, o que me fez desistir de investir mais na minha 26” (exceto no que possa ser transferido pra outra 29”) é essa carência de peças específicas. Tá um saco: aros, raios, garfos/suspensões tão realmente difíceis, e o fato da minha ser apenas v-brake ainda piora.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
cassiopedrosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2021
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassiopedrosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 21:30
Galera,

Tenho uma Trek 4300 2006 original, mas, que pretendo fazer pequenas alterações para cicloturismo.

Uma dessas alterações é a substituição da suspensão, que não é boa, por um garfo rígido.

Estou convencido de que um garfo de cromoly (cromo-molibdênio) é a melhor opção.

Aí que entra o problema, como minha bike é 26, não encontro desses garfos novos, ou pelo menos não facilmente.

Os usados que tenho encontrado são de espiga curta (por exemplo 12 cm, sendo que a minha suspensão original tem espiga de 25 cm).

Ai vem a dúvida, vale a pena emendar espiga?

Tenho outra alternativa barata?

Abaixo segue foto da minha bike.




Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X