Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Transição de bike iniciante para intermediária
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Transição de bike iniciante para intermediária

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Transição de bike iniciante para intermediária
    Postado: 19 Abr 2021 as 10:41
Fala, galera!

Tô há um ano rodando com uma oggi velloce 2018, bike bem bacana com kit claris e garfo de carbono. Porém, de uns meses pra cá comecei a pedalar com mais constância (3× por semana, +-50km cada treino) e venho tendo a sensação de que a bike não está rendendo. Em determinado ponto do pedal, por volta dos 34~35km/h, parece que tô pedalando um tijolo. Aí vêm as minhas dúvidas:

•Será que a bike é a principal responsável por essa resistência sinistra que eu sinto após certa velocidade ou devo procurar me aprimorar fisicamente antes de culpar a coitada?

•Se eu resolver partir para um modelo melhor, um upgrade para uma bike de alumínio com tiagra fará muita diferença no meu pedal?

Valeu!

Voltar ao Topo
akinaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2011
Japão
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar akinaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 12:04
Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Fala, galera!

Tô há um ano rodando com uma oggi velloce 2018, bike bem bacana com kit claris e garfo de carbono. Porém, de uns meses pra cá comecei a pedalar com mais constância (3× por semana, +-50km cada treino) e venho tendo a sensação de que a bike não está rendendo. Em determinado ponto do pedal, por volta dos 34~35km/h, parece que tô pedalando um tijolo. Aí vêm as minhas dúvidas:

•Será que a bike é a principal responsável por essa resistência sinistra que eu sinto após certa velocidade ou devo procurar me aprimorar fisicamente antes de culpar a coitada?

•Se eu resolver partir para um modelo melhor, um upgrade para uma bike de alumínio com tiagra fará muita diferença no meu pedal?

Valeu!



Fala Saulo, beleza?

Acima dos 30km/h, a resistência do ar começa a ser um ponto muito importante.

Partindo da premissa que o seu equipamento está bem regulado e em boas condições, primeiro você deve trabalhar o seu posicionamento, para ficar mais aerodinâmico e verificar se a sua pedalada é eficiente.
Fazer um bike Fit com um bom profissional ajuda bastante na fluidez da geração e transferência da potência/ força que voce faz.

Na parte mecânica, uma relação limpa, regulação e bem lubrificada também te torna mais eficiente. Um upgrade recomendável são os pneus, busque algum modelo que caiba no seu orçamento e que tenha uma rolagem melhor.

Se você fizer essas 2 coisas, você estará usando o seu equipamento atual com muito mais eficiência, e mais próximo do limite dele. A partir daí, se você sentir que a sua atual bicicleta for o fator limitante e quiser trocar, você não perde nada, leva o fit e os pneus para a bike nova. Ainda faz uma compra bem acertada é muito mais consciente.

Já um upgrade de grupo numa bike nova, como o tiagra citado, trará benefício na questão do escalonamento das marchas, dependendo do relevo onde você pedala, e na qualidade das trocas de marcha, mas acredito que os ganhos de desempenho não são tão drásticos. A grande diferença está na geometria, ajuste da bike as suas medidas corporais que o fit vai te dar.

Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 12:29
A Velocce é uma boa bike pra começar.
A tendência natural é que sinta mesmo essa limitação e queira experimentar outros modelos, que com certeza vai resultar em melhor performance.

Certifique-se que não vai trocar 6 por meia dúzia.

Nada impede de vc trocar de bike enquanto melhora a parte física. Inclusive acho um grande estímulo.

Depende muito de qual bike de alumínio, o ponto não é o material de construção do quadro. Precisa avaliar se quer uma geometria mais agressiva, qual relação vai te atender, conforto e etc.

Pelo que comentou da limitação nos 34-35 km/h, vc já está numa pegada de querer uma que desenvolve bem no plano.
Entre as nacionais, as boa opções são a Soul 3R1, Caloi Strada Racing, Sense Criteirium, Oggi Stimula...
Se conseguir esticar um pouco mais, tem a 3R1 Aero, que vem com grupo 105 e roas om perfil de 35mm que podem receber pneus tubeless.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 19:45
Originalmente postado por akinaga akinaga escreveu:

Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Fala, galera!

Tô há um ano rodando com uma oggi velloce 2018, bike bem bacana com kit claris e garfo de carbono. Porém, de uns meses pra cá comecei a pedalar com mais constância (3× por semana, +-50km cada treino) e venho tendo a sensação de que a bike não está rendendo. Em determinado ponto do pedal, por volta dos 34~35km/h, parece que tô pedalando um tijolo. Aí vêm as minhas dúvidas:

•Será que a bike é a principal responsável por essa resistência sinistra que eu sinto após certa velocidade ou devo procurar me aprimorar fisicamente antes de culpar a coitada?

•Se eu resolver partir para um modelo melhor, um upgrade para uma bike de alumínio com tiagra fará muita diferença no meu pedal?

Valeu!



Fala Saulo, beleza?

Acima dos 30km/h, a resistência do ar começa a ser um ponto muito importante.

Partindo da premissa que o seu equipamento está bem regulado e em boas condições, primeiro você deve trabalhar o seu posicionamento, para ficar mais aerodinâmico e verificar se a sua pedalada é eficiente.
Fazer um bike Fit com um bom profissional ajuda bastante na fluidez da geração e transferência da potência/ força que voce faz.

Na parte mecânica, uma relação limpa, regulação e bem lubrificada também te torna mais eficiente. Um upgrade recomendável são os pneus, busque algum modelo que caiba no seu orçamento e que tenha uma rolagem melhor.

Se você fizer essas 2 coisas, você estará usando o seu equipamento atual com muito mais eficiência, e mais próximo do limite dele. A partir daí, se você sentir que a sua atual bicicleta for o fator limitante e quiser trocar, você não perde nada, leva o fit e os pneus para a bike nova. Ainda faz uma compra bem acertada é muito mais consciente.

Já um upgrade de grupo numa bike nova, como o tiagra citado, trará benefício na questão do escalonamento das marchas, dependendo do relevo onde você pedala, e na qualidade das trocas de marcha, mas acredito que os ganhos de desempenho não são tão drásticos. A grande diferença está na geometria, ajuste da bike as suas medidas corporais que o fit vai te dar.

Espero ter ajudado.

Valeu, akinaga! A bike tá bem regulada e com o fit ajustado. Também consigo sustentar uma postura mais aerodinâmica sem problemas. 

Sobre os pneus, ainda estou rodando com os originais ( kenda kwick tendril endurance). Não pesquisei a fundo, mas me parece que ele são bem básicos. Já cogitei inclusive trocar as rodas da bike, contudo acho mais vantajoso vender a velloce e usar a grana que gastaria nos aros para comprar uma bike melhor.  
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 20:05
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

A Velocce é uma boa bike pra começar.
A tendência natural é que sinta mesmo essa limitação e queira experimentar outros modelos, que com certeza vai resultar em melhor performance.

Certifique-se que não vai trocar 6 por meia dúzia.

Nada impede de vc trocar de bike enquanto melhora a parte física. Inclusive acho um grande estímulo.

Depende muito de qual bike de alumínio, o ponto não é o material de construção do quadro. Precisa avaliar se quer uma geometria mais agressiva, qual relação vai te atender, conforto e etc.

Pelo que comentou da limitação nos 34-35 km/h, vc já está numa pegada de querer uma que desenvolve bem no plano.
Entre as nacionais, as boa opções são a Soul 3R1, Caloi Strada Racing, Sense Criteirium, Oggi Stimula...
Se conseguir esticar um pouco mais, tem a 3R1 Aero, que vem com grupo 105 e roas om perfil de 35mm que podem receber pneus tubeless.

Valeu, Degan! É isso mesmo. Quando estou no plano, empaca total. O pior é que sinto que ainda tenho perna para desenvolver um ritmo mais intenso.

Estou de olho nesses modelos que vc citou e na Groove Overdrive 70, que é a minha preferida até agora (câmbios tiagra, garfo 100% carbono, rodas shimano, garantia vitalícia no quadro e preço mais em conta kkk). Entrei em contato com a marca e me informaram que o modelo 2021 vai sair em maio.

A 3r1 Aero é show demais! Pena que, no momento, é um $onho di$tante.   
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 09:57
quanto ao grupo, de Claris pra Tiagra não sei se vai dar aqueeeela mudança.. você vai melhorar escalonamento, o Tiagra é pra ter uma fluidez/responsividade melhor (herdada dos grupos acima), mas isso não é o que faria diferença diretamente na velocidade no plano
de resto, akinaga e degan já resumiram bem..

acho que a mudança de menor custo e maior impacto deve ser no pneu.. e tb pq caso não dê muita diferença, é um "consumivel" que voce vai acabar usando alguma hora, pode levar pra outra bike se trocar, ou vender não muito dificil tb

a partir dai, acho que vale mais um upgrade na bike de vez msm que voce deve perceber mais diferença.. pega uma geometria mais "aero" e vai
o cambio tiagra/105 já é legal mas pra tua preocupação não é pra dar uma baita diferença tb, voce deve sentir mais a dif do grupo em trechos de subida (pelo escalonamento, responsividade e peso)
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 11:45
Gostei, sempre esqueço de olhar as bikes da Groove. Tem grupo fechado Tiagra, coroas 52/36, roda shimano e vários lugares onde consegue fazer upgrades no futuro.
Cor bem bonita e uma geometria mais voltada para endurance.

Sendo muito chato, o ponto de que não me agrada é o cassete 12/28. Seria melhor contar com o pinhão de 11, mas é só um detalhe.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2021 as 01:07
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

quanto ao grupo, de Claris pra Tiagra não sei se vai dar aqueeeela mudança.. você vai melhorar escalonamento, o Tiagra é pra ter uma fluidez/responsividade melhor (herdada dos grupos acima), mas isso não é o que faria diferença diretamente na velocidade no plano
de resto, akinaga e degan já resumiram bem..

acho que a mudança de menor custo e maior impacto deve ser no pneu.. e tb pq caso não dê muita diferença, é um "consumivel" que voce vai acabar usando alguma hora, pode levar pra outra bike se trocar, ou vender não muito dificil tb

a partir dai, acho que vale mais um upgrade na bike de vez msm que voce deve perceber mais diferença.. pega uma geometria mais "aero" e vai
o cambio tiagra/105 já é legal mas pra tua preocupação não é pra dar uma baita diferença tb, voce deve sentir mais a dif do grupo em trechos de subida (pelo escalonamento, responsividade e peso)


Vou dar uma olhada nos pneus msm, stefanob , até pq os que vêm nas bikes que estou de olho não são grandes coisa.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2021 as 01:11
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Gostei, sempre esqueço de olhar as bikes da Groove. Tem grupo fechado Tiagra, coroas 52/36, roda shimano e vários lugares onde consegue fazer upgrades no futuro.
Cor bem bonita e uma geometria mais voltada para endurance.

Sendo muito chato, o ponto de que não me agrada é o cassete 12/28. Seria melhor contar com o pinhão de 11, mas é só um detalhe.


Tbm curti o estilo da bike. Sobre o cassete, essa coroa com mais dentes do que a compacta não compensaria a falta do cog de 11?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2021 as 03:45
Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Gostei, sempre esqueço de olhar as bikes da Groove. Tem grupo fechado Tiagra, coroas 52/36, roda shimano e vários lugares onde consegue fazer upgrades no futuro.
Cor bem bonita e uma geometria mais voltada para endurance.

Sendo muito chato, o ponto de que não me agrada é o cassete 12/28. Seria melhor contar com o pinhão de 11, mas é só um detalhe.


Tbm curti o estilo da bike. Sobre o cassete, essa coroa com mais dentes do que a compacta não compensaria a falta do cog de 11?


Não, de 52x12 sua velocidade final será 5%menor que de 50x11! Com o Tiagra eu usaria 50-34 X 11-25 e treinaria bastante. O melhor escalonamento Shimano na minha opinião é atualmente o dos 11-30 de 11v. Gosto do Sora 11-28 tbém (11-12-13-14-16-18-21-24-28) e não vejo motivos para o Tiagra ter o mesmo escalonamento apenas adicionando o cog 15 (ficaria muito superior ao 12-28).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2021 as 14:04
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Gostei, sempre esqueço de olhar as bikes da Groove. Tem grupo fechado Tiagra, coroas 52/36, roda shimano e vários lugares onde consegue fazer upgrades no futuro.
Cor bem bonita e uma geometria mais voltada para endurance.

Sendo muito chato, o ponto de que não me agrada é o cassete 12/28. Seria melhor contar com o pinhão de 11, mas é só um detalhe.


Tbm curti o estilo da bike. Sobre o cassete, essa coroa com mais dentes do que a compacta não compensaria a falta do cog de 11?


Não, de 52x12 sua velocidade final será 5%menor que de 50x11! Com o Tiagra eu usaria 50-34 X 11-25 e treinaria bastante. O melhor escalonamento Shimano na minha opinião é atualmente o dos 11-30 de 11v. Gosto do Sora 11-28 tbém (11-12-13-14-16-18-21-24-28) e não vejo motivos para o Tiagra ter o mesmo escalonamento apenas adicionando o cog 15 (ficaria muito superior ao 12-28).


Caramba, a diferença é considerável.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 13:56
Saulo,

Não é nada que desabone a compra. Eu não deixaria de comprar uma bike só pq o cassete não é 100% ideal.
O 12/28 vai te atender perfeitamente em 99,5% das situações.
O único ponto que pode (talvez) sofrer é se tiver andando em pelotão e alguem atacar numa descida.

Para ter uma idéia melhor, se estiver pedalando com 90 RPM (giros de pedal por minuto):
Com 52/11 vc estará a 53,9km/h
Com 52/12, a 49,3Km/h
Essas velocidades são bem altas mesmo nos pelotões mais nervosos.
Certamente quando vc chegar nesse nível aí já vai estar na hora de trocar cassete, corrente, coroa, etc... aí vc monta conforma sua necessidade
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2021 as 18:09
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Saulo,

Não é nada que desabone a compra. Eu não deixaria de comprar uma bike só pq o cassete não é 100% ideal.
O 12/28 vai te atender perfeitamente em 99,5% das situações.
O único ponto que pode (talvez) sofrer é se tiver andando em pelotão e alguem atacar numa descida.

Para ter uma idéia melhor, se estiver pedalando com 90 RPM (giros de pedal por minuto):
Com 52/11 vc estará a 53,9km/h
Com 52/12, a 49,3Km/h
Essas velocidades são bem altas mesmo nos pelotões mais nervosos.
Certamente quando vc chegar nesse nível aí já vai estar na hora de trocar cassete, corrente, coroa, etc... aí vc monta conforma sua necessidade

Saquei, valeu pela dica! Vamos ver se a Groove vai mexer no cassete no modelo 2021. 
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 10:11
Acho pouco provável. E geralmente a linha 2022 (ou 2021) vai vir com um aumento de preços que certamente não paga a diferença do cassete.

Como eu te disse, se curtiu a bike, não vacila pra pegar porque o mercado está aquecido.
Tenta negociar com o lojista um desconto.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 11:33
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Acho pouco provável. E geralmente a linha 2022 (ou 2021) vai vir com um aumento de preços que certamente não paga a diferença do cassete.

Como eu te disse, se curtiu a bike, não vacila pra pegar porque o mercado está aquecido.
Tenta negociar com o lojista um desconto.

Cara, to tentando achar essa e outras bikes de anos anteriores, mas tá difícil (na verdade isso serve pra qualquer modelo de road bike hj em dia). 

A alta no valor dos novos lançamentos foi assustadora, como a 3r1 não-aero da Soul passando dos 10k e Oggi Stimolla 2021 por 9,5K. As mais em conta são a sense criterium race (7,2k) e a strada racing (+-7k). O problema é que tenho lido muitas reclamações de trincas no quadro da sense e não me agrada o cabeamento exposto da caloi. O jeito é continuar de olho nas olxs da vida e nas bikeshops aqui da região pra ver se aparece algum negócio vantajoso. 

Como tudo indica que vou permanecer com a velloce por mais um tempo, resolvi seguir as dicas da galera e investi num pneu melhor: encomendei um par do continental grand sport race. Bora ver se agora eu desgrudo um pouco do asfalto.  
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 18:39
Tem que garimpar mesmo! Vira e mexe, na OLX tem gente se desfazendo de alguma. Esses dias tinha uma 3R4 Disc por 8k.

Quanto as quebras da Sense, tem que levar em consideração que eles estão vendendo muito, principalmente aí em MG. É natural que quantitativamente tenham mais casos.
Um amigo teve problema com a Soul, casos da S6 nova dando problema de trincas....acontece.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2021 as 00:56
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Tem que garimpar mesmo! Vira e mexe, na OLX tem gente se desfazendo de alguma. Esses dias tinha uma 3R4 Disc por 8k.

Quanto as quebras da Sense, tem que levar em consideração que eles estão vendendo muito, principalmente aí em MG. É natural que quantitativamente tenham mais casos.
Um amigo teve problema com a Soul, casos da S6 nova dando problema de trincas....acontece.


Sobre a sense criterium race, será que vale a pena mesmo ela vindo com freio à disco mecânico?
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2021 as 09:21
Vale sim, acho o freio mecanico que tenho na bike hibrida infinitamente superior ao freio de ferradura que tenho na speed.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2021 as 19:10
Bom saber. A criterium é a que está mais fácil de conseguir aqui em BH. Nesse fds vou tentar dar uma olhada na bike pessoalmente em alguma loja pra ver se eu curto. Valeu, Degan! 
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2021 as 20:46
Galera, tô de volta com mais uma dúvida.

Estava decidido a comprar a criterium race, mas aí resolvi fuçar nos sites das bikes gringas e trombei com isso:





E agora? Vale a pena insistir na criterium com tiagra ou pegar a caad com sora? Ainda não entrei em contato com as lojas revendedoras da cannondale daqui de BH, mas acredito que com uma chorada o valor fique próximo ao da criterium (+- 7,3k).

Além do câmbio inferior, a caad vem com freios ferradura da promax, enquanto a sense tem freio à disco mecânico shimano. Porém, acredito que o peso da caad é bem menor que o da criterium. Enquanto a bike nacional pesa 10,6kg, a gringa parece ter por volta de 9,5 (estou me baseando nas caad 3 antigas, pois nao encontrei o peso do modelo 2021 no site da cannondale).

Peço a opinião de vocês mais uma vez.     



Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2021 as 21:32
Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Galera, tô de volta com mais uma dúvida.

Estava decidido a comprar a criterium race, mas aí resolvi fuçar nos sites das bikes gringas e trombei com isso:





E agora? Vale a pena insistir na criterium com tiagra ou pegar a caad com sora? Ainda não entrei em contato com as lojas revendedoras da cannondale daqui de BH, mas acredito que com uma chorada o valor fique próximo ao da criterium (+- 7,3k).

Além do câmbio inferior, a caad vem com freios ferradura da promax, enquanto a sense tem freio à disco mecânico shimano. Porém, acredito que o peso da caad é bem menor que o da criterium. Enquanto a bike nacional pesa 10,6kg, a gringa parece ter por volta de 9,5 (estou me baseando nas caad 3 antigas, pois nao encontrei o peso do modelo 2021 no site da cannondale).

Peço a opinião de vocês mais uma vez.     






Sou suspeito. Jamais pagaria 7k numa Criterium.
Tenho uma Caad13 Disc com a mesma geometria desta amarelinha (moderna e eficiente), e.ainda e uma ótima base para evoluir. +11kg com pedais numa road é o fim. A Cannondale tem garfo carbono e é certamente mais ágil. Gosto do Sora com cassete 11-30 e os pneus 25 (cabem 28) são bem acertados para o uso.

Pessoalmente, gosto dos freios de aro frente aos mecânicos (Tenho hidráulicos na minha bike, mas é outro patamar de tecnologia e preço - inclusive manutenção).
Está Cannondale com umas rodas mais leves seria minha escolha!


Detalhe da Criterium são os pneus 38c. Se vai rodar.somebte em.asfalto, acho que maiores que 32c já ficam inviaveis (Tenho usado um 4season 32c ultimamente e já os acho parrudos demais), vejo esta questão dos 38c como argumento de venda e tentativa de empurrar como gravel (coisa que ela nem de longe é).





Editado por dimas2dimas - 29 Abr 2021 as 21:39
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 07:15
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Galera, tô de volta com mais uma dúvida.

Estava decidido a comprar a criterium race, mas aí resolvi fuçar nos sites das bikes gringas e trombei com isso:





E agora? Vale a pena insistir na criterium com tiagra ou pegar a caad com sora? Ainda não entrei em contato com as lojas revendedoras da cannondale daqui de BH, mas acredito que com uma chorada o valor fique próximo ao da criterium (+- 7,3k).

Além do câmbio inferior, a caad vem com freios ferradura da promax, enquanto a sense tem freio à disco mecânico shimano. Porém, acredito que o peso da caad é bem menor que o da criterium. Enquanto a bike nacional pesa 10,6kg, a gringa parece ter por volta de 9,5 (estou me baseando nas caad 3 antigas, pois nao encontrei o peso do modelo 2021 no site da cannondale).

Peço a opinião de vocês mais uma vez.     






Sou suspeito. Jamais pagaria 7k numa Criterium.
Tenho uma Caad13 Disc com a mesma geometria desta amarelinha (moderna e eficiente), e.ainda e uma ótima base para evoluir. +11kg com pedais numa road é o fim. A Cannondale tem garfo carbono e é certamente mais ágil. Gosto do Sora com cassete 11-30 e os pneus 25 (cabem 28) são bem acertados para o uso.

Pessoalmente, gosto dos freios de aro frente aos mecânicos (Tenho hidráulicos na minha bike, mas é outro patamar de tecnologia e preço - inclusive manutenção).
Está Cannondale com umas rodas mais leves seria minha escolha!


Detalhe da Criterium são os pneus 38c. Se vai rodar.somebte em.asfalto, acho que maiores que 32c já ficam inviaveis (Tenho usado um 4season 32c ultimamente e já os acho parrudos demais), vejo esta questão dos 38c como argumento de venda e tentativa de empurrar como gravel (coisa que ela nem de longe é).





Aquele vermelho-alaranjado-neon da caad 13 é fantástico! Confesso que o que me pegou nessa caad 3 foi a cor. Já tinha visto a versão preta dela e não me interessei muito.

Vc falou das rodas da caad 3. Infelizmente não vou poder trocá-las de imediato. Seria uma troca tão necessária assim?
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 10:26
Nenhuma troca é tao necessária, exceto se for por segurança.
Essa roda vai te atender perfeitamente por um bom tempo. Ela tem suas limitações mas não é nada que te impeça de fazer excelentes treinos, ganhar condicionamento, força, ir cada vez mais longe.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 16:12
Show, galera! Liguei nas revendas da cannondale e infelizmente a marca está a meses sem fornecer bikes para os lojistas. Vou ter que aguardar mais um pouco. 
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 16:45
Esqueci de dizer que olhei o escalonamento do cassete de 9v que vem na caad e o de 10v que vem na criterium:

9v 11/12/14/16/18/20/23/26/30 

10v 11/12/14/16/18/20/22/25/28/32/

Os gaps nos pinhões de maior velocidade são exatamente os mesmos. Isso me leva a crer que, para o meu objetivo (desenvolver bem no plano), não haverá muita diferença entre os dois cassetes. Estou certo?
Voltar ao Topo
VictorBQ Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2019
Bh-MG
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VictorBQ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 17:28
Cara, se você tiver interesse, eu tenho uma Oggi stimolla 2020 aqui. Ela é a speed intermediária da oggi, fechada com tiagra.

Tá bem nova, revisada, etc. Tô vendendo por 6k.

Caso queira saber mais só me responder aqui e a gente manda um contato pra detalhes, fotos, etc.
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2021 as 22:18
Valeu pela oferta, Victor, mas to olhando bikes com cabeamento interno.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 17:07
Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Esqueci de dizer que olhei o escalonamento do cassete de 9v que vem na caad e o de 10v que vem na criterium:

9v 11/12/14/16/18/20/23/26/30 

10v 11/12/14/16/18/20/22/25/28/32/

Os gaps nos pinhões de maior velocidade são exatamente os mesmos. Isso me leva a crer que, para o meu objetivo (desenvolver bem no plano), não haverá muita diferença entre os dois cassetes. Estou certo?

Certíssimo!
E desistiu da Groove?
Se ficar esperando a Cannondale abastecer as lojas vai demorar....
Voltar ao Topo
sauloforts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2020
MG
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sauloforts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2021 as 01:51
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por sauloforts sauloforts escreveu:

Esqueci de dizer que olhei o escalonamento do cassete de 9v que vem na caad e o de 10v que vem na criterium:

9v 11/12/14/16/18/20/23/26/30 

10v 11/12/14/16/18/20/22/25/28/32/

Os gaps nos pinhões de maior velocidade são exatamente os mesmos. Isso me leva a crer que, para o meu objetivo (desenvolver bem no plano), não haverá muita diferença entre os dois cassetes. Estou certo?

Certíssimo!
E desistiu da Groove?
Se ficar esperando a Cannondale abastecer as lojas vai demorar....


Cara, não encontrei a Overdrive 70 em lugar nenhum.

Tô curioso pra ver como vai ficar o modelo 2021. Porém, me baseando no preço da Overdrive 50 2021 (6k numa bike com claris), o valor da nova Overdrive 70 não vai ser nada animador.

Não tenho pra onde correr não. Se for pra comprar hj, minhas opções são as usadas ou a criterium race nova. Tô achando melhor esperar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X