Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cambio NX ou GX?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cambio NX ou GX?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
humizera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2020
Olímpia
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humizera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cambio NX ou GX?
    Postado: 19 Abr 2021 as 09:51
Fala galera!!!
Queria algumas sugestões de usuários que utilizam cambio SRAM. Tenho um grupo SX e começou apresentar alguns problemas e vou fazer a troca de cambio + trocador.

Estou em duvida entre o SRAM NX ou GX (Obvio que o GX é melhor) mas eu não uso para competição, apenas roles de semana (media 40km) e no final de semana (150km entre sábado e domingo).
Um cambio NX vai me atender perfeitamente? Ou vale a pena gastar um pouquinho mais e investir no GX? O cambio NX é muito superior ao SX ou não?

Obs.: Nunca tive problema com desregulagem do cambio SX, na verdade após 7500km com o cambio SX o problema só apareceu agora com a mola do cage que está ruim e já estou querendo fazer um upgrade.
Voltar ao Topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2020
guaratingueta
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriciomsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 10:07
tenho a mesma duvida sua... vou acompanhar aqui
mauriciomsr
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 12:30
Com certeza vale a pena investir um pouco mais e comprar o GX, a precisão desse grupo é sensacional. Sobre usar pra competição ou passeio, eu não vejo como isso pode interferir na escolha, tem coisa melhor que um passeio com uma bike que tem trocas de marchas suaves e precisas e ainda se precisar acelerar você sabe que pode confiar na transmissão?
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 15:44
Se não for usuário cavalo, um NX vai de boa. Usei 1 ano por uns 8 mil quilômetros e só troquei pq apareceu um bom negócio num GX, mas estava com estado de zero, trocas precisas, NUNCA precisei regular ele.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
wcamargos Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2017
DF/MG
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wcamargos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 18:19
Se der, invista um pouco mais e pegue o GX.
Tenho uma Oggi 7.5 2019 com NX Eagle (cassete e corrente são GX) e já troquei na garantia pq quebrou antes de uma subida que a corrente entrou pro meio dos quadro e quebrou o câmbio...muito estranho...
não sei se são os mecânicos mas nunca pedalei com ao menos 1 marcha com "tic-tic" de câmbio desregulado.
Voltar ao Topo
wcamargos Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Abr 2017
DF/MG
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wcamargos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 18:20
raios*
Voltar ao Topo
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2021 as 20:09
Nenhum nem outro, sugiro experimentar usar um Deore 12v. Tenho um NX e já andei algum tempo com o deore novo na bike de um amigo para testar, é outros 500, SX e NX parecem sucata perto desse grupo. além disso, um câmbio+trocador deore é mais barato que só o câmbio GX.

Mas entre NX e GX, acho q valeria usar passador NX + cambio GX sim, a diferença pro NX é bem grande (também já testei)
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 07:24
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

Nenhum nem outro, sugiro experimentar usar um Deore 12v. Tenho um NX e já andei algum tempo com o deore novo na bike de um amigo para testar, é outros 500, SX e NX parecem sucata perto desse grupo. além disso, um câmbio+trocador deore é mais barato que só o câmbio GX.

Mas entre NX e GX, acho q valeria usar passador NX + cambio GX sim, a diferença pro NX é bem grande (também já testei)

Uso Deore em uma Oggi Cattura Sport, realmente o grupo é fantástico, mas não é melhor que o Sram GX, o GX tem mais rápidas e suaves, mas não é muita diferença. A minha corrente do Deore teve vários pontos de oxidação com 400 km, fato que nunca aconteceu na corrente Sram. Com 1500 km o desgaste da corrente não chegou em 0.25, porém só uso lubrificante Smoove (Tenho uma corrente Sram GX com 2500 km que ainda não chegou em 0.25 de desgaste com esse lubrificante). Então sobre o conceito de melhor ou pior, em termos de funcionamento o Sram GX é melhor que o Deore e NX, porém o custo de manutenção dele é altíssimo, um cassete do GX custa mais de R$ 2.000,00, custo benefício do Sram GX comparado ao Deore é baixíssimo, aliás nenhum um grupo supera o Deore em termos de custo benefício.

Voltar ao Topo
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 08:12
Então, mas no caso ele está perguntando somente sobre câmbio + trocador, isento de corrente, cassete e afins. Já vi muitas pessoas usando câmbio shimano em corrente+cassete sram e funcionando perfeitamente, por isso citei o Deore, como custo benefício. Concordo com a colocação que fez sobre os equipamentos GX
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 08:30
Originalmente postado por humizera humizera escreveu:

Fala galera!!!
Queria algumas sugestões de usuários que utilizam cambio SRAM. Tenho um grupo SX e começou apresentar alguns problemas e vou fazer a troca de cambio + trocador.

Estou em duvida entre o SRAM NX ou GX (Obvio que o GX é melhor) mas eu não uso para competição, apenas roles de semana (media 40km) e no final de semana (150km entre sábado e domingo).
Um cambio NX vai me atender perfeitamente? Ou vale a pena gastar um pouquinho mais e investir no GX? O cambio NX é muito superior ao SX ou não?

Obs.: Nunca tive problema com desregulagem do cambio SX, na verdade após 7500km com o cambio SX o problema só apareceu agora com a mola do cage que está ruim e já estou querendo fazer um upgrade.


Se usou um SX por 7 mil km e esta satisfeito, eu não gastaria com GX, Deore e tal. 
Pega um NX que é um pouco mais robusto que SX e segue a vida.... 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
humizera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2020
Olímpia
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humizera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 08:53
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

Então, mas no caso ele está perguntando somente sobre câmbio + trocador, isento de corrente, cassete e afins. Já vi muitas pessoas usando câmbio shimano em corrente+cassete sram e funcionando perfeitamente, por isso citei o Deore, como custo benefício. Concordo com a colocação que fez sobre os equipamentos GX

Eu tenho uma Sense Impact SL 2020 e ela é fechada SX, a primeira corrente durou 4500km e a segunda (NX) durou 3000km (achei péssima a corrente NX, oxidava muito e nunca conseguia limpar sempre parecia que tinha areia dentro)... Agora comprei uma GX e é maravilhosa até o momento...
A minha intenção era o cambio NX ou GX para continuar com o meu pedivela SX e o Cassete (ate acabar que acredito que seja na próxima troca de corrente).

Minha vontade era mesmo pegar um Deore ou SLX mas vai funcionar com pedivela, corrente e cassete SRAM?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 09:43
Originalmente postado por humizera humizera escreveu:

Minha vontade era mesmo pegar um Deore ou SLX mas vai funcionar com pedivela, corrente e cassete SRAM?

Existem vários relatos que, pessoal usando Cambio e passador Deore / SLX / XT com cassete, corrente e pedivela SRAM, assim mantinham o cubo padrão Shimano para as 12v.

Inclusive o usuário Hardwell usa algo semelhante!


Editado por GabrielSL329 - 20 Abr 2021 as 09:44
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
humizera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2020
Olímpia
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humizera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 09:47
Apenas outra informação se caso eu escolher o grupo GX. Vou continuar usando o cassete NX (1230) de 11-50 pois o GX é 3x mais caro kkkkkk e ainda teria que fazer a troca do cubo.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 09:48
Originalmente postado por humizera humizera escreveu:


Minha vontade era mesmo pegar um Deore ou SLX mas vai funcionar com pedivela, corrente e cassete SRAM?


Eu troquei Cassete, cambio, passador e corrente NX e coloquei Deore 12V (claro, troquei o cubo TB)
Mantive o pedivela Eagle e super de boa, em funcionamento e durabilidade. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 11:44
lembre-se que existe ainda muito gx com problema no cage, aqueles que arrebentam o câmbio ao descer marcha.

Tirando isso também penso em pegar um GX para por na minha bike com SX, a prioridade é trocar o cubo para microspline e o cassete para slx. Meu SX não deu problema, desregulou já duas vezes, mas também estou perto dos 5000 km e estou com fogo no rabo para gastar com peças

p.s.: não sei se é teu caso, acho que pela quilometragem não é, mas... um colega usando o SX disse que era uma bosta, estava mole ... (cara que só lê e sai igual papagaio repetindo), uma girada completa no tensionador do cabo (no passador) resolveu, isso com pouco mais de 2000 km.


Editado por RuanRAC - 20 Abr 2021 as 11:48
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
humizera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2020
Olímpia
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humizera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 13:29
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

lembre-se que existe ainda muito gx com problema no cage, aqueles que arrebentam o câmbio ao descer marcha.

Tirando isso também penso em pegar um GX para por na minha bike com SX, a prioridade é trocar o cubo para microspline e o cassete para slx. Meu SX não deu problema, desregulou já duas vezes, mas também estou perto dos 5000 km e estou com fogo no rabo para gastar com peças

p.s.: não sei se é teu caso, acho que pela quilometragem não é, mas... um colega usando o SX disse que era uma bosta, estava mole ... (cara que só lê e sai igual papagaio repetindo), uma girada completa no tensionador do cabo (no passador) resolveu, isso com pouco mais de 2000 km.

A minha intenção era o GX Lunar, acho que esse problema do cage foi solucionado no GX Lunar não foi?

Cara eu rodei um pouco mais de 7500km com o SX, estou rodando e ainda vou rodar ate trocar. Único problema que tive foi a mola que está ruim e ele está com dificuldades para voltar mas o mecânico fez uns ajustes e normalizou.
Não posso dizer que o cambio é uma bosta, nunca precisei regular e nunca foi ruim para subir ou descer marchas. Mas eu também vejo muita gente reclamar do cambio, no meu caso não tive problemas.
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 13:42
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

Minha vontade era mesmo pegar um Deore ou SLX mas vai funcionar com pedivela, corrente e cassete SRAM?


Funcionar pode-se dizer que sim... eu usava câmbio e passador XT8100 com cassette sram NX e Corrente KMC (que pra mim é melhor que sram básica) Quebrava o galho...mas caia corrente se pedalar pra trás nos cogs grandes... comprei k7ne corrente shimano e hj peguei a bike... nao se compara.... troca macia, nao cai corrente.....

Pra mim ficou a certeza: sram com shimano nao funciona bem.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2021 as 15:24
Originalmente postado por humizera humizera escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

lembre-se que existe ainda muito gx com problema no cage, aqueles que arrebentam o câmbio ao descer marcha.

Tirando isso também penso em pegar um GX para por na minha bike com SX, a prioridade é trocar o cubo para microspline e o cassete para slx. Meu SX não deu problema, desregulou já duas vezes, mas também estou perto dos 5000 km e estou com fogo no rabo para gastar com peças

p.s.: não sei se é teu caso, acho que pela quilometragem não é, mas... um colega usando o SX disse que era uma bosta, estava mole ... (cara que só lê e sai igual papagaio repetindo), uma girada completa no tensionador do cabo (no passador) resolveu, isso com pouco mais de 2000 km.

A minha intenção era o GX Lunar, acho que esse problema do cage foi solucionado no GX Lunar não foi?

Cara eu rodei um pouco mais de 7500km com o SX, estou rodando e ainda vou rodar ate trocar. Único problema que tive foi a mola que está ruim e ele está com dificuldades para voltar mas o mecânico fez uns ajustes e normalizou.
Não posso dizer que o cambio é uma bosta, nunca precisei regular e nunca foi ruim para subir ou descer marchas. Mas eu também vejo muita gente reclamar do cambio, no meu caso não tive problemas.


Esse problema ja foi resolvido faz alguns milhares de anos, se alguem tem é estoque velho com as roldanas antigas.

Cage do GX 10/52 esta um pouco diferente pra resistencia e para cobrir o cassete 52 sem problema.

Na diferença de preço do NX pro GX vc vai ganhar mola do cambio pouco mais dura, 2 rolamentos, material pouco mais "nobre" e o trocador é mais duro, mais firme que o NX.

Fora isso os dois tem as mesmas folgas nos mesmos lugares.

Quer deixar o SX/NX menos bobo tira 2 elos da corrente, ela estica mais a mola, claro tem os seus porens nisso, mas, isso deixa ele mais agil, menos batida de cambio nas descidas.

Pra ir pra marchas mais leves o trabalho é seu, o trocador entra pra "avisar" qndo trocou no "click", no GX o click é mais forte, no X01/XX1 bem mais forte e no AXS não tem click LOL

Nas pesadas dai entra um pouco de vc, pq Sram so troca a marcha qndo vc solta o dedo, então, fora isso dai entra a mola, do GX a mola é pouco mais dura, a marcha desce os cogs mais ligeiro e com mais firmesa, dai a redução dos elos no NX, vc coloca mais pressão nela e ajuda nesse ponto.

O trocador sempre tem maior papel, vale até colocar o trocador GX e manter o cambio NX.

Claro, se for pegar o GX preferencia SEMPRE pelo novo 10-52 Lunar.


Voltar ao Topo
marcelof Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2022
B. Camboriú
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelof Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2022 as 11:02
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

Minha vontade era mesmo pegar um Deore ou SLX mas vai funcionar com pedivela, corrente e cassete SRAM?


Funcionar pode-se dizer que sim... eu usava câmbio e passador XT8100 com cassette sram NX e Corrente KMC (que pra mim é melhor que sram básica) Quebrava o galho...mas caia corrente se pedalar pra trás nos cogs grandes... comprei k7ne corrente shimano e hj peguei a bike... nao se compara.... troca macia, nao cai corrente.....

Pra mim ficou a certeza: sram com shimano nao funciona bem.

Concordo!

Tenho um GX (pedivela + trocador + câmbio) com cassete Sunrace 10-50 e tenho que trocar o câmbio pois está zuado! Pensei em XT 8100 e GX.
Após algumas pesquisas decidi investir no GX (Lunar) pois soube que o escalonamento do meu cassete não é bom para Shimano, e não quero trocar outras peças.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X