Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Troca de MTB por Gravel
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Troca de MTB por Gravel

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Troca de MTB por Gravel
    Postado: 14 Abr 2021 as 11:59
Olá pessoal, espero que todos estejam bem!

Antes de ir para minha dúvida em questão, acho que devo contar um pouco da minha história para poder contextualizar o assunto.
Desde 2018 resolvi aposentar o carro para deslocamento diário e passei a utilizar a bike, basicamente meu deslocamento consistia em ir e voltar do trabalho, algo em torno de 30Km por dia.
Nessa época eu tinha 2 bicicletas, uma road de alumínio e uma MTB também de alumínio e ia revesando minhas idas e vindas nesse commute entre as duas.
No começo do ano passado, pouco antes da pandemia a road foi furtada e com o ressarcimento do seguro eu acabei comprando outra mas, desta vez em carbono e com isso deixei de utilizar a road para commute, ficando apenas a MTB para este fim.
O caso é que a manutenção da MTB é bem mais cara pois envolve a manutenção da suspensão a cada 100h, mesmo que não tenha um uso intensivo em estradas de terra ou trilhas e postergando essa revisão, seria no máximo umas 150h.
Meu uso em trilhas consiste mais em estradões de terra, nada de single tracks ou descidas técnicas onde se faria realmente necessária uma suspensão, com isso pensei em trocar a MTB por uma gravel onde penso ser boa para o commute e também para o tipo de trilha que faço esporadicamente.
Com isso surgiram algumas dúvidas e gostaria de ouvir a opinião de vocês:

Minha decisão faz sentido? Lembrando que apenas comprar uma bike hibrida ou urbana não é uma questão.
Qual seria uma boa bicicleta gravel no momento?

Pensei em uma Sense Versa Evo com as configurações abaixo:

Quadro de Alumínio
Garfo de carbono
Guidão alumínio flare
Grupo - 2 x 10 - Shimano GRX RX400
Freio a Disco hidráulico - GRX

Seguindo essa linha, meu orçamento seria R$ 11.000,00 (bastante alto até, mas para os dias de hoje é o que temmos, sem falar que essa bike estava por R$ 10.000,00 até o final do ano passado).

Já de antemão agradeço a ajuda e comentários de todos.
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 12:15
Porque nao simplesmente trocar a suspensão por um garfo rígido?

Como já tem a speed, com a gravel ficaria com "duas bikes iguais"

Já pegando um bom garfo para sua mtb, fica com mais opções, inclusive pode manter a suspa caso for eventualmente fazer algum pedal que a exija


Editado por Sigue - 14 Abr 2021 as 12:19
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:22
Um amigo meu pegou uma gravel da sense, para a cidade ele está gostando muito, inclusive "aposentou" a MTB para este fim.

Mas foi para o estradão com ela e a conversa muda, estradão no padrão brasileiro de estradão esquece, muito sofrimento, judia dos braços e pulsos, chegou a estourar uma veia no saco, ombros doloridos com poucos km's, isso um cara acostumado a fazer pedais de 70 a 90km e trilhas técnicas diversas.

Já pensei em ter uma gravel, mas o que falam infelizmente é verdade, é o melhor e o pior dos 2 mundos numa bike só, vantagens e desvantagens de speed e MTB num só equipamento.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:28
Gravel é uma speed mais gordinha e, dependendo das peças, a manutenção pode ser tão cara qto a manutenção de uma mtb. Tb concordo que colocar um garfo rígido na mtb e vá lá mudar os pneus deve deixar a bike mais "adequada" ao uso de commuter mas uma boa gravel consegue ser ainda mais leve do que uma mtb sem a suspensão. Eu mesmo já cogitei a ideia de "gravelizar" a minha bike, que é uma mtb mas só pedalo em asfalto mas está tudo muito caro, sti, freios, relação e tal é quase uma bike nova. Acho que se o chefia tem essa grana toda pra comprar uma bike (achei até engraçado ter essa grana e reclamar do preço da manutenção da suspensão) deve mesmo investir na bike, só que 11 mil pilas é muita grana, eu já partiria para uma moto... 

Editado por sidserra - 14 Abr 2021 as 13:28
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:35
Oi Sigue, realmente trocar a suspensão por um garfo rigido parece uma solução mas, me conhecendo a suspensão iria acabar ficando em casa mesmo que fosse para uma trilha mais pesada, eu acabaria esquecendo de trocar. E sim, uma das dúvidas é também que vou acabar tendo duas bikes iguais.

Oi Hurry-gurits, este é um ótimo ponto e relato, pois sempre que vemos alguém falando parece ser só a parte boa e na verdade existe a parte ruim, não é só aquela ideia de se estar no asfalto e poder sair para o estradão a hora que bem entender, tem também que passar nas costelas de vaca e isso mata até estando na MTB :)

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:43
Existe a possibilidade de não trocar a MTB e comprar a gravel? 

Seriam 3 bikes em casa, uma para cada finalidade!

Achei interessante a proposta da Sense Versa Evo!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:46
Tem um topico recente bem discutido sobre o assunto
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:51
Oi Sidserra, obrigado pelo ponto, não sou muito adepto da gravelização ou transformação, por mais que os quadros sejam comprados na China e "todos iguais", se é que me entende, acredito que ainda exista algum tipo de diferenciação de geometria que acabaria sendo afetada.
Quanto ao custo da manutenção da suspensão (aproximadamente R$ 250,00), teriam que ser realizadas ao menos 4x por ano, R$ 1.000,00 só de manutenção para suspensão, que está sendo sub-utilizada, fora o custo da manutenção "normal" que já tem que ser feita.
Isso sem falar que estaria carregando menos uns 4Kg pra cima e pra baixo todo dia.

Oi Gabriel, este seria o ideal, mas ai a patroa iria me matar :). Eu também achei muito interessante a proposta dela.
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 13:59
Oi Maquarte, não vi esse tópico então, vi apenas um que fala sobre o guidão drop e se a pessoa compraria uma gravel ou uma urbana. Seria este mesmo?
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:00
Nesse valor (10k) eu curto muito a Sirrus da Specialized. Tem modelo de carbono ou alumínio, grupo de road, aro700. Top !
Eu pedalo uma road e tenho tambem a mtb mas, por um valor bem menor, estou em vias de adquirir uma Sense Activ, pneu 32, garfo rígido de alumínio, grupo Acera M3000 18V. 
Não gosto de usar a mtb para pegar longos trechos de reta e a road eu só uso para "treino".

Não deixe de postar sua escolha !
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:04
Na boa, essa manutenção em suspensão é recomendação... Eu tenho Fox, x-fusion, DMN e RST, Só faço quando usei muito mesmo, o principal é sempre manter limpa as canelas e lubrificadas, no mínimo um papel com wd40, o ideal é com graxa de cerâmica, TB passada com papel, sem deixar matéria sobrando....

Se eu for fazer manutenção a cada 150 horas de uso, melhor virar baitola e casar com um mecânico, sai mais barato....
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:06
Eu faria a troca sim.
Mas não sei se gastaria 11K, pegaria um modelo com o grupo Sora e garfo em alumínio mesmo. Acredito que ela vai te atender muito bem nos deslocamentos diários e encarar o estradões de terra.
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:19
Oi Gustavo, não conhecia a Sirrus, mas pelo que vi ela é uma hibrida certo? Pergunto pois a Activ é e neste caso estaria mais tendencioso a ir para uma gravel mesmo.

Oi Hurry-gurits, na verdade, se for seguir a risca a recomendação é 50h lower leg e 100h completa.... eu já estendo para 150h :) mas, sim, é um custo alto principalmente quando é subutilizado.

Oi Degan, bom ponto, a diferença é de R$ 4.000,00 (comparando Sense com Sense), vou pensar nisso também. Gastar os R$ 11.000,00 também não é algo que me atrai muito não, isso porque estaria dando ainda a MTB como parte do pagamento e ainda colocando um pouco mais de dinheiro em cima.


Editado por RodrigoCasita - 14 Abr 2021 as 14:19
Voltar ao Topo
mauriciomsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2020
guaratingueta
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriciomsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:24
eu vi uma gravel  soul spry achei bem legal
mauriciomsr
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:27
Eu ñ faria a troca, eu só experimentei 2 gravel até hoje, uma de um amigo e outra de um "amigo de um amigo" que deixou a bike comigo 2 dias achando q isso iria me convencer a comprar a bike dele, mas a minha experiência fora de estrada com elas se resumiram ao lado ruim da coisa, pra mim Gravel é uma road com um pouco mais de conforto, mas continua sendo uma road e o lugar dela é no asfalto, então é melhor uma road de uma vez.

Por hr tenho só uma MTB hardtail, penso num futuro próximo comprar algo como uma Oggi Velloce Disc pra usar no dia-a-dia e treinar no asfalto e num futuro ñ tão próximo pegar uma MTB full.

Quanto a manutenção da suspensão, acho q sigo o hurry-gurits nessa, faço sempre uma limpeza básica e uma vistoria, mantenho calibrada, mas manutenção mesmo normalmente faço com a manutenção completa da bike, que acontece 1 ou 2 vezes no ano e custa algo em torno de R$300~350 (bike + suspensão).


Editado por cdamaso - 14 Abr 2021 as 14:31
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:33
Oi Mauricio, eu também vi essa Soul, o problema é que não tem nem valor no site deles, de grande diferença na configuração para Sense é que essa é 1x11.

Oi Cdamaso, essa é uma dúvida crucial, eu acabaria tem 2 bicicletas bem parecidas, mas não tenho coragem de colocar a road de carbono para bater no commute do dia a dia, quando era de alumínio eu fazia isso.
Também pensava em pegar uma MTB full num futuro, mas, vejo que cada vez menos teria uma utilização para ela, então, ainda que fique com a MTB continuará sendo uma hardtail.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:42
Eu trocava de olho fechado a mtb pela gravel pra andar na cidade. A maioria tem mtb e vai dizer que não vale a pena, mas quem tem gravel e gosta do estilo não larga mão dela não.

Editado por luyggi - 14 Abr 2021 as 14:46
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 14:56
Se eu estivesse no seu lugar, eu me livrava da que menos uso. Vc está dividido entre duas "paixões", uma bike de carbono fodona que tira a maior onda por onde passa mas não quer usá-la para deslocamento, vc parece achar  que é como se fosse andar de Ferrari para ir no supermercado e a mtb que vc usa pra commute mas que tb a usa para umas trilhas mesmo que simples e cai naquela de que botar garfo rígido vai prejudicar o uso da mesma qdo for fazer trilhas. Aí fica difícil fazer a escolha, carbono por carbono, se livre da speed que vc tem e pega uma gravel de carbono (ou de alumínio com garfo de carbono), pronto, "problema" resolvido. Big smile

Originalmente postado por RodrigoCasita RodrigoCasita escreveu:

Oi Mauricio, eu também vi essa Soul, o problema é que não tem nem valor no site deles, de grande diferença na configuração para Sense é que essa é 1x11.

Oi Cdamaso, essa é uma dúvida crucial, eu acabaria tem 2 bicicletas bem parecidas, mas não tenho coragem de colocar a road de carbono para bater no commute do dia a dia, quando era de alumínio eu fazia isso.
Também pensava em pegar uma MTB full num futuro, mas, vejo que cada vez menos teria uma utilização para ela, então, ainda que fique com a MTB continuará sendo uma hardtail.
Voltar ao Topo
luis reimann Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Set 2016
londrina
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luis reimann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 16:21
conheci uns caras (3) , que fizeram o vale europeu- Sc, ... Uma MTB Full carbono, uma Mtb HT Carbono e uma Gravel Specialized Carbono. 
4 dias pedalando , no final do segundo dia o cara da Gravel quase jogou fora a bike...tava acabado, todo corpo doido, falou que nunca mais na vida, assim que chegasse em SP, iria vender e nunca mais, 9 furos de pneu nos 4 dias, as MTB nenhum furo, o cara so terminou porque pedala a 20 anos, pedala bem, mas sofreu.( ele falou que foi pela moda.........., tem e deixou em casa uma Spc. Epic Expert full, sõ para ir de Gravel........
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 16:36
Oi Luis, já ouvi falar muito do caminho do Vale Europeu mas, não sei como são seus caminhos. De qualquer forma, acredito que para se fazer um caminho desses, Vale Europeu, Caminho da Fé e tantos outros seja sim necessário uma MTB.
No meu caso, uso mais para um caminho do tipo Armazém do Limoeiro aqui em SP que é terrão batido, passa carro, essas coisas.... nada técnico de subida e nem descida.

oi Sid, quando falo do carbono, não é por não querer usar a bike, é só pelo fato dela passar o dia todo parado correndo o risco de tomar pancadas em regiões que a fibra não está preparada para isso e no meu ponto do vista o alumínio é mais resistente para esse tipo de coisa.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 17:46
A bike fica jogada na rua, em garagem ou em lugar próprio como bicicletário nos locais em que vc deixa a bike no trabalho?

Originalmente postado por RodrigoCasita RodrigoCasita escreveu:


oi Sid, quando falo do carbono, não é por não querer usar a bike, é só pelo fato dela passar o dia todo parado correndo o risco de tomar pancadas em regiões que a fibra não está preparada para isso e no meu ponto do vista o alumínio é mais resistente para esse tipo de coisa.
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 18:36
Fica num bicicletário (tipo aqueles entortam roda) em uma academia que utilizo como park and shower.
As vagas ao lado tem grande rotatividade e as vezes param bikes na canaleta ao lado e não dá para garantir o cuidado da pessoa que para ao lado.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 18:49
a gravel vai te atender muito bem pro deslocamento, o problema é a parte off-road da coisa...
pra estradão batido, cascalho e pedras pequenas, sem tanta irregularidade (valas, etc), a gravel deve te atender muito bem sim
agora se você for pegar terreno mais acidentado e irregular, a suspensão vai fazer falta.. trilha mesmo, não tem jeito, precisa ser

e ai se voce se encaixar no primeiro caso, eu concordo na recomendação do Degan.. pega uma bike mais simples, menos $, e deve te satisfazer bem pro deslocamento+estradão simples.. os upgrades dentro da gravel não é o que vai te trazer conforto e versatilidade pra terreno mais acidentado, então dá pra dispensar

tenho um amigo que teve uma Versa por 1.5 ano (modelo 2019) e atendeu ele muito bem nos rolês por asfaltos mais esburacados e estradões de terra conhecidos e mais ajeitados
ele acabou trocando pq bateu a vontade de explorar mais e também ter mais conforto nos estradões, e ai foi pra MTB.. mas a experiencia com a gravel foi boa, dentro da expectativa certa
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 18:52
Por 11 mil acho que consegue comprar a gravel da cannondalle com a lefty na frente... Aí a conversa muda um pouco
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 19:06
Originalmente postado por luis reimann luis reimann escreveu:

conheci uns caras (3) , que fizeram o vale europeu- Sc, ... Uma MTB Full carbono, uma Mtb HT Carbono e uma Gravel Specialized Carbono. 
4 dias pedalando , no final do segundo dia o cara da Gravel quase jogou fora a bike...tava acabado, todo corpo doido, falou que nunca mais na vida, assim que chegasse em SP, iria vender e nunca mais, 9 furos de pneu nos 4 dias, as MTB nenhum furo, o cara so terminou porque pedala a 20 anos, pedala bem, mas sofreu.( ele falou que foi pela moda.........., tem e deixou em casa uma Spc. Epic Expert full, sõ para ir de Gravel........



Quando comecei a ler, jurava que ia falar que o gravel tinha ido mais rápido e com menos cansaço.nkkkk
Voltar ao Topo
cdamaso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2018
SJC - SP
Offline
Mensagens:455
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cdamaso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 19:07
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Por 11 mil acho que consegue comprar a gravel da cannondalle com a lefty na frente... Aí a conversa muda um pouco
Acho q ñ, Topstone com Lefty está R$38k no site da Cannondale Confused
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 19:15
Tenho gravel e digo que não presta pra estradas de terra brasileiras. Trilhas então..
Tenho gravel configurada pra asfalto, com pneu liso 32c.
Envolveu estrada de terra uma MTB é melhor, pode ser até com garfo rígido (use pneus de grande volume) que terá bem mais qualidade no pedal offroad.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 19:24
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Tenho gravel e digo que não presta pra estradas de terra brasileiras. Trilhas então..
Tenho gravel configurada pra asfalto, com pneu liso 32c.
Envolveu estrada de terra uma MTB é melhor, pode ser até com garfo rígido (use pneus de grande volume) que terá bem mais qualidade no pedal offroad.


Ainda bem que é opinião de quem tem. Maioria fala que é bom sem ter.

Aliás, pelos relatos, acho mais fácil fazer uma MTB HT voar no asfalto a fazer uma gravel andar bem em piso irregular.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 19:35
Pô, se o cara já tá chiando da manutenção de 250 pilas da suspensão que ele usa, imagine a manutenção de uma "pernetinha", hehehe... Wink

Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Por 11 mil acho que consegue comprar a gravel da cannondalle com a lefty na frente... Aí a conversa muda um pouco
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 20:06
No próprio site da Cannondale não consta o preço da Topstone de alumínio, apenas as de carbono e ai partem de 23k, a com left é 38k.

A ideia quanto fiz o post era ouvir a opinião e experiência de todos e principalmente os que possuem a gravel e para ser honesto pelo que vi até agora entendi que para o nosso asfalto lunar é a melhor opção mas, quando se trata de algo mais off-road parece que a coisa não funciona tão bem.

Começo a pender para a ideia do Degan de pegar a Versa mais barata (inclusive mais racional) e manter a MTB, neste caso eu ainda preciso juntar mais uma grana e convencer a patroa de uma 3 bicicleta em casa.

Vamos ver as próximas opiniões.

Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 20:08
Acompanhando o tópico aqui para ficar por dentro das gravels, mais ou menos uns 2 meses atrás estive em um bikeshop aqui na região e bisbilhotando as bikes de estrada eis que o vendedor me mostra 2 gravels que havia na loja e confesso que babei em uma que estava montada com kit 105 (pena não ser o GRX) , visualmente ela é muito atraente mas eu gostaria muito de testar para ver como é ...
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 20:54
Ué, pq "convencer" a patroa? Se uma casa pode ter 3 filhos, 3 carros, 3 televisões, 3 quartos, 3 banheiros, pq não 3 bikes? Mas como já falei, vc precisa se livrar de uma das bikes mas fica naquela do "e se", aí fica uma escolha difícil... Ou então abandone as trilhas, aí fica fácil se livrar da mtb mas pegando a gravel vai ficar com duas bikes quase iguais... Ô sofrência! LOL

Originalmente postado por RodrigoCasita RodrigoCasita escreveu:

Começo a pender para a ideia do Degan de pegar a Versa mais barata (inclusive mais racional) e manter a MTB, neste caso eu ainda preciso juntar mais uma grana e convencer a patroa de uma 3 bicicleta em casa.

Vamos ver as próximas opiniões.



Editado por sidserra - 14 Abr 2021 as 20:54
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 22:57
Eu sofro com a patroa, to com 3 bikes (Tarmac, Trail 7 e uma c10 SS), querendo montar a sense activ e mais uma road que vou por a venda. A esposa não ta muito contente não, mas não queria me desfazer de nenhuma das 3, e acrescentar a Activ Big smileBig smileBig smile! Cada uma tem seu propósito, a mtb é pesadona, pneu 2.3, uso pouco em uns estradões bem legais aqui perto. A Tarmac é só pro pedal bruto, LOLLOLLOL, e a C10 é pra ir por perto. A Activ era para ir pra qualquer coisa, a bike me parece bem legal ! Depois a gente troca numa gravel pra ver qual é, mas acho que vai ser mais desconfortável do que a híbrida. 
Bons pedais !


Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Crazy Diamond Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Abr 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Crazy Diamond Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 23:42
Sobre Gravel, saí recentemente de uma Sense Rock Evo para uma Specialized Diverge.

Para o meu uso, a troca foi excepcional, não me vejo pedalando em outra bike. Ela com garfo rigido e psi 90 é tão dura quanto a mtb com suspensão travada e psi alto, mesmo sendo pneu 700x35 contra 2.20 da mtb, mesma coisa.

Rodei no estradao com pneu liso e 90 psi, vou dizer que incomodou menos que buraco no asfalto.

A Specialized Diverge suporta pneu 700x47. É só colocar pneu adequado pra estradão e baixar um pouco a pressão que está resolvido.

A gente fica mal acostumado com mtb, porque qualquer pneu é grande, e nunca enchemos ate3 o talo. Então está sempre mais macio e confortável. Fiz o teste colocando pneu 700x38 na mtb, cheio até o max de psi, mesmo com a Rockshox destravada, ficou dura que nem um pau a bike.

A questão de ter uma gravel, é ter maior atenção à qualidade, tipo e pressão do pneu. De resto, é só alegria. Bom demais.

Editado por Crazy Diamond - 14 Abr 2021 as 23:44
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 08:46
Aproveitando o topico:

Para os graveleiros, como lidam com areião?


Voltar ao Topo
Brunoguma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Brunoguma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 10:37
Opa Rodrigo blz.

Cara vc tem um bom orçamento pra m mãos. Mas eu não pensaria em trocar a MTB pela gravel sem antes andar na gravel e entender a vibe da bike.

Eu tinha uma Caloi Strada R e uma Mtb oggi hacker modelo de 2016 mas já bem alterado de componentes, inclusive usava pneus urbano 700x42. além disao morando em São Paulo a MTB não tinha mais sentido pra mim. Pra andar em um estradão de terra era sempre um rolê maior de trem de busão de carro do q de bike mesmo. com uma grana sobrando resolvi entao comprar um quadro de gravel e utilizar as peças da mtb na montagem dela e ver o que ia dar.

Comprei o quadro ALL road da Absolute que já vem com o garfo e montei ela com uma configuração de 24v sendo 3( 48x38x26) e ( 12x32) e deixei ela com guidão flat. Se vc me perguntar pow Bruno então ficou uma híbrida ou urbana, a resposta é não pq realmente a geometria é diferente triângulo traseiro e o espaço entre os eixos é diferente. Descobri que não faz sentido colocar um guidão rígido por mais que resolva seu problema de manutenção não vai alterar a geometria.

Detalhe esse ano mudei pra são José dos Campos e aí a idéia aqui é outra. Estradão de terra já é uma realidade de sair pedalando de casa e 5 km já ter uma estrada assim. Meus pedais ficaram 70% asfalto e 30% terra. E agora tô usando mais a gravel do que a road que tem uma manutenção bem mais cara.

Resumindo se puder ficar com 3 bikes faça. Invista em um projeto mais enxuto. Tem a dinâmica e a bornie cox que fazem quadros sob medida aí vira mais ter uma bike assim do seu jeito
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 10:55
Fala Brunão, meu caso é muito semelhante ao seu enquanto morava em SP e até por isso surgiu toda essa dúvida, a MTB se torna cara para o tipo de utilização principal. Se eu for manter a MTB e comprar uma gravel teria que juntar mais uma grana, pois ai meu orçamento cai dastricamente :)
Também gostaria de arrumar um bike deste tipo emprestada para rodar um final de semana, mas dos amigos que tenho nenhum tem gravel :(

Fala Gustavo, a ideia de ter sempre mais uma bike é o ideal, ter uma para cada coisa, mas ai já viu né?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Online
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 11:02
Ou.....

2 bikes
Mantém a MTB pros pedais mais hards, investe na gravel com 2 jogos de rodas pro dia-dia.
pneu 700x42 pra commuter / 700x28/32 pra asfalto! 

E se livra da road de carbono!

Estou muito tentado a fazer isso quando sobrar grana!  
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 11:52
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Aproveitando o topico:

Para os graveleiros, como lidam com areião?



Não lidam! Descem da bike e carregam no ombro, igual como fazem os atletas de ciclocross nos trechos de lama e obstáculos. 
Voltar ao Topo
Brunoguma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Brunoguma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 12:03
Cara acho que pode avaliar comprar um quadro e montar com as peças da mtb.

Deixa flat mesmo até pq vc já tem a road. Se não curtir vc volta pra mtb e vende o quadro, se perder grana faz parte. Possivelmente vc terá que comprar algumas outras peças como caixa de direção canote pneus caso não tenha um mais fino. Mas pode pelo menos ver se é isso que vc quer mesmo. O quadro da show não deixa nada a desejar pro da Sense por exemplo. Vou postar a foto da minha bike pra vc ver como ficou

Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X