Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubo 142 x 12 mm
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubo 142 x 12 mm

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Almeida12345 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2021
Louveira
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Almeida12345 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubo 142 x 12 mm
    Postado: 14 Abr 2021 as 06:12
Poderiam me ajudar em uma dúvida; comprei cubos de medidas F100 x 15 mm
R142 x 12 mm. Fui comprar o quadro no ML, o vendedor falou q não é compatível. Gostaria de saber como faz para verificar se o quadro é compatível com esse cubo ou não. Obrigado a todos. Tem que usar algum adaptador para a medida dos quadros vendidos no Brasil. Obrigado
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 07:46
Vc comprou cubos de eixo passante, só poderá usar esses cubos em quadros/garfos que sejam passantes tb a não ser que vc use adaptadores. No eixo passante o quadro/garfo, em vez de ter um apoio para os eixos, possui um buraco mesmo onde o eixo atravessa os pontos de apoio do quadro. São mais grossos para dar mais rigidez às rodas. Dá uma olhada aqui:


Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 09:01
É melhor verificar se os seus cubos podem ser modificados com adaptadores. Qual é o quadro?
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 09:13
Não dá pra usar adaptadores. Precisará um quadro compatível, normalmente quadros dessa medida são bem mais caros. Ou então terá que comprar outros cubos.
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 09:48
Ah, só pra complementar, não sei se isso ficou claro pra você.
15x100 é a medida do cubo dianteiro (terá que comprar suspensão para eixo 15mm)
12x142 é a medida do cubo traseiro (terá que comprar quadro para eixo 12mm)

Voltar ao Topo
R.H.P Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jul 2020
Campo Grande/MS
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar R.H.P Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 16:28
Rapaz, eu já vi muita gente estar atrás de um cubo que sirva no quadro, agora procurando um quadro que sirva no cubo é a primeira vez... É igual vc falar que tem um pneu aro 16 em casa e ir na concessionária atrás de um carro que sirva naquele pneu... kkkkk... Brincadeiras a parte, a orientação é essa que os colegas acima deram
Voltar ao Topo
Almeida12345 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2021
Louveira
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Almeida12345 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 16:30
Obrigado a todos q responderam.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 03:32
Tenho uma dúvida parecida. Tenho um cubo que pode ser usado tanto 10x135 quanto 12x142, alguém sabe de quadros (que não sejam boost 12x148) e que sejam compatíveis com o 12x142?

Estou precisando trocar o meu de todo jeito e pensando em já aproveitar pra fazer um up pra 12x142

Obrigado
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2021 as 10:46
quadro novo acho dificil para eixo 12x142 mas usado deve achar garinpando. Essa medida de cubo geralmente só vende em bikes montadas de marcas importadas. E acho que já está sendo substituido por 12x148 nas bikes mais novas.

Talvez no AliExpress encontre.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2022 as 11:56


Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2022 as 12:10
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:




Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?


Não é possível! Alguns cubos permitem a conversao para 10x141 que tamvém é boost/qr. Tem muita roda 135 e 152 barata!   

Editado por dimas2dimas - 04 Jan 2022 as 12:12
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2022 as 13:06
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:




Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?


Não é possível! Alguns cubos permitem a conversao para 10x141 que tamvém é boost/qr. Tem muita roda 135 e 152 barata!   
 

Minha Gravel (treck Checkpoint) usa cubo 12x142 e essas não estou achando a um bom preço. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2022 as 19:11
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:




Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?


E qual a medida do cubo das rodas que vc encontrou???
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2022 as 08:37
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:




Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?


E qual a medida do cubo das rodas que vc encontrou???



Cubo traseiro Afterburner P.R.A - alumínio - 12x148mm Boost;

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1974955827-par-roda-fsa-afterburner-mtb-275-boost-tubeless-completa-_JM?variation=93710516438#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-homes-pdp-boos&reco_backend_type=function&reco_client=home_navigation-trend-recommendations&reco_id=fae1e1bd-d1f1-414a-b213-eccb175c16c1&c_id=/home/navigation-trends-recommendations/element&c_element_order=2&c_uid=872c67b1-9193-4b26-b92f-b418c0b1b3d7 ;

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2022 as 09:00
É, não dá mesmo
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 10:13
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 10:31
A primeira coisa a entender é que eixos de blocagem comum são muito mais baratos para produzir. Eles usam pouco material pra fazer o eixo por ser fino, aí pode ser aço mesmo, que não fica absurdamente pesado. Em muitos casos é um simples tubo de rosca, com cones rosqueados formando um rolamento do sistema de esfera e bacia. Eles tem a vantagem (em termos de custo) de não precisar um eixo extra no quadro ou no garfo, somente as aberturas da gancheira. Por isso as bikes de hoje que vem com esse tipo de cubo tem como objetivo exclusivo reduzir os preços de fabricação. Chegaram até a fazer um "boost 141", que é uma versão barata do boost de eixo passante, exatamente por esse motivo.

Já os cubos de eixo passante necessitam de uma construção mais elaborada. No eixo do cubo acaba sendo quase obrigatório utilização de alumínio por conta do peso. A usinagem é mais complexa, e em quase todos os casos esse tipo de cubo utiliza rolamentos selados. Além disso é necessário um eixo adicional no quadro e garfo para utilizar esses sistemas. Tudo isso eleva e muito o custo de produção de tudo, por isso esses sistemas estão em outro patamar de preço e qualidade. Porém existem também cubos de altíssima qualidade para 135, tanto pra atender as bikes antigas quanto pra quem quer fazer um upgrade em uma bike barata mais moderna. Muitas vezes tem o mesmo "corpo" do 142x12, porém com o eixo 135.


Percebo que há muita confusão em relação as conversões entre cubos. Alguns cubos de melhor qualidade permitem sim algumas conversões em que se trocam as pontas ou o eixo para utilizar em outros tipo de quadro, mas isso é bem restrito. Esses cubos geralmente tem o eixo passante e podem ser reduzidos pra um eixo menor. Por exemplo de 148x12 pra 141x10. Ou 142x12 pra 135x10. Cubos baratos como citei acima, não permitem nenhuma conversão, justamente pq são feitos de forma barata e sem possibilidade de passar um eixo maior.

No Aliexpress se acha cubos com bons preços, de diversas medidas, furações, tipos de freehub e eixos. Quando preciso de algo especifico e posso esperar algum tempo, geralmente compro lá. 



Editado por TheLittle - 10 Jan 2022 as 11:13
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 10:37
Ainda sobre conversão:
Notem que o 135x10 e 142x12 tem a mesma largura total se considerar as "pontinhas" do cubo 135 que apoiam no quadro. Também tem as mesmas dimensões de largura das flanges. Por isso podem ser convertidos diretamente em alguns cubos, somente trocando as pontas (end caps) ou então o eixo.
É a mesma coisa pra boost 148x12 e boost 141x10.

(ignorem o 142+, isso é uma coisa proprietária da specialized).

https://www.mtbr.com/attachments/142plusexplained-jpg.593702/

Editado por TheLittle - 10 Jan 2022 as 10:38
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 10:51
Bela explicação e ainda "desenhado"

Aplaudir
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2022 as 10:54
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:



Bom dia!

Meu quadro é 142x12mm.

Encontrei um jogo de rodas 27,5 a um preço bem bacana, para colocar em minha Gravel. 
é possível "tirar" material do cubo para deixar com 142mm?

mesmo q consiga "tirar material" ou trocar as endcaps, a largura das flanges, posição do disco e posição do freehub é diferente nos cubos boost. 

O que dá pra ser feito é o contrario, utilizar cubos 142mm em quadros boost usando adaptadores.

Em relação a suspensão, é a mesma coisa. você consegue usar cubos 15x100 em um garfo boost com adaptadores, mas não consegue usar um cubo boost em um garfo 15x100.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 12:38
Se tem uma coisa que me "enrolo" é nesse padrão de cubos.


Minha bike atualmente usa cubos "comuns" de blocagem. 
Aí eu penso em mudar de cubo, então aproveitaria para fazer um "UP", comprando cubos melhores.
Mas minha suspa (RS XC30) e meu quadro (Soul antigo) não são boost.

Vejam se entendi certo, posso comprar cubos "boost" e com uso de adaptadores usar eles em um quadro e suspensão "comuns" ?

Meus cubos atuais:





Editado por Igor_DH - 31 Jan 2022 as 12:41
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 12:40
Originalmente postado por Igor_DH Igor_DH escreveu:

Se tem uma coisa que me "enrolo" é nesse padrão de cubos.


Minha bike atualmente usa cubos "comuns" de blocagem. 
Aí eu penso em mudar de cubo, então aproveitaria para fazer um "UP", comprando cubos melhores.
Mas minha suspa (RS XC30) e meu quadro (Soul antigo) não são boost.

Vejam se entendi certo, posso comprar cubos "boost" e com uso de adaptadores usar eles em um quadro e suspensão "comuns" ?

Meus cubos atuais:






Você entendeu errado
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 12:42
LOL
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 12:58
o máximo que vai conseguir é comprar cubos conversíveis pra 142x12 e 15x100 dianteiros.  até dá pra usar em boost no futuro, com adaptadores, mas aí além do kit de conversão do cubo vai precisar comprar também adaptadores pra boost. acho besteira isso. pague mais barato agora, compre um bom cubo do padrão que você já tem sem se preocupar com conversão que talvez nem vá fazer.

um dia vc trocando quadro, garfo ou os dois, vc compra um cubo novo no padrão correto. 

Originalmente postado por Igor_DH Igor_DH escreveu:

Se tem uma coisa que me "enrolo" é nesse padrão de cubos.


Minha bike atualmente usa cubos "comuns" de blocagem. 
Aí eu penso em mudar de cubo, então aproveitaria para fazer um "UP", comprando cubos melhores.
Mas minha suspa (RS XC30) e meu quadro (Soul antigo) não são boost.

Vejam se entendi certo, posso comprar cubos "boost" e com uso de adaptadores usar eles em um quadro e suspensão "comuns" ?

Meus cubos atuais:



---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Igor_DH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2003
niteroi - RJ
Offline
Mensagens:2859
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_DH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 13:03
Sim, faria uso de kit apenas de houvesse essa possibilidade de usar o boost no meu equipamento atual, para poder migrar depois.


Na verdade eu estava querendo comprar rodas decentes, que futuramente pudesse usar em um quadro/ suspensão melhor.

Up em "passos", colocaria rodas boas, depois uma suspa tapered com a adaptador e por último o mais importante kkkk o quadro.

Ah já adiantando, não consigo "guardar dinheiro" kkkkk

Pois poderia ir "guardando" os valores até chegar na bike nova
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2022 as 13:25
vc pode comprar bom aros e raios, e no futuro trocar somente os cubos. 
infelizmente do padrão 135/142 pro boost além da largura do eixo muda o posicionamento do cassete e do disco. dá pra adaptar mas eu não recomendo por 2 razões:

- se for usar um adaptador traseiro simétrico (adiciona 3mm cada lado do cubo) o cassete vai ficar 3mm pra dentro e isso vai alterar o chainline, o que nem sempre pode ser compensado no pedivela. Se decidir usar o adaptador 6mm só do lado do disco, o cassete vai ficar centro, mas vai precisar refazer o "chapéu" da roda jogando ela 3mm pro lado do disco. Em ambos os casos não estaria aproveitando muito as vantagens da roda boost, q é justamente usar flanges mais largas
- é um saco ficar lidando com as arruelas do adaptador soltas na hora de colocar e tirar a roda. se faz isso muito eventualmente, n incomoda tanto, mas se vc precisa fazer isso toda hora (por exemplo p colocar no carro, ou lavar) vai se irritar.

estou falando isso pq já usei um tempo assim, n é o fim do mundo mas na primeira oportunidade que tive, vendi os cubos e montei com outros boost.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
thgtoledo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jul 2022
SIM
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thgtoledo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2022 as 10:55
OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2022 as 13:48
Originalmente postado por thgtoledo thgtoledo escreveu:

OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?

não. 

porém alguns cubos são conversíveis entre 142x12 e 135x9, se for o caso bastaria trocar o kit do cubo pra ser compatível com 135. Se não for conversível, esquece. 

Deve até ter como fazer uma gambiarra cortando os endcaps do cubo 142 pra ele ficar com 135 de largura, e adaptar um eixo passante de 12mm preso no quadro de 9mm como esse abaixo:



ali diz q funciona mas sinceramente não entendo como. Um quadro pra cubo 142 é 7mm mais largo que um pra 135mm, não tem como entrar no espaço, a não ser q vc forçe abrindo os stays ou como falei corte um pedaço do cubo.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2022 as 16:38
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por thgtoledo thgtoledo escreveu:

OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?

não. 

porém alguns cubos são conversíveis entre 142x12 e 135x9, se for o caso bastaria trocar o kit do cubo pra ser compatível com 135. Se não for conversível, esquece. 

Deve até ter como fazer uma gambiarra cortando os endcaps do cubo 142 pra ele ficar com 135 de largura, e adaptar um eixo passante de 12mm preso no quadro de 9mm como esse abaixo:



ali diz q funciona mas sinceramente não entendo como. Um quadro pra cubo 142 é 7mm mais largo que um pra 135mm, não tem como entrar no espaço, a não ser q vc forçe abrindo os stays ou como falei corte um pedaço do cubo.

Na verdade esse adaptador é para usar em quadros "boostinho" que são 141mm Quick Release. São quadros 141mm que usam eixo de 9mm.
Ele não adapta para quadros 135mm
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2022 as 19:35
Verifique se o cubo suporta a troca dos end caps e pronto. Todo cubo 142 e 135 te a mesma medida sem os endcaps e todo 148 tem a mesma medida do 141. Se suportarem a troca dos endcaps problema resolvido. Cubos genéricos e mais simples por vezes bão possuem o kit de conversão. Simples assim.

Ex.

https://youtu.be/OaUmy4filhk
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2022 as 08:47
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por thgtoledo thgtoledo escreveu:

OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?

não. 

porém alguns cubos são conversíveis entre 142x12 e 135x9, se for o caso bastaria trocar o kit do cubo pra ser compatível com 135. Se não for conversível, esquece. 

Deve até ter como fazer uma gambiarra cortando os endcaps do cubo 142 pra ele ficar com 135 de largura, e adaptar um eixo passante de 12mm preso no quadro de 9mm como esse abaixo:



ali diz q funciona mas sinceramente não entendo como. Um quadro pra cubo 142 é 7mm mais largo que um pra 135mm, não tem como entrar no espaço, a não ser q vc forçe abrindo os stays ou como falei corte um pedaço do cubo.

Na verdade esse adaptador é para usar em quadros "boostinho" que são 141mm Quick Release. São quadros 141mm que usam eixo de 9mm.
Ele não adapta para quadros 135mm

é verdade. por um segundo achei que os chineses já estavam operando milagres kkkk..

mas de fato serve pra algo muito específico, por exemplo alguém que trocou um quadro 142x12 por um boostinho. No meu ponto de vista isso é um downgrade.. 
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2022 as 08:56
Alguns quadros da Sense utilizam assim, é uma maneira barata de oferecer um quadro mais "moderno". Bom que vc pode usar cubos de eixo passante no lugar dos cubos de eixo comum, é um bom upgrade de roda sem ter que trocar o quadro. Embora não tenha o benefício da rigidez que um eixo passante oferece.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2022 as 20:19
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por thgtoledo thgtoledo escreveu:

OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?


não. 

porém alguns cubos são conversíveis entre 142x12 e 135x9, se for o caso bastaria trocar o kit do cubo pra ser compatível com 135. Se não for conversível, esquece. 

Deve até ter como fazer uma gambiarra cortando os endcaps do cubo 142 pra ele ficar com 135 de largura, e adaptar um eixo passante de 12mm preso no quadro de 9mm como esse abaixo:



ali diz q funciona mas sinceramente não entendo como. Um quadro pra cubo 142 é 7mm mais largo que um pra 135mm, não tem como entrar no espaço, a não ser q vc forçe abrindo os stays ou como falei corte um pedaço do cubo.

Na verdade esse adaptador é para usar em quadros "boostinho" que são 141mm Quick Release. São quadros 141mm que usam eixo de 9mm.
Ele não adapta para quadros 135mm


é verdade. por um segundo achei que os chineses já estavam operando milagres kkkk..

mas de fato serve pra algo muito específico, por exemplo alguém que trocou um quadro 142x12 por um boostinho. No meu ponto de vista isso é um downgrade.. 



6 por meia dúzia


Flanges do 141 são mais largas que do 142, embora seja blocagem contra eixo passante
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2022 as 21:22
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por thgtoledo thgtoledo escreveu:

OPA, desculpe a ignorÂncia pessoal, mas da pra forçar cubo 142mm em quadro 135mm ?
Da pra fazer ?


não. 

porém alguns cubos são conversíveis entre 142x12 e 135x9, se for o caso bastaria trocar o kit do cubo pra ser compatível com 135. Se não for conversível, esquece. 

Deve até ter como fazer uma gambiarra cortando os endcaps do cubo 142 pra ele ficar com 135 de largura, e adaptar um eixo passante de 12mm preso no quadro de 9mm como esse abaixo:



ali diz q funciona mas sinceramente não entendo como. Um quadro pra cubo 142 é 7mm mais largo que um pra 135mm, não tem como entrar no espaço, a não ser q vc forçe abrindo os stays ou como falei corte um pedaço do cubo.

Na verdade esse adaptador é para usar em quadros "boostinho" que são 141mm Quick Release. São quadros 141mm que usam eixo de 9mm.
Ele não adapta para quadros 135mm


é verdade. por um segundo achei que os chineses já estavam operando milagres kkkk..

mas de fato serve pra algo muito específico, por exemplo alguém que trocou um quadro 142x12 por um boostinho. No meu ponto de vista isso é um downgrade.. 



6 por meia dúzia


Flanges do 141 são mais largas que do 142, embora seja blocagem contra eixo passante


Concordo. De 142 com passante para 141 com blocagem é imperceptível a diferença de rigidez por qualquer usuário comum. Praticamente um ganho marginal. Claro que comparando 2 quadros de nível semelhante.

Já a linha de corrente e outra história e o boost de 141 funciona bem com 12v (melhor que o 142).

Editado por dimas2dimas - 15 Jul 2022 as 21:26
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2022 as 23:26
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:




6 por meia dúzia


Flanges do 141 são mais largas que do 142, embora seja blocagem contra eixo passante


Concordo. De 142 com passante para 141 com blocagem é imperceptível a diferença de rigidez por qualquer usuário comum. Praticamente um ganho marginal. Claro que comparando 2 quadros de nível semelhante.

Já a linha de corrente e outra história e o boost de 141 funciona bem com 12v (melhor que o 142). [/QUOTE]
Detalhe a se observar a linha de corrente melhora se o movimento central for de 73mm, se mantiver em 68mm não tem tanta vantagem.
Voltar ao Topo
Mataman146 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2019
Campina Grande
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mataman146 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2022 as 00:35
Não vai rolar, agora vai ter que trocar o quadro por um de 142mm que é raro, só vai achar em bike importada montada, aconselho vc comprar um quadro boost 12x148mm e colocar 2 arruelas pra preencher esses 6mm de folga (que funciona muito bem) não é gambiarra. Tem 2 modelos tops de quadro atualmente: Rava Cave Boost(2100g) e Absolute Wild 2023 (1790g), sendo o Rava melhor em Geometria, disponibilidade, cores e preço (aliás paguei 870 no meu, lá no ML com cupom AJUDA80)
Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças
Voltar ao Topo
kleo Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2017
Capão do Leão
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kleo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2022 as 23:37
Não sei se é o lugar certo, mas procurei pelo forum (e na internet) e não achei nenhuma informação sobre se existe cubo boost com 36 furos, queria saber se algum de vocês sabe se existe e se compensa comprar ou vale mais montar uma roda com aro de 32/28 furos.
Estou comprando peças para montar um quadro rava boost mas a grana é curta e se desse queria aproveitar esses aros que tenho com 36 furos mas não consigo achar nenhum cubo boost com 36 furos...
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2022 as 09:40
Originalmente postado por kleo kleo escreveu:

Não sei se é o lugar certo, mas procurei pelo forum (e na internet) e não achei nenhuma informação sobre se existe cubo boost com 36 furos, queria saber se algum de vocês sabe se existe e se compensa comprar ou vale mais montar uma roda com aro de 32/28 furos.
Estou comprando peças para montar um quadro rava boost mas a grana é curta e se desse queria aproveitar esses aros que tenho com 36 furos mas não consigo achar nenhum cubo boost com 36 furos...

Até onde sei não existe, mas se tu montar com bons cubos boost e aros Vzan Strike PRO com raios bons e, PRINCIPALMENTE, um profissional de gabarito pra montar o conjunto, creio que terás poucos problemas!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Mataman146 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2019
Campina Grande
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mataman146 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2022 as 09:47
Originalmente postado por kleo kleo escreveu:

Não sei se é o lugar certo, mas procurei pelo forum (e na internet) e não achei nenhuma informação sobre se existe cubo boost com 36 furos, queria saber se algum de vocês sabe se existe e se compensa comprar ou vale mais montar uma roda com aro de 32/28 furos.
Estou comprando peças para montar um quadro rava boost mas a grana é curta e se desse queria aproveitar esses aros que tenho com 36 furos mas não consigo achar nenhum cubo boost com 36 furos...

Tambem tô montando um Rava Cave, não tem cubo 36f Boost, só vai ter 28 ou 32f. Vai de Strike Pro com raios richman(o raio tem que ser de 295mm), melhor custo benefício. Não tenta adaptar aro 36 no cubo 32, só vai dar dor de cabeça. Paguei 188 nos aros, já com o frete pra Paraiba (144 o valor do aro) numa site da loja chamada SoCameraDigital. Desconhecida pra caramba, mas está a 11 anos no ML. Vamos ver se vai chegar tudo certinho, pq o preço é duvidoso
Os desejos da vida formam uma corrente cujos elos são as esperanças
Voltar ao Topo
kleo Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jan 2017
Capão do Leão
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kleo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2022 as 15:51
vlw, vou fazer como vcs dizem então. Obrigado pelas dicas
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X