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Central Hollowtech e núcleo do freehub quebrando

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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 17:24
Situação complicada, meu caro. Algumas mudanças até são compreensíveis mas outras são feitas apenas para girar o mercado de peças (obsolescência percebida). Ainda tem a questão das peças serem feitas com cada vez menos qualidade para que precisem ser substituídas com maior frequência.

Infelizmente o jeito vai ser trocar o cubo por inteiro mesmo.

A propósito, eu tenho um freehub aqui mas não sei se serviria para você. É Shimano mas não sei dizer de qual cubo ele foi retirado. Provavelmente um Tourney TX-505, já que o resto das peças são Altus M2000. Ele veio num pack de peças que comprei de um cara que migrou para 12v. Ele só trocou o freehub por um compatível.

Edit:
Esquece. Não é Shimano e nem tem marca. Deve ser de alguma marca chinesa.


Editado por hug0.dts - 15 Out 2021 as 21:46
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bigbarrel Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbarrel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 17:35
Estou com um problema parecido, segundo freehub XD arrebentado de um novatec 792sb em menos de 1 ano... o primeiro se foi após ter quebrado o eixo.

Faço trilha pesada, salto e subo muito trecho técnico de puro torque, forçando ao extremo.

A sugestão que meu mecânico deu, eixo de inox, torneado... diz ele que resolve para quem é mais pesado e gosta de muito torque, que evita do eixo torcer e os cachorrinhos pegarem no cubo, mesmo quando está catraqueando para trás...

Acabei de pegar a bike, vou mandar fazer o eixo para testar antes de comprar outro cubo... pois depois do novatec, XD só u DT swiss, q parte de 1000 no ali :(
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar True Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 17:59
Cara, então... sobre os cubos DT do Ali, recentemente algumas rodas roval que usam cubos DT estão tendo recall, junto com alguns DTs avulsos.
Muita gente levou em oficinas e passou desapercebido que o cubo era falso, mesmo colocando lado a lado com um original. Só descobriram quando deram entrada no processo de garantia e puxaram o número de série. 
Os cubos são "idênticos" aos originais, pelo menos visualmente. Agora, qualidade, não da para dizer. 
Pagar mais de mil, 2 mil em cubos sabidamente falsos ou original por não muita coisa a mais, não sei se vale a pena essa economia. 
A ideia que dei do dt350 é por custar quase a mesma coisa que um novatec..
Eu não arriscaria minha grana num 240 ou 180 sabendo que é falso. 
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 18:46
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Essa questão do acoplamento é importante por conta do peso dele, quase o dobro do seu (e do meu também). Sendo pesado (e com carga), o eixo tende a torcer e tirar os macaquinhos de posição, sobrecarregando as peças. Ao invés de três, apenas um ou dois acoplados. Isso pelo que eu entendi na discussão que comentei. Por isso ter mais seria melhor.

Da até para comprar separadamente:

Mas a dica do cubo é boa, já que vem com isso por padrão.

A propósito, essa seria uma das vantagens de se usar o eixo boost, a rigidez, mas é uma tecnologia só encontrada em bikes mais caras.


Ja vi esses freehubs avulsos, mas o lance é que a Shimano coloca encaixes proprietários em cada modelo.

O encaixe do RM30, pro exemplo, tem estrias salientes no freehub e estrias recuadas no corpo do cubo.



O M430 tem estrias recuadas no freehub e usa uma arruela especial pra ser travado no corpo do cubo (o parafuso no meio é removível, na realidade também usa um assim no RM30).



Outros vão ter sistemas diferentes. Obsolescência programada é um kooooo!


O modelo do freehub do modelo de baixo creio que seja um dos primeiros pois tive um cubo Deore II de 1989 se não engano, das antigas mesmo...  e era essa a padronização. Os demais tbm que já usei até de 1993 era semelhantes vinham com os cubos Shimano que chamo de palitos pois o corpo do cubo eram bem semelhantes aos cubos antigos de speed. Também os Paralaxx  gordinhos  a partir de 1994 ao menos o Altus e Alivio também eram semelhantes. Creio que dentro da Shimano da Gama média pra baixa até o Alivio/Acera/Altus era esse o padrão, sendo aumentado o freehub em altura para acomodar os cassetes 8V que vieram depois Já o RM30 seria a substituição do cubo Altus de antigamente? E o RM40/RM60 e RM 70 onde estão classificados? Suspeito que a partir de RM40 o desenho do freehub e até mesmo os antigos STX eram todos iguais. O Exage foi substituido pelo STX e creio que por sua vez foi substituido pelos atuais(?) Deore. Na verdade nem sei como está a familia Shimano mountain hoje.
O cubo Shimano traseiro RM30 lhe serviria/aguentaria DswMartins?... Foi o que mais aguentou? Vou reler acima.
Abs pedalísticos.


Editado por Ligeirinho - 15 Out 2021 as 18:57
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2021 as 19:05
 
"esses cubos rodaram nesse ritmo até março de 2020, 18 meses, o que dá 9000km."

Como eu sou olheiro pra mim mesmo das bikes, principalmente anos 90 posso ver por aqui se tem um desses dando sopa nas lojinhas de bairro. Hoje inclusive vi uma Giant Sedona dos anos 90 com Altus C10, uma Caloi Aluminum e uma Trek de Aluminio (não reconheci modelo) todas empoeiradas numa garagem de bikes de um prédio. Um dia que achar uma Nishiki excêntrica de chain stay levantado ou uma Cannondale Killer (bem mais difícil) eu compro!
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Esses Cubos RM fazem parte da linha Altus/Acera. A medida que o número aumenta a vedação melhora, mas são basicamente os mesmos Cubos.
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Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

 
<span style=": rgb255, 247, 224;">"esses cubos rodaram nesse ritmo até março de 2020, 18 meses, o que dá 9000km."</span>

Como eu sou olheiro pra mim mesmo das bikes, principalmente anos 90 posso ver por aqui se tem um desses dando sopa nas lojinhas de bairro. Hoje inclusive vi uma Giant Sedona dos anos 90 com Altus C10, uma Caloi Aluminum e uma Trek de Aluminio (não reconheci modelo) todas empoeiradas numa garagem de bikes de um prédio. Um dia que achar uma Nishiki excêntrica de chain stay levantado ou uma Cannondale Killer (bem mais difícil) eu compro!

O núcleo do freehub do RM30 aguentou cerca de 9000km antes da pandemia (500km/mês durante 18 meses) e mais uns 500km do início do isolamento social até setembro. Eu já recalculei olhando registros Strava, rotinas e tal.

Em setembro de 2020 o núcleo do RM30 rachou aquela parte de metal marrom que tem as estrias, aí eu troquei o cubo todo por um M430, com selo da Blue Cycle e tal. Ele durou cerca de 1300km até abril de 2021.

Achei que fosse má sorte minha (lote ruim, erro de produção, etc.) e comprei outro cubo M430, que veio sem o selo da Blue Cycle. Perguntei ao mecânico que iria fazer o serviço se ele achava que era falsificado, mas ele me mostrou que era idêntico ao anterior e que tudo indicava ser original.

Pra reduzir o custo, pois o cubo M430 anterior ainda estava com a graxa limpa, pedi ao mecânico pra apenas soltar o núcleo do freehub e montar no cubo que já estava na bike. Esse núcleo do freehub durou somente até agora, aproximadamente 1500km depois, o que é um pouquinho mais que o anterior.

Talvez as datas e distâncias não batam com o relato que eu fiz antes, mas agora eu confirmei tudo e me certifiquei. Uma coisa é certa: o RM30 durou pelo menos 6 vezes mais que qualquer M430.

Resolvi arriscar no RM70, que é contemporâneo do RM30 em projeto, tem os selos externos mais parrudos e um desenho do núcleo do freehub diferente tanto do RM30 quanto do M430: tem as estrias para dentro, como o M430, mas em maior número: 15 ao invés de 12. Apesar do que, esse encaixe nunca foi o que quebrou, sempre foram os macaquinhos.

Bora pedalar, senão estressa!
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Esses Cubos RM fazem parte da linha Altus/Acera. A medida que o número aumenta a vedação melhora, mas são basicamente os mesmos Cubos.

Mas os nucleos dos freehubs ainda são diferentes entre eles. É de se ficar puto com essa Shimano, viu?
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Infelizmente o jeito vai ser trocar o cubo por inteiro mesmo.

A propósito, eu tenho um freehub aqui mas não sei se serviria para você. É Shimano mas não sei dizer de qual cubo ele foi retirado. Provavelmente um Tourney TX-505, já que o resto das peças são Altus M2000. Ele veio num pack de peças que comprei de um cara que migrou para 12v. Ele só trocou o freehub por um compatível.


Mesmo que fosse Shimano, o TX505 tem o freehub mais estranho de todos, na minha opinião: não tem estrias, somente uma rosca que prende ele no corpo do cubo.



Posso estar enganado, mas me parece que essa montagem pode trazer aqueles mesmos problemas de catraca em cubo convencional: as engrenagens ficarem "dançando" por conta de deformações da rosca, ou o núcleo do freehub ficar preso no cubo, pois o torque da pedalada aperta ele cada vez mais. Tenho dó do mecânico que tiver que trocar um núcleo desse tipo que eu tenha usado...
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Pra resumir o que descobri até agora:

* O RM30 durou comigo seis vezes mais que qualquer dos dois M430.

* Em quatro freehubs que eu avaliei aqui existem quatro tipos de encaixe do núcleo.

* O RM30 é citado como lançamento nas linhas Alívio, Acera e Altus em 2005 nos documentos da Shimano.

* O RM70 e o M430 são citados a partir de 2012 nas mesmas linhas. Os núcleos de ambos são diferentes.

* O TX505 só aparece em 2015 na linha Tourney.

* Apesar de se supor que é superior, o mecanismo do núcleo dos freehubs T610 e M590 é o mesmo do M430 (!).

* A Shimano lançou em 2009 dois freehubs adequados pra maior torque, com pedivela triplo (deve permitir até 20d ou 22d na coroinha) e até 36 dentes no freehub em roda 29": são o FH-M529 e o FH-M629. Segundo ela, outros freehubs não aguentavam o torque exercido pela engrenagem de 36d e seria até motivo de revogar a garantia.

* Aparentemente, os modelos superiores tem melhor vedação, revestimentos e polimento dos cones e bacias, mas a durabilidade dos núcleos não acompanha isso obrigatoriamente. Em fóruns de cicloturismo na gringa me relataram casos de macaquinhos dobrando sob carga com cubos de eixo passante, pois são menores.

Tô pensando seriamente em largar mão da Shimano nessa área. Mas pra onde? A parte complicada é que o eixo não está empenando, as esferas estão íntegras, os cones e bacias estão perfeitos, o corpo do freehub está como novo, mas o núcleo é que não aguentou o torque. E isso não é fácil de julgar pq a Shimano faz mistério sobre eles, tratando-os como "caixas pretas". Não existe nem mesmo documentação pra desmontar os núcleos atualmente!

Recebi uma indicação pra colocar freehubs Phill Wood de $475,00 (só o traseiro!) num fórum gringo, mas isso é fora da realidade brasileira....

Editado por dwsmartins - 15 Out 2021 as 23:50
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 informações bacanas.

Dada a situação, acho que é melhor você se manter no que teve melhor resultado, no caso o RM30.

Dando uma fuçada na Aliexpress,  encontrei todas as peças para manutenção do freehub, incluindo o freehub completo avulso (https://a.aliexpress.com/_mtiSORs) . Pode ser uma boa para não precisar comprar um outro cubo que você não sabe se vai funcionar bem.

Se a engrenagem estiver intacta,  talvez seja interessante importar só os macaquinhos (precisará medir com um paquímetro os originais), pegando alguns extras para ter disponível caso precise devido a recorrência do problema.


Editado por hug0.dts - 16 Out 2021 as 17:45
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Hugo, tô pensando nessa linha também. Mas os anúncios que eu achei com o título dizendo RM30-8 são na realidade M430. Confirmei quando perguntei aos vendedores.

Mas talvez seja melhor comprar outro cubo mesmo, pq as bacias do RM30-8 que eu já tenho guardado podem começar a se desgastar e não tem reposição.

Eu cheguei a trocar os cones uma vez e as esferas eram substituídas sempre que eu achava alguma fosca. A manutenção era feita a cada 6 meses e eu usava graxa de lítio, pq esse cubo não tem nada de selos de borracha ou partes em plástico, então não tem problema.

Arrisquei um par de RM70 que estavam anunciados no MercadoLivre. Bora torcer pra durar mais!
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Hugo, tô pensando nessa linha também. Mas os anúncios que eu achei com o título dizendo RM30-8 são na realidade M430. Confirmei quando perguntei aos vendedores.

Mas talvez seja melhor comprar outro cubo mesmo, pq as bacias do RM30-8 que eu já tenho guardado podem começar a se desgastar e não tem reposição.

Eu cheguei a trocar os cones uma vez e as esferas eram substituídas sempre que eu achava alguma fosca. A manutenção era feita a cada 6 meses e eu usava graxa de lítio, pq esse cubo não tem nada de selos de borracha ou partes em plástico, então não tem problema.

Arrisquei um par de RM70 que estavam anunciados no MercadoLivre. Bora torcer pra durar mais!

Tomara que durem.  Se lembrar, depois atualize o tópico com o resultado do teste de longo prazo.

Sobre as bacias, as genéricas avulsas servem apesar de não ficarem tão apertadas quantos as originais. Nem devem ser tão duráveis também.

Só os cones é que são problemáticos, pois alguns tem a rosca um pouco mais larga que os originais, ficando com folga no eixo.
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Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Tomara que durem.  Se lembrar, depois atualize o tópico com o resultado do teste de longo prazo.

Sobre as bacias, as genéricas avulsas servem apesar de não ficarem tão apertadas quantos as originais. Nem devem ser tão duráveis também.

Só os cones é que são problemáticos, pois alguns tem a rosca um pouco mais larga que os originais, ficando com folga no eixo.
Vou atualizar sim. sinto falta desse tipo de informação prática, tanto aqui quanto na gringa.

Já tentei adaptar as bacias genéricas em cubos Shimano, dá uma folga bastante incômoda que não tem como retirar, definitivamente não fica legal. Nem sei como seria a durabilidade delas...

Os cones eu troquei foi o eixo inteiro e o conjunto ainda tá bom, por incrível que pareça. Esse freehub RM30-8 é algo interessante: os cones e bacias dele não são nem mesmo polidos, ao contrário dos que vem no M430, que são lisinhos. A rolagem dos M430 é um pouquinho melhor que a dos RM30-8, principalmente quando novos, pq os RM30-8 vão "polir" no uso mesmo. Depois eles se igualam, principalmente depois da primeira revisão dos RM30-8. O negócio é só o núcleo do freehub mesmo.
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[/QUOTE]
Mesmo que fosse Shimano, o TX505 tem o freehub mais estranho de todos, na minha opinião: não tem estrias, somente uma rosca que prende ele no corpo do cubo.



Curioso. Vejam como são as coisas: esse modelo acima de freehub já vinha no cubo traseiro da Specialized Rockhopper em 1998 . Era um Ritchey de aparência básica até meio feiosinho mas durou o quanto usei dele, uns 11 mil km até desmontar a bike. Será essa rosca enorme (usava uma allen de 12mm pra soltar do cubo) de muito maior diametro que os shimano RM30 tem tendência de durarem mais ou menos? Deixo a dúvida para quem saiba mais. Na minha ingenuidade de lógica penso que as cargas seriam melhores distribuídas no cubo que um eixo com rosca bem menor e "concentradora" dos impactos sofridos na rolagem nos modelos da Shimano atuais como o RM30, embora não saiba dizer como são  os modelos (fora os microspline) os freehubs das suas linhas superiores.  Tenho aqui ainda pra futuramente descobrir os modelos de freehubs da PROMAX, sim ela fez cubos, um dito FORMULA de 7v, pesado mas de aparência robusta com rolamentos e o VORTEX que suspeito seja o mais simplório de todos.

Editado por Ligeirinho - 19 Out 2021 as 20:18
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Tomara que durem.  Se lembrar, depois atualize o tópico com o resultado do teste de longo prazo.

Sobre as bacias, as genéricas avulsas servem apesar de não ficarem tão apertadas quantos as originais. Nem devem ser tão duráveis também.

Só os cones é que são problemáticos, pois alguns tem a rosca um pouco mais larga que os originais, ficando com folga no eixo.
Vou atualizar sim. sinto falta desse tipo de informação prática, tanto aqui quanto na gringa.

Já tentei adaptar as bacias genéricas em cubos Shimano, dá uma folga bastante incômoda que não tem como retirar, definitivamente não fica legal. Nem sei como seria a durabilidade delas...

Os cones eu troquei foi o eixo inteiro e o conjunto ainda tá bom, por incrível que pareça. Esse freehub RM30-8 é algo interessante: os cones e bacias dele não são nem mesmo polidos, ao contrário dos que vem no M430, que são lisinhos. A rolagem dos M430 é um pouquinho melhor que a dos RM30-8, principalmente quando novos, pq os RM30-8 vão "polir" no uso mesmo. Depois eles se igualam, principalmente depois da primeira revisão dos RM30-8. O negócio é só o núcleo do freehub mesmo.


Basta usar um calço que resolve. Na bike do velho (um par de Rm60) usei duas tiras feitas a partir de garrafa pet por ser um material mais maleável. Coloquei elas no ponto de encaixe e instalei. Por enquanto, zero problemas. Mas só precisei fazer isso na dianteira. Na traseira ficou firme.
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Resolvi ser técnico...



O diagrama acima conta com os cálculos que eu fiz estimando o torque necessário e a carga sobre os componentes em uma situação com inclinação de 15% com carga. Destaquei alguns itens que são interessantes. Agora vamos comparar com o diagrama abaixo, onde eu calculei uma mudança pra aro 29" mantendo a relação similar.



Observem algumas questões interessantes:

* A roda 29" obriga maior torque no eixo traseiro para mesma tração aplicada (não é novidade, pois a roda maior atua como uma alavanca maior. Neste caso, trocar por uma 29" é ir na contramão da solução, que seria a redução do torque aplicado no núcleo do freehub.

* Nós diagramas acima, eu coloquei a hipótese de trocar a relação pra compensar a roda maior e não deixar a pedalada desnecessariamente mais pesada e longa. Nessa situação, o torque a que o movimento central é submetido na marcha mais leve na condição descrita é menor, pois está instalado um cassete de 46d. Isto me obrigaria a trocar o cassete e provavelmente câmbio, passador, corrente, etc., o que não considero viável.

* Da mesma forma, na condição de relação compensada, a corrente ficaria levemente menos tensionada, devido à mesma razão (cassete maior instalado). Mas essa redução é bastante reduzida, menos de 3%>

* Também devido à essa mesma razão, a força aplicada no pedal teria uma redução de 0,8kgf, o que, não surpreendentemente, é exatamente a mesma redução percentual da tensão da corrente.

As conclusões que eu posso chegar:

* Cassetes maiores aplicam mais torque no cubo da roda.

* Rodas maiores exigem relações mais curtas para a mesma relação pedalada/distância (não é surpresa).

* Rodas maiores tb exigem torque maior aplicado no cubo em função do seu raio maior (tb não é surpresa).

* Cassetes maiores reduzem a tensão aplicada sobre a corrente, mas aplicam mais torque na roda, como já foi dito.

* Reduzir o tamanho do cassete (ou aumentar o tamanho das coroas) exige aumento da força aplicada no pedal para se conseguir a mesma força de tração aplicada na superfície de contato do pneu com o piso (isso pode fazer mais mal para os joelhos que para a relação).

No início deste tópico eu estava com problemas no movimento central e com a corrente. Ainda bem que resolvi isso, pois eu precisaria de reduzir ainda mais a relação pra conseguir reduzir o torque e a tensão aplicados nesses componentes, o que causaria mais torque no cubo traseiro, que é o problema que eu tenho nesse momento.

Basicamente é isso. Foi mal o textão, mas eu gosto de ser técnico e falar de bike. Algumas sugestões que eu recebi aqui não faziam sentido, outras (maioria, ainda bem) tinham uma lógica, mas não entendia ainda. Com esse estudo eu pude confirmar e contradizer essas idéias e selecionar o que é válido. Acho uma boa compartilhar.

Se precisarem de referência, livro de física da Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo. O conteúdo que eu coloquei aqui é de ensino médio, não tem nada de mais. Física Conceitual também é um outro excelente livro pra explicar detalhadamente e complementar o primeiro.
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