Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Comprei uma speed. Me ajude a entende-la
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Comprei uma speed. Me ajude a entende-la

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Comprei uma speed. Me ajude a entende-la
    Postado: 08 Abr 2021 as 20:54
Queridos amigos ciclistas. Estive usando uma híbrida por uns anos mas fui furtada recentemente. Decidi comprar uma speed por conta do peso (consigo levanta-la apenas com uma mão) e gostei muito dela. A única questão é que a minha antiga híbrida tinha 27 velocidades e essa veio com o grupo Campagnolo Record 10V. Tenho a impressão de que são poucas opções de troca de marcha, em alguns terrenos parece sempre que está leve demais ou pesada demais. Por exemplo, em algumas descidas com a outra conseguia pedalar mesmo em velocidades altas e com essa na marcha mais pesada não consigo. Estou fazendo algo errado? Ajude essa jovem iniciante. Parece que na mais pesada ela fica enroscando também, o que me dá muita agonia. Os dados que o vendedor me passou: 

- coroas 53x30
- cassete record 25x11
- pedivela campagnolo record em carbono comprimento 172.5
- freios record
- câmbio traz record
- câmbio dianteiro record ergopower centaur
Gostaria de saber o que as infos da coroa, do cassete e do pedivela significam, principalmente. Valeu. Desculpem a ignorância, apenas buscando conhecimento. ✌️🙏

Os dados da minha bicicleta furtada, a qual eu estava acostumada:
Trocadores Shimano Acera M390, 9 velocidades 
Câmbio dianteiro Shimano Acera 
Câmbio traseiro Shimano Deore
Pedivela Shimano Acera M391, 48/36/26 com chainguard 
Cassete Shimano HG20 11-32, 9 velocidades
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 21:43
a primeira coisa é confirmar que o câmbio está bem regulado.
Depois confirmar que a coroa é 53/30 mesmo, é uma configuração meio estranha (as compactas geralmente são 50/34, as mif-comp são 52/36 e as padrão 52/39)

De qualquer forma a relação das speed é mais pesada do que da híbrida, precisa de mais força para render.
Quanto ao número de opções depende, na speed o salto de uma marcha para outra é menor, melhor para fazer um ajuste fino, enquanto na híbrida tem um intervalo maior, mas com ajuste fino pior.

Minha opinião é que coroa 53 para iniciante é brutalidade, de compacto (50/34 X 11-25) você acompanha boa parte (a maioria) dos grupos/assessorias. Só falta marcha se for acompanhar pelotão socando a bota na bandeirantes, PJ-elite, PM.... Mas já que já está assim eu também não trocaria.


Editado por IDatti - 08 Abr 2021 as 21:44
Voltar ao Topo
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 22:21
ok. Vou me certificar que o câmbio está bem regulado e confirmar sobre a coroa ser 53/30. 
Mas acho que me expressei mal sobre dizer que é pesada, o que quis dizer é: em descidas, com a híbrida, pegando uma velocidade alta, eu colocava na marcha mais pesada e conseguia permanecer girando eficientemente. Já nessas mesmas condições de descida na speed atual, sinto que falta marcha porque chega um momento que começo a pedalar em falso mesmo na marcha mais pesada, o que parece estranho pra uma speed. Já em subida senti que melhorou muito meu desempenho em relação à híbrida. Enfim, não tenho grandes pretensões, mas essa impressão inicial (tô usando ela há menos de 1 semana) me deixou um pouco confusa. 
Sobre o que você falou de depender muito o número de opções, senti o contrário, que na speed o salto de uma marcha pra outra é maior e na híbrida o intervalo era menor, com ajuste mais fino. 
Obrigada Datti.
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 23:15
você está conseguindo passar a corrente para a coroa grande?
Pq é impossível, se estiver conseguindo usar a coroa grande, faltar marcha de 53x11 onde não faltava de 48x11.
O que me referi das variações de marcha é usando a mesma coroa, de 11 para 25 em 10 etapas a mudança é mais gradual que de 11 para 42 em 9 etapas.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 08:38
Não pode ser.

Você tinha uma relação mais pesada 48x11 e agora, digamos que seja um compact, 50x34 com cassete 11 e, se for uma relação normal da Campagnolo, 53x39. Impossível girar em falso comparado com a bicicleta anterior.

E 20 marchas numa speed, não falta marcha. Pode ser que esteja pesada para subir com o cassete 25, aí é trocar por um 27 ou mais e abrir um buraco na relação ou fazer mais força mesmo (ou mudar o pedivela se não é compacto).

Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 08:45
Acredito que o "conseguir pedalar" é manter uma boa cadência pra ele!
e o "não conseguir pedalar" seja uma marcha extremamente pesada (53x11) que não consegue girar!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 09:31
Originalmente postado por cosercoser cosercoser escreveu:

ok. Vou me certificar que o câmbio está bem regulado e confirmar sobre a coroa ser 53/30. 
Mas acho que me expressei mal sobre dizer que é pesada, o que quis dizer é: em descidas, com a híbrida, pegando uma velocidade alta, eu colocava na marcha mais pesada e conseguia permanecer girando eficientemente. Já nessas mesmas condições de descida na speed atual, sinto que falta marcha porque chega um momento que começo a pedalar em falso mesmo na marcha mais pesada, o que parece estranho pra uma speed. Já em subida senti que melhorou muito meu desempenho em relação à híbrida. Enfim, não tenho grandes pretensões, mas essa impressão inicial (tô usando ela há menos de 1 semana) me deixou um pouco confusa. 
Sobre o que você falou de depender muito o número de opções, senti o contrário, que na speed o salto de uma marcha pra outra é maior e na híbrida o intervalo era menor, com ajuste mais fino. 
Obrigada Datti.

Então, chegou a verificar a velocidade na descida?

Tinha 48/11 na hibrida e agora 53/30 na speed (que acredito ser 50/30)... A relação é muito próxima, mas a road bike pega muito mais velocidade... É possível que seja isso, esteja desenvolvendo uma velocidade maior na speed e tendo a sensação de pedalar em falso (hipótese absurda mas válida, pq pedalar em falso num 50/11 seria algo tipo 100km/h)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 09:38
Agora respondendo sua pergunta: O que as infos das coroas significam?

Coroa: Engrenagem da frente, onde pedalamos
K7: Engrenagem da roda traseira, a que gira a roda

Os números de dentes determinam a relação de giro (proporção entre as voltas realizadas)

Ou seja: Uma relação 2:1 significa que a cada 2 voltas no pedivela, é realizada uma volta completa na roda.

Considerando coroa 53/30 e K7 11/25:

- Usando a coroa 53 e o K7 na engrenagem 11, a relação fica 1:4,8. Ou seja, uma volta no pedivela executa 4,8 voltas na roda. Essa é a relação de maior velocidade e maior força exercida pelo ciclista.

- Usando a coroa 30 e o K7 na engrenagem 25, a relação fica 1:1,2. 1 volta no pedivela executa 1,2 voltas na roda. Muito mais leve que a anterior, porém 4 vezes mais devagar!

Supondo que na primeira relação vc desenvolva 40km/h, na segunda relação vc desenvolveria 10km/h, porém fazendo 4 vezes menos força que na mais rápida. Por isso em subidas usamos as relações mais leves (próximas de 1:1)


Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 10:13
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

pq pedalar em falso num 50/11 seria algo tipo 100km/h

menos viu.....
perdia pedal com 53/11 em 85km/h 

Morro abaixo, na ultima parte menos curvada antes da Curva da Morte, em Farroupilha.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 11:13
Mas aí vai de quanto o cara consegue girar... tem uns galáticos que giram a 200 RPM, pra esses nunca vai ter o "falso" LOL (o que não é meu caso).
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 11:51
50x11, roda 700cc, cadência de 120, se não me engano dá 60-65Km/h
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 13:13
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Mas aí vai de quanto o cara consegue girar... tem uns galáticos que giram a 200 RPM, pra esses nunca vai ter o "falso" LOL (o que não é meu caso).

o teu e da maioria aqui....
LOLLOLLOL
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 13:16
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

pq pedalar em falso num 50/11 seria algo tipo 100km/h

menos viu.....
perdia pedal com 53/11 em 85km/h 

Morro abaixo, na ultima parte menos curvada antes da Curva da Morte, em Farroupilha.

Então, chutei um valor aproximado... Não é uma ciência exata pois depende da cadência máxima que o ciclista gira
Voltar ao Topo
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:22
Ok pessoal. Obrigada pelos esclarecimentos. Pelas mensagens acho que devo ter feito algo errado. Eu ainda não tive tempo de andar muito com ela, rodei apenas 15km no total. Talvez eu tenha me precipitado nas impressões. 
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:42
Acho que não era para faltar marcha pesada. Era para faltar marcha nas subidas somente.

Talvez vc tenha usado a coroinha com os cassetes menores o que é errado. Deve-se usar a coroa maior com os cassetes menores e a coroa menor com os cassetes maiores. Para evitar cruzar a corrente.

Coroa=engrenagem no pedivela. Cassete são as engrenagens na roda trazeira.


Editado por LeoSilva - 09 Abr 2021 as 14:48
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 15:03
Talvez vc tenha rodado a vida toda com cadencia baixa e fazendo força.
Pode ser este o problema, uma vez que na speed pedalamos a 75+ RPM todo o tempo. Se você se acostumou a 40-50 RPM na híbrida vai precisar reaprender a pedalar.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
williams.reis Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Out 2020
Brasilia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar williams.reis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 22:57
Originalmente postado por cosercoser cosercoser escreveu:

Ok pessoal. Obrigada pelos esclarecimentos. Pelas mensagens acho que devo ter feito algo errado. Eu ainda não tive tempo de andar muito com ela, rodei apenas 15km no total. Talvez eu tenha me precipitado nas impressões. 
Acho que é apenas uma mudança que deve ser feita: seu MINDSET precisa ser mudado, porque agora vc esta de speed e pedala com e como Galático, esse é o único pensamento, o nosso amigo do forum já deu o caminho, aartir de agora Vel. Média no strava somente acima de 30km/h qualquer outro abaixo disso escreve: VENTANIA DA P*#(a), HJ FOI VENTO CONTRA OU DIA DE REGENERATIVO... KKKkkk 
Voltar ao Topo
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 23:14
KKKKKKKKKKKKKKK
Voltar ao Topo
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 23:17
Pendurei a bike pelo selim e fui trocando as marchas girando o pedal com a mão e observando as trocas. Já entendi que meu erro estava na troca de marcha e depois dei um giro que esclareceu tudo que falei acima. Obrigada pessoal.
Voltar ao Topo
flabombarda Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jul 2020
Sao Paulo
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flabombarda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2021 as 17:26
O que me chama a atenacao é o setup das coroas, valida isso direito, 53/30 ? nao é 50/34 ?

O seu cassete tem uma caracteristica, é um cassete voltado (a principio) para o plano: 25x11 é um cassete pesado, se for pegar umas subidas, sofre um pouco, talvez essa coroa 30 (se isso estiver certo) ajude a minimizar, mas o gap entre o volantao e o volantinho fica muito grande.

Dependendo do tipo de terreno que voce for priorizar, do quanto vc ja pedala (tem cara que anda comigo com cassete 23x11 e coroa 52x36 e nao faz cara feia na subida) mas isso é relativo, eu sofreria muito, estou falando de um cara que compete, algo que nao é a realidade de todos.

Sair de MTB/hibrida pra speed é normal sentir uma diferença no "peso das marchas" mas eu acho que a sua cabe um ajuste pra melhorar a experiencia.
O pior que pode acontecer é vc pegar uma bike que nao esta bem acertada e se desmotivar, sem saber que o problema nao é vc nao ter aptidao pra isso, mas de fato ter um equipamento meio descalibrado se é que da pra dizer isso.

Mais uma vez, nada impede, mas o que é correto afirmar é que sua bike está muito fora dos padroes de relação, e isso não é subjetivo.


Por exemplo: se voce estiver começando nao tiver muita força e seus trajetos trabalharem mais subida, eu buscaria uma compacta 50x34 e um cassete 30x11 talvez pra ficar uma coisa mais equilibrada.
seria uma relação com gaps ainda razoaveis principalmente nas marchas mais leves do cassete, mas atenderia bem as subidas.
Minha opiniao é que esse gap que voce tem hoje com 53x30 é muito grande e isso atrapalha as transiçãoes entre volantao e volantinho.





Voltar ao Topo
cosercoser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cosercoser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2021 as 17:43
Levei a bike ontem na bicicletaria e recomendaram que eu trocasse a corrente, que já tava muito larga. Troquei e agora tá rodando lisinha. Andei 50km hoje (aqui em São Paulo), com bastante trechos de subida e descida e consegui fluir bem independente do terreno. Tô achando mais fácil de pegar as mesmas subidas que sempre pegava, em comparação com a bike antiga.
Valeu pela sua mensagem ✌️


Voltar ao Topo
Jcesar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2008
Rio Negro-PR
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2021 as 18:03
11x25 é relação pesada ? 

Fiz um pedal no domingo com 50x34 -  11x20.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2021 as 20:46
Qual o modelo do cassete 11x20 ? 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Lordvan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2016
SP
Offline
Mensagens:973
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lordvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2021 as 22:25
Se na hibrida não espana na descida, com speed sim, ou não subiu na coroa grande ou é estudo para NASA. 
Bike é diversão, liberdade, desafio.
Voltar ao Topo
Jcesar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2008
Rio Negro-PR
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 18:12
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Qual o modelo do cassete 11x20 ? 
o cassete é 11x22. Mas não estava subindo a última marcha. Então foi 11x20 mesmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X