Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WilliamCh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WilliamCh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Eixo e Guarda Pó girando junto com a Roda
    Postado: 07 Abr 2021 as 23:27
Boa noite pessoal, como vão?

Desculpem se já há um tópico que trate disso tudo, mas definitivamente não encontrei.

Sou novo aqui e me iniciei na manutenção da minha mountain bike recentemente, tentando centrar a minha roda traseira. No meio do caminho decidi também tentar uma limpeza do cubo livre, que é esferado, porque peguei bastante chuva. Adquiri todas as ferramentas necessárias, consigo desmontar o freehub todo. Limpei tudo com o desengraxante Power Citrus da Algoo mas a primeira coisa que já não estou certo se fiz bem foi passar graxa de cerâmica da Finish Line nos colares de esferas do núcleo do freehub e nas de 1/4 de fora. Tomei cuidado pra usar óleo úmido de corrente para os macaquinhos e a mola. Primeira observação foi que notei que meu freehub ficou bem mais silencioso, e acho muito difícil dizer só de sentir na mão ao girar ele, mas tenho uma certa sensação de que ficou um pouco mais durinho. Eu devia ter usado alguma outra graxa nas esferas? Diz aqui nessa da Finish Line que ela é pra rolamento, usei nas esferas soltas porque achei que daria na mesma. Eu deveria limpar tudo de novo e usar algum outro tipo de graxa específica para mecanismo esferado?

Segundo ponto é que, por inexperiência, na desmontagem, acabei desrosqueando as porcas de aperto e os cones dos dois lados do eixo. É um eixo muito simples, não tem espaçador e nem arruela, só as porcas e cones mesmo. Usei como referência a roda de uma outra bicicleta com eixo de mesmas dimensões para posicionar a porca e o cone num dos lados para não mexer mais, mas existe alguma manha pra deixar certinho e não empenar a roda de jeito nenhum?

Terceiro ponto é que quando coloco a roda no centrador que tenho aqui e giro, o eixo gira junto. Se eu dou uma ajustada, desapertando um pouquinho, o eixo pára de girar, dando uma agarradinha ou outra, mas pra chegar neste ponto ele fica com muito jogo. Notei então que apertando até o ponto em que ele nem agarra muito e nem fica com jogo e encaixando a blocagem, ele pára de girar, parece que está tudo certo então (me corrijam por favor se na verdade não estiver tudo certo). Daí encaixo o meu guarda-pó, que é de borracha, e acontece que ele está girando junto com a roda, e por dar uma certa esganadura na porca de aperto do eixo, ele cria um certo atrito que faz a roda frear um pouco. Notei que nas rodas traseiras de outras duas bikes que tem aqui o guarda-pó de uma gira junto com a roda, e o da outra fica parado, presinho ao eixo, ainda que, no caso desta última, ele não pareça estar fazendo a roda frear. A pergunta que fica é se o guarda-pó afinal deve ou não girar com a roda, e se eu fiz trapalhada, gostaria de uma força pra entender o que devo arrumar.

Confesso que me embananei também com as vedações de borracha que ficam junto às esferas de 1/4. Quando tirei, acabei perdendo onde cada uma ia e qual lado de cada uma deveria ficar pra frente e pra fora. Acabei indo meio no olhômetro aqui, mas é obrigatório colocar cada uma no seu lugar específico? Como sei onde e como encaixar qual?

Enfim, estou cometendo muitos erros? Qual a forma certa de fazer tudo dar certo?

Obrigadíssimo desde já pela atenção e um baita abraço!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2021 as 21:11
Meu caro, vc está cometendo erros sim, mas é parte do processo de aprendizagem.

Primeiro: em algumas rodas o guarda pó fica preso no cone, junto ao eixo; em outras ele é preso na carcaça do cubo. No primeiro caso, ele gira com o eixo; no segundo caso ele gira com a roda.

Segundo: a ordem de montagem varia de um modelo de cubo pra outro, então vale a pena fotografar o processo de desmontagem com o celular de maneira a documentar todo o processo. Se os cubos forem Shimano, procure pelos documentos com vistas explodidas (que definem a ordem de montagem e desmontagem) no site http://si.shimano.com. Faça a busca pelo código do modelo (HB-RM40, por exemplo, ou FH-T610, tb exemplo) e procure pelos documentos com o ícone EV na frente do nome do arquivo. Vc vai entender imediatamente ao ver.

Se não for Shimano, o melhor é pesquisar na internet pelo desmonte (“take apart” ou “disassemble” em inglês) pra conseguir alguma orientação. Se não conseguir, leve em um mecânico com experiência e pague o preço dele, não tem jeito.

Terceiro: o ajuste de folga do cubo é exigente em termos de experiência, pois existe um ponto ideal em que o ajuste trava o menor possível o giro sem deixar folga. Pra aperto rápido, é mais chato ainda, pq precisa deixar com uma folga mínima que vai ser compensada pela pressão da blocagem. Eu já consigo fazer isso, porém com alguma tentativa e erro. O melhor método é travar o cone e a contra porca de um dos lados do eixo, colocar a graxa e as esferas desse lado seguidas do eixo, prender esse “lado fixo” do eixo numa morsa de bancada (coloque um pedaço grosso de EVA nos mordentes pra não marcar o eixo) e tentar fazer o mesmo do outro lado, ajustando o giro do cone pouco a pouco (eu uso os raios como guias) até acertar e travar a contraporca em seguida.

Se a ponta ficou muito grande do “lado móvel”, desmonte tudo e ajuste o “lado fixo” com algum espaço a mais, ou vice versa. Tem vídeos no YouTube mostrando como fazer, pode ser mais fácil do que entender pela minha explicação.

Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X