Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Movimento central de 3 partes de 126mm
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Movimento central de 3 partes de 126mm

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vianney Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2020
Recife - PE
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vianney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Movimento central de 3 partes de 126mm
    Postado: 06 Abr 2021 as 18:25
Olá pessoal tenho um movimento central de 3 partes estou querendo substituir por um selado shimnano.

Ele é quadrado sendo que tem um parafuso em cada ponta dele. Fixo ele a pedivela usando uma porca não um parafuso como os pontas quadradas. Medi só a parte quadrada do meu eixo com paquimetro e deu 126mm

Estava olhando os pontas quadradas selados e até de 3 partes e não achei nenhum movimento com eixo com 126mm a venda.

Meu conjunto é um tourney antigo de uma mtb dos anos 90 da monark  com 3 coroas, 18 velocidades o eixo do central está empenado no lado da coroa. Está toda original ainda. 

Vocês teriam alguma sugestão ? Será que um central com eixo 122,5mm serviria? 


Obrigado!
Abraço
Vianney

Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 01:18
Procure pelo 127mm. 122,5mm é bem mais estreito e vai deslocar a chainline excessivamente, podendo causar outros problemas.

Achei um por R&128,00 e frete grátis no MercadoLivre procurando por “central 68x127”. Só certifique-se que o tubo do seu central tem realmente 68mm, pois existe tb o de 73mm, que tá meio complicado de achar por aqui.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 22:17
Eu fiz exatamente essa substituição que você sugeriu (retirei o central de 3 peças e coloquei um selado com 122,5) e deu certinho... no meu caso não houve prejuízo no chainline (se trata de uma MTB Sundown 1994 com grupo Shimano 18v de entrada).
 
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Abr 2021 as 09:53
Originalmente postado por gustavoclx gustavoclx escreveu:

Eu fiz exatamente essa substituição que você sugeriu (retirei o central de 3 peças e coloquei um selado com 122,5) e deu certinho... no meu caso não houve prejuízo no chainline (se trata de uma MTB Sundown 1994 com grupo Shimano 18v de entrada).
 

Existem casos e casos. Depende de parâmetros do quadro e da largura do conjunto traseiro. 18v é mais estreito que 21v ou 24v, o que ajuda no seu caso particular, mas não garante a solução de todos.

Se a bike já usa um central 126mm, a redução pra 122,5mm vai jogar o pedivela exatos 1,75mm pra dentro, o que não é muito, mas pode ser suficiente pra prejudicar a troca pras marchas maiores atrás ou fazer a corrente cair pra fora na coroa. Ênfase na palavra “pode”.

A sugestão de usar 127mm é por conta da diferença de apenas 0,5mm pra fora, o que é menos que o caso anterior. Estou falando de chance de dar errado, não de certeza..

Chainline é algo complicado, depende da geometria do quadro e precisaria ser calculada vendo a situação presencialmente. Minha sugestão é alterar o mínimo possível pra reduzir a chance de problemas. Dependendo da situação dele, até um 114mm poderia ser usado, mas a chance de dar problema é maior.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 04:00
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por gustavoclx gustavoclx escreveu:

Eu fiz exatamente essa substituição que você sugeriu (retirei o central de 3 peças e coloquei um selado com 122,5) e deu certinho... no meu caso não houve prejuízo no chainline (se trata de uma MTB Sundown 1994 com grupo Shimano 18v de entrada).
 

Existem casos e casos. Depende de parâmetros do quadro e da largura do conjunto traseiro. 18v é mais estreito que 21v ou 24v, o que ajuda no seu caso particular, mas não garante a solução de todos.

Se a bike já usa um central 126mm, a redução pra 122,5mm vai jogar o pedivela exatos 1,75mm pra dentro, o que não é muito, mas pode ser suficiente pra prejudicar a troca pras marchas maiores atrás ou fazer a corrente cair pra fora na coroa. Ênfase na palavra “pode”.

A sugestão de usar 127mm é por conta da diferença de apenas 0,5mm pra fora, o que é menos que o caso anterior. Estou falando de chance de dar errado, não de certeza..

Chainline é algo complicado, depende da geometria do quadro e precisaria ser calculada vendo a situação presencialmente. Minha sugestão é alterar o mínimo possível pra reduzir a chance de problemas. Dependendo da situação dele, até um 114mm poderia ser usado, mas a chance de dar problema é maior.
Concordo contigo (a)dwsmartins, caso ele consiga encontrar, o ideal é instalar o 126 mm mesmo!
Deixei o relato da minha experiência pra dizer que talvez seja possível ter sucesso fazendo essa troca também na bike dele (mesmo se tratando de modelos e fabricantes diferentes).
Mas é isso, a decisão é dele!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X