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Roldanas Rolamentadas Câmbio NX

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alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roldanas Rolamentadas Câmbio NX
    Postado: 09 Mar 2021 as 18:52
As Roldanas do câmbio NX Eagle são com buchas comuns, e pelo que pesquisei, é uma das principais causas da diferença na precisão de troca de marchas em relação ao GX, que já possui roldanas rolamentadas. Gostaria de saber se alguém já efetuou a mudança das roldanas do NX e que possa me dizer se realmente houve uma melhora nas trocas de marchas.
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Zaka Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 08:03
Usei por quase 5 mil km um grupo NX completo. Nunca tive problemas de falta de precisão. Teu modelo já é o com as roldanas novas?
Non est ad magna facilis ascensus.
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RuanRAC Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 08:21
melhor aprender a trocar marcha que trocar essas besteiras.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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FelipeV Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 11:03
Folgas, essa é principal fator aqui, GX/NX/SX tem FOLGAS que vão acentuando com o tempo.

Mas, tbem não é assim MEU DEUS que coisa terrivel, vc so percebe mesmo se ja andou com algo melhor.

A principal folga que afeta a precisão é a folga do eixo que fixa o cambio na gancheira, até o GX tem uma folga, nos X em diante não tem mais, há alguns videos e tópicos pro ai ensinando troca do parafuso por um do X01, mas custa caro.

Solução "pobres" que já vi sendo feito pra tepear isso é linha de pesca 0,25, que é o tamanho da folga, 2 a 3 voltas, vai tirar a folga, muda o comportamento do cambio bastante.

Segundo ponto de folga dos "baratos" se podemos dizer isso é no corpo do cambio, o paralelogramo, os 4 rebites tbem tem folgas de fábrica, ali o truqe da linha de pesca tbem funciona, se vc tiver chance de olhar um X01/XX1 vai ver que eles tem um bucha nesses pinos, que servem pra tirar folga e reduzir atrito nos pinos.

Depois vem a folga dos roletes das roldanas, mas, mesmos as rolamentadas tem um pequeno movimento.

A principal folga é a do eixo da gancheira.

Outra solução é a redução em 2 elos da corrente, mola do NX é fraca, encurtando a corrente ele ainda tem cobertura do cassete 50/52.

Meu NX sempre caiu a corrente pedalando pra tras, no inicio caia nos 3 ultimos cogs, mesmo conferindo, chain linha, ajuste de cambio e etc, com corrente X01, passou a cair apenas no 50, após a redução da corrente parou de cair. Isso ajudou um pouco ao subir as marchas, ela abraça com mais força o cassete e ficou mais ágil.

Isso, considerando que esteja tudo ok, bem regulado, pq como falei, vc só percebe se já andou com algo melhor, se vc nunca testou um X01/XX1 é mais provavel que seja apenas regulagem.

Andei por muito tempo com GX, depois cai pro NX, os 2 são basicamente iguais, por conta da mola mais fraca o NX reduz mais fácil (sensação no trocador) e sobe mais lento, similar ao cambio Shimano, trocar marchas com a embreagem aberta é mais leve do que com ela travada.

Depois pude andar com XX1, dai sem folgas e cassete com mais precisão tudo muda de figura.

E recentemente andei com um X01 AXS, esse cabeça nem processa o que ta acontecendo, marcha trocou, vc não escutou, não sentiu, acha que não foi mas já foi 3 cogs, sonho mesmo andar com isso.

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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
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Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 14:20
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Folgas, essa é principal fator aqui, GX/NX/SX tem FOLGAS que vão acentuando com o tempo.

Mas, tbem não é assim MEU DEUS que coisa terrivel, vc so percebe mesmo se ja andou com algo melhor.

A principal folga que afeta a precisão é a folga do eixo que fixa o cambio na gancheira, até o GX tem uma folga, nos X em diante não tem mais, há alguns videos e tópicos pro ai ensinando troca do parafuso por um do X01, mas custa caro.

Solução "pobres" que já vi sendo feito pra tepear isso é linha de pesca 0,25, que é o tamanho da folga, 2 a 3 voltas, vai tirar a folga, muda o comportamento do cambio bastante.

Segundo ponto de folga dos "baratos" se podemos dizer isso é no corpo do cambio, o paralelogramo, os 4 rebites tbem tem folgas de fábrica, ali o truqe da linha de pesca tbem funciona, se vc tiver chance de olhar um X01/XX1 vai ver que eles tem um bucha nesses pinos, que servem pra tirar folga e reduzir atrito nos pinos.

Depois vem a folga dos roletes das roldanas, mas, mesmos as rolamentadas tem um pequeno movimento.

A principal folga é a do eixo da gancheira.

Outra solução é a redução em 2 elos da corrente, mola do NX é fraca, encurtando a corrente ele ainda tem cobertura do cassete 50/52.

Meu NX sempre caiu a corrente pedalando pra tras, no inicio caia nos 3 ultimos cogs, mesmo conferindo, chain linha, ajuste de cambio e etc, com corrente X01, passou a cair apenas no 50, após a redução da corrente parou de cair. Isso ajudou um pouco ao subir as marchas, ela abraça com mais força o cassete e ficou mais ágil.

Isso, considerando que esteja tudo ok, bem regulado, pq como falei, vc só percebe se já andou com algo melhor, se vc nunca testou um X01/XX1 é mais provavel que seja apenas regulagem.

Andei por muito tempo com GX, depois cai pro NX, os 2 são basicamente iguais, por conta da mola mais fraca o NX reduz mais fácil (sensação no trocador) e sobe mais lento, similar ao cambio Shimano, trocar marchas com a embreagem aberta é mais leve do que com ela travada.

Depois pude andar com XX1, dai sem folgas e cassete com mais precisão tudo muda de figura.

E recentemente andei com um X01 AXS, esse cabeça nem processa o que ta acontecendo, marcha trocou, vc não escutou, não sentiu, acha que não foi mas já foi 3 cogs, sonho mesmo andar com isso.


Excelente. é por esse tipo de post que frequento fóruns.


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