Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Planejando upgrade p/ Sense Intensa (garfo, etc)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Planejando upgrade p/ Sense Intensa (garfo, etc)

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 14:06
Para rotor Centerlock na Novatec, só o SB791CL e o SB902CL, que são top de linha, mas custas quase 600 pratas o PAR.



Editado por GabrielSL329 - 16 Mar 2021 as 14:06
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 14:30
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.


R$299 pratas. Compra enquanto ainda tem.

Cheguei a ver esses mas meus rotores são Centerlock e eu não planejo mudar meu rotor traseiro por enquanto. Se eu adiantar a mudança pra agora, o custo combinado fica alto demais.

Um disco 6 furos custa 50 reais, se vc vender o center lock compra o 6 furos sem gastar 1 centavo... Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Isso é tão fato que a própria shimano vende adaptador de center lock para 6 furos...

Não vejo vantagens em manter o center lock. 


Editado por gm1987 - 16 Mar 2021 as 14:32
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 14:35
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 15:45
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!

Rotores center lock sempre custaram bem mais que os comuns de 6 furos. Agora atualizando a pesquisa, ví que o mercado maluco praticamente equiparou os preços... Provavelmente pq a Shimano lançou Tourney com centerlock.

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.


Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 16:50
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!

Rotores center lock sempre custaram bem mais que os comuns de 6 furos. Agora atualizando a pesquisa, ví que o mercado maluco praticamente equiparou os preços... Provavelmente pq a Shimano lançou Tourney com centerlock.

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.



Sim, tanto que meus freios MT-200 vieram com rotores Tourney TX centerlock (e as rodas com cubos Tourney TX centerlock).

6 furos está basicamente se resumindo ao mercado de rolamentados (Novatecs e afins), marcas paralelas (Absolute, GTS...) ou alguns modelos Shimano de nicho que não costumam fazer parte das linhas principais.

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.


Editado por Feral - 16 Mar 2021 as 16:51
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 17:17
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.


Exatamente! eu comprei 2 discos RT86 pra deixar na reserva! Já que estão em extinção os de 6 furos!
Ou existe outro disco que seja iceTECH de 6 parafusos que não seja o XT RT86??


Editado por GabrielSL329 - 16 Mar 2021 as 17:18
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 17:21
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.

Tá mais pra obrigação de trocar cubos para utilizar os novos discos, e o bolso que aguente!
Adaptadores existem para discos 6 furos em cubo CenterLock, não o contrário!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2021 as 17:26
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.

Tá mais pra obrigação de trocar cubos para utilizar os novos discos, e o bolso que aguente!
Adaptadores existem para discos 6 furos em cubo CenterLock, não o contrário!

No meu caso é o contrário: meus cubos já são Centerlock. O que eu quero é me manter usando as peças Centerlock pra manter a compatibilidade, já que boa parte do resto das linhas novas da Shimano é primariamente Centerlock.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 13:25
Então. Novo dilema.

O vendedor do Aliexpress que tinha o Deore M6010.... não tem o Deore M6010.

Vou ter que comprar localmente.

290 reais no Deore M6010 (cone e esferas) ou 204 reais no Deore M410 (rolamento selado)?

Considerando que precisa ser 15x100 centerlock, o que basicamente me restringe ao ecossistema Shimano.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 13:51
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 18:00
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Desencana um pouco da geometria! senão tu se prende nisso e reduz muito as opções!
Troquei a RS XC30 por uma DT Swiss OPM/ODL, que alterou o offset de 51 mm para 46 mm, além de ficar 1 cm mais alta, por causa da caixa adaptadora tapered (que alterou certamente a geometria).
O ganho de leitura de terreno, diminuição de peso e rigidez torcional valeu a pena, mesmo que tenha alterado 1 ou dois graus na geometria da suspensão! A simples mudança de 100 para 120mm de curso já altera a geometria projetada pelo fabricante!


Meu medo é que a diferença geralmente não é pouca. A Sense resolveu colocar uma suspa de 540mm de eixo-a-coroa, que é uma medida difícil de achar por aqui (...e ironicamente fácil de achar nas suspas chinesas).

A maior parte das suspas usadas que eu achei a medida (Markhor, RS 30 Gold TK Solo Air, etc) foram todas 510mm, com a Onix sendo estranhamente 460mm (eu acho até que mediram errado, porque uma diferença de 8cm no comprimento da suspensão é algo meio absurdo).

Boa parte dessas distâncias, junto com o curso 2cm maior, não teriam a chance de aumentar *muito* o comportamento da bike?

vc chegou a medir essa sua susp, ou está confiando no que diz a Sense? antes de tantas pesquisas e dúvidas, seria a primeira coisa q eu faria, medir do eixo dianteiro até a coroa pra tirar a prova.
acho muito esquisito uma suspensão 100mm ter quase 40mm a mais de comprimento que o padrão.

e se for 540 mesmo o comprimento, também duvido muito que a Sense projetou esse quadro pensando nesse garfo. Geralmente eles montam a bike pensando em custo, e de um ano pro outro ou até mesmo no mesmo modelo pode mudar componentes em um mesmo quadro. Se tem 540 mesmo, a bike está com a geometria diferente do que deveria ser, e colocar um garfo de 500~510 vai voltar o quadro ao que deveria ter sido desde o começo.

Dito isso, se for pra fazer upgrade, daria um jeito de esperar pra pegar algo de fato realmente bom.

Apesar dos garfos rockshox de XC terem me decepcionado (se quiser mais detalhes posso postar), ainda são uma opção razoável de custo-benefício, com manutenção fácil q dá pra fazer em casa e componentes de reposição fáceis de encontrar.
Uma Reba por exemplo é bem leve, tem um desempenho satisfatório, diversas opções de curso, travas e tipos de cubo. e dá pra encontrar até por menos de 2000 reais usada por aqui sem se preocupar com taxas de importação.
A maioria dos Orings do cartucho são tamanhos comerciais. Mesmo se for comprar um kit de manutenção (os retentores + vedações) não são tão caros assim e com um uso razoável dá pra rodar uns 3 anos sem mexer em nenhum componente, somente fazer a troca de óleo da canela a cada ano ou 6 meses se faz uso muito intenso. Isso faz facilmente em casa, basta só ter óleo, nenhuma ferramenta especial. Mesmo se for em uma oficina deveriam cobrar menos de 100 reais em um serviço desse.

Eu não conheço essa suspensão xingling, mas sinceramente só arriscaria ela como forma de teste.. ou seja pagaria pra ser cobaia de um produto incerto. Pelo jeito vc está contando os centavos pra fazer esse upgrade, e gastar em um produto duvidoso acho uma economia muito ruim.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 18:15
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aqui onde eu vi essa suspensão aí https://www.youtube.com/watch?v=lUBgwPwuWtI&t=147s

Aqui a ztto como é por dentro https://www.youtube.com/watch?v=A6d2Gsp4Sn8

interessante, muito bom o vídeo.
 gostei do acabamento e das peças internas, mas parece que esse garfo não tem óleo de "banho" nas canelas, o que me faz pensar q a lubrificação dele vá durar muito pouco..

Sobre o funcionamento de cartucho, eu sou muito  a favor nos canotes retráteis, por que são poucos ciclos de acionamento no uso normal da bike.
mas já suspensão fico com pé atrás por que funciona o tempo todo. Ainda assim não parece ser uma idéia tão ruim se o cartucho for algo barato e fácil de encontrar pra repor. Agora se não for o caso, uma vez que o cartucho estrague, vai ter q jogar o garfo fora ou se der sorte conseguir adaptar de outro disponível.

Suspensões com cartuchos "reparáveis" usam kits de reparo (service kits) e trocando eles  com o óleo periodicamente vai ter sempre o sistema hidráulico e pneumático funcionando como novos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 18:32
https://www.youtube.com/watch?v=OpbYCmSR3VQ ;

nesse outro vídeo ele troca os anéis de espuma e joga óleo dentro. se n tiver nenhum problema do cartucho com esse óleo, diria q a chance é bem grande de melhorar bastante a suspensão e ela se torna bem mais interessante.

eu particularmente gosto bastante da idéia da mola negativa ser helicoidal (ao invés de solo air como nas suspensões padrão Fox e Rockshox atuais) por ter toda essa flexibilidade de mudar o curso do garfo somente colocando ou tirando espaçadores, ao invés de ter que trocar a vareta de ar (air shaft).
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 18:42
lembrei agora q um tempo atrás fiz essa postagem aqui:


talvez ajude na decisão
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 20:25
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc chegou a medir essa sua susp, ou está confiando no que diz a Sense? antes de tantas pesquisas e dúvidas, seria a primeira coisa q eu faria, medir do eixo dianteiro até a coroa pra tirar a prova.
acho muito esquisito uma suspensão 100mm ter quase 40mm a mais de comprimento que o padrão.

e se for 540 mesmo o comprimento, também duvido muito que a Sense projetou esse quadro pensando nesse garfo. Geralmente eles montam a bike pensando em custo, e de um ano pro outro ou até mesmo no mesmo modelo pode mudar componentes em um mesmo quadro. Se tem 540 mesmo, a bike está com a geometria diferente do que deveria ser, e colocar um garfo de 500~510 vai voltar o quadro ao que deveria ter sido desde o começo.

Dito isso, se for pra fazer upgrade, daria um jeito de esperar pra pegar algo de fato realmente bom.

Apesar dos garfos rockshox de XC terem me decepcionado (se quiser mais detalhes posso postar), ainda são uma opção razoável de custo-benefício, com manutenção fácil q dá pra fazer em casa e componentes de reposição fáceis de encontrar.
Uma Reba por exemplo é bem leve, tem um desempenho satisfatório, diversas opções de curso, travas e tipos de cubo. e dá pra encontrar até por menos de 2000 reais usada por aqui sem se preocupar com taxas de importação.
A maioria dos Orings do cartucho são tamanhos comerciais. Mesmo se for comprar um kit de manutenção (os retentores + vedações) não são tão caros assim e com um uso razoável dá pra rodar uns 3 anos sem mexer em nenhum componente, somente fazer a troca de óleo da canela a cada ano ou 6 meses se faz uso muito intenso. Isso faz facilmente em casa, basta só ter óleo, nenhuma ferramenta especial. Mesmo se for em uma oficina deveriam cobrar menos de 100 reais em um serviço desse.

Eu não conheço essa suspensão xingling, mas sinceramente só arriscaria ela como forma de teste.. ou seja pagaria pra ser cobaia de um produto incerto. Pelo jeito vc está contando os centavos pra fazer esse upgrade, e gastar em um produto duvidoso acho uma economia muito ruim.


Cheguei a medir sim, e foi inclusive por isso que eu achei que fosse 540mm -- só que eu vi no catálogo oficial da RST que eles *não fabricam* a Blaze em 540mm, só 520mm (daí eu medi denovo e vi que foi erro na minha medição mesmo).

A única coisa que eu consultei com a Sense foi se a espiga era reta ou não (porque o catálogo da RST não era tão óbvio sobre se ela tinha ou não opção tapered).

No final das contas, eu já paguei pra ser a cobaia. Eu realmente queria compensar esse peso de âncora que é a frente dessa Sense, o meu acesso aqui a peças confiáveis anda incrivelmente ruim (especialmente com pandemia) e o fato de o Aliexpress ter melhorado muito em questão a proteção a consumidor deixa esses "pulos de fé" menos arriscados que antigamente (quando a galera comprava quadro de carbono sem saber se a fábrica tinha QA suficiente pra garantir que o bicho não estouraria na primeira trilha).

Resumo da obra, isso já foi realmente o que dava pra fazer dentro do meu alcance, e os riscos são razoavelmente calculados (até mesmo esse imprevisto do cubo dianteiro só me custou 10 reais a mais). Fora que a qualidade, mesmo no pior dos casos, ainda parece ser uma melhoria considerável em relação ao que eu tenho (uma RST Blaze pesadíssima, de espiga reta e trava mecânica com tendência a folgar cedo)

Quanto a cartuchos de reposição, se eles forem realmente feitos na mesma especificação da Suntour (ou se forem facilmente substituíveis por eles), então tem aos MONTES no Aliexpress por precinhos bem mais camaradas que um repair kit de uma suspensão mainstream (sério, um cartucho de reposição da Epixon custa uns 200 reais no Aliexpress. Isso é menos que boa parte dos repair kits da Rock Shox ou Fox).

Ou seja, no final das contas, nas condições ideais, ela deve durar tempo suficiente até eu aumentar meu ritmo nas trilhas e poder realmente pegar pedais mais longos com mais frequência, e aprofundar minha experiência com a mecânica da suspensão.
...Daqui pra quando ela começar a dar problema, vai ser quando eu já devo ou ter aprendido a mexer nela, ou ter encontrado um cartucho de reposição a preço camarada.

Editado por Feral - 24 Mar 2021 as 20:35
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 20:59
show, então vc é nossa cobaia kkkk
nos mantenha informados sobre o funcionamento e durabilidade dela. pode ser uma opção boa e barata, sem ser uma âncora, pra aquela bike menos abusada, tipo a que minha mãe faz os pedais de asfalto e estradinha dela rs.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 21:00
pensando mais longe, supondo q tenha uma carcaça razoável e roscas compatíveis, vale até tentar colocar um cartucho mais top nela.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 21:23
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

pensando mais longe, supondo q tenha uma carcaça razoável e roscas compatíveis, vale até tentar colocar um cartucho mais top nela.


Considerando que ela usa o casting da Fox Float de 2015 e os componentes externos (knobs e trava remota) da Suntour, imagino que exista sim essa possibilidade.

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

show, então vc é nossa cobaia kkkk
nos mantenha informados sobre o funcionamento e durabilidade dela. pode ser uma opção boa e barata, sem ser uma âncora, pra aquela bike menos abusada, tipo a que minha mãe faz os pedais de asfalto e estradinha dela rs.


Sinceramente? Isso não vai ser tão longe assim do meu uso inicial dessa Sense. Ela está substituindo uma "trilheira urbana" (porque sem suspensão nas ruas de Recife não dá), e as trilhas que eu pego (e que devo intensificar assim que a situação aqui permitir) normalmente não passam muito de cross-country leve, e duvido que até a suspa mais capenga estoure com raízes e pedras soltas em baixa velocidade.

Daqui que eu esteja pegando algo mais pesado que isso, eu já devo ter passado pra algo melhor.

Editado por Feral - 24 Mar 2021 as 21:28
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2021 as 03:33
Cubo (Deore MT410 15x100), rotor (Deore RT-54 180mm) e adaptador PM180mm já chegaram. Falta só a suspensão ser liberada do limbo que é a fiscalização de Curitiba (e torcer pra ou não ser taxada, ou a pancada não ser muito grande).
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 13:04
Pequeno update, a suspensão foi taxada, mas.... em apenas 191 reais, então tá tudo bem \o/

Agora é esperar ela chegar.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 13:07
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Pequeno update, a suspensão foi taxada, mas.... em apenas 191 reais, então tá tudo bem \o/

Agora é esperar ela chegar.

Valor de declaração do vendedor provavelmente ficou perto dos 100 dólares.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 10:24
Update com direito a surpresas.

O garfo chegou (e eu esqueci de tirar fotos dele aqui, mas o mecânico me mandou algumas) e nossa, é realmente bem leve, o acabamento é bom e ele realmente parece com um Fox Float, mas com aquele remote lockout da Suntour (ou seja, facílimo de achar pra reposição depois, e deve usar um cartucho parecido).



Remote lockout funciona normalmente (e é bem robusto, ao contrário de outras réplicas do sistema da Suntour), veio realmente nas especificações que eu pedi (até veio sem os adesivos) e agora é só esperar colocarem na bike pra eu poder testar.

Quanto às surpresas, dois detalhes curiosos:

- Ela NÃO tem 540mm coroa-a-eixo. Ela tem os mesmos 520mm da minha RST Blaze (eu coloquei as duas lado-a-lado e elas têm fielmente a mesma altura) e o que parece ser quase o mesmo offset. Ou seja, praticamente zero de mudança na geometria.

- O thru-axle que veio nela não é quick-release, mas sim parafusado. Eu pessoalmente prefiro assim (porque fica mais difícil pra um ladrão roubar a roda, e numa trilha eu já vou estar com um kit allen de todo jeito) mas é uma falha da loja, já que as fotos mostravam ela com quick-release.

De resto, é esperar até semana que vem até a oficina terminar de colocar tudo na bike e testar o resultado.

...Ah, e os mecânicos reagiram com um misto de surpresa, admiração e nojo ao examinarem o cubo Deore MT410 com rolamentos selados. Primeiro porque nunca tinham visto um cubo Shimano de rolamento selado na vida (...normal, já que a Shimano só lançou esse experimento esse ano), segundo porque eles não gostaram da qualidade dos rolamentos que vêm por padrão, mas vão dar uma relubrificada pra ver se ajuda.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2021 as 10:45
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

...Ah, e os mecânicos reagiram com um misto de surpresa, admiração e nojo ao examinarem o cubo Deore MT410 com rolamentos selados. Primeiro porque nunca tinham visto um cubo Shimano de rolamento selado na vida (...normal, já que a Shimano só lançou esse experimento esse ano), segundo porque eles não gostaram da qualidade dos rolamentos que vêm por padrão, mas vão dar uma relubrificada pra ver se ajuda.

Esse é o bom dos cubos de rolamento.....
Pega a especificação das medidas e compra um jogo melhor! 
A primeira coisa que estraga, geralmente é o rolamento!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2021 as 14:40
Garfo instalado e devidamente adesivado \o/





Ainda não pude testar em trilhas, então só vim com ela pelas ruas esburacadas de Recife, mas por enquanto estou gostando bastante dela.

Leve, os ajustes de compressão e retorno dão MUITO mais versatilidade a ela do que a minha antiga RST Blaze, e a trava remota é bem útil. 

E por ser fielmente do mesmo tamanho (altura e offset), não mudou em nada a geometria estática da bike (mas aumentou o curso efetivo de 100mm pra 120mm).

Quando eu finalmente puder levar ela pra um passeio mais longo, eu comento mais sobre ela.


Editado por Feral - 23 Abr 2021 as 15:44
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Leekueedy Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Dez 2016
Amazonia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leekueedy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2021 as 08:32
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Então. Novo dilema.
Vou ter que comprar localmente.

290 reais no Deore M6010 (cone e esferas) ou 204 reais no Deore M410 (rolamento selado)?

Considerando que precisa ser 15x100 centerlock, o que basicamente me restringe ao ecossistema Shimano.


onde tem esses cubos por esse preço amigo?

no mais, parabéns pela paciência de nos passar esse belo relato
com certeza ajudou e vai ajudar muitos

belo tópico, coisa rara hoje em dia
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2021 as 11:28
Foi taxado ?
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2021 as 19:07
Originalmente postado por Leekueedy Leekueedy escreveu:


onde tem esses cubos por esse preço amigo?

Eu achei no MercadoLivre. Dando uma olhada rápida, parece que o preço subiu um pouco, mas ainda assim dá pra achar ele por cerca de 220 reais com frete grátis.

Só avisando que, como eu disse acima, os mecânicos olharam pra esse cubo com um pouco de nojo, e não gostaram dos rolamentos que vieram de fábrica (são estranhamente duros), mas eles relubrificaram tudo antes de instalar e até agora nos meus testes não senti problemas sérios.

...Fora que se a oficina tiver as ferramentas, dá pra subtituir por rolamentos melhores; é só ir numa loja de rolamentos industriais e pegar um conjunto com as mesmas medidas

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Foi taxado ?


Eu comentei mais acima, mas sim, a suspensão foi taxada. Mas foram só 191 reais (talvez a loja já esteja esperta sobre como é importação pro Brasil e tenha colocado um valor menor na nota). No final das contas saiu por uns 700 do garfo, cerca de 200 de frete e 191 de imposto. Isso numa suspensão melhor que a Absolute Prime, já que ela tem ajuste de retorno (enquanto a Prime não tem) e construção melhor.


Enfim, fiz meu primeiro passeio com ela. Não pude ir pra nenhuma trilha (porque coronga) e o parque com a trilha de BMX estava fechado (porque coronga), então fiz a coisa mais próxima: peguei as piores ruas por perto daqui, a maior quantidade de rachaduras, desníveis, bocas de bueiro, asfalto irregular e saí testando tudo.

Surpreendentemente suave pra impactos pequenos e ondulações leves a moderadas, e mesmo sem ajuste fino (ainda estou aprendendo a ajustar a pressão e o retorno) ela não fez muito feio nas partes mais pesadas. Mas ainda quero testar ela numa trilha de verdade, com raízes e pedras soltas.

...Ah, e detalhe curioso: a Elyon faz muitas suspas diferentes com moldes de origens bem mistas, mas esse modelo específico que eu peguei realmente usa canelas e crown com moldes da Fox Float 32. Isso ajuda a explicar como ela é tão leve (mesmo sendo levemente mais complexa que a Prime, e tendo eixo 15x100mm).


Editado por Feral - 24 Abr 2021 as 19:11
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 14:11
Update:

AGORA sim parece um garfo Fox original :D (consegui a tampa da válvula de ar do mesmo formato e cor da Fox Float original; a que veio nesse garfo era vermelha)

(Intrusa na foto: Banguela, a minha gata)


Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Miguelitoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2022
Campinas
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Miguelitoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2022 as 15:15
Salve, Feral!!
Cara, depois de mais de um ano rodando com esta suspa da Elyon, consegue nos passar um feedback mais robusto?

Como se comportou em trilhas técnicas, pedras? Já chegou a fazer uma manutenção completa nela? (abrir a suspa)


Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2022 as 16:20
Originalmente postado por Miguelitoo Miguelitoo escreveu:

Salve, Feral!!
Cara, depois de mais de um ano rodando com esta suspa da Elyon, consegue nos passar um feedback mais robusto?

Como se comportou em trilhas técnicas, pedras? Já chegou a fazer uma manutenção completa nela? (abrir a suspa)


Então, vou te confessar uma coisa: por conta da pandemia e da minha condição de saúde (eu passei boa parte desses últimos 2 anos indo quase semanalmente em hospital), eu nunca levei essa bike pra uma trilha verdadeira, então infelizmente não posso comentar sobre o comportamento dela em uma trilha real.

E assim, eu só posso dizer que ela se comportou extremamente bem no terreno urbano acidentado de Recife, mas não posso dizer muita coisa sobre trilhas técnicas de fato (onde as pedras soltas e raízes não só são mais frequentes que as ruas e calçadas daqui, mas também são frequentemente úmidas e cobertas de folhas).

....MAS....

Por uma grande coincidência do destino, eu ACABEI de voltar da oficina depois de uma manutenção completa nela. Me custou 90 reais pra fazer a revisão, o mecânico me alertou que ela NÃO vem com os anéis de lubrificação (e disse que francamente, boa parte dessas suspas mais baratas não vem, especialmente as Absolute), e por isso me cobrou mais 60 pra colocar os anéis e lubrificar tudo.

E na opinião dele (que faz manutenção em todo tipo de suspa, dessas Absolutes até Rock Shox e Fox), ele disse que o que eu paguei nela foi praticamente de graça. A um preço menor que a Absolute, é uma suspensão MUITO melhor por dentro (isso sem contar as canelas Fox), e só precisa de um investimento ínfimo pra manter ela por bem mais tempo (entenda-se a lubrificação e instalação dos anéis).


Editado por Feral - 01 Nov 2022 as 16:36
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Nov 2022 as 16:34
Que ótimo esse feedback!

Demonstra que, pesquisando bem e buscando informações, é possível conseguir bons produtos a baixo custo! 

A Absolute faz um desfavor ao mercado!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2022 as 07:29
Um outro update sobre o que eu venho fazendo nessa Sense.

Agora que eu estou finalmente voltando aos pedais, eu fiz os seguintes upgrades (além dos upgrades anteriores, de colocar a suspensão Elyon, um cubo dianteiro Deore 410 15x100, e um rotor dianteiro Deore RT54 180mm):

- Novo par de freios, Deore MT-410 (manetes MT-401, para manter compatibilidade com o resto do cockpit)
- Novo rotor traseiro, Deore RT54 180mm
- Novo cubo traseiro, Deore M6000

Depois disso, levei ela pra um pedal urbano de 31km por Recife, incluindo várias mudanças de elevação e descidas com mão-no-freio, pra testar a modulação do freio traseiro. Inevitavelmente também tive umas checagens na suspensão, e a marquinha do óleo me mostrou que ela trabalhou bastante (usei uns 8~9cm do curso dela, por conta do asfalto ruim, blocos de cimento no caminho, etc) e nenhum grande impacto foi transmitido pra mim.

Por enquanto, tudo excelente. O próximo passo é trocar a transmissão (já encomendei um kit 2x11 Deore 5100/5120) e, quando eu finalmente pegar trilhas de verdade, colocar um par de Maxxis Forekaster 2.20 (também a caminho).

Quando esse upgrade for feito e testado, eu aviso aqui.
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
marcelo.linox Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Set 2019
Campo Grande
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo.linox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2022 as 14:22
Ficou top a bike!
Voltar ao Topo
marcelo.linox Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Set 2019
Campo Grande
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo.linox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2022 as 14:26
Os freios são originais?
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2022 as 14:56
Originalmente postado por marcelo.linox marcelo.linox escreveu:

Os freios são originais?

Sim, todas as peças são, "exceto" a suspensão (que é uma Elyon, que usa bengalas da Fox Float 2015 e internos da Suntour Epixon/Raidon, daí eu coloquei adesivos da Fox 2015)

E as fotos estão desatualizadas.

Em breve eu coloco aqui as fotos dela depois dos upgrades, com os freios Deore MT-410, rotores 180mm e o kit Deore 5100/5120 2x11.


Editado por Feral - 22 Nov 2022 as 14:57
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
marcelo.linox Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Set 2019
Campo Grande
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo.linox Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2022 as 17:58
Vamos aguardar rotores 180 mm freiam muito!
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2022 as 18:21
Pessoal, desculpem a demora na resposta. Demorou mais que o esperado até todas as peças chegarem, tive uns contratempos com a corrente (veio sem quick-link, etc etc) mas tudo eventualmente resolvido.

Aqui está a Sense depois do primeiro overhaul completo, a "Lime Fox", como eu venho chamando ela.




As modificações foram as seguintes:
- Transmissão Deore M5100 2x11 (câmbio traseiro M5120, coroas 36/26, cassette 11-42)
- Cubos Deore (dianteiro MT410 eixo 15x100, rolamentado; traseiro M6000 QR9mm tradicional)
- Freios Deore MT410 com rotores RT54 180mm (dianteiro e traseiro) e manetes MT401
- Pedais Promend R67
- Selim Selle Royal Scientia A2 (a instalar, chega semana que vem)

Fora o upgrade anterior, que era o garfo Elyon 120mm 15x100 thru-axle (canelas Fox Float 2015, interior SR Suntour Epixon/Raidon 120mm) e bar-ends da High-One (em parte pra ajudar a compensar o guidão largo).

Os pneus da foto são os Michelin Force 2.25 que vieram nela de fábrica, mas eu só uso eles pra andar na cidade (junto com esses pára-lamas, luzes de alerta, descanso, etc).
Pra trilhas, eu removo basicamente tudo (exceto o ciclocomputador, luz do selim e luz frontal), coloco pára-lamas do tipo "zip-tied" da Fox e pneus Maxxis Forekaster 2.20


Avaliação atual:

Só os freios é que foram testados de forma mais extensa, com uns 110km rodados, e muitas descidas com a mão na manete pra baixar velocidade. Nunca cheguei a travar a roda traseira, a modulação está na medida que eu gosto. O freio dianteiro também está mais que OK (e é ainda mais difícil de travar).

A suspensão... eu adoraria poder dar uma avaliação mais profunda, mas com sinceridade, tanto ainda não testei ela em trilhas técnicas de verdade (só o terreno super acidentado de Recife) como, mais importante, não tenho um currículo muito extenso de outras suspensões pra traçar comparações (fora essa Elyon eu só tive uma Spinner Edge 120mm, uma RST Blaze 100mm e... uma daquelas suspas genéricas pra quadro Standard de rosca que custavam uns 30 reais uns 20 anos atrás, mola-elastômero no melhor dos casos). Mas em comparação com a Blaze, ela é bem mais leve, responde melhor a terreno acidentado (tanto na hora de amortecer quanto na hora de reagir e manter a roda no chão), mas isso era de se esperar de uma suspa a ar com retorno ajustável. A prova real será testar ela numa trilha.

Quanto ao drivetrain Deore 5100 2x11, essa é minha primeira experiência fora de pedivelas de 3 coroas (tendo usado um Altus C10 21v, um Alivio M410 24v e um Alivio M3100 27v), e vem sendo extremamente positiva. O costume de "subir uma, baixar outra" pra passar pra a coroa menor deixou de existir, as trocas são muito mais suaves, o alcance útil é absurdamente maior, e a redução de peso é um bom extra. Marcha de subida não falta, mas estou sentindo um pouco na velocidade de reta ao ponto que meu próximo upgrade (pra 1x11 misturando peças SLX M7000) deve incluir uma coroa 36T (já que tanto Deore M6100 quanto SLX vêm com coroas só até 34 dentes -- só XT inclui elas como opcional, retrocompatível com SLX via directmount).
...Mas com menos de 40km rodados até agora nesse drivetrain, ainda tem muito chão pela frente.

Mas por enquanto é isso que temos por hoje. Quando eu puder levar ela pra trilhas de mata atlântica, vou poder trazer uma análise melhor da suspensão junto com esses freios e esses Forekasters.


Editado por Feral - 11 Dez 2022 as 19:51
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2022 as 08:04
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Quanto ao drivetrain Deore 5100 2x11, essa é minha primeira experiência fora de pedivelas de 3 coroas (tendo usado um Altus C10 21v, um Alivio M410 24v e um Alivio M3100 27v), e vem sendo extremamente positiva. O costume de "subir uma, baixar outra" pra passar pra a coroa menor deixou de existir, as trocas são muito mais suaves, o alcance útil é absurdamente maior, e a redução de peso é um bom extra. Marcha de subida não falta, mas estou sentindo um pouco na velocidade de reta ao ponto que meu próximo upgrade (pra 1x11 misturando peças SLX M7000) deve incluir uma coroa 36T (já que tanto Deore M6100 quanto SLX vêm com coroas só até 34 dentes -- só XT inclui elas como opcional, retrocompatível com SLX via directmount).
...Mas com menos de 40km rodados até agora nesse drivetrain, ainda tem muito chão pela frente.

Mas por enquanto é isso que temos por hoje. Quando eu puder levar ela pra trilhas de mata atlântica, vou poder trazer uma análise melhor da suspensão junto com esses freios e esses Forekasters.

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2022 as 09:20
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


(Ai ai ai, Anput me dê paciência...)

Deixa eu explicar melhor.

...O objetivo desse upgrade não seria "aumentar" a velocidade final, mas sim não reduzir mais ainda.

90% do uso do meu kit anterior (Alivio M3100 com cassette Altus 11-36) era com a coroa 30 usando o alcance do cassette inteiro, só que com a opção de subir pra a coroa de 40 dentes e ter mais velocidade final quando preciso.

...Esse kit me dá 36 dentes alcançando quase todo o cassette 11-42, o que me dá muito mais versatilidade, mas me tira a possibilidade de pegar a coroa 40t pra retas. PORÉM é algo que dá pra viver sem, especialmente considerando que eu não usava essa coroa em trilhas, e consigo me acostumar com 36x11 em trechos urbanos.

Por isso o upgrade futuro de 1x11, por enquanto, busca *manter* a coroa de 36 mas agora com todo um cassette 11-46 (SLX M7000) pra compensar mais nas marchas de subida.

Ou seja, eu estou tentando me acostumar com a coroa de 36 e usar ela como linha de base quando eu passar pra 1x11. E isso pode mudar; eu posso acabar achando que 34 dentes é o ideal mesmo e não precisar me dar ao trabalho de catar outra coroa direct-mount. Ou deixar essa bike 100% pra trilha e reviver a minha antiga Altus C-10 pra transformar numa 1x9 com rodando 38 na frente e 11-36 atrás.

Tudo vai depender de como eu me acostumo com esse drivetrain. Minha intenção *no momento* é me preparar pra passar pra 1x11 mantendo a coroa de 36 e usando um cassette 11-46. Mas isso pode mudar à medida que eu me acostumo denovo. 
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1714
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Dez 2022 as 10:02
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Se esse upgrade é em busca de maior velocidade, gastará dinheiro em vão, pois vai continuar com a mesma relação Coroa 36 e cog 11 na marcha mais pesada! Uma possibilidade é trocar a coroa 36 por uma 38 nesse mesmo pedivela, ou ir mais além, existem pedivelas 40-28 que, aumentariam bem a velocidade final (desde que as pernas acompanhem!).


(Ai ai ai, Anput me dê paciência...)

Deixa eu explicar melhor.

...O objetivo desse upgrade não seria "aumentar" a velocidade final, mas sim não reduzir mais ainda.

90% do uso do meu kit anterior (Alivio M3100 com cassette Altus 11-36) era com a coroa 30 usando o alcance do cassette inteiro, só que com a opção de subir pra a coroa de 40 dentes e ter mais velocidade final quando preciso.

...Esse kit me dá 36 dentes alcançando quase todo o cassette 11-42, o que me dá muito mais versatilidade, mas me tira a possibilidade de pegar a coroa 40t pra retas. PORÉM é algo que dá pra viver sem, especialmente considerando que eu não usava essa coroa em trilhas, e consigo me acostumar com 36x11 em trechos urbanos.

Por isso o upgrade futuro de 1x11, por enquanto, busca *manter* a coroa de 36 mas agora com todo um cassette 11-46 (SLX M7000) pra compensar mais nas marchas de subida.

Ou seja, eu estou tentando me acostumar com a coroa de 36 e usar ela como linha de base quando eu passar pra 1x11. E isso pode mudar; eu posso acabar achando que 34 dentes é o ideal mesmo e não precisar me dar ao trabalho de catar outra coroa direct-mount. Ou deixar essa bike 100% pra trilha e reviver a minha antiga Altus C-10 pra transformar numa 1x9 com rodando 38 na frente e 11-36 atrás.

Tudo vai depender de como eu me acostumo com esse drivetrain. Minha intenção *no momento* é me preparar pra passar pra 1x11 mantendo a coroa de 36 e usando um cassette 11-46. Mas isso pode mudar à medida que eu me acostumo denovo. 

(porque eu ainda perco meu tempo respondendo.... respira e lembra: é um fórum de ajuda)

o pronome SE funciona justamente para isso. A maioria reclama de falta de final, mas não foi o teu caso!

Mas como tu queres reduzir a velocidade final.... só não usar os cogs menores, sem custo e mais nada! 

Tua troca para SLX 1x11 36T / 11-46 é válida e podes simular muito bem com o teu grupo: se a maioria dos morros tu conseguir subir com a 26 na frente e a 32 ou 36 atras (3ª e 2ª mais leves - limite alto da config do SLX), tu vais se dar bem com o 1x11 (nesta configuração). Como vai optar por direct mount é mais chata a troca. Eu tenho coroas 32, 34, 36 e 38 em casa, que com uma chave allen (e a correção da corrente) eu mesmo faço a troca!


o 1x virou moda, a maioria pegou pra entrar na moda (eu me incluo nessa e além disso, foi pelo custo baixo), mas me arrependo! Vou moer ele até o talo e colocar 2x10 (que consigo ampliar o range com o pedivela adequado) e com um custo bem menor de manutenção!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X