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Planejando upgrade p/ Sense Intensa (garfo, etc)

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pensando mais longe, supondo q tenha uma carcaça razoável e roscas compatíveis, vale até tentar colocar um cartucho mais top nela.
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show, então vc é nossa cobaia kkkk
nos mantenha informados sobre o funcionamento e durabilidade dela. pode ser uma opção boa e barata, sem ser uma âncora, pra aquela bike menos abusada, tipo a que minha mãe faz os pedais de asfalto e estradinha dela rs.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

vc chegou a medir essa sua susp, ou está confiando no que diz a Sense? antes de tantas pesquisas e dúvidas, seria a primeira coisa q eu faria, medir do eixo dianteiro até a coroa pra tirar a prova.
acho muito esquisito uma suspensão 100mm ter quase 40mm a mais de comprimento que o padrão.

e se for 540 mesmo o comprimento, também duvido muito que a Sense projetou esse quadro pensando nesse garfo. Geralmente eles montam a bike pensando em custo, e de um ano pro outro ou até mesmo no mesmo modelo pode mudar componentes em um mesmo quadro. Se tem 540 mesmo, a bike está com a geometria diferente do que deveria ser, e colocar um garfo de 500~510 vai voltar o quadro ao que deveria ter sido desde o começo.

Dito isso, se for pra fazer upgrade, daria um jeito de esperar pra pegar algo de fato realmente bom.

Apesar dos garfos rockshox de XC terem me decepcionado (se quiser mais detalhes posso postar), ainda são uma opção razoável de custo-benefício, com manutenção fácil q dá pra fazer em casa e componentes de reposição fáceis de encontrar.
Uma Reba por exemplo é bem leve, tem um desempenho satisfatório, diversas opções de curso, travas e tipos de cubo. e dá pra encontrar até por menos de 2000 reais usada por aqui sem se preocupar com taxas de importação.
A maioria dos Orings do cartucho são tamanhos comerciais. Mesmo se for comprar um kit de manutenção (os retentores + vedações) não são tão caros assim e com um uso razoável dá pra rodar uns 3 anos sem mexer em nenhum componente, somente fazer a troca de óleo da canela a cada ano ou 6 meses se faz uso muito intenso. Isso faz facilmente em casa, basta só ter óleo, nenhuma ferramenta especial. Mesmo se for em uma oficina deveriam cobrar menos de 100 reais em um serviço desse.

Eu não conheço essa suspensão xingling, mas sinceramente só arriscaria ela como forma de teste.. ou seja pagaria pra ser cobaia de um produto incerto. Pelo jeito vc está contando os centavos pra fazer esse upgrade, e gastar em um produto duvidoso acho uma economia muito ruim.


Cheguei a medir sim, e foi inclusive por isso que eu achei que fosse 540mm -- só que eu vi no catálogo oficial da RST que eles *não fabricam* a Blaze em 540mm, só 520mm (daí eu medi denovo e vi que foi erro na minha medição mesmo).

A única coisa que eu consultei com a Sense foi se a espiga era reta ou não (porque o catálogo da RST não era tão óbvio sobre se ela tinha ou não opção tapered).

No final das contas, eu já paguei pra ser a cobaia. Eu realmente queria compensar esse peso de âncora que é a frente dessa Sense, o meu acesso aqui a peças confiáveis anda incrivelmente ruim (especialmente com pandemia) e o fato de o Aliexpress ter melhorado muito em questão a proteção a consumidor deixa esses "pulos de fé" menos arriscados que antigamente (quando a galera comprava quadro de carbono sem saber se a fábrica tinha QA suficiente pra garantir que o bicho não estouraria na primeira trilha).

Resumo da obra, isso já foi realmente o que dava pra fazer dentro do meu alcance, e os riscos são razoavelmente calculados (até mesmo esse imprevisto do cubo dianteiro só me custou 10 reais a mais). Fora que a qualidade, mesmo no pior dos casos, ainda parece ser uma melhoria considerável em relação ao que eu tenho (uma RST Blaze pesadíssima, de espiga reta e trava mecânica com tendência a folgar cedo)

Quanto a cartuchos de reposição, se eles forem realmente feitos na mesma especificação da Suntour (ou se forem facilmente substituíveis por eles), então tem aos MONTES no Aliexpress por precinhos bem mais camaradas que um repair kit de uma suspensão mainstream (sério, um cartucho de reposição da Epixon custa uns 200 reais no Aliexpress. Isso é menos que boa parte dos repair kits da Rock Shox ou Fox).

Ou seja, no final das contas, nas condições ideais, ela deve durar tempo suficiente até eu aumentar meu ritmo nas trilhas e poder realmente pegar pedais mais longos com mais frequência, e aprofundar minha experiência com a mecânica da suspensão.
...Daqui pra quando ela começar a dar problema, vai ser quando eu já devo ou ter aprendido a mexer nela, ou ter encontrado um cartucho de reposição a preço camarada.

Editado por Feral - 24 Mar 2021 as 20:35
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lembrei agora q um tempo atrás fiz essa postagem aqui:


talvez ajude na decisão
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https://www.youtube.com/watch?v=OpbYCmSR3VQ ;

nesse outro vídeo ele troca os anéis de espuma e joga óleo dentro. se n tiver nenhum problema do cartucho com esse óleo, diria q a chance é bem grande de melhorar bastante a suspensão e ela se torna bem mais interessante.

eu particularmente gosto bastante da idéia da mola negativa ser helicoidal (ao invés de solo air como nas suspensões padrão Fox e Rockshox atuais) por ter toda essa flexibilidade de mudar o curso do garfo somente colocando ou tirando espaçadores, ao invés de ter que trocar a vareta de ar (air shaft).
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aqui onde eu vi essa suspensão aí https://www.youtube.com/watch?v=lUBgwPwuWtI&t=147s

Aqui a ztto como é por dentro https://www.youtube.com/watch?v=A6d2Gsp4Sn8

interessante, muito bom o vídeo.
 gostei do acabamento e das peças internas, mas parece que esse garfo não tem óleo de "banho" nas canelas, o que me faz pensar q a lubrificação dele vá durar muito pouco..

Sobre o funcionamento de cartucho, eu sou muito  a favor nos canotes retráteis, por que são poucos ciclos de acionamento no uso normal da bike.
mas já suspensão fico com pé atrás por que funciona o tempo todo. Ainda assim não parece ser uma idéia tão ruim se o cartucho for algo barato e fácil de encontrar pra repor. Agora se não for o caso, uma vez que o cartucho estrague, vai ter q jogar o garfo fora ou se der sorte conseguir adaptar de outro disponível.

Suspensões com cartuchos "reparáveis" usam kits de reparo (service kits) e trocando eles  com o óleo periodicamente vai ter sempre o sistema hidráulico e pneumático funcionando como novos.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Desencana um pouco da geometria! senão tu se prende nisso e reduz muito as opções!
Troquei a RS XC30 por uma DT Swiss OPM/ODL, que alterou o offset de 51 mm para 46 mm, além de ficar 1 cm mais alta, por causa da caixa adaptadora tapered (que alterou certamente a geometria).
O ganho de leitura de terreno, diminuição de peso e rigidez torcional valeu a pena, mesmo que tenha alterado 1 ou dois graus na geometria da suspensão! A simples mudança de 100 para 120mm de curso já altera a geometria projetada pelo fabricante!


Meu medo é que a diferença geralmente não é pouca. A Sense resolveu colocar uma suspa de 540mm de eixo-a-coroa, que é uma medida difícil de achar por aqui (...e ironicamente fácil de achar nas suspas chinesas).

A maior parte das suspas usadas que eu achei a medida (Markhor, RS 30 Gold TK Solo Air, etc) foram todas 510mm, com a Onix sendo estranhamente 460mm (eu acho até que mediram errado, porque uma diferença de 8cm no comprimento da suspensão é algo meio absurdo).

Boa parte dessas distâncias, junto com o curso 2cm maior, não teriam a chance de aumentar *muito* o comportamento da bike?

vc chegou a medir essa sua susp, ou está confiando no que diz a Sense? antes de tantas pesquisas e dúvidas, seria a primeira coisa q eu faria, medir do eixo dianteiro até a coroa pra tirar a prova.
acho muito esquisito uma suspensão 100mm ter quase 40mm a mais de comprimento que o padrão.

e se for 540 mesmo o comprimento, também duvido muito que a Sense projetou esse quadro pensando nesse garfo. Geralmente eles montam a bike pensando em custo, e de um ano pro outro ou até mesmo no mesmo modelo pode mudar componentes em um mesmo quadro. Se tem 540 mesmo, a bike está com a geometria diferente do que deveria ser, e colocar um garfo de 500~510 vai voltar o quadro ao que deveria ter sido desde o começo.

Dito isso, se for pra fazer upgrade, daria um jeito de esperar pra pegar algo de fato realmente bom.

Apesar dos garfos rockshox de XC terem me decepcionado (se quiser mais detalhes posso postar), ainda são uma opção razoável de custo-benefício, com manutenção fácil q dá pra fazer em casa e componentes de reposição fáceis de encontrar.
Uma Reba por exemplo é bem leve, tem um desempenho satisfatório, diversas opções de curso, travas e tipos de cubo. e dá pra encontrar até por menos de 2000 reais usada por aqui sem se preocupar com taxas de importação.
A maioria dos Orings do cartucho são tamanhos comerciais. Mesmo se for comprar um kit de manutenção (os retentores + vedações) não são tão caros assim e com um uso razoável dá pra rodar uns 3 anos sem mexer em nenhum componente, somente fazer a troca de óleo da canela a cada ano ou 6 meses se faz uso muito intenso. Isso faz facilmente em casa, basta só ter óleo, nenhuma ferramenta especial. Mesmo se for em uma oficina deveriam cobrar menos de 100 reais em um serviço desse.

Eu não conheço essa suspensão xingling, mas sinceramente só arriscaria ela como forma de teste.. ou seja pagaria pra ser cobaia de um produto incerto. Pelo jeito vc está contando os centavos pra fazer esse upgrade, e gastar em um produto duvidoso acho uma economia muito ruim.
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Então. Novo dilema.

O vendedor do Aliexpress que tinha o Deore M6010.... não tem o Deore M6010.

Vou ter que comprar localmente.

290 reais no Deore M6010 (cone e esferas) ou 204 reais no Deore M410 (rolamento selado)?

Considerando que precisa ser 15x100 centerlock, o que basicamente me restringe ao ecossistema Shimano.
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.

Tá mais pra obrigação de trocar cubos para utilizar os novos discos, e o bolso que aguente!
Adaptadores existem para discos 6 furos em cubo CenterLock, não o contrário!

No meu caso é o contrário: meus cubos já são Centerlock. O que eu quero é me manter usando as peças Centerlock pra manter a compatibilidade, já que boa parte do resto das linhas novas da Shimano é primariamente Centerlock.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.

Tá mais pra obrigação de trocar cubos para utilizar os novos discos, e o bolso que aguente!
Adaptadores existem para discos 6 furos em cubo CenterLock, não o contrário!
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.


Exatamente! eu comprei 2 discos RT86 pra deixar na reserva! Já que estão em extinção os de 6 furos!
Ou existe outro disco que seja iceTECH de 6 parafusos que não seja o XT RT86??


Editado por GabrielSL329 - 16 Mar 2021 as 17:18
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!

Rotores center lock sempre custaram bem mais que os comuns de 6 furos. Agora atualizando a pesquisa, ví que o mercado maluco praticamente equiparou os preços... Provavelmente pq a Shimano lançou Tourney com centerlock.

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.



Sim, tanto que meus freios MT-200 vieram com rotores Tourney TX centerlock (e as rodas com cubos Tourney TX centerlock).

6 furos está basicamente se resumindo ao mercado de rolamentados (Novatecs e afins), marcas paralelas (Absolute, GTS...) ou alguns modelos Shimano de nicho que não costumam fazer parte das linhas principais.

Ou é morder o peso extra (e o ponto extra de falha) dos adaptadores, ou é se render aos centerlock mesmo (...se bem que talvez isso seja um esforço da Shimano pra evitar amador entortando os rotores usando torqueamento incorreto em algum parafuso dos rotores, ainda mais agora que os freios estão avançando mais e as tolerâncias são cada vez menores. Nos Centerlock, o torqueamento é de fábrica, e se alguém for refazer o do disco propriamente dito (ao redor do lock), vai ser na oficina.


Editado por Feral - 16 Mar 2021 as 16:51
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!

Rotores center lock sempre custaram bem mais que os comuns de 6 furos. Agora atualizando a pesquisa, ví que o mercado maluco praticamente equiparou os preços... Provavelmente pq a Shimano lançou Tourney com centerlock.

Retificando minha colocação, me parece que a Shimano está aposentando os 6 furos a forceps para empurrar disco center lock. O que realmente dificulta as opções de cubos traseiros.


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Discorra sobre o assunto! tenho forte interesse nisso!
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.


R$299 pratas. Compra enquanto ainda tem.

Cheguei a ver esses mas meus rotores são Centerlock e eu não planejo mudar meu rotor traseiro por enquanto. Se eu adiantar a mudança pra agora, o custo combinado fica alto demais.

Um disco 6 furos custa 50 reais, se vc vender o center lock compra o 6 furos sem gastar 1 centavo... Sem falar que o centerlok na hora da manutenção custa o dobro...

Isso é tão fato que a própria shimano vende adaptador de center lock para 6 furos...

Não vejo vantagens em manter o center lock. 


Editado por gm1987 - 16 Mar 2021 as 14:32
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Para rotor Centerlock na Novatec, só o SB791CL e o SB902CL, que são top de linha, mas custas quase 600 pratas o PAR.



Editado por GabrielSL329 - 16 Mar 2021 as 14:06
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.


R$299 pratas. Compra enquanto ainda tem.

Cheguei a ver esses mas meus rotores são Centerlock e eu não planejo mudar meu rotor traseiro por enquanto. Se eu adiantar a mudança pra agora, o custo combinado fica alto demais.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.


R$299 pratas. Compra enquanto ainda tem.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.

não é.

Já tem pouca peça no mercado! quem compra pra revender vai comprar a tecnologia atual (que vai se tornar obsoleta em alguns anos).

Penei pra conseguir os dois discos RT86 IceTech que comprei, 180mm e 203mm estão acabando. 160mm tem tranquilo (ainda). O que tem com boa disponibilidade é o MT 800 Centerlock (o mesmo disco praticamente, só que com novo design!). 6 parafusos só os mais simples! a tecnologia recente só na linha melhor!

Mesma coisa os cubos! os mais tops já são boost/microspline. Quer não boost? pega a linha de entrada, os antigos ou parte para os paralelos (Novatec, DT, Koozer, etc.)!

Tecnologia antiga >> linha de entrada
Tecnologia atual >> topo da linha.

Sempre foi e sempre será!


Editado por GabrielSL329 - 16 Mar 2021 as 13:18
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Acima de Acera, o único que eu achei foi um Alivio M4050 prata por 250 reais.

Até no Mercadolivre a maioria do que tem à venda é boost ou microspline, é incrível.
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Cubos tourney ou Acera é 6 por meia duzia... Deore pra cima para perceber alguma diferença.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Tô pensando em pegar logo pra não ficar sem nada depois, porque eu sinceramente quero fugir desse kit de cubos Tourney.

peça pra bike tá foda, mesmo no Ali. Tive que garimpar para achar os discos RT86 na medida que eu necessito (180/203)...
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Bom, quase todas as peças encomendadas, agora é esperar chegar.

E depois de continuar insistindo por dias, não consigo achar fácil nenhum cubo traseiro no Aliexpress que não seja outro kit Tourney, ou algo Microspline (12v)

Tive que ir pra baixo mais e mais (Deore, Alivio, Acera) e achei uma loja que vende o Acera M3050 por 185 reais.

Tô pensando em pegar logo pra não ficar sem nada depois, porque eu sinceramente quero fugir desse kit de cubos Tourney.

Editado por Feral - 15 Mar 2021 as 17:35
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Bom, comprei o cubo Deore M6010 (15x100), a suspa chinesa (vou arriscar mesmo) e peguei um disco Deore RT-54 180mm na própria loja da Shimano porque francamente, entre esperar meses pra ele vir da China possivelmente falso ou danificado OU pagar 50 reais a mais pra ele chegar semana que vem e original da loja, na caixinha e com frete grátis.... a escolha é óbvia.

Amanhã eu vejo a questão do adaptador de 160 pra 180mm. Se não tiver numa loja daqui, também pego de Mercadolivre e afins pra chegar mais cedo, pra eu ter logo esse rotor de 180mm instalado, ao invés de ficar meses esperando um adaptador vindo da China.

Quando as águas acalmarem, eu vejo o upgrade do cubo e rotor traseiros, mas provavemente vai ser um rotor Deore 160mm e um cubo deve ser um Deore FH-615 ou FH-M6000 se eu encontrar, porque no Aliexpress e até na listagem da Shimano no ML, só tem Microspline pra 12v. Até Alivio M4000 tá impossível de encontrar.

Estou começando a entender por que a Sense colocou cubos Tourney TX nessa bike. Alivio e Deore são uma dor de cabeça de achar, Altus e Acera praticamente não existem pra encontar no mercado, e SLX já é caro demais.

Editado por Feral - 12 Mar 2021 as 23:45
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

O Novatec infelizmente me traria três problemas:
1 - Não são centerlock, então isso muda toda a minha compatibilidade com rotores
2 - Não são 15x100, o que impede a compatibilidade com a suspa que eu provavelmente devo pegar
3 - Pesam e MUITO. Basicamente o dobro no peso dos cubos só pra fugir de possível incompetência de mecânicos.

Quanto aos rotores Deore 180mm, os de lojas confiáveis eu só consegui encontrar a 150 reais rotor + frete. Se for pra pagar isso tudo, a loja Shimano oficial no Brasil vende os rotores a 209 reais com frete grátis e eles chegam consideravelmente mais cedo.

Então vai firme nestas opções! Novatec mais barato é isso mesmo! meus 791/792 vieram com eixo 9mm conversíveis a 15/12 mm só trocando os adaptadores (que já fiz no dianteiro - retirando as end caps)!


Gabriel Pires
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O Novatec infelizmente me traria três problemas:
1 - Não são centerlock, então isso muda toda a minha compatibilidade com rotores
2 - Não são 15x100, o que impede a compatibilidade com a suspa que eu provavelmente devo pegar
3 - Pesam e MUITO. Basicamente o dobro no peso dos cubos só pra fugir de possível incompetência de mecânicos.

Quanto aos rotores Deore 180mm, os de lojas confiáveis eu só consegui encontrar a 150 reais rotor + frete. Se for pra pagar isso tudo, a loja Shimano oficial no Brasil vende os rotores a 209 reais com frete grátis e eles chegam consideravelmente mais cedo.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Vamos aos pontos:

- A grana tá curta, até porque eu já tive que conseguir grana emergencial pra comprar essa bike depois que roubaram a minha Extor, e ainda estou numa (potencialmente longa) briga com o supermercado pra me ressarcir pelo roubo. Então 1500 é meu limite.

- Rotor eu realmente pensei em ir de 180 dianteiro e potencialmente manter 160 na traseira (sou do time da casa dos 75~80 quilos por conta da pandemia, mas meu peso normal gira na casa dos 67, então não preciso daqueles setups malucos de 203/203); minha preocupação em trocar é mais porque eles são os rotores mais fracos da Shimano (Tourney TX) e já apresentam sinais de oxidação (a dona anterior comprou a bike em Outubro de 2020), então eu queria passar pelo menos pra um 180mm Altus ou no máximo 180mm Deore na dianteira, e deixar a traseira pra rever depois (provavelmente na traseira eu trocaria pra um cubo 9mmQR Deore e rotor 160mm Deore).

- Não pretendo mudar os freios propriamente ditos. Vou manter os Acera MT200 de fábrica, que me parecem de bom tamanho, especialmente pro uso e pro meu peso (os rotores novos devem ser todo o upgrade que eu preciso). Eles me páram bem, eu só sinto um pouco de fraqueza na frenagem frontal, e qualquer sujeirinha ou água o freio grita feito o ganso mais violento do mundo.

- Cubos, 170 reais por um Deore 15x100 no AliExpress me pareceu de bom tamanho, e um excelente upgrade em relação aos cubos Tourney TX (na real, essa Sense tem movimento central Deore, mas os cubos e rotores foram onde eles economizaram valendo). Qualquer coisa mais cara que isso já entra no território de "falta grana pra isso".

Cubos novatec d041/042 são mais em conta.
o PAR sai por meros 340 reais com frete,
Se pegar só o dianteiro, com menos de 150 tu coloca!

Discos Deore RT56 te custarão por volta de 230 reais o par 160/180

só a substituição do kit dianteiro agora vai te custar por volta de 250 reais, mas colocando este setup.

Gabriel Pires
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

retornando ao teu questionamento:

se vai mexer (e tem din din pra isso), faz tudo de uma vez!

Rotores 180 na frente e 160 atrás (a não ser que tu seja muito violenta nos pedais ou seja do time mais gordinho, que ne eu), não tem a necessidade de rotor 180 atrás!

sobre os cubos: se a grana alcançar, pega uns novatec rolamentados! giram bem e a manutenção é simples (se der folga, só trocar os rolamentos), pois tá difícil achar mecânico que domine a arte de ajuste das esferas/bacias.

não adianta querer por discos a mais que os SLX, se os freios não acompanham (digo em por discos IceTech sem os freios serem da mesma tecnologia).

Eu uso discos RT86 Deore XT e freios XT m8020 de 4 pistões.
o negócio é insano, mas aqui precisa e meu peso ajuda nisso!


Vamos aos pontos:

- A grana tá curta, até porque eu já tive que conseguir grana emergencial pra comprar essa bike depois que roubaram a minha Extor, e ainda estou numa (potencialmente longa) briga com o supermercado pra me ressarcir pelo roubo. Então 1500 é meu limite.

- Rotor eu realmente pensei em ir de 180 dianteiro e potencialmente manter 160 na traseira (sou do time da casa dos 75~80 quilos por conta da pandemia, mas meu peso normal gira na casa dos 67, então não preciso daqueles setups malucos de 203/203); minha preocupação em trocar é mais porque eles são os rotores mais fracos da Shimano (Tourney TX) e já apresentam sinais de oxidação (a dona anterior comprou a bike em Outubro de 2020), então eu queria passar pelo menos pra um 180mm Altus ou no máximo 180mm Deore na dianteira, e deixar a traseira pra rever depois (provavelmente na traseira eu trocaria pra um cubo 9mmQR Deore e rotor 160mm Deore).

- Não pretendo mudar os freios propriamente ditos. Vou manter os Acera MT200 de fábrica, que me parecem de bom tamanho, especialmente pro uso e pro meu peso (os rotores novos devem ser todo o upgrade que eu preciso). Eles me páram bem, eu só sinto um pouco de fraqueza na frenagem frontal, e qualquer sujeirinha ou água o freio grita feito o ganso mais violento do mundo.

- Cubos, 170 reais por um Deore 15x100 no AliExpress me pareceu de bom tamanho, e um excelente upgrade em relação aos cubos Tourney TX (na real, essa Sense tem movimento central Deore, mas os cubos e rotores foram onde eles economizaram valendo). Qualquer coisa mais cara que isso já entra no território de "falta grana pra isso".


Editado por Feral - 11 Mar 2021 as 16:50
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retornando ao teu questionamento:

se vai mexer (e tem din din pra isso), faz tudo de uma vez!

Rotores 180 na frente e 160 atrás (a não ser que tu seja muito violenta nos pedais ou seja do time mais gordinho, que ne eu), não tem a necessidade de rotor 180 atrás!

sobre os cubos: se a grana alcançar, pega uns novatec rolamentados! giram bem e a manutenção é simples (se der folga, só trocar os rolamentos), pois tá difícil achar mecânico que domine a arte de ajuste das esferas/bacias.

não adianta querer por discos a mais que os SLX, se os freios não acompanham (digo em por discos IceTech sem os freios serem da mesma tecnologia).

Eu uso discos RT86 Deore XT e freios XT m8020 de 4 pistões.
o negócio é insano, mas aqui precisa e meu peso ajuda nisso!

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Aqui onde eu vi essa suspensão aí https://www.youtube.com/watch?v=lUBgwPwuWtI&t=147s

Aqui a ztto como é por dentro https://www.youtube.com/watch?v=A6d2Gsp4Sn8
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Na teoria sim, mas na prática tem a Proshock Onix onde a versão de 80mm tem 480mm de axle-to-crown, enquanto que a RST Blaze 80mm tem 500mm.

A Blaze 100mm tem 520mm atc, a Manitou Markhor tem 510mm, mas a Fox Stepcast tem 503mm.

Aí indo pra 120mm de curso, a RST tem 540mm atc, a Fox tem 521mm, e a DTSwiss 535, de 130mm, tem 541 de atc. Entende o que eu digo? Teoricamente só se altera a medida pra mudar o curso, mas tem suspas com o mesmo curso com 2cm ou mais de diferença de altura, e suspas de cursos com até 3cm de diferença tendo a mesma altura.

...Tudo bem que descontanto ajuste de sag tudo isso pode virar quase nada, mas nossa, que sopa de números sem padrão.

o que precisamos nos ater: curso, offset, aro e tipo de espiga.
o restante afeta menos a dirigibilidade do que ficar com essa nóia!
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

o unico motivo de alterar esta medida é se alterou curso ou aro!

Na teoria sim, mas na prática tem a Proshock Onix onde a versão de 80mm tem 480mm de axle-to-crown, enquanto que a RST Blaze 80mm tem 500mm.

A Blaze 100mm tem 520mm atc, a Manitou Markhor tem 510mm, mas a Fox Stepcast tem 503mm.

Aí indo pra 120mm de curso, a RST tem 540mm atc, a Fox tem 521mm, e a DTSwiss 535, de 130mm, tem 541 de atc. Entende o que eu digo? Teoricamente só se altera a medida pra mudar o curso, mas tem suspas com o mesmo curso com 2cm ou mais de diferença de altura, e suspas de cursos com até 3cm de diferença tendo a mesma altura.

...Tudo bem que descontanto ajuste de sag tudo isso pode virar quase nada, mas nossa, que sopa de números sem padrão.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

provavelmente 80, 100 e 120 mm de curso! por isso 3 medidas! 

Vou até dar uma medida denovo na minha RST Blaze, porque ela é o modelo de 100mm e eu tenho certeza que eu medi duas vezes e deu 540mm. Não sei se usei o ponto de referência errado, mas vou medir denovo.

o unico motivo de alterar esta medida é se alterou curso ou aro!
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Entre essa xing ling e a absolute eu arriscaria essa xing , mesmo correndo o risco de num eventual pau nela ter que fazer alguma "gambiarra"

Pelo que eu vi dessas suspas chinesas com corpo baseado na Fox Float e na Rock Shox, as com trava remota costumam ter duas variantes: uma com ajuste de retorno e uma sem, e ambas têm diagramas internos que são direto da Suntour.

Meu chute é que a Absolute (assim como as outras chinesas sem ajuste de retorno) é baseada numa linha mais simples da Suntour, enquanto que essa específica que eu procuro é possivelmente baseada no miolo da Aion ou da Epixon, talvez com algumas modificações aqui e ali pra caber no casting de canelas da Fox Float 32.
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Entre essa xing ling e a absolute eu arriscaria essa xing , mesmo correndo o risco de num eventual pau nela ter que fazer alguma "gambiarra"
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Medi denovo e de fato, parece ser mais próxima de 520mm mesmo (é difícil achar a medida correta porque ela está montada, e junto com o offset, se forma um "triângulo" que faz essa medida parecer maior ainda se não for feita do jeito certo).

Mas é, você está certo, nesse caso cada medida corresponde a um curso (o que também explica a de 120mm chinesa tendo 540mm de axle-to-crown). Ainda assim é curioso ver medidas intermediárias estranhas (já vi medidas como 510mm, 535mm, etc, e em várias combinações de curso, entre 100mm e 120mm).

No final das contas a falta de padronização fina é uma bagunça, mas bom saber que é uma dor de cabeça menor do que eu imaginava.

....Ainda assim isso nos leva às perguntas originiais: comprar ou não a suspa chinesa + o cubo Deore 15x100 agora, em preparação pra a troca dos cubos depois (já que o dólar não parece ter nenhuma tendência a baixar tão cedo, e a "suspa chinesa padrão" daqui, a Absolute SL, que também é internamente uma Suntour, não tem ajuste de retorno), quais outras opções nessa mesma faixa de preço (ou seja, não passando de 1500), etc etc.

Editado por Feral - 11 Mar 2021 as 14:43
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

provavelmente 80, 100 e 120 mm de curso! por isso 3 medidas! 

Vou até dar uma medida denovo na minha RST Blaze, porque ela é o modelo de 100mm e eu tenho certeza que eu medi duas vezes e deu 540mm. Não sei se usei o ponto de referência errado, mas vou medir denovo.
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Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Nah, quem se confundiu foi a pessoa da Proshock que me atendeu. A medida correta era 510mm mesmo ("48cm", segundo a pessoa, era a medida de outro garfo, de 80mm de curso, e que se confundiu na resposta).

E o problema no comprimento está nesse "meio que" padrão. A maioria parece seguir 510mm, mas existem variações relativamente drásticas. A RST Blaze 29, por exemplo, é fabricada em 3 alturas eixo-a-coroa (que é a distância vertical total do eixo até o fundo da caixa de direção, somando canela, haste e coroa): 500mm, 520mm e 540mm. E a minha é justamente essa aberração de 540mm, 3cm mais alta que boa parte das suspas que eu ando encontrando.

E ao contrário do offset, que altera em alguns milímetros a distância entre o eixo do garfo e o eixo imaginário do cubo, axle-to-crown muda a altura da frente da bike inteira, e às vezes não por pouca coisa (imagina pegar um quadro projetado pra uma suspa de 54cm de altura e colocar uma de 50cm, o quanto isso afeta o conjunto).

provavelmente 80, 100 e 120 mm de curso! por isso 3 medidas! 
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