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Garfo rígido ou suspensão barata? |
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augustombc
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Postado: 08 Mar 2021 as 19:12 |
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Estou montando um bike (mtb) aro 29 e tamanho do quadro ainda estou decidindo, cheguei na parte de escolher uma suspensão ou garfo rígido, eu estou começando, eu curto trilhas médias. Eu procurei bastante sobre suspensões e descobri que as de 300 reais não prestam (que o preço que eu consigo usar atualmente para uma suspensão) , então a alternativa foi tentar um garfo rígido com um preço menor so que procurando eu também descobri que não é uma alternativa boa pelo risco de quebrar componentes. Enfim, o que eu faço kkkkkk? Compro uma suspa de 300 ou um garfo rigido mais barato e junto pra pegar a suspa? Sou iniciante como falei, tenham paciência pfv.
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Ricardo Grillo
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Cadastrado em: 08 Mar 2021 Nova Olímpia Offline Mensagens:2 |
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Opa, blza Augusto? então mano, eu iria de suspensão de 300 reais! Tem suspensão boa e baratas hj em dia, as mais baratas e boas que são melhor do que as fininhas quem vem em bikes de entrada é a MODE, Viking ou Absolute.
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90452
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Olha, pra vc fazer o que gosta precisa ter um equipamento minimamente adequado. Se vc é fotógrafo que curte macrofotos (aquelas de super close, para fotografar formigas, cupins e tal) é obrigatório ter uma lente macro para colocar em uma câmera com lentes cambiáveis, não adianta adaptar lentes externas em uma lente fixa comum. Bike é a mesma coisa, vc já está saindo do comum já que diz que gosta de trilhas médias (a maioria diz que faz "trilhas leves"), então não tem jeito, vai ter que gastar na suspensão talvez mais do que todo o resto da bike e que tb merecem atenção. Vc pode tentar uma Absolute Prime SL se está no desespero (mas já é cara, antes da pandemia vc achava a 450 pilas, hj passa de 800) ou uma Proshock que é ainda mais cara mas nenhuma grana no mundo compra a sua segurança. Se for pra usar suspensão perereca fazendo trilhas médias, vá pescar, ou fazer montagens eletrônicas ou jogar videogame...
A minha é uma XCM 30 da Suntour mas meu pedal é de asfalto e ruas esburacadas e de paralelepípedo, equivalentes às "trilhas leves" mas não usaria em coisas mais pesadas... Editado por sidserra - 08 Mar 2021 as 20:01 |
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augustombc
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Cadastrado em: 03 Mai 2016 Brasil Offline Mensagens:28 |
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Entre surrar essa XCM 30 da Suntour e um garfo rígido qual vc indica? Eu devo pedalar durante a semana na cidade e nos finais de semana em trilhas, as trilhas não serão algo frequente. Aumentando o orçamento para 500 reais qual vc indica?
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viniciusrpa
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O que seria essas trilhas leves, estradas rurais com valas, pedras buracos ou trechos de trilhas com raízes ou algumas irregularidades. Para as estradas ou cidade um garfo atende bem, vai conseguir andar de boa, agora se for uma trilha mesmo que leve sua técnica conta muito, vai ter que utilizar muito mais seu corpo para poder absorver os impactos para passar nas irregularidades, não vai ter o mesmo desempenho de uma suspa, mas é viável, um bom pneu com a calibrado de forma correta auxilia e muito, usei por um bom tempo um Maxxis 2,25 e nunca tive problemas, utilizo um garfo da Marca Surly, em aço. Outro ponto a se considerar, manutenção do garfo é quase zero, mais leve, principalmente se for carbono. Em relação ao custo se for pegar um garfo de qualidade seja de carbono ou aço, vai ter que desembolsar uma grana, são muito mais caros que uma suspa, principalmente os de carbono, então se for colocar esses garfos de Al do mercado livre tsw, fib investe em uma suspensão mesmo. O Bornia and COx empresa que constrõe quadros em aço, comercializa garfos avulsos, compensa dar uma pesquisada. Nom meu caso prefiro um bom garfo rígido, se for pra ter uma suspensão teria um que ser uma de qualidade, que faça uma boa leitura do terreno, que consiga regular seu funcionamento e tal. |
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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A XCM 30 é uma suspensão simples mas bem eficiente para o MEU tipo de pedal e até se sai bem em trilhas leves MAS nunca poderá ser "surrada" senão vai pro saco. Suspensões precisam ser de boa qualidade pois são submetidas a todo tipo de esforço e costumam dar muita manutenção. Já garfo rígido não dá manutenção MAS o corpo do ciclista paga o preço, mãos, braços, pescoço e lombar sofrem com as "sacudidelas" mesmo na cidade (se fosse na Zoropa aí sim dava pra usar...) e mesmo a bike, já tive que trocar duas caixas de direção qdo eu usava garfo rígido. E esse negócio de usar uma calibragem menor nos pneus é uma "faca de dois legumes", pois aumenta o risco do pneu sair da roda e tb do tal "snake bite", que são furos nas câmaras de ar feitas pelo aro qdo se usam pneus com a calibragem mais baixa. Ter uma bike pra tudo não é fácil nem barato. Bike pra cidade "tecnicamente" não precisa de suspensão, pode-se usar um quadro mais magrinho, rodas mais finas e nem precisa de marchas ou freios a disco e isso facilita muito o custo final da manutenção. Já pra trilhas é a sua segurança que está em jogo; a XCM pode ser usada em "trilhas leves" mas nunca ser "surrada" nessas trilhas (aliás, nenhuma suspensão deveria)... O jeito é arriscar, faça um teste com garfo rígido e pneus mais largos e murchos e veja no que dá. Depois pegue uma suspa e veja como se comporta. Usando uma frase de efeito que vai fazer nego cair em cima de mim, se garfo rígido na cidade fosse realmente bom moto não tinha suspensão na frente, hehehe...
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2082 |
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Pode colocar na sua lista uma spinner 300, está nessa faixa de preço, é um pouquinho melhor que a xcm, a questão de leitura de terreno, nesse valor que tem para gastar é irrelevante, todas as suspensões vão ser meio pula-pula, vão ter vida curta dependendo do que você fizer e onde andar.
Não existe trilha média de garfo rígido, muito risco para nada, risco de se machucar seriamente, risco de danificar até o quadro, pois aumenta muito o impacto no conjunto. Na cidade mesmo uma suspensão dessas é melhor que um garfo rígido (a não ser que peso seja um item muito importante e você seja do tipo que anda 200% atento ao pavimento) senão vai de suspensão na frente. Pneu para trilha média é de 2.3" pra cima, a diferença é gigante, mas o pneu vai embora no asfalto e fica mais pesada também nos deslocamentos, mas não dá pra ter tudo, em algo você vai perder, peso, desempenho de deslocamento... O povo confunde muito trilha com estradão... eu tenho como prioridade trilha, então não sofro da síndrome dos "strava lover's atrás do K.O.M. perdido" a bike é mais pesada e mais lenta, mas na trilha, vai melhor... |
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scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P. khs sixfifty 2500 27.5" - 2014 Mongoose XR PRO 29" - 2016 GT Sanction Pro 27.5" - 2015 GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition |
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viniciusrpa
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https://www.youtube.com/watch?v=RWetKqdcrIY
Impossivel não é, mas concordo que demanda anos de treinamento e um equipamento apropriado. O pessoal pontuou bem, não dá pra ter uma bike pra tudo e ter várias bikes é inviável, pelo menos no MEU caso. A minha bicicleta me atende bem, não ando com pneu murcho, apenas bem calibrado, não sinto dores nos ombros, braços ou punhos e não tenho um porte atlético, 42 anos, 1.8m, 99kg, em relação aos tombos voce pode usar uma bike full suspension e cair isso depende de varios fatores e não somente a utilização de um garfo rígido, nos grupos do whats tem muito vídeo da galera caindo por bobeira as vezez. Mas enfim espero que consiga fazer a melhor escolha, se tiver condições faça como mencionado acima testa uma suspa e um garfo e daí vai ter a percepção melhorada, não deixa de passar um retorno aí, falou irmão e bons pedais!!! |
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hurry-gurits
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Cadastrado em: 13 Out 2015 são paulo Offline Mensagens:2082 |
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Você deu um exemplo de um cara que é fora da curva, 95% dos ciclistas nunca terão a capacidade técnica desse cara, esse é o ponto. Para ir pra trilha de garfo rígido, tem que ter uma leitura mental da trilha bem apurada, senão vai só sofrer e se arriscar... A questão é que a maioria não treina equilíbrio e técnicas de transposição de obstáculos, a galera quer é torar na média... Aí vem os tombos bobos... O importante é evoluir, sempre... |
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scott single track 95 26" cromo
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viniciusrpa
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Fui bem claro no início da respota, demanda anos de treinamento, provavelmente uma vida inteira Mas considero o mais importante pedalar com segurança seja de rígida, full, ou uma suspa dianteira! |
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acpalopoli
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Restrito Cadastrado em: 12 Nov 2010 Santo André/SP Offline Mensagens:566 |
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Cara, minha bike de "por pra bater" é 26 com garfo rígido Mosso. Uso pneu 1.50.
Vou te dizer que só fica ruim de verdade em ruas de paralelepípedo. De resto não tenho queixas. Subo bastante em calçadas pois em alguns lugares que passo são avenidas bem movimentadas e tenho medo de ficar na rua porque quase ninguém respeita. E as calçadas que passo podem sem comparadas a trilhas. Lógico que exige mais do corpo pra amortecer os impactos mas também considero que consigo aperfeiçoar bem a minha técnica
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augustombc
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Cadastrado em: 03 Mai 2016 Brasil Offline Mensagens:28 |
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Obrigado a todos que responderam, gostaria de saber se tem alguma suspa de 500 reais que vai satisfazer minhas necessidades, caso não, qual suspa (de valor próximo) eu "deveria" comprar?
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Orange Oyster
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Cadastrado em: 14 Abr 2004 sao paulo - sp Offline Mensagens:2208 |
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eu prefiro garfo rigido do que qualquer suspensao de baixo custo, é so uma pena que no brasil nao se encontra garfo de aço de boa qualidade
veja as bikes no exterior, em especial a surly, o quanto um garfo rígido vale - so por ter algo que nõ quebra e nao da manutencao já é um grande pro (brasil - escassez de peças tudo caro) - suspensao de mola é uma chatice porque o ideal seria adequar a mola ao seu peso, mas isso é caro e complicado de fazer por aqui - suspensao de baixo custo é bem provavel de voce nao achar os retentores, buchas e outras peças de desgaste, entao estragou joga fora - a sua bike vai ficar consideravelmente mais leve, e voce vai ter mais rendimento (a suspensao te faz gastar mais energia por ela ficar mexendo) |
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viniciusrpa
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Cadastrado em: 28 Out 2009 Pindamonhangaba Offline Mensagens:519 |
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[QUOTE=Orange Oyster] eu prefiro garfo rigido do que qualquer suspensao de baixo custo, é so uma pena que no brasil nao se encontra garfo de aço de boa qualidade
veja as bikes no exterior, em especial a surly, o quanto um garfo rígido vale - so por ter algo que nõ quebra e nao da manutencao já é um grande pro (brasil - escassez de peças tudo caro) - suspensao de mola é uma chatice porque o ideal seria adequar a mola ao seu peso, mas isso é caro e complicado de fazer por aqui - suspensao de baixo custo é bem provavel de voce nao achar os retentores, buchas e outras peças de desgaste, entao estragou joga fora - a sua bike vai ficar consideravelmente mais leve, e voce Possuo um Surly Karate Monkey estou "surrando" ele desde maio de 2012, todo tipo de pedal asfalto, estradão, trilha, pra trabalhar, pra pedalar a toa, enfim pra tudo mesmo, nunca deu um problema e sempre que possível indico para as pessoas. Aqui temos garfos de qualidade sim, na liga 4130 a República Bicicleta do sul, mas infelizmente o custo é alto, possui um projetos tops. Outra marca que só fabrica garfos tops é a Stooge Cycles, inclusive alguns modelos da República são bem parecidos com os deles. |
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viniciusrpa
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Cadastrado em: 28 Out 2009 Pindamonhangaba Offline Mensagens:519 |
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http://stoogecycles.co.uk/ |
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augustombc
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Mas a intenção é comprar um garfo rigido barato, menos que uma suspa de baixo custo. Dessa forma, eu vou economizando pra comprar a suspa mais preparada
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Suspa barata só serve para duas coisas: Gastar dinheiro sem necessidade e acrescentar peso inútil na bike. Além disso, uma suspa sem trava vai te "comer" energia, especialmente nas subidas. Entre 5 e 10% do esforço se vai naquele movimento sobe/desce durante a pedalada. Coloque um garfo rígido e tu não vais te arrepender. Mas, se tiver a partir de R$ 2.000,00 para investir, aí sim vais comprar uma suspensão de bike que funcione de verdade. |
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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O problema é que ele quer fazer "trilhas médias" e fazer isso com garfo rígido é foda, ainda que ele fique de olho na trilha para tentar evitar os piores pontos e usar pneus 3.0 com calibragem mais murchinha. Trilha é diferente de "fazer delivery" com a bike onde o entregador basicamente de obstáculos só sobe e desce meio-fio. Meu conselho seria ou botar uma Spinner 300 como já falaram aqui ou uma XCM30 e maneirar nas trilhas ou então botar garfo rígido, esquecer as trilhas por enqto e ir juntando grana até comprar uma suspa minimamente decente...
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Orange Oyster
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Cadastrado em: 14 Abr 2004 sao paulo - sp Offline Mensagens:2208 |
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compra uma garfo rígido tsw ou fib para aro 29 suspensao de 300 reais é pedir para ter dor de cabeca e acresenta peso morto a bike |
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augustombc
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Cadastrado em: 03 Mai 2016 Brasil Offline Mensagens:28 |
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Valeu a todos galera, vou de suntour xcm 30
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Só não esqueça de maneirar nas loucuras que vc eventualmente vai fazer, comece "de leve" e veja como ela se comporta, depois vá metendo o pé na jaca aos poucos, lembre-se que tudo tem limite, mesmo que vc use uma suspensão feita com a tecnologia do Homem de Ferro...
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augustombc
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Cadastrado em: 03 Mai 2016 Brasil Offline Mensagens:28 |
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kkkkkkkkkkkkk correto, valeu
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