Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Paralama quem usa ou qual o motivo de não usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Paralama quem usa ou qual o motivo de não usar?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Paralama quem usa ou qual o motivo de não usar?
    Postado: 28 Fev 2021 as 04:23
Bom eu uso Paralamas na minha bike praticante fica fixa em tempo integral apesar de ser adaptada e tbm pelo óbvio que tenho usado a bike para deslocamento independente e como pode ficar o tempo.
Alguém mais usa?
Ou qual o motivo para não usar?
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2021 as 07:57
Não uso, mas já tentei usar aqueles pequenos, de plástico flexível, presos com abraçadeira, mas não deu muito certo com meus v-brakes.

Os maiores que eu encontro por aqui não me parecem bons, sempre com formato inadequado ou vibrando, não acho legal.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2021 as 08:15
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

Bom eu uso Paralamas na minha bike praticante fica fixa em tempo integral apesar de ser adaptada e tbm pelo óbvio que tenho usado a bike para deslocamento independente e como pode ficar o tempo.
Alguém mais usa?
Ou qual o motivo para não usar?


Eu acho que o pessoal não usa por vergonha de rodar com o para-lamas.

Nas minhas bikes eu uso sempre.



Além de diminuir a sujeita que é jogada na relação, quando a bike passa em poças de água a bunda se mantém seca.

LOL


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2021 as 17:13
Paralama deixa a bike com cara de bike velha. Esse seria o motivo para não usar. Mas para quem usa a bike para deslocamento, melhor parecer velha e ter paralamas, ajuda bastante.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2021 as 17:14
pra uma bike de transporte eu acho indispensável ter.. claro que depende da cidade, mas morando em Curitiba que é meu caso, chuvas são frequentes e ter essa proteção faz diferença
pra sair pra pedalar ai nem me importo de ser sem, já tá chovendo msm entao molha tudo e boa haha

eu tenho SKS Raceblade que é removível e próprio pra bikes aero (garfo e seatstay) que uso bem de vez em quando
comprei início do ano passado pra ir pro trabalho mais susse nos dias chuvosos.. foi um tempinho pra ajustar tudo, mas funciona muito bem e o melhor é que dá pra instalar/desinstalar em 3 minutos
acabo usando pouco pq to de home office desde que estourou a pandemia, então uso nas pouquissimas vezes que vou pro trabalho ou que tenho algum outro deslocamento (médico, etc) e dá bem em dia que chove


Editado por stefanob - 28 Fev 2021 as 17:15
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2021 as 09:45
O modelo da Syncros que coloquei na minha se mostrou pouco eficiente em velocidades maiores no asfalto, que é onde o spray mais incomoda. Por essa razão eu tirei.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2021 as 09:53
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

O modelo da Syncros que coloquei na minha se mostrou pouco eficiente em velocidades maiores no asfalto, que é onde o spray mais incomoda. Por essa razão eu tirei.


Com certeza é falta de comprimento e cobertura.
Sempre achamos que qualquer coisa serve pra proteger. Mas não é nem de perto. Na dianteira ser vc tiver um que vá abaixo da linha do eixo e uma proteção pra sapatilha seu pé pode ficar seco por mais tempo. E na traseira com um de cobertura total que vá até o chain stay. Sua perna vai receber menos spray consequentemente seu pé vai receber menos água tbm. E longo na traseira significa sem spray pra quem possa estar atrás de vc.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2021 as 11:42
Acho bem valido colocar um dianteiro pelomenos nesses tempos de pandemia, quanto menos particulas chegando na minha cara melhor.
Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2021 as 18:17
Possuo 11 bicicletas e apenas 2 não têm para-lamas: uma é uma MTB e a outra uma fixa (que quase não uso, e por isso não me dei ao trabalho de instalar para-lamas). Não tenho carro ou moto, faço tudo de bicicleta, faça sol ou chuva.

Lá fora, em especial na Europa, os "speedeiros" estão começando a usar/advogar para-lamas nas bicicletas de estradas, sobretudo nas regiões mais chuvosas. Quem acompanha o canal GCN no Youtube já deve ter percebido essa tendência.

E, um outro benefício do para-lamas que pode surpreender muita gente: ele é mais aerodinâmico. Vejam este vídeo:

The Fascinating Aerodynamics of Bike Touring and Bikepacking
https://www.youtube.com/watch?v=Ue_Tz7e0DmE

(Quem quiser se aprofundar, no vídeo tem a referência científica).
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2021 as 22:17
eu sempre coloco paralama, e dos grandes que cobre a roda toda
nao espira agua nojenta de poças, é bem melhor se precisar andar na chuva
e alem disso suja bem menos a transmissão
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2021 as 01:29
Eu uso porque cansei de voltar pra casa com as costas e a mochila desnecessariamente sujas de lama, ou de tomar água de poça direto na cara por conta de um ângulo errado do pneu.

Uso daqueles de plástico, baratos (até porque é uma das peças mais fáceis de quebrar numa queda, então não faz sentido eu gastar num mais caro, especialmente se vão cumprir o propósito igualmente). E uma vantagem desses modelos de plástico é que eles são fáceis de remover caso eu precise (caso tenha alguma trilha específica onde eles virem um risco de prender em galhos, etc).
Sense Intensa Comp 2021 ver. DPL "Lime Fox"
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 18:01
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:


Ou qual o motivo para não usar?

Feio demais.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 08:21
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:


Ou qual o motivo para não usar?

Feio demais.


LOL

Thumbs Up

Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 08:55
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:


Ou qual o motivo para não usar?

Feio demais.

Humm Muito estranho! - | Make a Meme
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 10:47
Feio é lefty LOLLOL
Voltar ao Topo
turista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2021
Sao Paulo
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar turista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 11:00
Eu tenho um par de removíveis. So uso quando vou fazer uma cicloviagem em regiões que chove muito.
Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 14:46
Para os que têm mais apreço pela forma do que pela função, para-lamas podem sim preservar a harmonia visual da bicicleta. Vejam estes exemplos:


Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 17:49
continua feio.
e numa road bike debaixo de chuva a minha única preocupação seria não cair.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 19:21
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 19:23
descupem-me a poluicão visual aos mais sensíveis, mas paralamas pra mim é um dos acessórios mais bonitos que pode ter numa bicicleta.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2021 as 18:09
Esta desculpado!
Alguem tem q ter mau-gosto, senao o que seria do sertanejo por exemplo.
Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2021 as 14:53
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

continua feio.
e numa road bike debaixo de chuva a minha única preocupação seria não cair.

Quanto menos spray de água suja no rosto, mais fácil não cair. ;-)

Sem entrar no mérito da beleza (e da valorização da forma sobre a função), que são questões subjetivas, a função dos para-lamas vai muito além da proteção sob chuva. Na minha experiência particular, a situação que mais frequentemente me deparo é a de piso molhado, com poças d'água e sujeira, que costumam durar até dias depois de chover. Mas algo que é comumente negligenciado é a utilidade dos para-lamas em dias de piso seco, sem chuva: são capazes de reter boa parte das partículas de detritos lançadas pelos pneus (em especial o dianteiro) sobre a transmissão, aumentando assim a durabilidade e eficiência do conjunto.

Editado por daa - 04 Abr 2021 as 14:57
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2021 as 20:06
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Esta desculpado!
Alguem tem q ter mau-gosto, senao o que seria do sertanejo por exemplo.


Se não existisse um mau gosto generalizado, quase ninguém casava...kkkkk
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 11:33
Originalmente postado por daa daa escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

continua feio.
e numa road bike debaixo de chuva a minha única preocupação seria não cair.

Quanto menos spray de água suja no rosto, mais fácil não cair. ;-)

Isso é verdade!
No pelotão com chuva fica parecendo que está na neblina, bem perigoso
Voltar ao Topo
ffdominngues Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2012
RIO DE JANEIRO
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ffdominngues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2021 as 17:13
Uso bicicleta para deslocamento.
Um Paralamas pode fazer a diferença na manhã gelada seguinte a uma chuva, quando vc precisa de toda a energia do mundo pra acordar 40 minutos mais cedo e passar reto pelo seu carrinho confortável para trabalhar.
Quem REALMENTE  é ciclista vai entender.
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2021 as 09:44
To pensando em colocar uma na minha aro 26, quanto custa em média? 
Vi também que tem alguns que são removível e prende no canote será que é bom?
Voltar ao Topo
usuario98074 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Ago 2021
-------
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 07:58
Usei por um bom tempo, gosto de paralamas porque ajuda a proteger as peças da bike, como o central e a caixa de direção que recebem muita sujeira (o ciclista toma banho e pronto).
Mas os dois modelos de paralama que usei com o tempo começam a dar problema. Os de plástico além de não serem muito eficientes, começam a sair do lugar e pegar na roda, você tem que refazer a fixação várias vezes. 
O de metal começou a enferrujar na área do parafuso de sustentação, mesmo eu cuidando bem e com o tempo soltou. Sem contar que é uma fonte a mais de barulho na bike para você identificar se é mesmo o paralama ou outra coisa.
Se encontrar um paralama removível que sirva na minha bike volto a usar. Achei um modelo da Rockbros, mas parece que só serve para bike com suspensão (a minha não tem). 
Ademais, agora eu mesma estou cuidando da manutenção, então, pelo menos uma vez por mês desmonto ela toda e engraxo o central e caixa de direção, então não acho que a falta do paralama vá prejudicar tanto essas peças.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 11:59
Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

Usei por um bom tempo, gosto de paralamas porque ajuda a proteger as peças da bike, como o central e a caixa de direção que recebem muita sujeira (o ciclista toma banho e pronto).
Mas os dois modelos de paralama que usei com o tempo começam a dar problema. Os de plástico além de não serem muito eficientes, começam a sair do lugar e pegar na roda, você tem que refazer a fixação várias vezes. 
O de metal começou a enferrujar na área do parafuso de sustentação, mesmo eu cuidando bem e com o tempo soltou. Sem contar que é uma fonte a mais de barulho na bike para você identificar se é mesmo o paralama ou outra coisa.
Se encontrar um paralama removível que sirva na minha bike volto a usar. Achei um modelo da Rockbros, mas parece que só serve para bike com suspensão (a minha não tem). 
Ademais, agora eu mesma estou cuidando da manutenção, então, pelo menos uma vez por mês desmonto ela toda e engraxo o central e caixa de direção, então não acho que a falta do paralama vá prejudicar tanto essas peças.

Acabei esbarrando em outra postagem sua. Não precisa fazer essa manutenção mensalmente, mesmo que vc rode muito. Tem mais chances de quebrar alguma peça na desmontagem/remontagem do que no desgaste. Na pior das hipóteses, uma lavagem geral com limpeza da relação quando for necessário já vai te livrar de muita manutenção. Eu só fazia essa desmontagem a cada 3 meses quando rodava muito, reduzi pra 6 meses depois que diminui o ritmo devido à pandemia. A graxa tem resistência vem maior que esse período.

Uma pergunta: seu central é de esferas? Se for, sugiro que troque por um Shimano BB-UN300 de comprimento adequado (melhor ver com um mecânico, que vai poder checar isso com certeza pra vc). A manutenção é basicamente zero e eles duram bastante.

Boa sorte aí e bem vinda ao mundo da mecânica de bikes!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
usuario98074 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Ago 2021
-------
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 14:32
Legal suas considerações. Mas tem mesmo esse risco de quebrar? Se sou eu mesma que vou mexer, não aperto nada até sangrar, o que poderia quebrar?
Tem outro detalhe: onde moro chove muito e não é raro pegar chuva. E quando vou fazer passeios longos, a maioria das estradas é de terra, muita poeira mesmo. Se chove então, dá uma agonia na quantidade de terra molhada que fica em toda parte. Por isso estava considerando que uma revisão geral mensal seria bom (como se isso fosse compensar a negligência passada né?rsrs).
Considerando essas condições, que tempo você acha então que seria bom fazer uma revisão geral?

Meu central é cartucho selado, é um VP BC73, baratinho. O cara da bicicletaria que escolheu. O original da bike era Tange, mas não tinha especificação, imagino que não era dos mais tops também.
Esse shimano também é selado? 

Vi no youtube um cara fazendo manutenção nesse selado: tirou a capa do rolamento, limpou e reengraxou as esferas. Dizem que esse tipo de central não se faz manutenção, se troca. Mas isso provalmente porque não vale a pena o custo de limpar esferas, não é? Ou mesmo cuidando bem das esferas dele (no caso, o proprio dono da bike), com o mesmo tempo abre folga e tem que trocar de todo modo?

Aliás, faz diferença a qualidade do central e caixa de direção? Ele colocou uma caixa de direção Kode, basiquinha também. Eu fiquei bem contrariada por não ter podido escolher as peças. A original da bike era FSA e quando viu que eu estava contrariada, o cara da oficina falou que uma caixa FSA não saía por menos de R$ 200, por isso ele colocou as peças que tinha. Daí vem aquele argumento de autoridade: temos a loja há 30 anos, sempre colocamos peças assim e nenhum cliente teve problema. Então tá né.

Eu achei bem divertida minha primeira "manutenção". Estou me familiarizando ainda, mas achei legal. Vamos ver depois que eu trocar as esferas dos cubos (se é que eles vão ter aproveitamento depois de 16.000 km sem abrir), então vamos ver se ficou bom, se a bike não vai dar barulho nem cair nenhuma peça no meio da rua rsrs.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 23:00
3 meses é um período que eu acho adequado, mesmo pra época de chuva. Hoje eu fico 6 meses sem problema algum. E não entra água assim à toa no central, a não ser que vc passe por alguma área alagada.

Desmontar um central de cartucho ponta quadrada da Shimano não é algo que eu acho que de pra fazer. Não seria um hollowtech, SM-BB52 ou similar? Esses até da pra abrir, limpar e repor a graxa, mas não é o procedimento oficial do fabricante. Rolamentos (e movimentos centrais) de cartucho são zero manutenção: deu problema, troca. Os de marca boa duram bastante e a vedação deles geralmente promove uma maior durabilidade.

Caixa de direção boa no Brasil é meio chato de achar mesmo. Uma FSA aheadset oversized seria realmente cara, como o mecânico disse, mas a alternativa é usar componentes chineses genéricos. Eu faço um negócio diferente: compro a caixa genérica e ao invés de usar o colar de esferas, compro esferas avulsas no mesmo tamanho em lojas especializadas em rolamentos. Preencho as pistas com as esferas avulsas, prendendo elas com a própria graxa, e ajusto a pré carga. No dia que eu desmonto, é uma bagunça, pq cai esfera pra todo lado, mas isso acabou com um problema frequente comigo, que é "indexar" a direção: as esferas em menor número do colar acabam marcando as pistas e criando vários pequenos batentes na direção. Mas eu sou pesado, já disse...

Eu uso graxa de lítio resistente à água (chamada por muitos de graxa naval ou marítima) na caixa de direção também (não use em partes com peças plásticas ou de borracha). Mesmo após um semestre inteiro sem desmontar, a graxa ainda estava livre de contaminação, com a cor original, o que atesta que não houve entrada de água na caixa de direção.

Só te quebrar por desmontar e remontar, pense na força necessária pra remover e reinstalar um movimento central. Há casos relatados de rosca espanada no quadro ao fazer isso, o que efetivamente condena o quadro. A peça é em aço e o quadro em alumínio, lembre-se que o alumínio sempre sai perdendo nessa briga.

E já estamos roubando o tópico, que é sobre paralamas...😁😁😁😁
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 09:57
Paralamas, só não uso pois não acho paralamas adequados às minhas bikes. Mas usaria sim.

Tentei alguns paralamas pra speeds, nenhum deu certo. Uma pena.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 18:10
Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

Usei por um bom tempo, gosto de paralamas porque ajuda a proteger as peças da bike, como o central e a caixa de direção que recebem muita sujeira (o ciclista toma banho e pronto).
Mas os dois modelos de paralama que usei com o tempo começam a dar problema. Os de plástico além de não serem muito eficientes, começam a sair do lugar e pegar na roda, você tem que refazer a fixação várias vezes. 
O de metal começou a enferrujar na área do parafuso de sustentação, mesmo eu cuidando bem e com o tempo soltou. Sem contar que é uma fonte a mais de barulho na bike para você identificar se é mesmo o paralama ou outra coisa.
Se encontrar um paralama removível que sirva na minha bike volto a usar. Achei um modelo da Rockbros, mas parece que só serve para bike com suspensão (a minha não tem). 
Ademais, agora eu mesma estou cuidando da manutenção, então, pelo menos uma vez por mês desmonto ela toda e engraxo o central e caixa de direção, então não acho que a falta do paralama vá prejudicar tanto essas peças.

Eu vi um paralama retrátil que achei interessante, talvez seja uma boa para seu caso.
Voltar ao Topo
TomSemFreio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2021 as 00:38
Não uso pq a bicicleta veio sem e nunca corri atrás disso.
Mas entendo quem usa a bike p estudar ou trabalhar e passa sobre aquela poça que respinga tudo. Ficar o dia com aquela água nojenta na roupa ou no corpo sem poder tomar banho é dureza ...
Para uma bike de transporte é importante.
Antonio Carlos
Voltar ao Topo
DiegoK Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2016
Santa Catarina
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2021 as 22:40
E alguém usa paralama na Manitou?
Tem algum modelo especifico? 
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2021 as 09:16
Eu uso paralamas que vieram na minha Tito Urban, são de aluminio com hastes que pegam nos eixos. O traseiro arrebentou a abraçadeira, coloquei outra. Sujam bem menos o ciclista e a relação. Não vejo com preconceito o uso de paralamas, já que uso a bicicleta para deslocamento na cidade. Tenho uma speed que estou restaurando e quero colocar paralamas naqueles 27,5. E também vou colocar a titulo de enfeite o protetor de saia, que acho bonito numa bicicleta de visual vintage. Eu ainda quero conseguir daquelas iluminações antigas tipo torpedo.

Falando em modelos tem os de aluminio martelados, tem os que são polidos com faixas coloridas, os de cor única.


Editado por brunojp7 - 27 Out 2021 as 09:35
Voltar ao Topo
Alequis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2023
Sp
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alequis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2023 as 21:07
Eu gosto dos Paralamas, podem até pesar um pouquinho, mas fica interessante. Eu uso o de plástico na minha mtb e não são daqueles pequenos não. Dão uma robustez pra bike, tipo moto de trilha... Maaaass, o que vale mesmo são os benefícios acima da beleza estética!
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:441
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2023 as 22:06
Uso aqueles micro paralamas para proteger as bengalas da suspensão, por mais que os retentores estejam bons, com lubrificação, acaba descendo um pouco de sujeira para dentro das canelas, dai o prejú é certo...
As Suntour a ar normalmente vem com um paralama especifico para o modeo, preso com parafusos nas canelas...
Quando não tem, o menor e mais simples, preso com fitas Hellermann já resolve...
Na epoca de seca na minha região, as vezes deixo sem...
Bons Treinos !!!
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Online
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2023 as 09:14
Na minha uso um paralama retrátil como o do link, se não chover fica fechado, se parar em algum lugar é fácil (e rápido) de remover e evitar furtos ou engraçadinhos em geral.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2212528850-par-de-para-lamas-retratil-portable-sw-ps1fr-_JM
Voltar ao Topo
DiogoFrare Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2022
Amparo/SP
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiogoFrare Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2023 as 09:39
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Na minha uso um paralama retrátil como o do link, se não chover fica fechado, se parar em algum lugar é fácil (e rápido) de remover e evitar furtos ou engraçadinhos em geral.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2212528850-par-de-para-lamas-retratil-portable-sw-ps1fr-_JM


caraca essa é nova pra mim hehe

legal
https://www.strava.com/athletes/11433498
Voltar ao Topo
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2023 as 09:53
Paralamas realmente protegem a roupa do ciclista de agua e lama? Ou depende do paralama?
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X